Eficiência E Eficácia - A "sutil" diferença

Publicado em: 03/03/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 17,769 |

Pode até parecer redundante ou sem propósito este assunto sobre a definição de Eficiência e Eficácia mas vez ou outra percebo que ainda paira uma certa dúvida no ar seja no ambiente corporativo, acadêmico ou até mesmo numa conversa informal e isso não é nada bom.
Vamos acabar com essa dúvida de uma vez por todas? Então vamos lá! Vou usar exemplos bem simples para esclarecer.

 

Eficiência trata de COMO fazer. Fazer certo aquilo que se propõe a fazer. Produzir sem erros ou produzir mais com menos recursos.
Eficácia trata do O QUE fazer, de fazer as coisas certas na hora mais acertada, é escolher qual o caminho a ser seguido.
O ponto de convergência das duas está em uma vez escolhido o caminho ou tomada a decisão (Eficácia), executar de forma produtiva, em tempos adequados, nas quantidades certas e no tempo previsto é Eficiência. Um bom exemplo é pensarmos em uma partida de futebol onde um time de craques passa a bola com perfeição, faz lançamentos longos e de beleza plástica incomparável, os jogadores dão dribles desconcertantes no adversário, trocam passes com apenas um toque. Desta forma estão sendo eficientes, ou seja, fazendo certo aquilo que tem que fazer. Já o adversário num único lance vai ao ataque numa troca de passes sem muita classe, com jogadores quase se atrapalhando mas quando chega na área, num único chute, marca o gol da vitória (eficácia).
O vídeo, cujo link está logo abaixo, vai fortalecer estes conceitos. São dois lutadores numa arena onde o primeiro executa os passos de sua luta com perfeição e plástica ímpar, já o segundo… é 100% eficaz. Que pancada!

http://www.youtube.com/watch?v=Z4cbqGN8XlQ

 

<object width="480" height="385"> </object>

Ser eficiente é fazer um trabalho perfeito. Ser eficaz é atingir totalmente um resultado esperado. Veja a definição original do guru da Administração Peter F. Drucker (1909-2005).

Caneca+Eficiência+e+Eficácia.jpg
"Efficiency is doing the things right; effectiveness is doing the right things"
Peter Drucker

Agora ficou claro ?

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/eficiencia-e-eficacia-a-sutil-diferenca-1931383.html

    Palavras-chave do artigo:

    eficiencia

    ,

    eficacia

    Comentar sobre o artigo

    Julio Cesar S. Santos

    Qual a Diferença Entre Eficiência e Eficácia Empresarial? O Que o Futebol Tem a Ver Com Esse Assunto?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Gestãol 29/07/2011 lAcessos: 148
    Rodrigo Oliveira

    Aprenda qual é a diferença entre ser eficiente e eficaz e direcione o seu foco para aquilo que realmente precisa ser feito.

    Por: Rodrigo Oliveiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 29/03/2013 lAcessos: 37

    A eficácia se define como a capacidade de conseguir os objetivos e metas programadas com os recursos disponíveis num tempo predeterminado. Capacidade para cumprir no lugar, tempo, qualidade e quantidade, as metas e objetivos estabelecidos. Entende-se por eficácia a relação que existe entre o bem ou serviço e o grau de satisfação do cliente e da empresa. De maneira que ao falar de qualidade, de satisfação do cliente, do lucro dos objetivos corporativos, fala-se de eficácia.

    Por: Alessandro Silval Negócios> Gerêncial 05/12/2009 lAcessos: 3,977 lComentário: 1
    Manuel Gomes Pereira

    A atividade de Consultoria apresenta muitos desafios ligados ao comportamento humano. Naturalmente, também há os desafios técnicos, mas esses rapidamente são superados pois o conhecimento registrado é grande e está muito disponível. Mas, quando falamos do ser humano, o mistério é vasto! A eficiência e eficácia em consultoria começa por saber se o cliente está preparado para ouvir o que precisa ouvir. Essa é a regra de ouro, se isto for superado haverá ali uma entrega duradoura e diferenciada

    Por: Manuel Gomes Pereiral Negócios> Atendimento ao Clientel 05/02/2010 lAcessos: 1,378 lComentário: 1

    Trata da prestação do serviço público, demonstrando todos os seus aspectos; inclusive, aquele que revela que nem sempre é possível manter um serviço público bom, eficaz e eficiente, por razões diversas.

    Por: Suzana J. de Oliveira Carmol Direito> Doutrinal 26/07/2008 lAcessos: 4,334
    Rodrigo Barbosa de Oliveira

    Aprenda as diferenças entre eficácia e eficiência e como utiliza-las para leva-lo ao sucesso financeiro!

    Por: Rodrigo Barbosa de Oliveiral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/06/2011 lAcessos: 344
    Fernando Rubin

    O presente trabalho intenta acrescentar algumas objetivas linhas a respeito do fenômeno denominado "eficácia preclusiva da coisa julgada material", prevista no art. 474 do Código Buzaid. Trata-se de circunstância processual complexa, a exigir detalhado e autônomo tratamento, a partir da fixação de precisos conceitos do que seja a preclusão e a coisa julgada material e formal. O estudo também se justifica pela atualidade da discussão a respeito da possibilidade de entrada em vigor de um novo CPC.

    Por: Fernando Rubinl Direito> Doutrinal 16/04/2012 lAcessos: 1,483

    O artigo em tela trata dos principais efeitos causados pelo princípio da eificência após ter sido inserido no bojo da Constituição Federal através da Emenda Constitucional n. 19/98.

    Por: Luciana Pereiral Direito> Doutrinal 04/01/2012 lAcessos: 114
    André Luis Godoy Guimarães

    A estratégia e a eficácia operacional são essenciais para o desempenho da organização, que é, afinal de contas, a sua meta principal, mas elas operam de maneiras muito diferentes. Uma organização só consegue superar seus concorrentes se puder estabelecer uma diferença que possa manter, provendo um valor maior aos consumidores ou criar valor comparável a custo mais baixo, ou ambos.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 19/04/2009 lAcessos: 3,667 lComentário: 1

    Seriam os escândalos recentes envolvendo estatais brasileiras equivalentes ao Watergate? Por Cynthia Catlett - Sócia de Forensic Investigations & Dispute Services da Grant Thornton do Brasil-

    Por: Marianal Negócios> Gestãol 22/10/2014 lAcessos: 12

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Sempre acompanhamos em jornais, sites e revistas que o mercado demanda muitos tipos de matérias-primas. Alguns dos mais conhecidos é o petróleo, ferro, minérios, entre outros. Por outro lado, vale destacar que a borracha também é muito presente no fluxo industrial, tendo um aproveitamento muito alto devido sua capacidade de ser moldada para finalidades variadas.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 16/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014

    Este artigo tem o propósito de orientar o empresário que estiver com a intenção de vender a sua empresa para seguir algumas providências no sentido de facilitar o processo de negociação e, por consequência, agilizar a transação de venda.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 14/10/2014 lAcessos: 13
    Victor Hugo Oliveira dos Anjos

    A tramitação dos Projetos de Lei ou só PL's parece bem simples, no que diz respeito à sua aprovação, ou seu veto. Um PL aprovado na Câmara dos Deputados, por exemplo, deve passar primeiramente nas comissões da casa para aprovação e, em seguida, deve ser enviado para a revisão dos Senadores, e vice-versa.

    Por: Victor Hugo Oliveira dos Anjosl Negócios> Gestãol 13/10/2014 lAcessos: 13
    Natanael Gomes Filho

    A vida moderna nos imprime um ritmo acelerado demais e que por muitas vezes chega a ser desnecessário. Queremos tudo para ontem e se não somos atendidos mudamos rapidamente o nosso conceito de qualidade e de atendimento. Muita calma nessa hora.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 25/09/2011 lAcessos: 61
    Natanael Gomes Filho

    Sua empresa tem Qualidade? Você tem certeza? Dê uma olhada ao redor e veja o que está acontecendo antes de responder a estas perguntas.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 25/09/2011 lAcessos: 53
    Natanael Gomes Filho

    Estas lições acima são parte de minha carreira e das minhas observações no trato com as pessoas com quem trabalhei e trabalho. Se colocadas em prática certamente te levarão ao sucesso.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 25/09/2011 lAcessos: 81
    Natanael Gomes Filho

    Um pouco de história e curiosidades não faz mal a ninguém e gera assunto para o próximo bate papo. Então vamos lá.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Gestãol 24/09/2011 lAcessos: 56
    Natanael Gomes Filho

    Na hora do "vamos ver" é importante ter atitude e sair na frente para não chorar a oportunidade perdida.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 24/09/2011 lAcessos: 106
    Natanael Gomes Filho

    Toda prática esportiva tem um conteúdo que está diretamente relacionado com algumas das características exigidas no trabalho. No surf no poderia ser diferente.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 24/09/2011 lAcessos: 66
    Natanael Gomes Filho

    Não basta fazer parte de uma equipe ou tarefa, para ser bem sucedido você deve estar comprometido. As empresas atualmente buscam profissionais que demonstrem na teoria e na prática a sua capacidade de ser parte das soluções e não dos problemas.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Gestãol 24/09/2011 lAcessos: 92
    Natanael Gomes Filho

    Está no vermelho? Então pinte a cara, amarre uma faixa na testa e encare a situação como se estivesse em uma guerra.

    Por: Natanael Gomes Filhol Finanças> Finanças Pessoaisl 23/06/2011 lAcessos: 118
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast