Conflitos em grupos e trabalho, de que forma os processos de comunicação podem interferir?

Publicado em: 24/02/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 396 |

Rosiane Uchôa*

O clima organizacional de uma empresa nos permite captar, analisar e interpretar diversos tipos de conflitos, na observação das rotinas laborais é possível detectar a harmonia ou desarmonia no processo de execução das tarefas onde através das quais a comunicação é o termômetro das mesmas. Sabemos que o primeiro cliente da empresa é o colaborador ele precisa estar motivado, valorizado e encantado para continuar inserido nos objetivos da organização, para isso os setores nos quais empregam suas forças de tarefas devem proporcionar um ambiente salutar, onde, a comunicação seja fluente sem haver ruídos entre receptor e emissor a fim de minimizar possíveis entraves nos relacionamentos interpessoais. Os processos de comunicação são responsáveis pelo sucesso ou insucesso das organizações, se fizerem um bom uso dessa arma poderosa que é a arte de se comunicar com eficiência, consegue-se atrair, multiplicar e reter clientes.

            Janete knapik em seu livro Administração Geral e de Recursos Humanos, afirma que, uma boa comunicação é chave para a interação completa dos grupos de trabalho. A amplitude da comunicação é bem maior do que transmitir uma informação através do uso da linguagem, de um idioma com suas palavras. Engloba o reconhecimento da mensagem através de um sistema complexo que pode modificar o conteúdo da mensagem devido a barreiras que podem ser justificadas, por exemplo, por diferenças na percepção e na forma de pensar das pessoas. Nas organizações, a comunicação pode ser identificada como uma transmissão de idéias, com o intuito de alcançar um objetivo através da organização dos grupos de trabalho. Para tanto, a comunicação passa a ser uma questão de estratégia nas organizações, tendo um foco especial na administração de equipes, integrando os participantes e fortalecendo o desempenho. 

A globalização tornou a concorrência um fator determinante para estabelecer uma empresa em movimento, e os investimentos no campo da comunicação são fatores diferenciadores no mercado. Hoje se dispõe uma gama de aparatos tecnológicos que facilitam e estreitam o acesso do cliente/consumidor aos produtos e serviços ofertados pela empresa. Se bem atendidos e satisfeitos com seus questionamentos, dúvidas e anseios, os clientes têm uma visão positiva da empresa através da comunicação expressada em seu contato, determinando sua fidelidade aos serviços ofertados e conseguintemente fazendo deles multiplicadores do marketing da empresa.

____________________________________________________

*Gestora em RH pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/conflitos-em-grupos-e-trabalho-de-que-forma-os-processos-de-comunicacao-podem-interferir-4301428.html

    Palavras-chave do artigo:

    pessoas comunicacao conflitos

    Comentar sobre o artigo

    IDORT realiza curso para aperfeiçoar o relacionamento entre os profissionais

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Administraçãol 11/05/2009 lAcessos: 13,688

    Curso gratuito vai tratar das frustrações cotidianas que cada vez mais afetam a vida das pessoas, entre elas o estresse e a falta de tempo.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Press Releasel 07/10/2011

    Neste artigo são abordados os tipos de conflitos e como eles podem atuar de forma construtiva nas Organizações.

    Por: Juliana Grimaldil Carreira> Recursos Humanosl 23/02/2010 lAcessos: 15,272 lComentário: 1
    Luzanira Ferreira de Aguiar

    Pretende-se nesta pesquisa compreender os pressupostos dos conflitos interpessoais no interior da escola, sabe-se que a escola por ser um sistema educacional-governamental tem uma maneira de ver o mundo que se reflete nas políticas educacionais que inter-relaciona pessoas, instituições de maneira harmônica e ás vezes contraditória e o gestor escolar faz parte desse sistema, funcionando como elo, por isso, conceituaremos gestão escolar, buscaremos entender o processo de comunicação frente aos con

    Por: Luzanira Ferreira de Aguiarl Educação> Ensino Superiorl 01/10/2009 lAcessos: 2,985

    Administrar conflitos nas organizações é realmente necessário? Veja como é importante estar atento às mudanças na organização, podendo evitar problemas em longo prazo e solucioná-los com eficiência e eficácia.

    Por: Mariana Emídio Oliveira Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2009 lAcessos: 13,917 lComentário: 1

    A ausência de motivação do indivíduo nas organizações de trabalho já foi identificada como a principal causa do absenteísmo, especialmente por motivo de doenças físicas e por transtornos mentais e comportamentais. As profundas mudanças sociais, econômicas e climáticas vivenciadas pela humanidade na última década favorecem a discussão sobre os novos rumos da administração, com a adoção de conceitos sintonizados com a abordagem transpessoal e a gestão holística de pessoas.

    Por: Rodrigo Pival Psicologia&Auto-Ajudal 20/09/2010 lAcessos: 1,558
    Teresa C. Martins de Carvalho

    análise dos meios de comunicação e funções de comunicação. ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO. MECANISMOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA. CONSTRUÇÃO CINEMATOGRÁFICA.

    Por: Teresa C. Martins de Carvalhol Educação> Ensino Superiorl 03/07/2013 lAcessos: 108

    Resumo: A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás,o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.

    Por: LUCICLEIDE MARIA DA SILVAl Negócios> Gestãol 21/12/2010 lAcessos: 1,306

    Como você age diante de uma situação de conflito? Luta, briga, grita, ofende, arranca os cabelos, espanca a outra pessoa, opõe-se irracionalmente ou procura entender as causas para se posicionar na busca de soluções? Deparamos-nos com conflitos de várias naturezas em todas as áreas da nossa vida, seja familiar, afetiva, social ou profissional. No entanto, o nosso comportamento define o nível de estresse que absorvemos.

    Por: MANOEL QUINTINO JUNIORl Carreira> Gestão de Carreiral 15/01/2010 lAcessos: 8,425 lComentário: 1

    O que é um líder eficaz? Como agir com eficácia na condução de pessoas, na busca de metas e objetivos nas organizações? Será que eu sou um líder eficaz?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 25/09/2014
    Marcelo Ferreira

    DO SOMETHING: Um livro que como o mesmo autor diz: contém a verdade pura e simples sobre como fidelizar clientes e aumentar suas vendas e lucratividade. É uma leitura super gostosa, clara e fácil mas sobre tudo produtiva, na qual o grande objetivo é incentivar aos empresários a AGIR, em vez de esperar que tudo seja lindo e maravilhoso para implantar seu próprio programa de fidelidade.

    Por: Marcelo Ferreiral Negócios> Gestãol 24/09/2014

    Apresentamos neste pequeno texto a conclusão de tudo que comentamos sobre o assunto CONFLITOS, nas partes I a V.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 23/09/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Você sabe o Valor da Marca de sua Empresa no Mercado? Dependendo de sua resposta dá para saber o quanto você está investindo para ter um bom posicionamento no mercado.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 22/09/2014

    aqui iremos abordar a mais importante ferramenta de combate e administração de conflitos - a nossa inteligência emocional.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 22/09/2014

    apresentamos as ferramentas para superar, administrar e evitar conflitos. Uma delas é a resiliência, as demais trataremos na parte V.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 19/09/2014

    como reagimos aos conflitos que noa incomodam no dia a dia? Como deveríamos agir?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 18/09/2014

    ERP é uma ferramenta que dinamiza e agiliza os processos de uma empresa, tornando possível ganhar mais tempo, eliminar atividades redundantes e o desperdício de recursos materiais e operacionais, permitindo uma gestão mais eficiente.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 18/09/2014
    Rosiane Pantoja Uchôa

    A administração de Recursos Humanos e áreas de Gestão de Pessoas e Talentos tiveram uma identidade bastante desenhada por pressupostos deixados pela psicologia organizacional e do trabalho. Onde a descoberta de como captar pessoas treiná-la, desenvolvê-la, valorizá-la e retê-la, serve de pilar para o sucesso das empresas.

    Por: Rosiane Pantoja Uchôal Negócios> Gestãol 14/04/2011 lAcessos: 386
    Rosiane Pantoja Uchôa

    Iniciou-se a exigência por mais qualificação e conseqüentemente um aumento significativo na produção gerando um salto nos lucros da empresa. Chiavenato (1999) cita que o termo de Administração de Recursos Humanos promove ou equivale a um conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as "pessoas" ou recursos humanos, incluindo a função relacionada ao desenvolvimento da motivação individual nas organizações.

    Por: Rosiane Pantoja Uchôal Negócios> Gestãol 14/04/2011 lAcessos: 904
    Rosiane Pantoja Uchôa

    É possível afirmarmos que as relações interpessoais e o clima psicológico do grupo influenciam o ambiente de trabalho, criando uma esfera agradável e estimulante, ou desagradável e inibidora, ou mesmo neutralizando a criatividade. Enquanto a liderança tem relação com a relação interpessoal, o poder está relacionado com o processo de influencia social.

    Por: Rosiane Pantoja Uchôal Negócios> Gestãol 26/03/2011 lAcessos: 2,775 lComentário: 1
    Rosiane Pantoja Uchôa

    A Psicologia utilizada dentro do campo organizacional tem um papel significativo desde a era industrial em que se focava apenas em selecionar pessoas, Após determinado período esta ciência passou aperfeiçoar-se e expandiu sua área de atuação, além de atuar na seleção das pessoas e recrutamento de pessoas, começou a atuar dentro das organização, contribuindo para o surgimento da área de Gestão de Pessoas

    Por: Rosiane Pantoja Uchôal Negócios> Gestãol 11/03/2011 lAcessos: 1,401
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast