Gestão - As 5 tarefas do Gestor

Publicado em: 19/06/2011 | Acessos: 1,183 |

 

1. Definir Metas / Objetivos

Metas. Há bibliotecas inteiras sobre este assunto, mas no dia a dia enfrentamos enormes dificuldades para explicar o que é uma meta, grandes esforços dados para traduzir estas metas para os nossos pares e colaboradores e a eterna briga para cumprir o que definimos como meta.

Exemplos de metas podem ser a meta de faturamento (venda ), a realização sucedida de um determinado projeto, a contratação de um funcionário, a realização de um curso universitário, a redução de custos e outros mais.

Tem metas boas e metas ruins.

Um exemplo:  queremos aumentar o faturamento !´È uma meta ? Sim, é. Porém uma meta com pouca carne nos ossos - portanto uma meta ruim.

A base é que na definição de uma meta devemos seguir um procedimento padrão: A regra S.M.A.R.T.

S.M.A.R.T. ( sigla Inglês ) para

Specific => Específico

A meta deve estar claramente definida, para que não haver dúvidas de nenhuma parte envolvida. No nosso exemplo do aumento de faturamento falta esta parte:

Onde ? Em qual região ?

Com qual produto/serviço ?

Em qual nicho, quais clientes ?

Em quanto ? x% ? y $$ ?

Se a meta não está clara, como que vamos saber se ela for cumprida ?

Measurable => Mensurável

Para poder controlar alguma meta, precisamos um indicador. Um norte, que nós orienta, que nós dê um feedback se estamos indo bem ou não.

Mensurações podem ter aspectos de quantidade ( por exemplo $, %...) ou aspectos de qualidade. Os últimos tendem ser mais subjetivos - o que é ruim para um perfeito alinhamento de todos os envolvidos. Nesta questão nós ajuda uma outra ferramenta ( cuja não será objetivo de uma exploração e explicação neste artigo ) - a comparação em pares.

Qualidade de vida, beleza, segurança por exemplo são aspectos qualitativos. Cada pessoa tem um outro entendimento. Para obter um alinhamento comun, devemos desdobrar estes aspectos em elementos. Um outro artigo vai explorar esta ferramenta mais em detalhe.  

Actionable  => "factível"

Fonte de falha: As vezes, devido uma certa pressão ou ansiedade, não estamos prestando a devida atenção neste requisito.

A tarefa é factível, dar para fazer ? Queremos aumentar o faturamento na Lua - temos os recursos para isto acontecer ?

Voltando ao exemplo do faturamento: Tem mercado para este produto ? O produto tem futuro ? Somos competitivos ?....

Nesta parte precisamos analisar bem aqueles recursos disponíveis e aqueles necessários.

Realistic  => realistico

Pode ser facilmente confundido com o requisito "factível". Mas no exemplo do aumento do faturamento: vamos aumentar em 5,10, 25 ou 80 % Vamos querer fazer tudo de uma vez só ou fatiar o boi em padaços ??

Timebound  => vinculado ao um prazo

Sem prazos estamos deixando o cumprimento muito "solto" e os esforços talvez não evoluam e ocorrem na devida velocidade.

Até quando exatamente queremos que esta meta esteja cumprida ? Ano,Mês,semana,dia - e as vezes: até que horas ??

  

2. Controlar Metas / Objetivos

A melhor meta não si cumpre sozinha - precisa ter um instrumento de contrôle para acompanhar a evolução e se for necessário, tomar providências para que o trem voltará aos trechos.

sem sistema de indicadores não teremos um contrôle - a arte é não exagerar na intensidade, ou seja: ninguem gosta de ser controlado de 10 em 10 minutos. Porém a necessidade de aplicar contrôles deve ser aceita por todos os envolvidos. Cabe ao Gestor manter um bom senso - também como na maneira de como fazer o feedback.

3. Desenvolver Pessoas

Pessoas - benção ou maldição ? Se a pessoa falhar quase que sempre é a culpa do Gestor. Ele que não selecionou os membros da equipe, colocando cada um conforme as suas habilidades e comportamentos no devido lugar.

Muitos gestores focam demais nos pontos fracos, querendo eliminar estas deficiências e transformar o funcionário em um superhomem.

Eu particularmente creio que deveriamos focar muito mais nos pontos fortes de cada um.

O Ayrton Senna por exemplo também jogava tênis e futebol. Mas jamais teria chegado ao topo da fôrmula 1 focando nos seus pontos fracos ( ou menos desenvolvidos ).

Ou seja: ou gestor deve conhecer o funcionário dele em relação ao talento, habilidade, ambição etc. e FORMAR e DESENVOLVER o mesmo.Criar um CHAMPION - mas cuidado para não ter só estrelas ao bordo.....

4. Organizar o trabalho das Pessoas

Como gestor, sempre devemos estar lembrado que a "mão de obra" é um recurso que tem valor. Valor econômico e também um valor ético. Não podemos desperdiciar coloeste recurso.

Valor ético:será que existe gestores que si suprendem com funcionários desmotivados ? Se colocar um funcionário com uma determinada qualificação em tarefas muito acima ou muito abaixo da qualificação dele e por cima sem acompanhamento e feedback - desmotivação e falha no projeto é programado !

Vale para o Gestor a pergunta de contrôle: O resultado/desempenho obtido valeu o salário que pago ?

5. Organizar o trabalho próprio

O gestor deve si lembrar sempre: ele também responde no fim do dia para alguem: o diretor, presidente, acionista, a sociedade, um pais etc.

Vale a mesma pergunta do item 4: Eu mereci o meu salário hoje ?? Ou fiz coisas que um outro poderia/deveria ter feito e com isto deixei de fazer o meu dever ?

 

Vale lembrar que este artigo não é um manual ou uma receita detalhada. É um artigo resumindo as 5 tarefas do Gestor. Devemos refletir, nós aprimorar através de colocar em prática e buscar melhorias sempre. Assim seremos  Gestores cada dia melhores !

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/gestao-as-5-tarefas-do-gestor-4924582.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestao

    ,

    gerenciamento

    ,

    desenvolvimento de pessoas

    Comentar sobre o artigo

    A questão feedback carrega consigo uma série de equívocos e mal entendidos. Um dos principais conceitos que prejudicam a forma de aplicar feedback é considerar que: Feedback positivo e elogio são a mesma coisa, ou que o Feedback negativo é bronca. Gostaria então de exercitar a aplicação do feedback em relação a motivação da equipe e considerando os conceitos da liderança situacional.

    Por: Eduardo Varelal Negócios> Gestãol 11/07/2014

    O Concurso Público, origem, os direitos dos candidatos, as contratações irregulares, o prazo de validade.

    Por: Alexandre Latoelisl Negócios> Gestãol 04/07/2014

    O jornalista e executivo de comunicação Ike Weber viajou, em 2013, sozinho por dez meses em uma expedição pelas Américas. Neste texto, o profissional traça um paralelo entre a viagem e uma empresa em diversos aspectos.

    Por: Central Pressl Negócios> Gestãol 01/07/2014

    Por que presentear meus clientes com brindes promocionais? Como acertar no produto? Saiba mais!

    Por: Stellas Brindesl Negócios> Gestãol 30/06/2014
    Alexandre Aschenbach

    Vivemos a "Era da Informação", informação esta que se apresenta disponível pelos mais diversos meios. Encontrar a informação não é, portanto, a dificuldade maior. Se acessar a informação não é problema, organizá-la e entendê-la já é outra história. Mas parto do princípio que a informação está disponível e que podemos organizá-la e entendê-la, de forma a obter sucesso com ela.

    Por: Alexandre Aschenbachl Negócios> Gestãol 29/06/2014
    Taiane

    Confira as dicas que preparamos para a gestão de pessoas Todo gestor está ciente de que para obter o sucesso de uma empresa é necessário saber gerenciar pessoas. Sejam colaboradores, clientes ou fornecedores, toda empresa depende de pessoas que desempenham um determinado papel. Nessa semana, separamos algumas dicas de gestão de pessoas para sua empresa.

    Por: Taianel Negócios> Gestãol 25/06/2014 lAcessos: 13
    Leonardo Alves Santiago

    A auditoria como um dos ramos da contabilidade, visa garantir a fidedignidade, credibilidade e confiança das demonstrações contábeis. Uma das funções da auditoria é proteger o mercado, pois sem a sua presença o mesmo estaria exposto ao erro humano e a sua ganância o que poderia inviabilizar como exemplo o investimento em ações, visto que essas falhas influenciam em sua cotação. Neste sentido este estudo demonstra como falhas na auditoria podem afetar significativamente o mercado.

    Por: Leonardo Alves Santiagol Negócios> Gestãol 24/06/2014 lAcessos: 21
    Taiane

    A gestão de uma empresa de serviços em geral requer o controle de horas trabalhadas pelos colaboradores dentro de cada projeto. Mas em meio a tantas reuniões, planilhas e atividades intercaladas, fica difícil identificar a qualidade do aproveitamento do colaborador e cumprir com a proposta de alocação.

    Por: Taianel Negócios> Gestãol 24/06/2014
    Dr.Markus Hofrichter

    Hoshin kanri - é um método desenvolvido para capturar e cimentar objetivos estratégicos, bem como flashes de sobre o futuro e desenvolver os meios para pô-los em realidade.

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Negócios> Gestãol 24/12/2011 lAcessos: 207
    Dr.Markus Hofrichter

    A teoria das restrições e manufatura enxuta são duas das crenças de negócios mais famosos que fizeram um impacto para a indústria do negócio por anos. Embora ambos populares na área de negócios, a teoria das restrições e manufatura enxuta são semelhantes em alguns aspectos como eles estão em conflito completo em outros pontos de vista. Listados abaixo são alguns dos pontos fortes da teoria das restrições e de manufatura enxuta:

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Negócios> Gestãol 20/12/2011 lAcessos: 169
    Dr.Markus Hofrichter

    Critérios SMART SMART / MAIS INTELIGENTE é um mnemônico usado para definir objetivos, por exemplo, para gerenciamento de projetos, gestão de desempenho de funcionários e desenvolvimento pessoal. Os primeiros usos conhecidos do termo ocorrer na edição de novembro de 1981 da Revista Gestão por George T. Doran.

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Negócios> Gestãol 19/12/2011 lAcessos: 1,367
    Dr.Markus Hofrichter

    Em e-learning (aprendizado eletrônico Inglês = "aprendizagem electrónica suportada", literalmente "aprendizado eletrônico"), também conhecido como e-learning (E-Educação) serviços conhecidos como - entendido como incluindo todas as formas de aprendizagem - uma definição onde a mídia eletrônica/digital para a apresentação e distribuição de materiais de aprendizagem e / ou para apoiar o uso da comunicação interpessoal. Para e-learning pode ser encontrado como termos sinônimos incluem: aprendizado

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Educação> Educação Onlinel 23/10/2011 lAcessos: 235
    Dr.Markus Hofrichter

    Six Sigma (6σ) é uma meta de qualidade estatística e também um método de gestão da qualidade. Seu elemento central é a descrição, medição, análise, melhoria e monitoramento dos processos de negócio utilizando métodos estatísticos. As metas são baseadas em parâmetros de importância econômica financeira da empresa e as necessidades do cliente. Tem interesse em uma formação seis sigma por distância ? entre em contato via dr.markus.hofrichter@gmail.com

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Negóciosl 07/08/2011 lAcessos: 341
    Dr.Markus Hofrichter

    Lean manufacturing, lean enterprise ", ou produção enxuta, muitas vezes," Lean, "é uma prática de produção que considera as despesas dos recursos para qualquer outro objetivo que não a criação de valor para o cliente final a ser desperdício e, portanto, um alvo para a eliminação. Trabalhando a partir da perspectiva do cliente que consome um produto ou serviço, "valor" é definida como qualquer ação ou processo que o cliente estaria disposto a pagar.

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Negócios> Gestãol 06/06/2011 lAcessos: 865
    Dr.Markus Hofrichter

    Se você pretende ser um vencedor no mundo dos negócios, preste atenção neste ponto. Ele é uma espécie de pré-requisito para todos os demais. É tão importante que você deve fazer dele uma questão de honra.

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Negócios> Pequenas Empresasl 21/12/2010 lAcessos: 1,791
    Dr.Markus Hofrichter

    o seu CV é um energético ou um barbitúrico ? EXECUTIVO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS / PACKAGING[C2] PROCUREMENT 40 anos de idade e 24 de carreira desenvolvida em empresas como: ABC, CDE, FGH, IJK[C3] Resumo das Competências[C4]

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Carreira> Entrevistasl 21/12/2010 lAcessos: 187
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast