Conflitos em grupos e trabalho, de que forma os processos de comunicação podem interferir?

Publicado em: 24/02/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 399 |

Rosiane Uchôa*

O clima organizacional de uma empresa nos permite captar, analisar e interpretar diversos tipos de conflitos, na observação das rotinas laborais é possível detectar a harmonia ou desarmonia no processo de execução das tarefas onde através das quais a comunicação é o termômetro das mesmas. Sabemos que o primeiro cliente da empresa é o colaborador ele precisa estar motivado, valorizado e encantado para continuar inserido nos objetivos da organização, para isso os setores nos quais empregam suas forças de tarefas devem proporcionar um ambiente salutar, onde, a comunicação seja fluente sem haver ruídos entre receptor e emissor a fim de minimizar possíveis entraves nos relacionamentos interpessoais. Os processos de comunicação são responsáveis pelo sucesso ou insucesso das organizações, se fizerem um bom uso dessa arma poderosa que é a arte de se comunicar com eficiência, consegue-se atrair, multiplicar e reter clientes.

            Janete knapik em seu livro Administração Geral e de Recursos Humanos, afirma que, uma boa comunicação é chave para a interação completa dos grupos de trabalho. A amplitude da comunicação é bem maior do que transmitir uma informação através do uso da linguagem, de um idioma com suas palavras. Engloba o reconhecimento da mensagem através de um sistema complexo que pode modificar o conteúdo da mensagem devido a barreiras que podem ser justificadas, por exemplo, por diferenças na percepção e na forma de pensar das pessoas. Nas organizações, a comunicação pode ser identificada como uma transmissão de idéias, com o intuito de alcançar um objetivo através da organização dos grupos de trabalho. Para tanto, a comunicação passa a ser uma questão de estratégia nas organizações, tendo um foco especial na administração de equipes, integrando os participantes e fortalecendo o desempenho. 

A globalização tornou a concorrência um fator determinante para estabelecer uma empresa em movimento, e os investimentos no campo da comunicação são fatores diferenciadores no mercado. Hoje se dispõe uma gama de aparatos tecnológicos que facilitam e estreitam o acesso do cliente/consumidor aos produtos e serviços ofertados pela empresa. Se bem atendidos e satisfeitos com seus questionamentos, dúvidas e anseios, os clientes têm uma visão positiva da empresa através da comunicação expressada em seu contato, determinando sua fidelidade aos serviços ofertados e conseguintemente fazendo deles multiplicadores do marketing da empresa.

____________________________________________________

*Gestora em RH pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/conflitos-em-grupos-e-trabalho-de-que-forma-os-processos-de-comunicacao-podem-interferir-4301428.html

    Palavras-chave do artigo:

    pessoas comunicacao conflitos

    Comentar sobre o artigo

    IDORT realiza curso para aperfeiçoar o relacionamento entre os profissionais

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Administraçãol 11/05/2009 lAcessos: 13,696

    Curso gratuito vai tratar das frustrações cotidianas que cada vez mais afetam a vida das pessoas, entre elas o estresse e a falta de tempo.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Press Releasel 07/10/2011

    Neste artigo são abordados os tipos de conflitos e como eles podem atuar de forma construtiva nas Organizações.

    Por: Juliana Grimaldil Carreira> Recursos Humanosl 23/02/2010 lAcessos: 15,344 lComentário: 1
    Luzanira Ferreira de Aguiar

    Pretende-se nesta pesquisa compreender os pressupostos dos conflitos interpessoais no interior da escola, sabe-se que a escola por ser um sistema educacional-governamental tem uma maneira de ver o mundo que se reflete nas políticas educacionais que inter-relaciona pessoas, instituições de maneira harmônica e ás vezes contraditória e o gestor escolar faz parte desse sistema, funcionando como elo, por isso, conceituaremos gestão escolar, buscaremos entender o processo de comunicação frente aos con

    Por: Luzanira Ferreira de Aguiarl Educação> Ensino Superiorl 01/10/2009 lAcessos: 2,992

    Buscando demonstrar que a mediação é um método adequado para solucionar e prevenir conflitos advindos das relações sociais, este trabalho tem como objeto de estudo a mediação no âmbito das Delegacias de Polícia do Estado do Ceará. Tendo em vista que grande parte da demanda de casos que chegam às Unidades Policiais do Estado versam sobre infrações de menor potencial ofensivo, em geral envolvendo pessoas da própria comunidade, as quais anseiam por serem ouvidas e terem suas lides solucionadas.

    Por: klezerl Direito> Doutrinal 03/10/2014

    A ausência de motivação do indivíduo nas organizações de trabalho já foi identificada como a principal causa do absenteísmo, especialmente por motivo de doenças físicas e por transtornos mentais e comportamentais. As profundas mudanças sociais, econômicas e climáticas vivenciadas pela humanidade na última década favorecem a discussão sobre os novos rumos da administração, com a adoção de conceitos sintonizados com a abordagem transpessoal e a gestão holística de pessoas.

    Por: Rodrigo Pival Psicologia&Auto-Ajudal 20/09/2010 lAcessos: 1,563

    Administrar conflitos nas organizações é realmente necessário? Veja como é importante estar atento às mudanças na organização, podendo evitar problemas em longo prazo e solucioná-los com eficiência e eficácia.

    Por: Mariana Emídio Oliveira Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2009 lAcessos: 13,992 lComentário: 1
    Teresa C. Martins de Carvalho

    análise dos meios de comunicação e funções de comunicação. ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO. MECANISMOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA. CONSTRUÇÃO CINEMATOGRÁFICA.

    Por: Teresa C. Martins de Carvalhol Educação> Ensino Superiorl 03/07/2013 lAcessos: 119

    Resumo: A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás,o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.

    Por: LUCICLEIDE MARIA DA SILVAl Negócios> Gestãol 21/12/2010 lAcessos: 1,325

    Saiba quais os mitos relacionados a manter dados corporativos e ERP em cloud computing.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 28/10/2014

    Seriam os escândalos recentes envolvendo estatais brasileiras equivalentes ao Watergate? Por Cynthia Catlett - Sócia de Forensic Investigations & Dispute Services da Grant Thornton do Brasil-

    Por: Marianal Negócios> Gestãol 22/10/2014 lAcessos: 14

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Sempre acompanhamos em jornais, sites e revistas que o mercado demanda muitos tipos de matérias-primas. Alguns dos mais conhecidos é o petróleo, ferro, minérios, entre outros. Por outro lado, vale destacar que a borracha também é muito presente no fluxo industrial, tendo um aproveitamento muito alto devido sua capacidade de ser moldada para finalidades variadas.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 16/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014 lAcessos: 14

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014

    Este artigo tem o propósito de orientar o empresário que estiver com a intenção de vender a sua empresa para seguir algumas providências no sentido de facilitar o processo de negociação e, por consequência, agilizar a transação de venda.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 14/10/2014 lAcessos: 13
    Rosiane Pantoja Uchôa

    A administração de Recursos Humanos e áreas de Gestão de Pessoas e Talentos tiveram uma identidade bastante desenhada por pressupostos deixados pela psicologia organizacional e do trabalho. Onde a descoberta de como captar pessoas treiná-la, desenvolvê-la, valorizá-la e retê-la, serve de pilar para o sucesso das empresas.

    Por: Rosiane Pantoja Uchôal Negócios> Gestãol 14/04/2011 lAcessos: 400
    Rosiane Pantoja Uchôa

    Iniciou-se a exigência por mais qualificação e conseqüentemente um aumento significativo na produção gerando um salto nos lucros da empresa. Chiavenato (1999) cita que o termo de Administração de Recursos Humanos promove ou equivale a um conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as "pessoas" ou recursos humanos, incluindo a função relacionada ao desenvolvimento da motivação individual nas organizações.

    Por: Rosiane Pantoja Uchôal Negócios> Gestãol 14/04/2011 lAcessos: 915
    Rosiane Pantoja Uchôa

    É possível afirmarmos que as relações interpessoais e o clima psicológico do grupo influenciam o ambiente de trabalho, criando uma esfera agradável e estimulante, ou desagradável e inibidora, ou mesmo neutralizando a criatividade. Enquanto a liderança tem relação com a relação interpessoal, o poder está relacionado com o processo de influencia social.

    Por: Rosiane Pantoja Uchôal Negócios> Gestãol 26/03/2011 lAcessos: 2,839 lComentário: 1
    Rosiane Pantoja Uchôa

    A Psicologia utilizada dentro do campo organizacional tem um papel significativo desde a era industrial em que se focava apenas em selecionar pessoas, Após determinado período esta ciência passou aperfeiçoar-se e expandiu sua área de atuação, além de atuar na seleção das pessoas e recrutamento de pessoas, começou a atuar dentro das organização, contribuindo para o surgimento da área de Gestão de Pessoas

    Por: Rosiane Pantoja Uchôal Negócios> Gestãol 11/03/2011 lAcessos: 1,432
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast