Comunicação Interna nas Organizações

Publicado em: 14/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 854 |

Mesmo diante de um mundo em constantes mudanças e evoluções, principalmente tecnológicas, onde o acesso a informação esta cada dia mais fácil, nem sempre ela chega a todos e geralmente não consegue atingir o público certo, não havendo assim efetividade na comunicação.

Quando se trata do meio organizacional, não é muito diferente. As informações são geradas mas nem sempre causam impactos, nem geram mudanças de comportamento, ou até mesmo, resultam em ruídos, pois nem todos tiveram acesso, ou não houve divulgação adequada.

A partir destes exemplos, percebemos a importância de existir uma comunicação interna efetiva nas organizações, pois é através dela que "são feitas as interações, os processos de trocas e os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição". (Leite, 2006)

Abaixo, ainda segundo a mesma autora,  são apresentadas três características que comprovam a sua importância (Leite, 2006).

  1. Os colaboradores devem ser vistos como parceiros, e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a empresa, a missão e o negócio, eles estarão;
  2. Deve ser dada uma maior atenção a opinião que eles tem a respeito da  organização, pois é esta imagem que prevalece para o público externo. O colaborador pode alavancar ou destruir a imagem da empresa no qual trabalha, dependendo da percepção que tem dela;
  3. Toda organização está inserida em um mercado altamente competitivo. Com a globalização e a disseminação de novas tecnologias, a comunicação interna precisa ser valorizada e os canais que ela dispõe (jornal, intranet, murais, etc) disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpra sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização, pois comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver.

Diante do exposto acima, Pasqualini (2006) afirma que a comunicação interna é essencial para manter a saúde organizacional. Ela tem como finalidade transmitir aos seus funcionários os acontecimentos, partilhar um sistema de valores, de procedimentos e de rituais próprios da organização (cultura organizacional), e acima de tudo firmar uma imagem positiva em suas mentes.

"... as empresas antes de vender um produto para seus clientes precisam convencer seus funcionários a comprá-lo. E hoje, principalmente, vender o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado ao negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho" (Tavares, 2005:4).

A preocupação hoje não está somente voltada para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o atendimento aos clientes, estrutura física, entre outros, são alguns fatores que ajudam na diferenciação, mas é a comunicação interna que sustenta a imagem da empresa. "A comunicação é uma ferramenta de extrema importância e necessidade seja qual for a sua área de atuação, ela é o fator determinante do sucesso ou fracasso da empresa junto ao cliente final, seja ele interno ou externo" (Freire, 2007).

Segundo Curvello, "a comunicação empresarial interna exerce papel estratégico na construção de um universo simbólico, que, aliado às políticas de administração de recursos humanos, visa aprimorar e integra os públicos aos princípios centrais da empresa. Para tanto, apropria-se de elementos constitutivos deste universo simbólico (histórias, mitos, heróis, rituais) na construção e veiculação das mensagens pelos canais formais (jornais, boletins, circulares, reuniões), numa permanente troca com o ambiente" (2002:11 apud Pasqualini, 2006:30).

Para Bortolotti (2008), "considera-se boa a comunicação em uma empresa, quando se definem objetivos claros, busca recursos humanos adequados às tarefas a serem executadas, empenha-se na motivação das pessoas, sabe buscar e compartilhar as estratégias mais adequadas para atingir os fins visados e, ainda, avalia e divide resultados".

Diante da afirmação de Bortolotti, e dos comentários acima citados, é claro perceber que o objetivo da comunicação na empresa está em estabelecer um relacionamento saudável, melhorando o clima internamente, fazendo com que os envolvidos alcancem os objetivos traçados.

 

PRISCYLA CALDAS

priscyla@exitomarketing.com.br

www.exitomarketing.com.br

 

 

Referências:

Bortolotti, S. (2008). Comunicação Empresarial: interna e externa (documento online) Profissionalizando.org. Acedido em 05 de Junho de 2009, em: http://www.profissionalizando.org/carreira-e-emprego/60-dicas-para-seu-sucesso-profissional/178-comunicacao-empresarial-interna-e-externa

Freire, R. (2007). Comunicação Interna como ferramenta estratégica (documento online) Mundo do Marketing.Acedido em 07 de Junho de 2009 em: http://www.mundodomarketing.com.br/8,1259, comunicacao-interna-como-ferramenta-estrategica.htm

Leite, Q. A. G. (2006). A importância da Comunicação Interna nas Organizações (documento online) Universia Brasil. Acedido em 10 de Maio de 2009, em: http://www.universia.com.br/docente/ materia.jsp?materia=10790.

Pasqualini, J. A. (2006). A Integração da Comunicação Interna: O papel da comunicação interna atual. Monografia apresentada ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Universidade de São Paulo para obtenção do título de especialista, orientada por Arlindo Ornellas Figueira Neto, São Paulo.

Tavares, R. S. A. (2005). A importância da comunicação interna para o desenvolvimento organizacional: um estudo de caso em empresa brasileira. Dissertação apresentada ao Departamento de Administração da Universidade de São Paulo para obtenção do grau de mestre, orientada por Ana Cristina Limongi-França, São Paulo.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/comunicacao-interna-nas-organizacoes-3266977.html

    Palavras-chave do artigo:

    comunicacao interna

    ,

    comunicacao nas organizacoes

    ,

    comunicacao organizacional

    Comentar sobre o artigo

    RESUMO Este artigo trata da comunicação dentro das organizações de recreação, pretende demonstrar a importância que tem esta forma de comunicação, como também subsidiar clubes de lazer na projeção e implementação de uma política de comunicação interna, gerando melhorias e satisfação na realização dos trabalhos executados tanto por colaboradores como gestores. Para um melhor conhecimento foi realizada uma pesquisa exploratória, em forma de questionário com perguntas abertas e fechadas, de livre

    Por: Francisca Leidiana Freitasl Educação> Ensino Superiorl 15/10/2014 lAcessos: 21

    A ausência de motivação do indivíduo nas organizações de trabalho já foi identificada como a principal causa do absenteísmo, especialmente por motivo de doenças físicas e por transtornos mentais e comportamentais. As profundas mudanças sociais, econômicas e climáticas vivenciadas pela humanidade na última década favorecem a discussão sobre os novos rumos da administração, com a adoção de conceitos sintonizados com a abordagem transpessoal e a gestão holística de pessoas.

    Por: Rodrigo Pival Psicologia&Auto-Ajudal 20/09/2010 lAcessos: 1,568
    Darci Kops

    O presente artigo tem o propósito de destacar a importância e o significado dos multirreferenciais nos processos de gestão. Uma organização necessita, hoje e cada vez mais, responder com sabedoria aos desafios decorrentes da complexidade da realidade social que, sob a forma de demandas e exigências, impactam o portfólio de oferta dos produtos e serviços. A trilogia – ser multirreferencial, multirreferendar-se e buscar mulrreferenciais – passa a ser um imperativo categórico, sem volta, capaz de e

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 22/05/2013 lAcessos: 156

    A presente pesquisa foi elaborada tendo por objetivo estudar o fenômeno assédio moral nas relações de trabalho educacional em face de sua relevância na sociedade. Desta forma pretende-se conhecer, analisar e compreender este mal que atinge as instituições de ensino, buscando contribuir para o esclarecimento do fenômeno, como preveni-lo e reprimi-lo.

    Por: Arianal Educação> Ensino Superiorl 02/04/2011 lAcessos: 1,275
    Marcos Rogério dos Reis

    Quais as formas de comunicação; Como a comunicação nas empresas devem ser; A importancia da comunicação nas empresas.

    Por: Marcos Rogério dos Reisl Negócios> Administraçãol 13/03/2011 lAcessos: 2,101

    A sociedade em rede de Castells se faz presente em nosso dia a dia, transformando nossos relacionamentos pessoais em relacionamentos virtuais, relegando a segundo plano a essência do ser humano, a interação. Diante desta nova perspectiva que se configura, este artigo analisa os impactos causados pelas tecnologias da comunicação e informação nos relacionamentos interpessoais dentro das organizações, bem como o papel da comunicação interna como agente transformador dessas relações.

    Por: Évelim Wroblewskil Negócios> Administraçãol 07/08/2013 lAcessos: 160

    A partir de uma revisão de literatura que possui como objeto de estudo a motivação e a mudança, este artigo científico pretende abordar o processo de mudança organizacional à luz dos aspectos motivacionais e de comunicação organizacional, tendo como base a percepção dos autores acadêmicos e a opinião de pessoas envolvidas, no intuito de indicar quais as ações que deveriam ser adotadas por uma Instituição de modo a facilitar o processo de mudança e estimular a adesão dos servidores .

    Por: Carlos Coutol Negócios> Gestãol 19/03/2012 lAcessos: 1,898
    EDSON BARBOSA DE SOUSA JUNIOR

    A busca pelo sucesso empresarial tornou-se uma batalha diária entre as organizações. O tão sonhado reconhecimento por parte do mercado globalizado tomou conta dos empresários, e que por sua vez esqueceu que o sucesso vem do ambiente interno de suas empresas.

    Por: EDSON BARBOSA DE SOUSA JUNIORl Negócios> Administraçãol 27/05/2010 lAcessos: 887 lComentário: 2

    O presente artigo tem por natureza e objetivo esclarecer como se dá as politicas de recrutamento, seleção, treinamento e retenção de pessoas talentosas nas organizações contemporâneas, por entender que administrar com as pessoas requer das organizações um novo olhar para as pessoas inseridas em seu quadro funcional e uma leitura social e ambiental cada vez mais humana para interagir com o tempo vigente e entender as tendências futuras no mundo dos negócios.

    Por: Luciano Silva Nevesl Carreira> Recursos Humanosl 01/06/2014 lAcessos: 60
    Darci Kops

    O alinhamento organizacional, e a recorrente necessidade do alinhamento dos recursos humanos nos processos de gestão, como metodologias necessárias para assegurar um portfólio diferenciado de competências em congruência com a missão organizacional. Uma pluralidade de alinhamentos organizacionais concorre na busca constante da consistência interna e consistência externa nas organizações.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 10/07/2011 lAcessos: 966

    Profissionais que trabalham manipulando objetos na indústria precisam estar protegidos com um par de luvas adequado à função que está sendo realizada. Existem muitas variações de modelo neste segmento, sendo que neste artigo, iremos analisar 3 diferentes tipos.

    Por: Thiago Fonsecal Negócios> Gestãol 18/12/2014

    O Mapa Estratégico faz parte da metodologia BSC - Balanced Scorecard. A aplicação do método através de suas ferramentas é essencial na consolidação das estratégias. O mapa também representa uma síntese compreensível do planejamento estratégico que é indispensável na transição entre a fase de planejamento para a fase de execução dos projetos estratégicos.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    O Posicionamento da empresa refere-se à ideia central do negócio. Seus clientes, parceiros e fornecedores reconhecem sua empresa, sua Marca, através da proposta de valor - value proposition - ofertada no seu portfólio de produtos e serviços.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    As empresas com apetite e foco em resultados contratam e capacitam continuamente seus líderes criando uma cultura de liderança. Eles estão sempre preparados para assumir novas responsabilidades e desafios cada vez mais complexos.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    A metodologia que se utiliza na matriz SWOT, para orientar o diagnóstico da empresa ,é a mais segura pois possibilita uma justaposição, uma comparação entre duas perspectivas: 1) as forças e fraquezas da empresa 2) as oportunidades e ameaças do mercado

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    Um dos erros comuns que gestores geralmente cometem, refere-se a ausência de mapeamento, observação e acompanhamento do grupo de variáveis do mercado que impactam diretamente o negócio da empresa.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    Uma das principais negligências dos gestores responsáveis por marketing e vendas está relacionada a falta de compreensão dos fatores críticos de sucesso pela perspectiva do cliente. Na prática, isso significa identificar e monitorar suas expectativas e suas "dores" de forma sistêmica através de pesquisas conduzidas por institutos experientes.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 16/12/2014

    Numa discussão cada um dos oponentes sai com a sua posição mais reforçada. Ninguém ganha!

    Por: Eduardo Santos Paival Negócios> Gestãol 14/12/2014
    Priscyla Caldas

    Este artigo fala como a motivação, a liderança e o trabalho em equipe melhora o estímulo ao trabalho, e consequentemente o clima organizacional.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 03/09/2010 lAcessos: 1,820
    Priscyla Caldas

    "A motivação vem de dentro, do interior do ser humano". Leia este artigo e saiba mais sobre este assunto.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Administraçãol 23/08/2010 lAcessos: 735
    Priscyla Caldas

    Tem dúvidas de como fazer seu currículo? Veja algumas dicas neste artigo.

    Por: Priscyla Caldasl Carreira> Entrevistasl 06/08/2010 lAcessos: 575
    Priscyla Caldas

    Neste artigo será feito um breve relato dos tipos de comunicação existentes em uma organização.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 4,339
    Priscyla Caldas

    Um pouco da relação de dois temas tão importantes em uma organização

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 415
    Priscyla Caldas

    Saiba mais sobre os ruídos e entenda por que eles atrapalham tanto a comunicação nas organizações.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 4,701 lComentário: 1
    Priscyla Caldas

    Como anda a comunicação em sua empresa? Entenda por que ela é tão importante.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Administraçãol 05/08/2010 lAcessos: 1,087
    Priscyla Caldas

    Saiba como motivar sua equipe sem aumentar seus custos.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 262
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast