Desculpe ou desculpa?

Publicado em: 26/08/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 6,171 |

O título não é uma pegadinha de português.

Normalmente usamos o desculpe no significado de desculpar-se de algo que fizemos e queremos perdão.

Quando usamos desculpa, queremos dizer algo para fugir, não cumprir aquilo que foi ou está sendo pactuado.

O Perdão é o mais nobre dos sentimentos. Precisa de muito amor, verdade e autoconhecimento para perdoar alguém de coração.

Desculpar-se no universo corporativo é fundamental.

Somos falíveis, as vezes erramos, somos grosseiros com pessoas queridas, somos ríspidos, enfim, agimos diferente da nossa conduta habitual.

Se erramos, pedimos desculpa e pronto. Certo?

Errado!

Pedir desculpas não é o suficiente. Devemos tentar reparar o erro. Compensar a pessoa se for possível.

Agora, se não for possível reparar, olhe bem nos olhos da pessoa que cometeste a injustiça e diga: "Errei. Me desculpe. Você pode me perdoar?"

Se você foi o injustiçado, aceite de coração o pedido de desculpas. Não é fácil pedir perdão a alguém. É um gesto nobre, de coração. E mais, se for sincero o pedido, podes ter certeza que perdoar fará do perdoado um amigo verdadeiro.

Esta é uma das facetas da desculpa.

A outra é muito, diria largamente utilizada nas empresas: Desculpas.

Desculpa para não cumprir no prazo;

Desculpa para chegar mais tarde;

Desculpa para sair mais cedo;

Desculpas.

Por óbvio, ululante, diáfano que ao errar, chegar atrasado ou sair mais cedo fornecemos motivos.

Uma coisa é o motivo. Outra é a desculpa.

O motivo é aquele utilizado vez em quando, quase nunca, já que somos conscientes da obrigação que temos e assumimos. Desculpa, é quando qualquer motivo é motivo para não trabalhar.

Analise seus motivos, seus porquês, seus sonhos.

Está descontente com o trabalho? Procure outro!

Acha o salário baixo? Estude, seja diferente, crie!

Sente-se menor que os outros? Veja se está mesmo ou se não é coisa da sua percepção.

Afinal,

Desculpar-se sim, desculpas, não!

_______________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Todos direitos reservados.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/desculpe-ou-desculpa-3133928.html

    Palavras-chave do artigo:

    desculpa

    ,

    desculpe

    Comentar sobre o artigo

    Pedir desculpas é algo muito simples... mas muita gente não consegue fazer isso ou quando faz, faz algo assim... Ta bom... desculpe-me.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 11/03/2008 lAcessos: 568,582 lComentário: 18

    Você já teve dúvidas alguma vez de pedir ou não desculpas ou já ficou decepcionado de nao ouvir de outra pessoa que o tenha ofendido?

    Por: Anderson Balderrama dos Reisl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 21/10/2009 lAcessos: 774

    O senador tucano Aécio Neves (MG) criticou a Caixa Econômica Federal e exigiu desculpas da presidente DILMA Rousseff sobre as diferentes versões veiculadas pelo governo sobre o pagamento adiantado do Bolsa Família.

    Por: Jucal Notícias & Sociedade> Polítical 29/05/2013 lAcessos: 11
    Prof. JV de Miranda Leão Neto

    Resposta dada a uma colega das lides ufológicas que recentemente deixou escapar a lembrança de um princípio fundamental na convivência com ateus e saiu-se dizendo que "os céticos aceitariam uma prova se uma nave alienígena descesse bem no meio de uma grande cidade". Isto evidentemente não é verdade, nem aqui nem na China. Eis a resposta.

    Por: Prof. JV de Miranda Leão Netol Religião & Esoterismo> Evangelhol 04/10/2010 lAcessos: 60
    Marcos A Sousa

    Paulo, depois de uma infância feliz sofre com a perda de seus pais no início da adolescência e a partir daí narra sua trajetória amorosa. Uma promessa e a culpa pela morte de sua mãe gera um desapego ao amor e uma exaltação aos sentimentos físicos. Incapaz de amar verdadeiramente troca de mulher como quem troca de roupa. Aos trinta e cinco anos surpreende ao revelar seu primeiro e verdadeiro amor.

    Por: Marcos A Sousal Literatura> Ficçãol 15/05/2014 lAcessos: 11
    Escritorcampos

    Este livro deseja demonstrar os valores do homem em sua bondade, e maldade pelo poder, pela riqueza, fama, miséria etc... Demonstrando o óbvio milenar da luta interna do ser humano entre o bem e do mal. Aliás, são coisas bem corriqueiras do nosso dia-a-dia. Desde que... o mundo é mundo, acontecem maldades de muitas maneiras, e o ser humano na sua cegueira, não se apercebe de que irá ter o devido retorno de suas funestas atitudes!

    Por: Escritorcamposl Literatura> Crônicasl 06/05/2010 lAcessos: 262
    Raquel

    Executiva descobre trama com empresa farmacêutica multinacional e se vê em perigo.

    Por: Raquell Literatura> Ficçãol 03/11/2010 lAcessos: 91

    Aécio: senador defende oposição e exige que presidente Dilma se desculpe sobre mentiras envolvendo boatos do fim do Bolsa Família.

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 31/05/2013 lAcessos: 15

    Redigir e-mails em que é preciso negociar, estabelecer acordos ou comunicar algo que irá gerar resistência é sempre um desafio, pois cada escolha de palavras ou de informações pode impactar a relação com o leitor.

    Por: Vívian Cristina Riol Negócios> Gestãol 21/03/2014 lAcessos: 30
    Cleber Silva

    Esse processo de autoconhecimento pode ser demorado e demanda muita paciência por parte do empreendedor, ele leva a vida inteira, e temos sempre que estar de mentes abertas para novos conceitos, crenças e valores, portanto, estar ciente de quem somos nos trará a tranquilidade na hora de sabermos que queremos ser.

    Por: Cleber Silval Negócios> Gestãol 24/01/2015
    Nori Lucio Jr

    Para garantir que o cliente tenha uma experiência previsível com a Marca através da aquisição de seus produtos e serviços, o primeiro passo é mapear todos os "pontos de contato" com o cliente, que devem ser monitorados de forma sistêmica por indicadores que registram situações que exigem intervenções e correção imediatas.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015
    Nori Lucio Jr

    TUDO COMEÇA COM UMA PESQUISA BEM ELABORADA O entendimento psicográfico do público alvo precede o estudo demográfico. Na prática, primeiro você entende o comportamento de compra do cliente para depois encontrar onde está sua maior concentração.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015
    Nori Lucio Jr

    O processo de construção da Marca deve seguir uma trajetória planejada e portanto não tolera cortes de caminho. A fórmula é simples mas exige austeridade e cuidado com a coerência na manutenção do posicionamento e consistência na comunicação com os diversos públicos-alvo.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015
    Nori Lucio Jr

    Investir na Marca vale a pena. A Marca é o mais importante ativo da sua empresa. Em um processo de avaliação - valuation - da empresa, o reconhecimento - awareness - da sua Marca é determinante no processo de composição do preço para uma eventual aquisição por outra empresa.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015

    O tema abordado neste artigo é o Empreendedorismo. O conceito de empreendedorismo, a visão do empreendedor, a regulamentação da LC/2006, o direito empresarial e as demais peças chaves desse trabalho se relacionam diretamente com a contabilidade, seus princípios e convenções. A estrutura conceitual básica da Contabilidade junto aos seus elementos que são: as demonstrações contábeis e suas características qualitativas são aplicáveis a um elenco de modelos contábeis que se encaixam.

    Por: Aline Samara Pereira Fonsecal Negócios> Gestãol 20/01/2015
    Portugal Murad

    Quando novos empreendedores começam a desenvolver seus negócios, ou empresas de todos os portes iniciam novos projetos, usualmente vários temas relacionados à propriedade intelectual são considerados. Alguns aspectos, que deveriam ser objeto de cuidado comercial e análise jurídica especializada, entretanto, usualmente são ignorados.

    Por: Portugal Muradl Negócios> Gestãol 20/01/2015
    Walter Gassenferth

    O artigo mostra, passo a passo, a melhor maneira de estabelecer um escritório de processos que transfira conhecimentos, metodologias, ferramentas e infraestrutura para uma empresa visando apoiar a organização a trabalhar por processos, e não só por função.

    Por: Walter Gassenferthl Negócios> Gestãol 19/01/2015 lAcessos: 933
    Gustavo Rocha

    Técnica criada por Taiichi Ono, que foi o desenvolvedor do sistema de produção da Toyota, evidencia uma metodologia de uso dos 5 porquês para chegar a causa raiz de um problema. Não há nada além de 5 porquês, um respondido após o outro. Como assim? Vejamos um exemplo: No 1º porquê, temos um sintoma No 2º porquê, temos uma desculpa No 3º porquê, temos um culpado No 4º porquê, temos uma causa No 5º porquê, temos a causa raíz (…)

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 17/12/2014
    Gustavo Rocha

    Recentemente com o falecimento do Roberto Bolaños, o ator que interpretava o impagável personagem Chaves, Chapolin e tantos outros na TV, a história de sua vida veio a tona. Foi um ator que sonhava em ser dramaturgo, sonhava interpretar Shakespeare. A sua vida lhe levou, entretanto, a criar um personagem singelo, meigo que encantou e encanta gerações. E, para pensarmos um pouco, se Roberto fosse um dramaturgo Shakespeareno de sucesso?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 16/12/2014
    Gustavo Rocha

    Parece bobagem para muitas pessoas, mas é um assunto sério que deve ser enfrentado por acompanhamento médico e especializado. Nas empresas, tal situação pode ser vista como desídia, como algo que o colaborador não quer, mas podemos estar diante de uma doença. Obviamente, existe a doença, existe a desídia e existe quem não quer trabalhar, mas entender um pouco mais a doença pode ser útil para distinguir o joio do trigo. Vejamos 8 sinais que esta doença pode estar acontecendo.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 15/12/2014
    Gustavo Rocha

    São mais de 20 anos de tecnologia na veia, sendo mais de 10 dedicados a sistemas jurídicos. Uma credencial de experiência que permite dizer os 5 pontos cruciais de conhecimento de um sistema jurídico que são essenciais para o sucesso de uma implantação e mais, da manutenção do sistema implantado no cliente. São eles: 1. Cadastro de pessoas 2. Cadastro de processos 3. Agenda 4. Notas de expediente 5. Documentos

    Por: Gustavo Rochal Tecnologial 14/12/2014
    Gustavo Rocha

    Sempre afirmo categoricamente: Ou a tecnologia é útil ou não serve para nada. Um exemplo prático, notícia no Conjur: Juiz na Inglaterra usa Skype para comandar julgamento no tribunal do júri Além de depoimentos de acusados e testemunhas por videoconferência, a Inglaterra está começando a usar a tecnologia para reduzir também o deslocamento dos juízes. Recentemente, o juiz John Tanzer usou o Skype para comandar o último dia de julgamento num tribunal do júri. Ele estava em um compromisso

    Por: Gustavo Rochal Tecnologial 11/12/2014
    Gustavo Rocha

    Quantas vezes vejo gestores dizendo que não tem tempo, vivem em reuniões, vivem em relatórios, vivem em compromissos fora da empresa, enquanto suas vidas se esvaem em conversas, problemas e relatórios, o departamento jurídico subsiste e de trancos e barrancos a vida segue seu rumo… E o tempo para ver o que os colaboradores estão desenvolvendo? O tempo necessário para pensar nas melhorias do departamento jurídico?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 10/12/2014
    Gustavo Rocha

    Uma notícia do CNJ a muito nos anima: Está sendo desenvolvido o projeto do escritório virtual do processo eletrônico. E no que isto impacta para quem usa o processo eletrônico? Muito. Trata-se da forma que todos os softwares de processo eletrônico no país irão se comunicar, e poderemos ter a famosa interoperabilidade. Leia mais sobre este tema aqui.

    Por: Gustavo Rochal Tecnologial 09/12/2014
    Gustavo Rocha

    8 de Dezembro, dia da justiça. Uma data que o judiciário fecha, mas a justiça continua sendo desejada e aguardada. Uma data que devemos pensar no que é justiça para nós. Um processo que dura mais de 30 anos para ser julgado? Um processo eletrônico que tem sentença em 30 dias, mas uma sentença padronizada, como se a vida de cada um que busca a justiça pudesse ser igual.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 07/12/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast