Especialização. O Que É Isso E Como Ocorre?

Publicado em: 21/09/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 1,419 |

A palavra especialização é largamente usada no mercado para  segmentos de negócios ou  profissões que abracemos. As mídias também anunciam, com freqüência,  cursos de especialização para todas as carreiras.

Tenho amigos  especialistas em especializações! Adoram estudar e sempre   fazem  cursos. A palavra especialização gera neles enorme  atração.

Para o  leigo ou pessoas pouco  informadas em algumas áreas, debater  com alguns deles  fica até um pouco complicado, sabem tudo, de tudo! Praticam pouco, é verdade, mas estão lá se atualizando.

Conversando sobre carreira com alguns profissionais, um deles dizia : -Sou generalista, devido a praticidade com que trato questões complexas, cálculos e por ter uma forte tendência à racionalidade, acabei gerenciando e dirigindo as áreas fabris, marketing, administração e finanças, não me especializando num assunto especificamente.

-Meu negócio é gestão, trato os assuntos com facilidade e quando necessito avançar onde não domino, adiciono competência.

Procuro alguém que tenha a devida experiência e informação para me dar as respostas que preciso.

Imediatamente lhe foi dirigida uma pergunta: -Nunca houve um assunto pelo qual você se interessasse mais?

Resposta: -Sim, sempre aparecem aqueles que nos agradam  mais e outros menos, mas de acordo com as tarefas com as quais  me envolvi,  fui estudando, aprendendo e  desenvolvendo algumas habilidades. Chego a pensar que estudei mais os assuntos que menos gostava, por uma razão muito simples: Precisava  minimizar meus erros e melhorar a assertividade. O fato é que alguns assuntos  entendo  com profundidade e  muitos outros superficialmente.

Esta afirmação do nosso colega leva a algumas reflexões:

Muitas pessoas optam por realizar determinados cursos  por observarem oportunidades naquela área. Outras, por estarem atuando, desenvolvendo uma determinada tarefa, se sentem obrigadas a buscar um maior conhecimento, porém, uma quantidade significativa de profissionais acaba não escolhendo, especificamente,  a área em que irão atuar.

A profissão sim, mas aquele segmento específico é resultado de oportunidades que surgem.

Você pode cursar uma faculdade  de administração, ingressar em uma empresa,  iniciar sua trajetória no PPCP ( área de planejamento, programação  e controle de produção) e depois fazer uma bela carreira nas áreas administrativa e financeira dessa mesma organização, tornando-se um especialista em finanças, sem que esse tenha sido o seu  foco.

A questão a ser colocada é: Por que uma pessoa que desenvolvia trabalhos em gestão fabril ao mudar de área se especializou  em finanças, sem que tivesse essa pretensão no desenrolar da carreira?

Uma conclusão dessa conversa entre nossos colegas, que já tinha ouvido algumas vezes  e considero bastante interessante, é que de fato nós não nos especializamos, algo em nós é que se especializa.

Passamos a compreender determinados assuntos com mais facilidade que a maioria dos profissionais, com isso nosso desempenho passa a ter maior destaque, somos mais requisitados, nos envolvemos cada vez mais e seguimos  nos aperfeiçoando em tratar aquelas questões.

Aumentar nosso potencial profissional é importante, então esteja atento às  coisas que  vêm se especializando em você.

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

ipostigo@terra.com.br

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/especializacao-o-que-e-isso-e-como-ocorre-1255157.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestao

    ,

    negocios

    ,

    marketing

    Comentar sobre o artigo

    Millennium Network

    Nunca foi tão importante manter aproximação ao cliente como ocorre nos nossos dias e manter proximidade com o cliente implica em bem mais do que apenas saber quanto ou o que o cliente compra de nossa empresa. Nesse artigo vamos entender um pouco sobre como o CRM pode nos ajudar nessa questão.

    Por: Millennium Networkl Negócios> Gestãol 24/03/2014 lAcessos: 35

    A importância da implantação de um plano de gestão e marketing nos escritórios de advocacia está se tornando uma unanimidade. Mais do que isso, tornou-se crucial para garantir o sucesso de uma banca jurídica. A maioria dos profissionais que participam de nossos treinamentos e consultoria, desde advogados com alguns anos de militância no setor, até jovens recém-saídos da universidade concordam com a relevância de se ter um plano de negócios para gerir suas carreiras e escritórios.

    Por: Ari Limal Negócios> Atendimento ao Clientel 13/09/2010 lAcessos: 237

    O que se pode perceber nos novos dias é que o marketing interno é um forte instrumento de mudança e motivação e uma estratégia eficaz para o alcance de objetivos corporativos, com reflexos diretos no aprimoramento da qualidade de relacionamentos da organização. É interessante observar que quando a empresa desenvolve adequadamente o conceito de marketing interno, um dos primeiros reflexos observados como melhoria efetiva não se situa no interior da organização, mas sim em seu exterior, nas relaçõ

    Por: Nayara Barbosa Soares Soutol Negócios> Gestãol 27/10/2008 lAcessos: 40,805 lComentário: 4
    Paulo Cisneiros

    Este ensaio busca ressaltar a importância do emprego da comunicação integrada de marketing na trajetória de sucesso das organizações empresariais. Esclarecendo, de forma inequívoca, que a luta pela permanência no mercado através das competências instaladas, não pode prescindir desta comunicação, associada a sua estratégia e tecnologia empregada.

    Por: Paulo Cisneirosl Marketing e Publicidadel 17/08/2009 lAcessos: 5,683
    Jaquelyne França

    As organizações têm deixado de lado o colaborador e buscado a lucratividade, esquecendo como é importante motivarmos as peças fundamentais da engrenagem, que são os funcionários. Os hospitais não fogem da regra, trabalhar motivado muitas vezes é mais importante que a gratificação salarial. E o marketing aplicado ao serviço em saúde objetiva amenizar essas deficiências em busca de um ambiente mais harmônico e participativo no âmbito hospitalar.

    Por: Jaquelyne Françal Marketing e Publicidadel 30/01/2014 lAcessos: 30

    Software house é uma das 120 empresas participantes do evento, com público estimado em 20 mil empresários

    Por: Regina Teixeiral Tecnologia> Tecnologiasl 20/09/2010 lAcessos: 162

    Escritórios de advocacia são como qualquer empresa de qualquer setor: devem ser organizados para poder funcionar da melhor maneira possível e só fluir, gerando bons frutos disso e, é claro, lucro para os associados que exercem sua advocacia no local.

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 16/09/2014 lAcessos: 22

    O Publicis Groupe [Euronext Paris: FR0000130577, CAC 40] e Adobe (Nasdaq:ADBE) anunciam aliança estratégica para oferecer o Publicis Groupe Always-On Platform™, a primeira plataforma completa para gestão de marketing que automatiza e conecta todos os componentes dos trabalhos de marketing do cliente.

    Por: Marcia Cerqueiral Press Releasel 23/09/2014

    Segundo o franqueado de Porto Alegre, Cristiano Justo, da franquia de marketing digital Guia-se Negócios pela Internet, a dedicação do empreendedor e o apoio da franqueadora para o negócio são fundamentais para se chegar ao sucesso.

    Por: Guia-se Negócios pela Internetl Press Releasel 06/07/2011 lAcessos: 30
    Negócio certo

    Gestão é necessariamente o centro das atenções em todos as importantes decisões, estar preparado e dispor dos recursos para decidir é a essência para uma boa gestão..

    Por: Negócio certol Negóciosl 01/11/2012 lAcessos: 45

    Saiba quais os mitos relacionados a manter dados corporativos e ERP em cloud computing.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 28/10/2014

    Seriam os escândalos recentes envolvendo estatais brasileiras equivalentes ao Watergate? Por Cynthia Catlett - Sócia de Forensic Investigations & Dispute Services da Grant Thornton do Brasil-

    Por: Marianal Negócios> Gestãol 22/10/2014 lAcessos: 14

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Sempre acompanhamos em jornais, sites e revistas que o mercado demanda muitos tipos de matérias-primas. Alguns dos mais conhecidos é o petróleo, ferro, minérios, entre outros. Por outro lado, vale destacar que a borracha também é muito presente no fluxo industrial, tendo um aproveitamento muito alto devido sua capacidade de ser moldada para finalidades variadas.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 16/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014 lAcessos: 14

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014

    Este artigo tem o propósito de orientar o empresário que estiver com a intenção de vender a sua empresa para seguir algumas providências no sentido de facilitar o processo de negociação e, por consequência, agilizar a transação de venda.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 14/10/2014 lAcessos: 13

    Determinar que a música, enquanto objeto de integração, deverá ser adaptada dentro do universo de uma só disciplina - como a arte, por exemplo– é diminuir-lhe o potencial sob aspectos da integração no processo de ensino/aprendizagem.

    Por: Ivan Postigol Educação> Educação Infantill 05/06/2012 lAcessos: 114

    A história do homem está registrada na história da música. Antes da escrita, assim seus feitos eram contados e cantados. A música sempre reuniu famílias, integrou elementos à sociedade, perpetuou feitos, manteve as tradições. Observar famílias musicais é extremamente interessante, nota-se a alegria, a solidariedade, a participação, o comprometimento, a doação, a generosidade. Esses são requisitos próprios da música.

    Por: Ivan Postigol Educação> Ensino Superiorl 01/06/2012 lAcessos: 46

    Liberdade, uma palavra forte, destacada em cantos, hinos e bandeiras. Livre, será o homem responsável? O que faria você, como Primeiro Ministro, se o seu Rei, irado, lhe desse ordem para destruir uma aldeia?

    Por: Ivan Postigol Educação> Ensino Superiorl 29/05/2012 lAcessos: 70

    Aprendendo a aprender, notamos que aprendizagem é um sistema complexo, que se alimenta dos ambientes que o cercam e devolve informações ao mesmo. Ao ambiente externo apenas informações são transmitidas, pois conhecimento é uma abstração pessoal, com base em experimentações, por isso fica retido, e não pode ser repassado. Aqui reside uma das grandes confusões dos sistemas de ensino e aprendizagem.

    Por: Ivan Postigol Educação> Ensino Superiorl 09/05/2012 lAcessos: 82

    A esperança que coloco uns em movimento, imobiliza outros. Uns dirão "quisera ter para poder crer", outros "quisera poder crer para ter", e assim o vazio se instala e a voz se cala. Que se faça a mudança pela fé, dirão os determinados. E o que é a fé?

    Por: Ivan Postigol Notícias & Sociedade> Cotidianol 03/05/2012 lAcessos: 68

    O foco nos debates em marketing costuma ser o futuro e as ansiedades dos consumidores. É verdade que a tecnologia e a velocidade da internet para troca de informações nos aproximaram desse tempo que parecia longínquo. Os últimos cinquenta anos da era industrial são surpreendentes, mas o poder de materialização que o homem conseguiu depois de década de oitenta é assustador.

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 01/05/2012 lAcessos: 34

    Nossa autocrítica regula nosso comportamento e impede os excessos, mas também quando exagerada nos inibe e impede de seguir em frente. Quando não nos julgamos bons suficientes para agir, bloqueamos nossa disposição para ação ou passamos um tempo enorme nos castigando por algum erro.

    Por: Ivan Postigol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 30/04/2012 lAcessos: 31

    Se aos velhos não podemos ensinar, não percamos a oportunidade com os jovens. Vivem no presente, mas o futuro será sua morada.

    Por: Ivan Postigol Educação> Ciêncial 26/04/2012 lAcessos: 42

    Comments on this article

    0
    alexandre dos santos oliveira 27/05/2011
    eu tenho uma pergunta ,o que é especialização?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast