Comunicação formal e informal

Publicado em: 05/08/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 4,339 |

No cenário atual, é sabido a importância da comunicação para a sobrevivência de uma organização, e para que esta tenha sucesso é necessário que os dois tipos de comunicação, formal e informal, sejam avaliados com atenção.

A comunicação formal é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes no organograma da empresa, é derivada da alta administração. A mensagem é transmitida e recebida dentro dos canais formalmente estabelecidos pela empresa na sua estrutura organizacional. É basicamente a comunicação veiculada pela estrutura formal da empresa, sendo quase toda feita por escrito e devidamente documentada através de correspondências ou formulários.

Já a comunicação informal, é aquela desenvolvida espontaneamente através da estrutura informal e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma, "sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores. É a forma dos funcionários obterem mais informações, através dos conhecidos ‘boatos e rumores'" (Watanabe, 2009).

Geralmente, a comunicação informal veicula mensagens que podem ou não ser referentes às atividades da empresa. Através dela pode-se conseguir mais rapidamente mensurar opiniões e insatisfações dos colaboradores, ao ter uma idéia mais ampla do clima organizacional e da reação das pessoas aos processos de mudança. (Gomes, Cardoso e Dias, 2008)

Através da utilização destes dois tipos de comunicação em uma empresa, podemos perceber a eficácia de cada um, e os obstáculos a serem enfrentados, para conduzir da melhor forma os fluxos comunicacionais.

 

PRISCYLA CALDAS

priscyla@exitomarketing.com.br

www.exitomarketing.com.br

 

Referências:

Gomes, V. D., Cardoso, I.C.D., & Dias, S. A. V. (s.d). O poder da comunicação informal – "O Boato" (documento online) Administradores – O Portal da Administração. Acedido em 07 de Junho de 2009, em: http://www.administradores.com.br/producao_academica/o_poder_ da_comunicacao_informal_o_boato/1281/download/

Watanabe, C. (2009, 19 de Setembro). Comunicação Formal e Informal. (texto colocado no Blog rpjr.blogspot.com) enviado para http://rpjr.blogspot.com/2009/ 09/comunicacao-formal-e-informal.html. Acedido em 26 de Outubro de 2009.

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/comunicacao-formal-e-informal-2972684.html

    Palavras-chave do artigo:

    comunicacao organizacional

    ,

    comunicacao formal

    ,

    comunicacao informal

    Comentar sobre o artigo

    Robinson Vander de Carvalho

    : Este estudo sobre comunicação interna para a gestão de produção cuidou de esclarecer pontos fundamentais nos sucessos e fracassos da transferência de informações. Os canais utilizados podem ser eficientes dependendo do público a ser atingido e da intenção da organização e cultura existente. Mas o que fica claro é que os meios de comunicação interna devem ser bem planejados e constantemente aplicados, para se estabelecer a prática da formalidade, dando segurança e criando confiança entre as par

    Por: Robinson Vander de Carvalhol Carreira> Recursos Humanosl 06/08/2014 lAcessos: 47

    A sociedade em rede de Castells se faz presente em nosso dia a dia, transformando nossos relacionamentos pessoais em relacionamentos virtuais, relegando a segundo plano a essência do ser humano, a interação. Diante desta nova perspectiva que se configura, este artigo analisa os impactos causados pelas tecnologias da comunicação e informação nos relacionamentos interpessoais dentro das organizações, bem como o papel da comunicação interna como agente transformador dessas relações.

    Por: Évelim Wroblewskil Negócios> Administraçãol 07/08/2013 lAcessos: 160
    Marcos Rogério dos Reis

    Quais as formas de comunicação; Como a comunicação nas empresas devem ser; A importancia da comunicação nas empresas.

    Por: Marcos Rogério dos Reisl Negócios> Administraçãol 13/03/2011 lAcessos: 2,101
    Renan Poggi de Figueredo

    Este artigo vem trazer um posicionamento inovador direcionando a técnica de dinâmica de grupo enquanto ferramenta da liderança.

    Por: Renan Poggi de Figueredol Negóciosl 01/06/2013 lAcessos: 73
    Escritorcampos

    Aqui vai uma síntese da cultura organizacional ao estudante, que necessite de descre­ver sobre o assunto tão em voga no momento.

    Por: Escritorcamposl Educação> Ensino Superiorl 05/05/2010 lAcessos: 2,705 lComentário: 1

    Este artigo visa entender como a motivação e a criatividade dos funcionários podem gerar crescimento para a organização através das estratégias de endomarketing. Procura mostrar a importância de saber aplicar o endomarketing nas organizações de maneira inteligente e, com isso, gerar vantagem competitiva no atual cenário.

    Por: André Coelhol Negócios> Gestãol 27/10/2008 lAcessos: 36,703 lComentário: 2
    Ricardo Capozzi

    As competências interpessoais são apontadas como fator determinante para o sucesso profissional. É inteligente emocionalmente aquele profissional que tem autoconsciência, pois consegue monitorar-se, observar-se em ação e fazer com que seus atos influenciem positivamente outras pessoas. Saber manter-se equilibrado em situações de estresse, transmitir confiança e tranqüilidade são predicados essenciais para a manutenção do comportamento humano.

    Por: Ricardo Capozzil Carreira> Recursos Humanosl 05/07/2011 lAcessos: 3,962

    O presente artigo apresenta a importância do desenvolvimento e inovação das organizações. A inovação exige novas posturas, novas soluções e novas criações de novos conhecimentos. Empresas contemporâneas precisão mudar expressões internas e externas, adaptar-se aos novos tempos, e intensificar alguns aspectos para uma nova empresa. A moderna administração revoluciona cada vez mais os conceitos tradicionais, com usos de práticas organizacionais, utilizando também contexto globalizado na competição

    Por: Jéssica Brazl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 01/12/2014
    Rogério Ferreira Leite

    Pretende este trabalho inserir o leitor no universo do Marketing de forma bastante sutil, não exigindo grandes conhecimentos. Busca mostrar as diversas facetas de um assunto que, à primeira vista, pode parecer cansativo e enfadonho, mas que no decorrer da leitura descobre-se interessante e envolvente, tanto para leigos quanto para expertos. Esse artifício foi utilizado para, juntamente com os fatos reais narrados, despertar o desejo de descobrir a novidade representada pelo "Efeito cata-vento".(PARTE 2)

    Por: Rogério Ferreira Leitel Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 16/07/2010 lAcessos: 1,303

    Profissionais que trabalham manipulando objetos na indústria precisam estar protegidos com um par de luvas adequado à função que está sendo realizada. Existem muitas variações de modelo neste segmento, sendo que neste artigo, iremos analisar 3 diferentes tipos.

    Por: Thiago Fonsecal Negócios> Gestãol 18/12/2014

    O Mapa Estratégico faz parte da metodologia BSC - Balanced Scorecard. A aplicação do método através de suas ferramentas é essencial na consolidação das estratégias. O mapa também representa uma síntese compreensível do planejamento estratégico que é indispensável na transição entre a fase de planejamento para a fase de execução dos projetos estratégicos.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    O Posicionamento da empresa refere-se à ideia central do negócio. Seus clientes, parceiros e fornecedores reconhecem sua empresa, sua Marca, através da proposta de valor - value proposition - ofertada no seu portfólio de produtos e serviços.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    As empresas com apetite e foco em resultados contratam e capacitam continuamente seus líderes criando uma cultura de liderança. Eles estão sempre preparados para assumir novas responsabilidades e desafios cada vez mais complexos.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    A metodologia que se utiliza na matriz SWOT, para orientar o diagnóstico da empresa ,é a mais segura pois possibilita uma justaposição, uma comparação entre duas perspectivas: 1) as forças e fraquezas da empresa 2) as oportunidades e ameaças do mercado

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    Um dos erros comuns que gestores geralmente cometem, refere-se a ausência de mapeamento, observação e acompanhamento do grupo de variáveis do mercado que impactam diretamente o negócio da empresa.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    Uma das principais negligências dos gestores responsáveis por marketing e vendas está relacionada a falta de compreensão dos fatores críticos de sucesso pela perspectiva do cliente. Na prática, isso significa identificar e monitorar suas expectativas e suas "dores" de forma sistêmica através de pesquisas conduzidas por institutos experientes.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    Numa discussão cada um dos oponentes sai com a sua posição mais reforçada. Ninguém ganha!

    Por: Eduardo Santos Paival Negócios> Gestãol 14/12/2014
    Priscyla Caldas

    Artigo sobre um dos maiores desafios organizacionais, a Comunicação Interna.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 14/09/2010 lAcessos: 854
    Priscyla Caldas

    Este artigo fala como a motivação, a liderança e o trabalho em equipe melhora o estímulo ao trabalho, e consequentemente o clima organizacional.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 03/09/2010 lAcessos: 1,820
    Priscyla Caldas

    "A motivação vem de dentro, do interior do ser humano". Leia este artigo e saiba mais sobre este assunto.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Administraçãol 23/08/2010 lAcessos: 735
    Priscyla Caldas

    Tem dúvidas de como fazer seu currículo? Veja algumas dicas neste artigo.

    Por: Priscyla Caldasl Carreira> Entrevistasl 06/08/2010 lAcessos: 575
    Priscyla Caldas

    Um pouco da relação de dois temas tão importantes em uma organização

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 416
    Priscyla Caldas

    Saiba mais sobre os ruídos e entenda por que eles atrapalham tanto a comunicação nas organizações.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 4,701 lComentário: 1
    Priscyla Caldas

    Como anda a comunicação em sua empresa? Entenda por que ela é tão importante.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Administraçãol 05/08/2010 lAcessos: 1,087
    Priscyla Caldas

    Saiba como motivar sua equipe sem aumentar seus custos.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 264
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast