Importância Da Avaliação De Desempenho

Publicado em: 29/11/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 19,231 |

Importância Da Avaliação De Desempenho

avaliacao-desempenho-gestao-de-pessoas.jA avaliação de desempenho é algo comum. Qualquer organização realiza algum tipo de avaliação do desempenho humano, seja formalmente ou informalmente, com ou sem a utilização de métodos científicos.

Com o aumento da concorrência entre as empresas, a elevação do nível de exigências do consumidor e as mudanças no cenário global, as organizações tem implementado sistemas de avaliação de desempenho formais e tecnicamente elaborado, visto que é uma maneira de evitar que a avaliação seja feita de forma superficial, subjetiva e unilateral.

Quando descrevemos um cargo específico, atribuímos a ele os deveres e responsabilidades a serem cumpridos por seus ocupantes, porém nem sempre aquilo que o colaborador faz corresponde ao que se espera dele, pode ocorrer o um hiato entre o desempenho real e o esperado, é o que chamamos de: "discrepância de desempenho".

A grande questão é: qual o nível ou extensão desta "discrepância de desempenho" para cada colaborador e seu reflexo para o alcance dos objetivos organizacionais? A identificação e correção dos problemas de desempenho serão obtidas através da resposta a este questionamento.

A avaliação de desempenho ajuda a identificar as causas do desempenho deficiente e/ou insatisfatório, possibilitando sua correção com a participação do colaborador avaliado. Além disso, ela possibilita: definir o grau de contribuição de cada colaborador, identificar a eficácia dos programas de treinamento, obter subsídios para promoção e remuneração, obter subsídios para elaboração de planos de ação para desempenhos insatisfatórios, promover autodesenvolvimento e autoconhecimento dos colaboradores, obter subsídio para elaboração de planos de ação para corrigir desempenhos insatisfatórios. Entre os benefícios da avaliação de desempenho podemos citar: melhora a produtividade do indivíduo à medida em que é aceita pelo funcionário e pela organização; analisa o desempenho do colaborador dentro do cargo ocupado, contribuindo assim para o alcance das metas e objetivos estabelecidos.

Portanto a avaliação de desempenho deve ser encarada como um meio para o desenvolvimento dos Recursos Humanos da organização.

Visite nosso site: www.corporativabrasil.com.br

Curso Avaliação de Desempenho com foco em Competências - São Paulo

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/importancia-da-avaliacao-de-desempenho-663720.html

    Palavras-chave do artigo:

    avaliacao de desempenho

    ,

    desempenho

    ,

    competencia

    Comentar sobre o artigo

    Prof. Márcio Silva

    Corporativa Brasil realiza, no próximo dia 29 de Janeiro, em São Paulo, o Curso "Avaliação de Desempenho Focada em Competências".

    Por: Prof. Márcio Silval Press Releasel 11/01/2011 lAcessos: 73
    carlos andre cursino roriz

    A avaliação de desempenho é significativa quando o resultado gera ação institucional para o alinhamento técnico do pessoal envolvido e quando estabelece as regras do jogo para a ascensão

    Por: carlos andre cursino rorizl Carreira> Recursos Humanosl 20/06/2008 lAcessos: 26,986 lComentário: 4
    Prof. Márcio Silva

    Corporativa Brasil realiza, no próximo dia 20 de Agosto, em São Paulo, o Curso "Avaliação de Desempenho Focada em Competências".

    Por: Prof. Márcio Silval Press Releasel 08/08/2011 lAcessos: 56
    Joice Lima Santana

    O presente trabalho discute á avaliação educacional no ensino fundamental. Nos últimos anos, a avaliação vem desempenhando um papel crescente nas diversas áreas da educação. Em todas as atividades humanas, a avaliação está presente, entretanto, na educação a avaliação é essencial, especialmente no âmbito da educação fundamental. Em outros níveis da educação a função da avaliação é seletiva, já no nível da educação fundamental ela exerce a função informativa.

    Por: Joice Lima Santanal Educação> Educação Infantill 20/12/2010 lAcessos: 2,749

    O cenário atual é marcado pelo processo de competitividade dentro das empresas, onde as pessoas são avaliadas a todo o momento pelos resultados apresentados, sendo que líder e liderado estão discutindo novas possibilidades, ferramentas para maximiza os resultados apresentados

    Por: Isaías Silva dos Santosl Negócios> Administraçãol 07/12/2010 lAcessos: 422

    Poucos profissionais que ocupam cargos de liderança se preocupam com a avaliação de desempenho de seus liderados. Em muitos casos a avaliação é vista como sinonimo de bronca! Na verdade, ela é a mais eficaz ferramenta de motivação e desempenho profissional.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 30/03/2015

    Após o período entre 1930 a 1950, conhecida como revolução industrial, o Brasil, passou a ter grande desenvolvimento em suas atividades industriais, inaugurando grandes companhias e criando novas indústrias, como o passar do tempo, além das novas tecnologias criadas e implantadas nas mesmas, passou a notar como um diferencial de mercado, o capital social, o ser humano como ferramenta fundamental e estratégica, para obter melhores resultados. Dentre vários mecanismos, foi desenvolvido,para que pu

    Por: ALEX OSTAl Negócios> Gestãol 20/07/2010 lAcessos: 3,516
    Diogo Freitas

    As organizações estão se transformando em verdadeiras agências de aprendizagem elas estão se proporcionando enormes vantagens em relação às organizações tradicionais. Uma nova cultura que enfatiza o compartilhamento e todo o conhecimento, comunicações abertas e espírito de equipe, e a ampla difusão de novas idéias. Dentro das organizações os especialistas adotam um conceito comportamental e um dos aspectos comportamentais humanos é aquela que procura compreender como as pessoas vivem e resolvem seus problemas. Acreditando que o ambiente de trabalho estivesse suficientemente arrumado e organizado, o empregado não terá outro comportamento senão o de produzir. Dentro das organizações a avaliação de desempenho ajuda a julgar ou estimular o valor, a excelência e a qualidade de uma pessoa e sobre tudo a sua ajuda para o interesse da organização.

    Por: Diogo Freitasl Negócios> Administraçãol 03/05/2009 lAcessos: 16,019 lComentário: 3
    Flavio Farah

    Fala-se muito em competência e existem muitas definições para esse termo. O presente texto recupera a origem histórica do movimento em favor do uso das competências, comenta os trabalhos posteriores sobre o tema, escritos por estudiosos, pesquisadores e consultores, e propõe um conceito de competência que procura evitar os problemas dessas várias concepções. O texto finaliza com um exemplo de aplicação do conceito proposto.

    Por: Flavio Farahl Negócios> Gestãol 17/12/2010 lAcessos: 1,800
    Gerisval Alves Pessoa

    Aborda um estudo sobre a Importância que tem o processo de Avaliação de Desempenho para as empresas do ramo de Fast Food. Tem como objetivo principal, compreender a importância do processo de avaliação de desempenho para o sucesso das organizações e para o desenvolvimento profissional das pessoas. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a avaliação de desempenho nas organizações e mostra os aspectos determinantes para a consolidação desse processo. Apresenta um estudo caso em uma organização.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Gestãol 20/01/2010 lAcessos: 1,727

    Qual o valor que estaria disponível para pagar por uma solução de gestão, adaptada às necessidades da sua empresa, à sua forma de trabalhar e ao seu sector de actividade?

    Por: Inforestilol Negócios> Gestãol 10/04/2015
    Consultório do Varejo

    Para produzir vitrines criativas, é preciso conhecimento, liberdade, transpiração e ousadia. Mas como conjugar todas essas características ao mesmo tempo? "Ser alegre é a melhor coisa que existe… Mas para fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza…" Vinícius de Moraes.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    A Arquitetura de Varejo precisa estar atenta aos tetos nos projetos de lojas. O que antes era estrutural, hoje é um potencial formador de opinião.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    O Planograma é com frequência uma aborrecida porém necessária mistura de trabalho inventado pelos gnomos do marketing, que emergem de suas cavernas com dados, algoritmos sagrados obtidos por pesquisas de mercado na frente das prateleiras.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    O ritmo das mudanças sem precedentes no setor de varejo está produzindo uma crescente divisão entre aqueles que atuam e os que esperaram para ver. Varejistas inovadores respondem aos comportamentos de consumo dos consumidores mais exigentes, o que irá atrair um maior número de novos clientes, enquanto os retalhistas que procrastinam vão involuntariamente se tornar a fonte da perda de clientes e incorrer em uma deterioração de negócios inevitável.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Paulo Bandeira de Mello

    O Lean Six Sigma é amplamente utilizado como ferramenta de alavancagem da produtividade nas empresas ao redor do planeta. Ainda há, entretanto no Brasil, bolsões de resistências, principalmente em empresas de capital nacional e de porte médio. Trato, aqui, do que entendo ser uma necessidade de certa dose de"tropicalização" do método se quisermos vê-lo universalizado na cultura organizacional brasileira. Já se vê alguns artigos acadêmicos sobre esse tema e isso fortalece essa tese.

    Por: Paulo Bandeira de Mellol Negócios> Gestãol 07/04/2015
    Walter Gassenferth

    Este início de milênio trouxe uma sensível aceleração ao ritmo das mudanças para uma geração que tende a viver até os 100 anos. Por quantas inovações e por quantas mudanças de paradigma passarão estas pessoas das chamadas gerações Y e Z, durante suas vidas?

    Por: Walter Gassenferthl Negócios> Gestãol 06/04/2015 lAcessos: 102

    Poucos profissionais que ocupam cargos de liderança se preocupam com a avaliação de desempenho de seus liderados. Em muitos casos a avaliação é vista como sinonimo de bronca! Na verdade, ela é a mais eficaz ferramenta de motivação e desempenho profissional.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 30/03/2015
    Prof. Márcio Silva

    Qual a disposição dos clientes, que tenham enfrentado problemas com nossa empresa, em fazer negócio novamente conosco?

    Por: Prof. Márcio Silval Negócios> Atendimento ao Clientel 29/12/2014 lAcessos: 19
    Prof. Márcio Silva

    Assim como um casamento saudável e feliz é resultado de relacionamentos saudáveis entre os cônjuges, empresas saudáveis devem manter relacionamentos saudáveis entre clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade.

    Por: Prof. Márcio Silval Negócios> Atendimento ao Clientel 29/12/2014 lAcessos: 11
    Prof. Márcio Silva

    Disponível, na loja Amazon, versão digital do livro "Clientes por todos os lados". O livro pode ser adquirido na loja Amazon e acessado através desmartphones, tablets, laptops e computadores. A própria loja da Amazon já fornece o aplicativo Kindler para download gratuito. Ele é um excelente leitor dos formatos e-book.

    Por: Prof. Márcio Silval Press Releasel 29/12/2014
    Prof. Márcio Silva

    Corporativa Brasil promove o curso de Formação de Analistas de Treinamento com Ênfase na Norma ISO 10015

    Por: Prof. Márcio Silval Press Releasel 29/12/2014 lAcessos: 26
    Prof. Márcio Silva

    O Brasil é um país carente de bons líderes capacitados, mas, como no mundo dos negócios, a maioria das empresas demandam novos gestores e líderes numa velocidade cada vez maior, sem tempo ou mesmo não investindo na preparação de novos líderes.

    Por: Prof. Márcio Silval Carreira> Recursos Humanosl 23/12/2012 lAcessos: 47
    Prof. Márcio Silva

    Muito se ouve falar em palestras e livros de autoajuda em frases como "não desista de seus sonhos", "nunca pare de sonhar" e "acredite em seus sonhos", mas, até que ponto podemos transformar nossos sonhos em realidade? Eles podem se tornar reais?

    Por: Prof. Márcio Silval Carreira> Gestão de Carreiral 23/12/2012 lAcessos: 42
    Prof. Márcio Silva

    Quem não encontra tempo para analisar seu "caminho" - carreira – pode trabalhar muito tempo e sentir que não construiu nada significativo para sua vida e não se sentir preparado para enfrentar os períodos de mudança em sua carreira.

    Por: Prof. Márcio Silval Carreira> Gestão de Carreiral 23/12/2012 lAcessos: 72
    Prof. Márcio Silva

    A confraternização de final de ano na empresa é o momento ideal para conversar com os colegas de trabalho sobre assuntos do dia a dia, relembrar os fatos que marcaram ano, e principalmente é a oportunidade para interagir e conhecer melhor as pessoas de sua organização.

    Por: Prof. Márcio Silval Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 23/12/2012 lAcessos: 104

    Comments on this article

    0
    nascimento 06/08/2009
    Achei bom e necessario ter estas dicas
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast