Gerenciamento Por Processos

Publicado em: 14/05/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 8,147 |

Antes de entendermos o que é e como funciona o gerenciamento por processos, precisamos responder a seguinte questão: O que é um Processo?

Focando em definição de processos empresarias, podemos dizer que processo nada mais é do que uma atividade ou um conjunto de atividades, conduzido numa sequência lógica, com o objetivo de gerar uma relação de custo, valor, serviço ou qualidade para o cliente e/ou que afete algum aspecto da capacitação da empresa. Porém, alguns processos organizacionais não precisam ser realizados, necessariamente, numa sequência particular, nem mesmo precisam ser consistentes ou serem cuidadosamente definidos.

Agora sabemos que processos empresariais, na maioria das vezes, são atividades bem definidas que geram um resultado, seja ele tangível ou não. Diante disso, como funciona um Gerenciamento por Processos?

Para compreendermos o seu funcionamento, precisamos ter a definição de processos e dos tipos de processos, bem clara, pois isso será importante para determinarmos como eles deverão ser gerenciados para obtenção de resultados otimizados. A gestão por processos empresarias possue, pelo menos, três pontos em que difere da gestão tradicional por funções: acrescenta-se objetivos externos; os recursos agrupam-se para produzir uma atividade completa; e a informação não recebe filtro da hierarquia, seguindo diretamente para seu destino.

Por muitos anos, as empresas foram gerenciadas por conta de metas estabelecidas para cada uma das áreas funcionais, porém, hoje em dia, com a aplicação de uma gestão por processos, as metas são definidas para os processos essenciais, que constituem um nível fundamental de avaliação de desempenho da organização. A gestão por processos, se baseia, portanto, nos elementos básicos dos processos: tarefas executadas, reuniões realizadas, decisões tomadas, metas alcançadas e resultados produzidos pelos processos.

Com o pouco que falamos sobre gerenciamento por processos, parece que esse tipo de gerência é um dos grandes desafios da gestão eficaz de recursos humanos nas empresas nas próximas décadas. O tema é muito mais abrangente e para tanto aconselho um estudo aprofundado do assunto, através de profissionais capacitados, artigos e livros.

Para fecharmos o assunto, podemos salientar que a importância do emprego do conceito de processos aumenta à medida que as empresas se utilizam de conteúdo cada vez mais intelectual, oferencendo produtos mais ricos em valores intangíveis e essa importância é ainda maior em empresas com conteúdo puramente intelectual. Por fim, é possível visualizar que as técnicas e práticas de gestão empresarial deverão adequar-se às organizações que estão se estruturando por processos.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/gerenciamento-por-processos-917717.html

    Palavras-chave do artigo:

    processos

    ,

    gestao

    ,

    gerenciamento

    Comentar sobre o artigo

    O mercado está repleto de opções para software de gestão. São tantas, que as vezes fica mais difícil decidir qual é o melhor software do que qual é a melhor empresa.

    Por: Gabriel Randfishl Negócios> Ger. de Projetosl 11/02/2010 lAcessos: 499

    Este artigo aborda a importância da gestão da qualidade na gestão de projetos. Apresenta as definições da qualidade adotadas pelo Guia PMBOK e a ISO 9000, assim como os processos da gestão da qualidade sugeridos pelo PMBOK (planejamento, garantia e controle da qualidade). Por fim, aborda-se a questão dos comitês de qualidade e sua importância no gerenciamento de projetos.

    Por: Ana Luiza Cunhal Educação> Ensino Superiorl 21/12/2012 lAcessos: 208
    Paulo Henrique Cunha, PMP

    O Grupo de Processos de Iniciação é composto por dois processos de gerenciamento de projetos: Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto e Identificar as Partes Interessadas. Mas antes disso é preciso pensar em uma série de fatores que influenciarão no sucesso do seu projeto, como a Estrutura Organizacional, Nível de Apoio e Comprometimento da Direção, Fatores do Ambiente Externos, Metodologia e Ferramentas Adequadas, Planejamento Estratégico e Comprometimento da Equipe do Projeto.

    Por: Paulo Henrique Cunha, PMPl Negócios> Ger. de Projetosl 26/08/2011 lAcessos: 533

    Este artigo pretende abordar uma das atuais ferramentas da gestão do varejo, dentro dos princípios adotados pelo ECR – Efficient Consumer Response. Criada por iniciativa de grandes empresas de varejo dos EUA, no início da década de 1990, vem ganhando aplicação crescente no mercado brasileiro, e trazendo sucesso à medida que vem sendo implementada. Trata-se de uma nova modalidade de relacionamento entre indústria e o varejo, com a finalidade de prestar melhores serviços ao consumidor.

    Por: Angela Lourençol Marketing e Publicidadel 19/10/2009 lAcessos: 3,175
    Darci Kops

    questionar o significado que os sistemas têm nos processos de gestão, e a importância decorrente da gestão dos sistemas organizacionais. Paralelamente, faz uma crítica aos processos de construção, e de definição, dos sistemas de gestão organizacional, especialmente, aqueles sistemas que excluem a participação dos usuários, e dos protagonistas, do próprio sistema. Sustenta a tese e o desafio da construção de sistemas organizacionais, e de gestão, saudáveis.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 13/07/2011 lAcessos: 502
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Empreendedores são pessoas que desejam participar ativamente da construção de um mundo novo, não apenas como expectadores, mas como atores das mudanças globais da atualidade. De modo geral a pesquisa busca conhecer as ações dos empreendedores nas organizações e dessa forma, saber como eles podem e devem contribuir para o crescimento e desenvolvimento. Especificamente buscou-se: diagnosticar o perfil "empreendedor"; identificar os desafios que a administração propõe ao gestor público.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 20/08/2013 lAcessos: 213

    Nesta que é considerada a era do conhecimento, a força da produção mundial deixa de focar a força de trabalho manual e passa a focar a força de trabalho intelectual, onde a valorização do conhecimento como fator de produção está em franca ascensão. Aliado a isto, a gestão do conhecimento vem ganhando uma importância cada vez mais relevante no mundo dos negócios com a afirmação da Internet e a globalização de dados, informações e conhecimentos, que circulam numa velocidade jamais vista.

    Por: Donil Negócios> Gestãol 08/08/2010 lAcessos: 2,020
    João Guilherme P. da Silva

    O Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas automotivas e de produtos industrializados, em 1986 Takeuchi e Nonaka juntando todo o conhecimento de Lean (Sistema Toyota de Produção ou Produção Enxuta) perceberam que todo o processo de gestão com o Scrum poderia ser utilizado para gerir com melhor eficiência equipes pequenas de 3 a 20 colaboradores, utilizado atualmente no processo de gerenciamento e planejamento de projetos em fabricas de software.

    Por: João Guilherme P. da Silval Tecnologia> Programaçãol 14/12/2010 lAcessos: 387
    Audenicio Pereira

    Resumidamente deixa explicito um novo conceito de gestão, determina o que é o Sistema de Gestão Integrado na visão da ISO.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 03/07/2011 lAcessos: 447

    A engenharia de software vem aprimorando técnicas em busca de produtividade e facilidade, no desenvolvimento e manutenção dos softwares. Nesse contexto, fatores como padronização e documentação, têm um papel muito importante, pois influenciam diretamente na prevenção e eliminação de defeitos de software. Este trabalho busca identificar na prática, quais são os artefatos mais utilizados nessas atividades para poder obter uma maior qualidade no processo de desenvolvimento e manutenção de software

    Por: Fábio Cristofalo da Silval Tecnologia> Programaçãol 08/02/2010 lAcessos: 5,903

    Qual o valor que estaria disponível para pagar por uma solução de gestão, adaptada às necessidades da sua empresa, à sua forma de trabalhar e ao seu sector de actividade?

    Por: Inforestilol Negócios> Gestãol 10/04/2015
    Consultório do Varejo

    Para produzir vitrines criativas, é preciso conhecimento, liberdade, transpiração e ousadia. Mas como conjugar todas essas características ao mesmo tempo? "Ser alegre é a melhor coisa que existe… Mas para fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza…" Vinícius de Moraes.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    A Arquitetura de Varejo precisa estar atenta aos tetos nos projetos de lojas. O que antes era estrutural, hoje é um potencial formador de opinião.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    O Planograma é com frequência uma aborrecida porém necessária mistura de trabalho inventado pelos gnomos do marketing, que emergem de suas cavernas com dados, algoritmos sagrados obtidos por pesquisas de mercado na frente das prateleiras.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    O ritmo das mudanças sem precedentes no setor de varejo está produzindo uma crescente divisão entre aqueles que atuam e os que esperaram para ver. Varejistas inovadores respondem aos comportamentos de consumo dos consumidores mais exigentes, o que irá atrair um maior número de novos clientes, enquanto os retalhistas que procrastinam vão involuntariamente se tornar a fonte da perda de clientes e incorrer em uma deterioração de negócios inevitável.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Paulo Bandeira de Mello

    O Lean Six Sigma é amplamente utilizado como ferramenta de alavancagem da produtividade nas empresas ao redor do planeta. Ainda há, entretanto no Brasil, bolsões de resistências, principalmente em empresas de capital nacional e de porte médio. Trato, aqui, do que entendo ser uma necessidade de certa dose de"tropicalização" do método se quisermos vê-lo universalizado na cultura organizacional brasileira. Já se vê alguns artigos acadêmicos sobre esse tema e isso fortalece essa tese.

    Por: Paulo Bandeira de Mellol Negócios> Gestãol 07/04/2015
    Walter Gassenferth

    Este início de milênio trouxe uma sensível aceleração ao ritmo das mudanças para uma geração que tende a viver até os 100 anos. Por quantas inovações e por quantas mudanças de paradigma passarão estas pessoas das chamadas gerações Y e Z, durante suas vidas?

    Por: Walter Gassenferthl Negócios> Gestãol 06/04/2015 lAcessos: 102

    Poucos profissionais que ocupam cargos de liderança se preocupam com a avaliação de desempenho de seus liderados. Em muitos casos a avaliação é vista como sinonimo de bronca! Na verdade, ela é a mais eficaz ferramenta de motivação e desempenho profissional.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 30/03/2015
    Rodrigo Santos

    Artigo sobre a evolução do software usando a metodologia adotada pelo Genexus, o desenvolvimento incremental acelerado (RAD).

    Por: Rodrigo Santosl Tecnologia> Programaçãol 19/04/2010 lAcessos: 680
    Rodrigo Santos

    Neste artigo iremos falar um pouco sobre a Ferramenta CASE Genexus, ressaltando seus pontos fortes no que diz respeito ao desenvolvimento de aplicações. E, ainda, comentaremos os pontos fracos em relação a sua aquisição.

    Por: Rodrigo Santosl Tecnologia> Programaçãol 18/05/2009 lAcessos: 13,332 lComentário: 1
    Rodrigo Santos

    O Artigo fala um pouco sobre a utilização de Ferramentas CASE, citando algumas vantagens e possíveis pontos que impessam algumas empresas de optarem por esse tipo de ferramenta de desenvolvimento.

    Por: Rodrigo Santosl Tecnologia> Programaçãol 15/05/2009 lAcessos: 6,224 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast