Fichas Técnicas De Pratos

Publicado em: 27/11/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 14,764 |

Fichas técnicas de pratos. Seu restaurante possui? sabe  qual a sua utilidade? seus benefícios para o controle geral da produção de um restaurante.

Pois bem, muito tem se falado sobre fichas técnicas e  sua importância, as fichas técnicas são formulários especificos que tem como objetivo principal a padronização da produção das receitas dos pratos que serão servidos nos restaurantes, para que sendo produzida a qualquer momento e seja por quem for o prato possuirá as mesmas características originais da produção inicial, isto significa que se voce for a uma restaurante e pedir um prato que voce comeu à duas semanas , sentirá as mesmas sensações organolepticas do prato solicitado.

Mas seria muito básico dizer que uma ficha técnicas de um determinado prato teria somente este nobre  objetivo, o da padronização do prato. tem muito mais para analisarmos nas fichas técnicas de produção, através da composição dos pratos é possível saber o que voce manterá no estoque secundário da cozinha de produção, os produtos e a quantidade das porções de cada alimento.
e tem mais ! é possivel saber quanto vai custar sua produção, o custo exato  do seu cardápio. não é ótimo? mas também é básico.

Vamos aprofundar mais um pouco no estudo das fichas técnicas de produção dos pratos, muitos gerentes e controles entendem que as fichas técnicas são formulários que não passam de simples controles de produção, mas a composição dos pratos estão alí e é possível desenvolver uma série de analises diante destas composições, principalmente quais às ervas e nutrientes que foram utilizados na composição dos pratos, além de conhecer e aprimorar nos processos de cocção existentes em cada uma delas.

Este tipo de análise refere-se a qualidade da composição e o encontro do ponto certo do sabor e da saborosidade, sempre atendendo os  desejos dos nossos clientes, nossa base de sobrevivência.
Nossos clientes sempre retornam em busca de um experiencia nova em uma viagem gastronômica inesquecível do sentido do gosto.
Da composição da receita mais simples até a mais elaborada o mais importante é a essencia do sabor os alimentos devem ficar marcados no gosto e na memória dos nossos comensais( clientes)
deste forma eles sempre retornam, mas não se esqueça da padronização, a experiencia é um retorno ao sabor sentido anteriormente, portanto não erre a ficha técnica.
Recentemente trabalhei num restaurante que servia um prato muito bom, era um risoto de banana com presunto parma, acompanhado de um filet mignon ao molho de shitake.
harmonização perfeita!!! mas infelizmente a  cada dia e dependendo do cozinheiro que produzira ele alterava seus sabores e até mesmo seu visual.
O primeiro prato foi inesquecível , passei algumas semanas pedindo o mesmo prato pelo menos duas vezes por semana, estava em busca daquele sabor, aquela sensação, mas nunca mais consegui ver o mesmo.
As fichas técnicas servem para isto, organizar a produção, padronizar e melhorar seus sabores
além de tudo isto, ainda podemos controlar estoques, custos e até mesmo formar o preço de venda.
Portanto não deixem sua cozinha sem fichas técnicas de produção, faça um teste peça o mesmo prato em dias diferentes e confira suas características organolépticas, se não apresentarem ás mesmas características ja está na hora de fazer suas fichas técnicas. garanta o retorno do seu cliente, faça ele voltar sempre em busca desta magnifíca e inexplicável viagem gastronomica.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 15 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/fichas-tecnicas-de-pratos-1514231.html

    Palavras-chave do artigo:

    ficha tecnicas

    ,

    ficha de alimentos

    ,

    controle de alimentos

    Comentar sobre o artigo

    Esta pesquisa objetivou verificar a influência da obesidade na deformidade cifótica em 11 crianças na fase escolar. Foram mensuradas variáveis antropométricas, goniometria lombar e teste de sentar e alcançar. Para análise utilizou-se o teste t de Student (p

    Por: DANIELA VIROTE KASSICK MULLERl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/07/2010 lAcessos: 750
    Marcia Piazza

    No Brasil, estima-se que de cada cinco refeições, uma é feita fora de casa. Esse número indica um grande potencial no aumento e desenvolvimento dos estabelecimentos que produzem alimentos para consumo imediato no país. Com o crescimento do mercado de alimentação cria-se a necessidade da especialização em busca de um diferencial competitivo. Portanto, se pode afirmar que a atuação do nutricionista em UAN não se resume em alimentar o cliente, mas garantir a qualidade e a segurança do alimento.

    Por: Marcia Piazzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 03/07/2009 lAcessos: 49,603 lComentário: 10

    Este estudo analisa as vantagens que o alojamento conjunto exerce sobre binômio mãe-filho e identifica a atuação do enfermeiro como contribuinte na promoção da saúde materno infantil no mesmo. O estudo evidenciou que o alojamento conjunto propicia o fortalecimento do vínculo entre binômio mãe-filho e promoção do aleitamento materno exclusivo. Identificou que o enfermeiro possui papel de destaque sendo responsável por acolher o binômio mãe-filho e desenvolver

    Por: Jackelinyl Saúde e Bem Estarl 10/01/2013 lAcessos: 132
    anderson luiz da silva

    o presente artigo tem como objetivo, traduzir ao gestor a melhor forma de gerenciar o setor de alimentaçao fora do lar

    Por: anderson luiz da silval Negócios> Gestãol 13/12/2011 lAcessos: 95

    O Sistema Franchising encontra-se em expansão no Brasil. Um dos motivos que colaboram para este crescimento é o fato do sistema de franquias se tratarem de um formato que envolve recursos de terceiros em favor da marca. Contudo o desempenho da franquia também é resultante das decisões do franqueado, assim, uma dependência de ambos os lados nesse tipo de negócio.

    Por: Carlal Negócios> Gestãol 11/08/2014
    Carla Cardoso Gomes

    O presente artigo é resultado de uma pesquisa para a obtenção do título de graduada do curso de Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR, realizada com alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor José Borges. O objetivo dessa pesquisa é explicitar a concepção de leitura realizada por alunos do 4º Ano do Ensino Fundamenta I e também do professor.

    Por: Carla Cardoso Gomesl Educação> Educação Infantill 05/08/2014 lAcessos: 32
    MÔNICA PALITOT

    O pré-natal é um processo de extrema importância e deve ser encarado como um procedimento sine qua non para todas as gestantes independente de idade, classe social, raça ou região, pois somente a partir deste acompanhamento será possível detectar problemas tanto na mãe quanto no bebê. Devido a importância deste assunto resolvemos realizar na IV Mega-Ação social organizada pela FACENE/FAMENE, a coleta de dados através de questionário padronizado para a averiguação de informações junto às mulheres

    Por: MÔNICA PALITOTl Saúde e Bem Estarl 03/09/2010 lAcessos: 1,413

    como reagimos aos conflitos que noa incomodam no dia a dia? Como deveríamos agir?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 18/09/2014

    ERP é uma ferramenta que dinamiza e agiliza os processos de uma empresa, tornando possível ganhar mais tempo, eliminar atividades redundantes e o desperdício de recursos materiais e operacionais, permitindo uma gestão mais eficiente.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 18/09/2014

    Foi a partir da década de 1990 que o cenário mercadológico observou o surgimento do conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos, que tem como objetivo integrar os agentes de produção, sendo possível melhorar a qualidade dos serviços. Aumentar a eficácia de sua linha de produção é o sonho de qualquer empreendedor. Afinal, quem não quer ver seus funcionários produzirem até 30% a mais? A terceirização de serviços permite que a sua equipe foque em o que realmente importa.

    Por: Jean Webbl Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Em plena retração de mercado e dificuldade das empresas em crescerem e expandirem os seus negócios, a redução de custos passa a ser uma preocupação e fator de extrema importância para a maioria das empresas. Reduzir custos nem sempre é tarefa fácil e demanda esforços por parte de todos os membros de uma organização. Nesse sentido, um sistema ERP pode ser uma ferramenta de grande apoio.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Quando uma empresa necessita adquirir um sistema ERP muitas são as dúvidas e dificuldades para definir a escolha, por isso, é necessário estar atento aos critérios necessários para garantir a melhor decisão.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Analisando os conflitos existentes nos ambientes organizacionais, podemos concluir que nosso sistema emocional é o grande responsável pelas nossas vitórias e fracassos. O medo nos paralisa.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Como conviver com os intermináveis e estressantes conflitos que aparecem nos ambientes profissionais? Como ser feliz convivendo ao lado deles?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Todas as vantagens de ter implementado numa empresa, independentemente que seja uma grande média ou pequena, um software de gestão. Como, com uma simples e completa ferramenta, se pode tirar o máximo partido das capacidades de uma empresa e dos que lá trabalham.

    Por: marial Negócios> Gestãol 16/09/2014 lAcessos: 11
    anderson luiz da silva

    o presente artigo tem como objetivo, traduzir ao gestor a melhor forma de gerenciar o setor de alimentaçao fora do lar

    Por: anderson luiz da silval Negócios> Gestãol 13/12/2011 lAcessos: 95
    anderson luiz da silva

    O presente artigo tem a finalidade de apresentar passo a passo de como montar um cardápio, apresenta técnicas e conceitos básicos para a gestão de cardápios e sua importancia no contexto para abertura de restaurantes.

    Por: anderson luiz da silval Negócios> Gestãol 10/12/2010 lAcessos: 10,159
    anderson luiz da silva

    o presente artigo tem como finaldade, contribuir para a elaboração de um fluxo de caixa eficiênte, apresentação dos príncipios básicos para elaboração de uma planilha de fluxo de caixa e sua eficácia nos processos gerenciais. O fluxo de caixa é ferramenta imprecíndivel do gerenciamento, responsável por apresentar, diagnosticar a saúde financeira das organizações, sem um planejamento de caixa, empresas correm sérios riscos de fecharem suas portas mesmo que haja viabilidade na produção e demanda.

    Por: anderson luiz da silval Negócios> Gerêncial 06/07/2010 lAcessos: 886
    anderson luiz da silva

    este artigo tem o objetivo de apresentar conceitos sobre estética e sua contribuição para a gastronomia. quais os benefícios com a implantação de uma nova visão em relação a composição dos pratos e sua estética , como podemos criar uma identidade gastronômica e ser único naquilo que fazemos. pretende também informar ao leitores como os restaurantes podem ser beneficiados com esta mudança de cultura em relação aos alimentos e sua apresentação estética.

    Por: anderson luiz da silval Negócios> Gestãol 24/06/2010 lAcessos: 713
    anderson luiz da silva

    Este artigo destaca a importância do serviço de entradas, nos momentos da refeição, a separação de preparações frias das quentes,bem como os fatores que beneficiam o comensal e as pessoas que preparam as refeições

    Por: anderson luiz da silval Culinárial 27/11/2009 lAcessos: 514
    anderson luiz da silva

    este artigo tem o objetivo de conceituar a culinária mediterranea, suas técnicas, ingredientes e cultura local, mostra a inovadora arte de cozinhar e ao mesmo tempo cuidar da saude, através de um boa alimentação

    Por: anderson luiz da silval Culinárial 26/11/2009 lAcessos: 1,148

    Comments on this article

    2
    GEYSEBEL ROBERTA DA SILVA PAIVA 18/02/2011
    Meu marido e cheff de cozinha e ele adorou as dicas que voceis dao aos iniciantes, ele e muito bom em gereciamento e apoia voceis em dar conhecimeto aos outros que nao tem nenhum....obrigado pela atençao.
    1
    Tibério 05/09/2010
    Muito bom Anderson. É sempre bom lembrar que ficha técnica não é receita tabulada e seu artigo chama bem a atenção para isso.
    Tibério Alfredo Silva
    Coordenação Curso Gastronomia CES
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast