Insatisfação No Trabalho

04/10/2008 • Por • 22,544 Acessos

Muitas vezes os colaboradores ficam insatisfeitos nas funções que exercem ou nas atividades que estão exercendo, mas este tipo de sentimento possui dois lados, sendo um positivo e outro negativo.

O negativo é que com este sentimento de insatisfação, o colaborador criará um comportamento de omissão onde se "esconderá" atrás de outros para não assumir responsabilidades, tornando-se improdutivo, sem criatividade e desmotivado para aprender novas habilidades.

O lado positivo é que quando percebido pelo seu colega ou a liderança da área, fazendo com este individuo se localize dentro de sua função, vendo que não será exclusiva caso ele queria “brilhar” na empresa, sendo pró-ativo e desprendido de tal maneira que não se incomode quando retirado de sua zona de conforto, dizendo que ele é uma peça fundamental na empresa e que esta mesma empresa não o contratou para sanar os problemas financeiros dele e sim para resolver os problemas e melhorar o que já existe de bom nela, muito provavelmente ele reagirá positivamente na busca de seu melhor ,sentindo-se mais satisfeito. Com isso ele ganha e a empresa ganha.

Mas o que ocasiona estes comportamentos negativos e positivos?

São muitos motivos, então mencionarei alguns e vocês completaram com outros.

- O que motiva um colaborador não motivará o outro, por exemplo, um quer aumento de salário o outro apenas que ser reconhecido pelo algo diferenciado que realizou;



- Chamar atenção do colaborador na frente dos colegas ao em vês de fazer em local reservado;

- Elogiar o colaborador em um local onde ninguém ficará sabendo, exemplo, banheiro;

- Realizar atividades bem feitas e nem um obrigado receber, mesmo sabendo que é sua obrigação, pois quando essa mesma atividade é realizada inadequadamente, com certeza ela será lembrada e criticada pela incompetência.;


Ao longo de quase dez anos de indústria ouvi uma frase que nunca mais esqueci de um autor desconhecido que dizia o seguinte:

“O melhores trabalhos ou atividades realizadas são aquelas que nunca são lembradas, pois elas não prejudicam o fluxo do processo” .

Com certeza esta frase tem muito a ver com a realidade, mas com o mercado mais exigente temos que enfatizar que para atividades não sejam lembradas as pessoas terão que ser dinâmicas e antecipar-se na soluções de possivéis problemas, assim distacando-se por suas capacidades e habilidades, então tais atividades nunca serão lembras como problemáticas e as pessoas sim pelos seus ótimos desempenhos.

Perfil do Autor

Nellis Oliveira

Desenvolvimento de equipe, liderança, treinamento de mudança comportamental com a Bridge consultoria na preparação de Times Autogeridos,...