Gestor de recursos humanos: importante para sua empresa

18/07/2012 • Por • 241 Acessos

Atualmente as organizações de forma geral, estão em busca de novos conceitos, estratégias, técnicas e métodos, no que tange ao seu objetivo: que é captar novos colaboradores diferenciados e garantir a permanência destes talentos nas empresas. A contratação ideal de profissionais capacitados, para ocupar posições estratégicas, no que diz respeito aos negócios da organização, é essencial. E neste campo de atuação primordial está o Gestor de Recursos Humanos.

O Gestor de Recursos Humanos, já está consolidado nas organizações dos mais variados segmentos. E a cada dia, ele conquista cada vez mais seu espaço no mundo corporativo. Este profissional além de conhecer a história e o mercado onde atua sua organização, ele tem que ter excelente percepção e capacidade de observação, para reconhecer no mercado, os candidatos que correspondem às necessidades e as expectativas pertinentes e inerentes para cada cargo ou função na empresa.

Além das qualificações, qualidades e habilidades, o Gestor de RH, tem que ter competências: Técnicas, Humanas e Conceituais, elas são ferramentas importantes, que agregadas a gestão de pessoas, comunicação, dinâmico, proativo, saber trabalhar em equipe, ter senso de oportunidade, criatividade e conhecimento organizacional, para inovar sempre os métodos de trabalho, na busca contínua da excelência. Este profissional em questão terá que utilizar em seu dia-a-dia a ferramenta CHAVE: Conhecimento; Habilidade; Atitude; Valores e Ética.

Outro fator relevante é saber como a empresa funciona, qual a cultura da organização, conhecer a política da empresa.

A área de Recursos Humanos, esta em plena ascensão, dados estatísticos mostram a importância do profissional da área. Fonte da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo).

O gestor de RH, com ações em conjunto com outros departamentos, implanta e implementa inovações conceituais, tecnológicas e gerenciais no ambiente de trabalho, em busca da Qualidade de Vida no Trabalho. Esta constante busca na facilitação, satisfação e no bem estar do trabalhador, sempre foi um tabu nas organizações. A competição do ser humano, não está inserida só no ambiente de trabalho, mas em toda a sociedade em uma visão geral.

O Gestor de RH consegue avaliar o ambiente interno e externo da organização, este mérito é atribuído a toda equipe de RH, que esta sempre motivando as lideranças, na aplicação das melhores metodologias empresariais. Não existe uma receita pronta para formar ou construir uma ótima equipe. Porém, existem vários fatores que influenciam as mudanças no Plano de Continuidade de Negócios das empresas, no quesito capital, rentabilidade e trabalho humano. É uma questão de ter sinergia com a alta direção empresarial. Ter a melhor equipe é um fator favorável e primordial no mundo corporativo.

E quando se trata da qualidade dos profissionais a competitividade no mercado é grande, na prestação de serviços e produtos. As grandes empresas já inseriram em seu contexto ou no escopo estrutural da organização, o custo com o capital humano, que esta cada vez mais, sendo valorizado pelas empresas.

Segundo Chiavenatto (2009, p.352), "A Qualidade de Vida no Trabalho representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através de sua atividade na organização".

Na era do conhecimento, o Gestor de RH, tem que buscar todos estes conceitos e técnicas, atualizando-se constantemente, através de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e de extensão, para se manter competitivo na área de atuação.

Importante:

Quando surge algum problema de saúde, procuramos um Médico;

Quando precisamos que avalie nossos direitos, procuramos um Advogado;

Quando necessitamos de uma avaliação de segurança, para nós, nossa família e nossos bens, devemos sempre consultar um Consultor / Gestor de Segurança;

Quando sua empresa necessita de uma avaliação profissional organizacional, consulte sempre um GESTOR DE RECURSOS HUMANOS.

Perfil do Autor

NIVALDO NUNES

Há 17 anos atuando na segurança privada, prestando serviços como Gestor de Segurança Corporativa em grandes empresas no segmento de: Transporte de Valores, Escolta Armada, Vigilância Patrimonial Privada.  Atendendo uma carteira de clientes distintos como: Bancos, Operadoras Logística, Indústrias, Comércio, Condomínios Empresarial e Residencial, Shopping Center, Hospitais, Institutos Educacionais, Órgãos Públicos entre outros. Formado em Gestão de Segurança Empresarial e Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Bandeirante de São Paulo. MBS (Master Business Security) em Segurança Empresarial pela FAPI/FESP de São Paulo e Brasiliano & Associados. Professor Universitário e de Curso Técnico. Consultor de segurança e Palestrante. Contato: nivaldo.nunes@r7.com