Gerenciamento Por Processos

14/05/2009 • Por • 8,159 Acessos

Antes de entendermos o que é e como funciona o gerenciamento por processos, precisamos responder a seguinte questão: O que é um Processo?

Focando em definição de processos empresarias, podemos dizer que processo nada mais é do que uma atividade ou um conjunto de atividades, conduzido numa sequência lógica, com o objetivo de gerar uma relação de custo, valor, serviço ou qualidade para o cliente e/ou que afete algum aspecto da capacitação da empresa. Porém, alguns processos organizacionais não precisam ser realizados, necessariamente, numa sequência particular, nem mesmo precisam ser consistentes ou serem cuidadosamente definidos.

Agora sabemos que processos empresariais, na maioria das vezes, são atividades bem definidas que geram um resultado, seja ele tangível ou não. Diante disso, como funciona um Gerenciamento por Processos?

Para compreendermos o seu funcionamento, precisamos ter a definição de processos e dos tipos de processos, bem clara, pois isso será importante para determinarmos como eles deverão ser gerenciados para obtenção de resultados otimizados. A gestão por processos empresarias possue, pelo menos, três pontos em que difere da gestão tradicional por funções: acrescenta-se objetivos externos; os recursos agrupam-se para produzir uma atividade completa; e a informação não recebe filtro da hierarquia, seguindo diretamente para seu destino.

Por muitos anos, as empresas foram gerenciadas por conta de metas estabelecidas para cada uma das áreas funcionais, porém, hoje em dia, com a aplicação de uma gestão por processos, as metas são definidas para os processos essenciais, que constituem um nível fundamental de avaliação de desempenho da organização. A gestão por processos, se baseia, portanto, nos elementos básicos dos processos: tarefas executadas, reuniões realizadas, decisões tomadas, metas alcançadas e resultados produzidos pelos processos.

Com o pouco que falamos sobre gerenciamento por processos, parece que esse tipo de gerência é um dos grandes desafios da gestão eficaz de recursos humanos nas empresas nas próximas décadas. O tema é muito mais abrangente e para tanto aconselho um estudo aprofundado do assunto, através de profissionais capacitados, artigos e livros.

Para fecharmos o assunto, podemos salientar que a importância do emprego do conceito de processos aumenta à medida que as empresas se utilizam de conteúdo cada vez mais intelectual, oferencendo produtos mais ricos em valores intangíveis e essa importância é ainda maior em empresas com conteúdo puramente intelectual. Por fim, é possível visualizar que as técnicas e práticas de gestão empresarial deverão adequar-se às organizações que estão se estruturando por processos.

Perfil do Autor

Rodrigo Santos

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, SP). Pós-Graduado em Governança de Tecnologia da...