Conflitos em grupos e trabalho, de que forma os processos de comunicação podem interferir?

24/02/2011 • Por • 4,603 Acessos

Rosiane Uchôa*

O clima organizacional de uma empresa nos permite captar, analisar e interpretar diversos tipos de conflitos, na observação das rotinas laborais é possível detectar a harmonia ou desarmonia no processo de execução das tarefas onde através das quais a comunicação é o termômetro das mesmas. Sabemos que o primeiro cliente da empresa é o colaborador ele precisa estar motivado, valorizado e encantado para continuar inserido nos objetivos da organização, para isso os setores nos quais empregam suas forças de tarefas devem proporcionar um ambiente salutar, onde, a comunicação seja fluente sem haver ruídos entre receptor e emissor a fim de minimizar possíveis entraves nos relacionamentos interpessoais. Os processos de comunicação são responsáveis pelo sucesso ou insucesso das organizações, se fizerem um bom uso dessa arma poderosa que é a arte de se comunicar com eficiência, consegue-se atrair, multiplicar e reter clientes.

            Janete knapik em seu livro Administração Geral e de Recursos Humanos, afirma que, uma boa comunicação é chave para a interação completa dos grupos de trabalho. A amplitude da comunicação é bem maior do que transmitir uma informação através do uso da linguagem, de um idioma com suas palavras. Engloba o reconhecimento da mensagem através de um sistema complexo que pode modificar o conteúdo da mensagem devido a barreiras que podem ser justificadas, por exemplo, por diferenças na percepção e na forma de pensar das pessoas. Nas organizações, a comunicação pode ser identificada como uma transmissão de idéias, com o intuito de alcançar um objetivo através da organização dos grupos de trabalho. Para tanto, a comunicação passa a ser uma questão de estratégia nas organizações, tendo um foco especial na administração de equipes, integrando os participantes e fortalecendo o desempenho. 

A globalização tornou a concorrência um fator determinante para estabelecer uma empresa em movimento, e os investimentos no campo da comunicação são fatores diferenciadores no mercado. Hoje se dispõe uma gama de aparatos tecnológicos que facilitam e estreitam o acesso do cliente/consumidor aos produtos e serviços ofertados pela empresa. Se bem atendidos e satisfeitos com seus questionamentos, dúvidas e anseios, os clientes têm uma visão positiva da empresa através da comunicação expressada em seu contato, determinando sua fidelidade aos serviços ofertados e conseguintemente fazendo deles multiplicadores do marketing da empresa.

____________________________________________________

*Gestora em RH pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos

Perfil do Autor

Rosiane Pantoja Uchôa

Desenvolver relacionamentos para não estagnar os conhecimentos. Pois quem não desenvolve relacionamentos esta fadado a medíucridade.