Gestor de recursos humanos: importante para sua empresa

Publicado em: 18/07/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 215 |

Atualmente as organizações de forma geral, estão em busca de novos conceitos, estratégias, técnicas e métodos, no que tange ao seu objetivo: que é captar novos colaboradores diferenciados e garantir a permanência destes talentos nas empresas. A contratação ideal de profissionais capacitados, para ocupar posições estratégicas, no que diz respeito aos negócios da organização, é essencial. E neste campo de atuação primordial está o Gestor de Recursos Humanos.

O Gestor de Recursos Humanos, já está consolidado nas organizações dos mais variados segmentos. E a cada dia, ele conquista cada vez mais seu espaço no mundo corporativo. Este profissional além de conhecer a história e o mercado onde atua sua organização, ele tem que ter excelente percepção e capacidade de observação, para reconhecer no mercado, os candidatos que correspondem às necessidades e as expectativas pertinentes e inerentes para cada cargo ou função na empresa.

Além das qualificações, qualidades e habilidades, o Gestor de RH, tem que ter competências: Técnicas, Humanas e Conceituais, elas são ferramentas importantes, que agregadas a gestão de pessoas, comunicação, dinâmico, proativo, saber trabalhar em equipe, ter senso de oportunidade, criatividade e conhecimento organizacional, para inovar sempre os métodos de trabalho, na busca contínua da excelência. Este profissional em questão terá que utilizar em seu dia-a-dia a ferramenta CHAVE: Conhecimento; Habilidade; Atitude; Valores e Ética.

Outro fator relevante é saber como a empresa funciona, qual a cultura da organização, conhecer a política da empresa.

A área de Recursos Humanos, esta em plena ascensão, dados estatísticos mostram a importância do profissional da área. Fonte da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo).

O gestor de RH, com ações em conjunto com outros departamentos, implanta e implementa inovações conceituais, tecnológicas e gerenciais no ambiente de trabalho, em busca da Qualidade de Vida no Trabalho. Esta constante busca na facilitação, satisfação e no bem estar do trabalhador, sempre foi um tabu nas organizações. A competição do ser humano, não está inserida só no ambiente de trabalho, mas em toda a sociedade em uma visão geral.

O Gestor de RH consegue avaliar o ambiente interno e externo da organização, este mérito é atribuído a toda equipe de RH, que esta sempre motivando as lideranças, na aplicação das melhores metodologias empresariais. Não existe uma receita pronta para formar ou construir uma ótima equipe. Porém, existem vários fatores que influenciam as mudanças no Plano de Continuidade de Negócios das empresas, no quesito capital, rentabilidade e trabalho humano. É uma questão de ter sinergia com a alta direção empresarial. Ter a melhor equipe é um fator favorável e primordial no mundo corporativo.

E quando se trata da qualidade dos profissionais a competitividade no mercado é grande, na prestação de serviços e produtos. As grandes empresas já inseriram em seu contexto ou no escopo estrutural da organização, o custo com o capital humano, que esta cada vez mais, sendo valorizado pelas empresas.

Segundo Chiavenatto (2009, p.352), "A Qualidade de Vida no Trabalho representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através de sua atividade na organização".

Na era do conhecimento, o Gestor de RH, tem que buscar todos estes conceitos e técnicas, atualizando-se constantemente, através de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e de extensão, para se manter competitivo na área de atuação.

Importante:

Quando surge algum problema de saúde, procuramos um Médico;

Quando precisamos que avalie nossos direitos, procuramos um Advogado;

Quando necessitamos de uma avaliação de segurança, para nós, nossa família e nossos bens, devemos sempre consultar um Consultor / Gestor de Segurança;

Quando sua empresa necessita de uma avaliação profissional organizacional, consulte sempre um GESTOR DE RECURSOS HUMANOS.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/gestor-de-recursos-humanos-importante-para-sua-empresa-6063843.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestao de pessoas

    ,

    recursos

    ,

    administracao

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos humanos, bem como algumas características que um gestor empresarial precisa ter para desenvolver seu trabalho com êxito.

    Por: Karina Fernandes de Mirandal Carreira> Recursos Humanosl 27/06/2009 lAcessos: 71,657 lComentário: 8

    Conceito de Gestão de Pessoas A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada.

    Por: Nivaldo José de Barros Juniorl Negócios> Gestãol 07/12/2010 lAcessos: 5,555

    Este artigo pretende apresentar as principais diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, aborda as principais tendências de Gestão de Pessoas com ênfase nos estudos e nas experiências desenvolvidas no âmbito da gestão

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 23/03/2010 lAcessos: 6,694

    Resumo: A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás,o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.

    Por: LUCICLEIDE MARIA DA SILVAl Negócios> Gestãol 21/12/2010 lAcessos: 1,304

    O dicionário aurélio define planejamento como "trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados" e define estrategia como "antes de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos". Uma análise global do planejamento estratégico envolve toda a organização. Através dele, pode-se antecipar as necessidades e relacionar o emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de traçar os caminhos adequados para a

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Gestãol 15/10/2009 lAcessos: 5,351 lComentário: 1

    O presente a artigo apresenta quais foram às mudanças ocorridas nos últimos anos na área de Gestão de pessoas, a transformação de Recursos Humanos para Gestão de pessoas. Muita coisa mudou, porém o foco central que é administrar pessoas continuou sendo um eterno desafio. Dessa forma os principais temas a serem explorados são, a mudança no perfil do gestor de pessoas, o poder e a importância do feedback tanto para o colaborador quanto ao gestor.

    Por: Jéssical Negóciosl 25/03/2013 lAcessos: 219

    A gestão de pessoas constitui-se, numa poderosa ferramenta no ambiente organizacional e de grande importância estratégica, em busca da qualidade e da produtividade. Este artigo pretende reflectir sobre o desafio da arte ou da ciência de saber gerir o capital humano. Através de uma pesquisa bibliográfica foram recolhidas contribuições de diversos autores, sobre a gestão de pessoas com o intuito de proporcionar uma melhor elucidação do papel basilar dos recursos humanos nas organizações.

    Por: Paula Costal Negóciosl 10/10/2010 lAcessos: 1,998
    Patricia Gomes

    O estudo aborda a gestão de pessoas como instrumento de diferencial competitivo para as organizações.

    Por: Patricia Gomesl Negócios> Gestãol 10/04/2011 lAcessos: 5,049
    Valdelício Menezes

    O presente artigo, mostra as dificuldades e os prazeres na "arte" de gerir pessoas e fazer com que as mesmas passem pelos processos de mudanças e adaptações com louvor, trazendo assim condições favoráveis para a organização e para cada indíviduo que nela atua.

    Por: Valdelício Menezesl Negóciosl 08/10/2009 lAcessos: 1,372
    LzRicco Comunicacao

    O esforço da área de administração de recursos humanos se traduz no "clima" da organização, no seu estado emocional, sua força e vitalidade. É através desta área que se criam as políticas sociais e o planejamento produtivo. Atualmente, é mais comum ouvirmos falar em gestão de pessoas, ao invés de administração de recursos humanos. O colaborar passou a ser o foco nas estratégias organizacionais. As organizações estão atentas ao fator principal de crescimento: pessoas.

    Por: LzRicco Comunicacaol Negócios> Gestãol 17/02/2012 lAcessos: 166

    como reagimos aos conflitos que noa incomodam no dia a dia? Como deveríamos agir?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 18/09/2014

    ERP é uma ferramenta que dinamiza e agiliza os processos de uma empresa, tornando possível ganhar mais tempo, eliminar atividades redundantes e o desperdício de recursos materiais e operacionais, permitindo uma gestão mais eficiente.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 18/09/2014

    Foi a partir da década de 1990 que o cenário mercadológico observou o surgimento do conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos, que tem como objetivo integrar os agentes de produção, sendo possível melhorar a qualidade dos serviços. Aumentar a eficácia de sua linha de produção é o sonho de qualquer empreendedor. Afinal, quem não quer ver seus funcionários produzirem até 30% a mais? A terceirização de serviços permite que a sua equipe foque em o que realmente importa.

    Por: Jean Webbl Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Em plena retração de mercado e dificuldade das empresas em crescerem e expandirem os seus negócios, a redução de custos passa a ser uma preocupação e fator de extrema importância para a maioria das empresas. Reduzir custos nem sempre é tarefa fácil e demanda esforços por parte de todos os membros de uma organização. Nesse sentido, um sistema ERP pode ser uma ferramenta de grande apoio.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Quando uma empresa necessita adquirir um sistema ERP muitas são as dúvidas e dificuldades para definir a escolha, por isso, é necessário estar atento aos critérios necessários para garantir a melhor decisão.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Analisando os conflitos existentes nos ambientes organizacionais, podemos concluir que nosso sistema emocional é o grande responsável pelas nossas vitórias e fracassos. O medo nos paralisa.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Como conviver com os intermináveis e estressantes conflitos que aparecem nos ambientes profissionais? Como ser feliz convivendo ao lado deles?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Todas as vantagens de ter implementado numa empresa, independentemente que seja uma grande média ou pequena, um software de gestão. Como, com uma simples e completa ferramenta, se pode tirar o máximo partido das capacidades de uma empresa e dos que lá trabalham.

    Por: marial Negócios> Gestãol 16/09/2014 lAcessos: 11
    NIVALDO NUNES

    Agora vamos avaliar a parte operacional: veremos a seguir o que acontece quando o sensor detecta a presença de um intruso na sua empresa ou residência. Este sensor é disparado na unidade de atendimento da empresa de monitoramento.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Atendimento ao Clientel 03/08/2011 lAcessos: 71
    NIVALDO NUNES

    Este profissional terá que buscar qualificação e aperfeiçoamento constantemente através do processo de ensino-aprendizagem.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 29/06/2011 lAcessos: 104
    NIVALDO NUNES

    A enfermagem é uma das raras profissões que mesclam o científico com o humano, além de orientar e tratar o paciente atua diretamente na prevenção de doenças e na produção de pesquisas.

    Por: NIVALDO NUNESl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/05/2011 lAcessos: 219
    NIVALDO NUNES

    Mas hoje o RH tem o papel importante no que diz respeito a planejar, promover, coordenar as atividades relacionadas à seleção e contratação, e no que diz respeito à avaliação funcional e comportamental dos colaboradores. O setor tem a responsabilidade na formação continuada dos profissionais, com o objetivo do crescimento da instituição.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 24/03/2011 lAcessos: 384
    NIVALDO NUNES

    Os desafios corporativos estão a cada dia maiores, e os concorrentes estão cada vez mais desempenhando seu papel em busca de novas tendências. E para se adequar a esta realidade o gestor administrativo, que não tem conhecimento em gestão de segurança, tem também este desafio pela frente, e a consultoria é uma boa alternativa.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 24/03/2011 lAcessos: 318
    NIVALDO NUNES

    Tudo que diz respeito à área de segurança do trabalho, o técnico poderá atuar diretamente como consultor.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 21/02/2011 lAcessos: 2,722
    NIVALDO NUNES

    É uma atividade controlada por Leis, Portarias, e por Normas Regulamentadoras, que estão em constante reformulação, em busca de melhores condições para o trabalhador em seu ambiente de trabalho.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Administraçãol 12/02/2011 lAcessos: 1,069 lComentário: 1
    NIVALDO NUNES

    FIDELIZAR CLIENTES Fidelizar os clientes é uma estratégia obrigatória para as empresas em qualquer área nesta era de globalização. Você tem certeza que seus concorrentes estão sempre pensando em fazer algo diferente para conquistar novos clientes e permanecer com os atuais? Não seria ótimo ter clientes leias e que permanecesse fiel a sua empresa mesmo em tempos difíceis? Em qualquer segmento de atividade precisa de: PESSOAS - PROCESSOS - TECNOLOGIAS

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Atendimento ao Clientel 02/12/2010 lAcessos: 437
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast