Ética Empresarial

Publicado em: 25/01/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 4,343 |

Ética Empresarial




Ser ético significa, dentre outras coisas, agir e pensar em consonância com o bem. Até pouco tempo essa frase soava muito bem em escolas, igrejas e em família, sendo que não imaginávamos que pudesse fazer algum sentido no ambiente empresarial.



Afinal o mundo empresarial sempre foi atolado de problemas: finanças, concorrência, melhores produtos e satisfação do cliente, sendo incompatível e até uma grande utopia pensar em conformidade com princípios éticos – ser ou pensar em ser bom.



Mas será uma utopia mesmo?



A verdade é que a partir dos anos 80 um número cada vez maior de empresas começou a ponderar que a ética no mundo empresarial fazia sentido e incorporá-la seria uma boa maneira de crescerem tanto financeiramente, como moralmente.



Estamos chegando aos nossos limites! Estamos a cada dia, mais e mais, cansados de tanta corrupção, de tanta falta de respeito e, portanto, de tanto descaso para com os valores éticos.  O consumidor tem os olhos atentos e a tendência é que fiquem mais atentos ainda às empresas destituídas de ética.



O consumidor mais critico - em decorrência da falta de ética nas empresas, da falta de respeito ao ser humano e da dignidade humana, em atenção aos crimes ecológicos e condições inumanas trabalho – tem manifestado sua postura critica, boicotando assim os produtos de tais empresas.



Diante dessa tendência mundial, as empresas precisam se adequar e, portanto, incorporar uma postura mais ética, não bastando para isso um código de ética. Necessário se faz que uma cultura seja instalada: Uma cultura ética dentro da empresa.


A cultura ética dentro da empresa vai além do ser bonzinho ou se fazer de bonzinho.  Não basta ser bonzinho, tem que ser justo. Não basta ser justo, tem que ser ético e para tanto é necessário que valores deixados ao longo do tempo - em função da ganância e do individualismo a qualquer preço – sejam reincorporados em cada um dos dirigentes de forma que todos os colaboradores sejam influenciados às boas maneiras e princípios do bem comum. 



Vale lembrar que tal escolha além de elevar o capital reputacional da empresa, uma vez que necessita deste para sobreviver, aumenta também os lucros, já que consumidor satisfeito pode significar consumidor fiel.




Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/etica-empresarial-738314.html

    Palavras-chave do artigo:

    etica empresarial

    Comentar sobre o artigo

    Flavio Andrade

    Responsabilidade Social, Ética Empresarial e Sustentabilidade são palavras atualmente muito usadas em nossa sociedade. Nota-se cada vez mais o emprego e a discussão desses termos hoje mais estendidos até mesmo para um melhor entendimento do assunto.

    Por: Flavio Andradel Negóciosl 02/04/2010 lAcessos: 516 lComentário: 1
    Ari Lopes

    Empresas sem ética, ou que praticam uma ética apenas de fachada fazem qualquer coisa para atingirem seus objetivos, sendo o lucro a qualquer custo o principal deles. Um segundo grupo é formado pelos funcionários e eles quanto menos ética tiverem, mais precisarão de códigos de conduta, auditorias frequentes e monitoração permanente.

    Por: Ari Lopesl Negócios> Gestãol 04/08/2011 lAcessos: 165
    Flavio Andrade

    Como qualquer área organizacional a área de RH existe de alguma forma. Digo isso caro leitor por que mesmo que a organização não tenha propriamente um local físico para organizar tal área ela existe de forma que se possa virtualizá-la, isto é, pode ainda não ter propriedades físicas: instalações, materiais, equipamentos específicos e individuais e não seja mensurável ainda, mesmo assim encontra-se situações administrativas relacionadas à área. Quer um exemplo? A comunicação interna.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Gestãol 02/04/2010 lAcessos: 1,186
    Julianna Antunes

    O conflito de valores pessoas x valores corporativos e o quanto isso influencia no relacionamento com os clientes e da sustentabilidade de uma empresa

    Por: Julianna Antunesl Negócios> Administraçãol 15/09/2009 lAcessos: 814

    O artigo vem defender a ética que a muito tem se perdido no campo empresarial, onde observamos que ate mesmo os nossos governantes tendem a deixa-la de lado. sendo assim, buscamos defender a ética acima de tudo e de todos como sendo um dos caminhos para se obter crescimento na area empresarial.parafraseando o texto "que o futuro ofereça melhores quadros de servidores, administradores com maior senso de responsabilidade e espirito público."

    Por: Célio Alves da Cunhal Direitol 29/09/2009 lAcessos: 996

    O presente artigo aborda a necessidade cada vez maior, nos dias atuais, de uma conscientização de todos quanto à adoção de medidas para a preservação ou o uso consciente dos recursos naturais, que estão cada vez mais escassos. No caso das empresas não é diferente, não há como produzir sem utilizar os recursos naturais, mas é preciso que os empresários tenham em mente as atitudes de hoje podem comprometer as gerações futuras, ou seja, cabe às empresas a adoção de um desenvolvimento sustentável.

    Por: Rosimarl Negócios> Administraçãol 20/09/2012 lAcessos: 238

    O objetivo deste texto é refletir sobre a Ética nas Empresas no sentido de motivar ações, mudanças de conduta, e uma reavaliação do código de Ética aplicado pelas Empresas.

    Por: Lucimara Terral Negócios> Administraçãol 09/10/2008 lAcessos: 186,032 lComentário: 6
    cicero adriano dos anjos

    RESUMO: Neste estudo aponta-se a necessidade de se discutir a ética nas empresas, direitos e deveres da pessoa física e jurídica, investigando a ética no âmbito das profissões regulamentadas, Assim a ética tem como objetivo sua atuação pautando-se pela excelência de trabalho da condução das ações, No entanto compete a todos os profissionais a postura ética, sendo importante destacar que na investigação a ser realizada, devem ser consideradas tais como: conceito e o objetivo da ética profissional

    Por: cicero adriano dos anjosl Relacionamentos> Amizadel 20/07/2011 lAcessos: 672 lComentário: 2

    O objetivo geral deste trabalho é analisar as várias dimensões e perspectivas do conceito de responsabilidade social e ética nas organizações empresariais a partir de pressões externas de um mercado consumidor que demonstra maior comprometimento com a ecologia e valorização da vida, embora o mesmo mercado consumidor esteja muito mais exigente, ainda é comum encontrar pessoas que se quer sabem qual é o significado de ética e responsabilidade social.

    Por: Pedro Henrique Silva Britol Negócios> Pequenas Empresasl 04/09/2011 lAcessos: 893

    Seriam os escândalos recentes envolvendo estatais brasileiras equivalentes ao Watergate? Por Cynthia Catlett - Sócia de Forensic Investigations & Dispute Services da Grant Thornton do Brasil-

    Por: Marianal Negócios> Gestãol 22/10/2014

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Sempre acompanhamos em jornais, sites e revistas que o mercado demanda muitos tipos de matérias-primas. Alguns dos mais conhecidos é o petróleo, ferro, minérios, entre outros. Por outro lado, vale destacar que a borracha também é muito presente no fluxo industrial, tendo um aproveitamento muito alto devido sua capacidade de ser moldada para finalidades variadas.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 16/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014

    Este artigo tem o propósito de orientar o empresário que estiver com a intenção de vender a sua empresa para seguir algumas providências no sentido de facilitar o processo de negociação e, por consequência, agilizar a transação de venda.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 14/10/2014 lAcessos: 12
    Victor Hugo Oliveira dos Anjos

    A tramitação dos Projetos de Lei ou só PL's parece bem simples, no que diz respeito à sua aprovação, ou seu veto. Um PL aprovado na Câmara dos Deputados, por exemplo, deve passar primeiramente nas comissões da casa para aprovação e, em seguida, deve ser enviado para a revisão dos Senadores, e vice-versa.

    Por: Victor Hugo Oliveira dos Anjosl Negócios> Gestãol 13/10/2014 lAcessos: 13

    Mas a questão aqui tratada não é sobre o que comprar ou não comprar para o natal...aqui queremos relembrar que o significado do natal é muito maior que presentes e se tivermos que presentear alguém, esse alguém é Jesus, entretanto podemos presentear Jesus e nossos irmãos ao mesmo tempo...podemos através de gestos ou atitudes alegrar corações, abrir sorrisos em rostos tristes, amparar os desamparados e devolver esperança aos que já não as tem.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 17/12/2008 lAcessos: 405

    Embora nas últimas décadas os problemas ambientais tenham ganhando importância e grande espaço nas discussões políticas, necessário esclarecer que as primeiras preocupações com a qualidade do ar datam de longe, já na era pré-cristã, sendo tal fato devido ao uso do carvão como combustível, uma vez que as cidades dessa época apresentavam problemas relacionados à baixa qualidade do ar. Face do agravamento da situação nas cidades da era pré-cristã, no final do séc. XIII foram baixados os primeiros atos de controle de emissão de fumaça.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 05/12/2008 lAcessos: 13,801

    É bom ressaltar, que tais atitudes não devem se ater à épocas natalinas...onde todo cidadão enche o peito para dizer: eu ajudei a creche tal...eu comprei fraudas pro asilo fulano de tal...nós da empresa X promovemos uma arrecadação de alimentos. Que fique bem claro: Ser socialmente responsável não é nenhum favor prestado pela empresa e sim o complemento de um ciclo, uma vez que a empresa extrai da sociedade e do meio ambiente, recursos para sua produção.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 21/11/2008 lAcessos: 243

    A escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem à formação de cidadãos com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenças.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 29/10/2008 lAcessos: 40,096 lComentário: 10

    Poucas são as pessoas que passam por nossas vidas e nos amam pelo que somos e não pelo que temos, e raras são as que nos acompanham nos piores momentos... por serem tão raras deveríamos dar mais valor as que estão ou estiveram ao nosso lado, pois um dia elas nos farão falta...

    Por: Degmar Augusta da Silval Relacionamentos> Relações Amorosasl 24/10/2008 lAcessos: 268

    Uma educação sem fronteiras e que trabalhe no sentido de mitigar as diferenças existentes, não é tarefa fácil, requer preparo por parte do professor, uma vez que para lidar com as adversidades é necessário compreender como elas se manifestam e em que contexto. Entretanto o professor que acolhe seus alunos, sendo um professor reflexivo que percebe e respeita as diferenças de cada um, constrói um ambiente de igualdade, sem fronteiras e propicia uma segurança que refletirá em um melhor e maior aprendizado.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 10,771

    A proposta de uma educação voltada para a diversidade coloca aos educadores o grande desafio de estarem atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais e ainda e buscarem o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 3,641

    A área educacional não se isola neste contexto e as diferenças transformadas em preconceito acarretam serios problemos ao educando. Há que se levar em consideração que o educando ao se sentir discriminado - seja por ser gordinho, negro, magro, pobre, enfim qualquer que seja a forma de discriminação – não obterá grandes resultados em sua formação educacional. O pre conceito é uma violencia praticada por ação ou omissão!

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 1,232

    Comments on this article

    1
    Reginaldo Rodrigues 11/01/2010
    Parabéns pelo texto!
    Infelizmente a ética que vale hoje é somente a dos próprios interesses... Abraço!
    PS: Se tiver um tempinho faça uma visita aos meus textos.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast