EMPREGABILIDADE – Conceitos e Definições

Publicado em: 22/10/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 3,030 |

Conceito de Empregabilidade

No mundo corporativo atual onde as empresas convivem com um ambiente cada vez mais turbulento marcado pela incerteza, velocidade e instabilidade é de extrema importância para as pessoas conseguirem empregos e se manterem neles.

Nesse sentido a questão da empregabilidade ganhou relevância, pois muitas vezes as pessoas são dispensadas de seus empregos e na maioria das vezes não é por sua culpa. Dessa forma, pode-se dizer que Empregabilidade é a capacidade de a pessoa conseguir ser e manter-se empregada. Sendo assim, a fim de medir seu grau de Empregabilidade o empregado deve tentar responder algumas questões:

  • Quantos convites eu recebi para trabalhar em outra empresa nos últimos tempos?
  • Quanto eu ganhava há um ano?
  • Nessa época, qual era o valor de mercado para uma pessoa como eu?
  • Quanto eu ganho hoje?
  • Quanto eu deveria ganhar hoje?
  • O que eu serei daqui a cinco anos?
  • Quais são as minhas metas para o futuro?

Até poucos anos as empresas eram as responsáveis pelo desenvolvimento profissional de seus colaboradores, inscrevendo-os em cursos e treinando-os para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Porém as empresas modernas não têm tanta obrigação assim, pois a maioria delas imagina – e com certa razão – que isso é muito mais uma obrigação do empregado moderno.

O empregado moderno deve refletir sobre sua carreira e conscientizar-se de que é ele mesmo o responsável por ela. Dessa forma cabe a ele investir na sua própria carreira, investindo um pouco do seu tempo nele mesmo e um pouco de seus recursos financeiros, fazendo cursos, participando de treinamentos, palestras, conferências, etc.

Na verdade, hoje em dia você não trabalha mais para uma empresa; você trabalha em uma empresa e por isso mesmo o empregado moderno deve saber usar sua estrutura para procurar se desenvolver profissionalmente, oferecendo em troca o seu trabalho. E diante desse conceito o empregado deve estar consciente do seu novo papel – de parceiro.

 

Dicas Para Aumentar a Sua Empregabilidade:

  • Você deve ser uma pessoa "antenada". Ou seja, você deve ser uma pessoa preparada n'aquilo que já faz, aprimorando-se, desenvolvendo-se e se especializando na sua atividade.
  • Na sua atividade você deve conhecer novas tecnologias, ler revistas sobre administração, assistir documentários e obter cultura geral.
  • As empresas modernas precisam de empregados "generalistas" (aqueles que conhecem um pouco sobre cada assunto) e de "especialistas" (conhecem muito sobre determinado assunto).
  • As empresas vêm buscando empregados éticos. Por isso, não fale mal da sua empresa (pelo menos na frente dos colegas), não fale mal de seus colegas de trabalho ou de seus produtos. (às vezes, essas características valem mais do que o próprio currículo)
  • Você deve ser uma pessoa comprometida com o sucesso da empresa em que trabalha. Ou seja, você deve ser uma pessoa comprometida com o sucesso dos clientes, com o sucesso os seus chefes e até com o sucesso dos seus subordinados.
  • Finalmente seja uma pessoa querida, ensinando aquilo que sabe e demonstrando capacidade de aprender aquilo que não sabe.
Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/empregabilidade-conceitos-e-definicoes-3527995.html

    Palavras-chave do artigo:

    empregabilidade

    ,

    tecnicas

    ,

    habilidades

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo tem como base principal meu trabalho de dissertação do curso de Mestrado em Processos Educativos na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), que tem como título "A Formação Acadêmica do Administrador de Empresas da UNIUV e a Empregabilidade na Região de União da Vitória - PR". Este trabalho tem como sustentação o estudo do egresso na região de União da Vitória – PR e o egresso do curso de Administração de Empresas do Centro Universitário de União da Vitória - UNIUV.

    Por: Naiara Cristina Sepanhakil Educação> Ensino Superiorl 07/03/2012 lAcessos: 950

    O desemprego é o fantasma que assombra a população brasileira em geral, principalmente os jovens. Porém ao abrir qualquer jornal inúmeras vagas estão estampadas, as empresas estão procurando profissionais. O que acontece de errado?

    Por: Douglas de Matteul Carreira> Gestão de Carreiral 17/08/2008 lAcessos: 1,931
    Josadak Astorino Marçola

    Atualmente a competição é cada vez mais acirrada. Sob a perspectiva da carreira profissional é importante manter e/ou aumentar a empregabilidade. Sob a ótica empresarial é necessário conservar ou majorar o nível de competividade da corporação perante o mercado concorrente e melhorar continuamente a avaliação da empresa pelos consumidores. Mas como obter tal resultado? Incorporando constantemente projetos na agenda pessoal ou empresarial. São os projetos que provocam evolução.

    Por: Josadak Astorino Marçolal Negócios> Ger. de Projetosl 14/03/2010 lAcessos: 231
    Fernando Viel

    Competência, em administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes...Habilidade (do latim habilitate) é o grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo...

    Por: Fernando Viell Negóciosl 24/09/2010 lAcessos: 1,273
    Juliana Ulguim

    O comportamento das organizações mudou excepcionalmente nos dias de hoje, a globalização e a revolução tecnológica são as razões para um novo cenário, as quais as empresas devem adaptar-se. No contexto deste cenário, repleto de mudanças intensas, o presente trabalho possui como objetivo identificar e analisar os níveis de competências profissionais que as organizações estabelecem como prioritárias para sua força de trabalho.

    Por: Juliana Ulguiml Negócios> Administraçãol 28/10/2012 lAcessos: 186

    Neste artigo, gostaria de exercitar uma reflexão sobre as competências essenciais do Líder do novo tempo, sob olhar atencioso dos quatro pilares de influência: De sim mesmo, o Líder, do Colaborador, do Cliente do Acionista. Faça um teste gratuito sobre seu nível de empregabilidade considerando as habilidades e competências da função.

    Por: Eduardo Varelal Carreira> Recursos Humanosl 13/12/2010 lAcessos: 430
    Elizeu Vieira Moreira

    Reflete sobre a trajetória da qualidade como parâmetro do processo de produção capitalista até sua transformação em Qualidade Total e sua ressignificação como simulacro e instrumento de controle nas políticas educacionais e das relações pedagógicas. Analisa a incorporação das novas tecnologias ao processo de formação dos gestores escolares a partir do Progestão/SEDUC iniciado em 2005.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 767
    Daniele Augusto C. de Souza

    RESUMO: Com o surgimento da sociedade do conhecimento e da informação surgiram diversos desafios enfrentados pela Gestão de Pessoas. Pensar no capital humano como sendo algo de suma importância e que agrega valores à organização, tornou-se um diferencial competitivo. O presente estudo visa investigar a importância das empresas em implantar um RH estratégico e instigar o leitor a fim de que obtenha conhecimento e desejo de aprender sobre o assunto pesquisado.

    Por: Daniele Augusto C. de Souzal Carreira> Recursos Humanosl 05/07/2014 lAcessos: 29
    Elizeu Vieira Moreira

    ....Considera, a guisa de conclusão, que o entendimento desse processo de desumanização da condição humana provocado pelo paradigma das competências é condição necessária para a crítica ontológica e a materialização de um bloco histórico de resistência à lógica do capital e a sociometabolização propugnada pela incontrolabilidade do mesmo.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 02/07/2011 lAcessos: 761

    Gestão, Estratégia, Recursos Humanos e Mercado. Globalização e ambiente competitivo, mudanças organizacionais, tendências, onde a partir de grandes mudanças, surgem também oportunidades e as empresas devem estar atentas e empenhar-se em saber identificar elas para aproveitar determinadas situações, pois no mundo competitivo as atenções e tendências surgem como avanços tecnológicos e de oportunidade voltado especificamente para um segmento, ramo de produção ou serviço.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 01/10/2014

    O que é um líder eficaz? Como agir com eficácia na condução de pessoas, na busca de metas e objetivos nas organizações? Será que eu sou um líder eficaz?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 25/09/2014
    Marcelo Ferreira

    DO SOMETHING: Um livro que como o mesmo autor diz: contém a verdade pura e simples sobre como fidelizar clientes e aumentar suas vendas e lucratividade. É uma leitura super gostosa, clara e fácil mas sobre tudo produtiva, na qual o grande objetivo é incentivar aos empresários a AGIR, em vez de esperar que tudo seja lindo e maravilhoso para implantar seu próprio programa de fidelidade.

    Por: Marcelo Ferreiral Negócios> Gestãol 24/09/2014

    Apresentamos neste pequeno texto a conclusão de tudo que comentamos sobre o assunto CONFLITOS, nas partes I a V.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 23/09/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Você sabe o Valor da Marca de sua Empresa no Mercado? Dependendo de sua resposta dá para saber o quanto você está investindo para ter um bom posicionamento no mercado.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 22/09/2014

    aqui iremos abordar a mais importante ferramenta de combate e administração de conflitos - a nossa inteligência emocional.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 22/09/2014

    apresentamos as ferramentas para superar, administrar e evitar conflitos. Uma delas é a resiliência, as demais trataremos na parte V.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 19/09/2014

    como reagimos aos conflitos que noa incomodam no dia a dia? Como deveríamos agir?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 18/09/2014
    Julio Cesar S. Santos

    Qual o Nível de Importância do Treinamento na Sua Organização? Treinamento é Considerado um Investimento ou Custo?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Gestãol 07/11/2013 lAcessos: 29
    Julio Cesar S. Santos

    Como Está a Facilidade de Compra Para Novos Consumidores? Como Monitorar os Consumidores Fiéis às Marcas, Quanto ao Ataque de Concorrentes Sérios?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 28/09/2013 lAcessos: 29
    Julio Cesar S. Santos

    Quem Deve Ser o Responsável Pela Previsão de Vendas Numa Organização? A Área de Vendas ou de Marketing?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 20/09/2013 lAcessos: 28
    Julio Cesar S. Santos

    É Possível Transformar Produtos Regionais em Marcas Globalizadas? Qual é o Papel da Comunicação Nesse Processo? A Comunicação Vende Produtos ou Marcas?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidadel 27/08/2013 lAcessos: 25
    Julio Cesar S. Santos

    Como Construir a Amplitude de Uma Marca? O Que é Arquitetura da Marca? Os Investimentos São Fundamentais Nessa Construção?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 24/08/2013 lAcessos: 26
    Julio Cesar S. Santos

    Qual Era a Posição dos Americanos em Relação aos Produtos Defeituosos? Qual a Importância de Deming e Juran Para a Qualidade Total? O Que os Japoneses Fizeram Pela Qualidade?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Administraçãol 21/08/2013 lAcessos: 33
    Julio Cesar S. Santos

    O Sucesso de Uma Organização Está Ligado ao Seu Gerenciamento? Quais as Qualidades Essenciais do Manager? Veja Algumas Decisões Acertadas e Outras Nem Tanto

    Por: Julio Cesar S. Santosl Carreira> Gestão de Carreiral 23/07/2013 lAcessos: 27
    Julio Cesar S. Santos

    No livro "Como Afundar Sua Empresa" os autores Bruce Nash e Alla Zullo fazem um levantamento dos principais erros de marketing que provocaram prejuízos a grandes organizações, mostrando uma coleção de promoções mal calculadas e lançamentos fracassados, causados pelas trapalhadas de seus profissionais de marketing.

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 14/07/2013 lAcessos: 29

    Comments on this article

    3
    Lucilame 28/05/2011
    Segue site de empregabilidade
    2
    Lucilane 28/05/2011
    Segue artigo de empregabilidade e outros temas.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast