Funcionamentos e benefícios da pesquisa de clima organizacional

Publicado em: 19/07/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 45 |

pesquisa de clima organizacionalpesquisa de clima organizacional é hoje uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas que perceberam o seu valor. Elas ajudam a melhorar o desempenho dos funcionários,e num primeiro momento, mostra a eles que a empresa se importa com o seu bem estar e está disposta a aplicar as mudanças necessárias.

  • Funcionamento e benefícios

O clima organizacional é aquilo que determina o quanto os funcionários de diferentes setores e escalões interagem entre si, e a qualidade dessas interações. Ela também ajuda a verificar o nível de motivação de cada colaborador, sabendo onde e em que aspectos a empresa deve focar a sua atenção. Esse clima organizacional é tão importante para os funcionários quanto os benefícios no final do mês, mesmo que a empresa não se dê conta disso muitas vezes. Afinal, os funcionários passam pelo menos um terço dos seus dias, cinco dias por semana pelo menos na empresa. Se eles não estiverem em um ambiente equilibrado e agradável, os demais aspectos das suas vidas serão afetados, e consequentemente o desempenho deles no trabalho em si. Esse clima interno da empresa afetará diretamente o relacionamento da marca com todos os investidores e clientes externos, sendo por isso um aspecto muito importante a se verificar.

pesquisa de clima organizacional nada mais é do que uma ferramenta utilizada para a coleta desses dados, tão importantes para o estabelecimento de parâmetros pelos gestores, que buscarão soluções para o que está ruim e continuarão com aquilo que for relatado como aspecto positivo. Essa pesquisa será uma avaliação importantíssima do grau geral de satisfação do funcionário com relação à empresa, e um testemunho da sua motivação nos últimos dias e meses. É uma poderosa ferramenta de diagnóstico que deve ser realizada de tempos e tempos, ciclicamente, para que as melhorias sejam alcançadas e todas as ações realizadas para a manutenção do clima organizacional saudável sejam avaliadas no seu desempenho. Ainda sim, a pesquisa de clima organizacional estabelece um importante canal de comunicação entre a empresa e seus funcionários, que iniciará uma relação muito melhor entre ambos e que aumentará significativamente a motivação de todos. 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/funcionamentos-e-beneficios-da-pesquisa-de-clima-organizacional-6687342.html

    Palavras-chave do artigo:

    pesquisa de clima organizacional

    Comentar sobre o artigo

    Entenda um pouco mais para que serve a pesquisa de clima organizacional e como ela funciona

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 07/05/2014 lAcessos: 28

    Saiba por que é importante realizar a pesquisa de clima organizacional para sua empresa e negócios melhores.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 11/02/2014 lAcessos: 47
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014 lAcessos: 30
    silvio broxado

    Após pesquisa de clima organizacional, todo time aguarda que os dados interpretados e transformados em relatórios gerenciais, planilhas e banco de informações para processos decisórios, sejam postos em uma escala de prioridades para ações e soluções efetivas. Todavia, em muitas organizações ocorrem uma espécie de "paralisia" pós-pesquisa, muitas vezes nada acontece frustrando todo corpo funcional e desmoralizando a ferramenta "pesquisa de clima organizacional"

    Por: silvio broxadol Negócios> Gestãol 07/05/2014 lAcessos: 40

    Muitas vezes nossa empresa está com algum problema e não sabemos o motivo exato, uma pesquisa de clima organizacional pode ser um bom caminho para achar os lados negativos e depois elaborar planos para conseguir melhores resultados.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 14/05/2013 lAcessos: 55

    Entenda como funciona uma pesquisa de clima organizacional, para que ela serve e quais suas vantagens.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 25/03/2014 lAcessos: 48
    Ricardo Mallet

    O conceito de clima organizacional tem despertado um interesse crescente nos administradores brasileiros desde a década de 70. Não por acaso ou modismo, mas por puro pragmatismo. O que a prática tem demonstrado é que há uma relação direta entre o clima do ambiente de trabalho, a produtividade, a capacidade de inovação e, conseqüentemente, a lucratividade.

    Por: Ricardo Malletl Negóciosl 24/06/2009 lAcessos: 5,140 lComentário: 2
    Fabiani Seibel Stock

    A Gestão do Clima Organizacional: a pesquisa de clima e a sua importância na manutenção do clima organizacional nas empresas!

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 07/06/2010 lAcessos: 2,854

    A Gestão do Clima Organizacional não é uma tarefa exclusiva do RH, mas sim da organização inteira. Poucas organizações entendem e aplicam isso em seu dia a dia. Gerenciar o Clima Organizacional é gerenciar pessoas! Esta é uma tarefa que muitos chefes procuram "delargar" para a área de RH. Os verdadeiros líderes não tentam se esquivar desta tarefa, e a fazem com naturalidade.

    Por: Sayuri Matsuol Negócios> Gestãol 30/07/2012 lAcessos: 161

    Sempre que precisamos resolver algo, a coisa mais comum é analisarmos nossas próprias expertises. Outra coisa que pensamos é no "custo do problema", seja por questões financeiras, práticas e até de tempo. Pode não parecer, mas, neste momento, já iniciamos o processo decisório que irá determinar a solução do problema. Não importa como, buscamos a solução

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Gestãol 03/03/2015
    Palestrante Cícero Ribeiro

    Diante de um cenário em que os maiores líderes do país estão derretendo ante o calor da corrupção, cabe ao empresário, levantar-se e tomar para si esta posição de líder, de modelo, de defensor de comportamentos honestos e honrosos.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Negócios> Gestãol 08/02/2015

    Mais que uma ilusão, é ingenuidade pensar que os governantes podem fazer com a economia o que bem entenderem sem pagar alto preço. É que as teorias econômicas, por não terem a precisão das ciências naturais, abrem espaço para os governantes tentarem inventar medidas esquisitas e disfuncionais, sobretudo nos países da América do Sul. Não raro, elas desorganizam o sistema e produzem atraso.

    Por: Central Pressl Negócios> Gestãol 04/02/2015 lAcessos: 11

    O artigo relata a importância dos sites imobiliários para os corretores e imobiliárias no meio dessas grandes alterações que o mercado imobiliário vem sofrendo

    Por: villevoxl Negócios> Gestãol 03/02/2015 lAcessos: 12
    Cleber Silva

    Esse processo de autoconhecimento pode ser demorado e demanda muita paciência por parte do empreendedor, ele leva a vida inteira, e temos sempre que estar de mentes abertas para novos conceitos, crenças e valores, portanto, estar ciente de quem somos nos trará a tranquilidade na hora de sabermos que queremos ser.

    Por: Cleber Silval Negócios> Gestãol 24/01/2015
    Nori Lucio Jr

    Para garantir que o cliente tenha uma experiência previsível com a Marca através da aquisição de seus produtos e serviços, o primeiro passo é mapear todos os "pontos de contato" com o cliente, que devem ser monitorados de forma sistêmica por indicadores que registram situações que exigem intervenções e correção imediatas.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015
    Nori Lucio Jr

    TUDO COMEÇA COM UMA PESQUISA BEM ELABORADA O entendimento psicográfico do público alvo precede o estudo demográfico. Na prática, primeiro você entende o comportamento de compra do cliente para depois encontrar onde está sua maior concentração.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015
    Nori Lucio Jr

    O processo de construção da Marca deve seguir uma trajetória planejada e portanto não tolera cortes de caminho. A fórmula é simples mas exige austeridade e cuidado com a coerência na manutenção do posicionamento e consistência na comunicação com os diversos públicos-alvo.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015

    Conhece os vinhos online? Uma nova maneira de comercializar vinhos que está se tornando moda, saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Culinárial 27/02/2015

    Gosta de vinhos? O que é melhor do que ser um bom entendedor e saber papear sobre o assunto? Leia o artigo e conheça os tipos de vinho!

    Por: Sayuri Matsuol Culinárial 27/02/2015

    A psoríase é um doença de pele que causa alguns incômodos aos seus portadores. Umas das maiores dúvidas é sobre a coceira. Acesse o link e descubra a resposta!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    A psoríase pode afetar o couro cabeludo? Por ser uma doença de pele, ela pode se espalhar por qualquer parte do corpo. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    Saiba como tratar a doença psoríase. Doença que se apresenta na pele e em diversas partes do corpo. Este artigo é direcionado para a psoríase dos pés, como tratar. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, presente em qualquer faixa etárias e diferentes partes do corpo. Descubra seus sintomas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, que pode se manisfestar em diferentes áreas do corpo humano, inclusive no cotovelo!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase. Que é transmitida inclusive por cunho genético e dispõe de vários tratamentos diferentes. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 21/02/2015
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast