O Gestor De Conflitos

Publicado em: 10/04/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 1,379 |


As empresas de sucesso no mundo todo se apresentam constantemente em desenvolvimento, e uma das causas mais importantes desta evolução é resultante dos conflitos existentes no ambiente organizacional. Este tipo de acontecimento, caso a organização esteja apta, colabora ativamente para o surgimento de melhorias nos processos e nas relações interpessoais no ambiente de trabalho. As organizações que souberem reverter os quadros de conflito ao seu favor, iram adquirir um Know-how bastante satisfatório.
A figura do Gestor de Conflitos é indispensável, pois é através das suas habilidades técnicas e pessoais, que ele colaborará para as soluções dos  possíveis conflitos, além de norteá-los para o constante aprendizado das empresas na busca de uma preparação permanente para encarar as situações mais adversas. As habilidades deste profissional devem estar pautadas nos aspectos de uma postura situacional onde ele deverá agir de acordo com a análise da ocorrência considerando todos os fatores  influenciadores causadores do conflito. Não obrigatoriamente, este profissional deverá ser um especialista em Recursos Humanos, porém, ele deverá possuir uma excelente capacidade de comunicação, facilidade para os contatos interpessoais, muito embora, ele deverá permanecer neutro para decidir sem o apelo emotivo e principalmente empatia, que irá facilitar o processo de escuta do outro. 
O Administrador de Conflitos têm um papel extremamente estratégico dentro das organizações. É notória a preocupação das empresas com o seu potencial humano, com seu público interno, atualmente. Sem a presença deste profissional gestor de conflitos ou de um RH atuante, os problemas que por ventura surgirem, poderão ganhar uma proporção exagerada o que certamente comprometerá a produtividade dos colaboradores, consequentemente, prejudicando financeiramente a empresa, além do possível comprometimento do clima organizacional causando o descontentamento das equipes de trabalho, potencializando o processo letárgico dos tramites internos e das relações entre os membros. Pesquisas realizadas por empresas de consultoria especializada em gestão, apontam a Gestão de conflitos como uma das áreas da administração mais promissoras, de maior crescimento gradativo, além de presentarem uma ótima remuneração., sendo hoje considerado o profissional de gestão mais bem pago atualmente com um salário inicial variando entre 14.000 e 18.000 R$. Obviamente, as empresas estão sofrendo o estágio de adaptação a esta nova realidade de consideração do conflito como um catalisador eficaz de crescimento e aprendizagem, porém, já existem algumas empresas brasileiras  pioneiras que possuem em seu quadro de colaboradores este tipo de profissional, como por exemplo a Caterpillar (1º lugar no ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar pela Revista Você S/A).
O sucesso desta gestão nas empresas brasileiras não se dá apenas pelas características técnicas e pessoais do gestor, mas principalmente, pela cultura de aprendizado e melhoria contínua existente na organização , o que favorece positivamente o trabalho deste profissional trazendo uma série de benefícios, saberes e experiências que possibilitarão a empresa torna-sé mais competitiva no mercado e manter seus clientes internos e suas relações mais firmes, pró-ativas e coesas.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/o-gestor-de-conflitos-2131426.html

    Palavras-chave do artigo:

    administrador de conflitos recursos humanos aprendizagem crescimento

    Comentar sobre o artigo

    A gestão de pessoas vem evoluindo ao longo do tempo, fazendo com que novas práticas de gestão de recursos humanos fossem adotadas pelas organizações onde o desempenho e o potencial de uma pessoa estão ligados aos conhecimentos, habilidades e atitudes que a mesma possui, os quais contribuem para a geração de valor para a organização, fazendo com que o desempenho individual, reflita no desempenho da organização como um todo.

    Por: Pedro D`arc Rocha dos Santosl Carreira> Recursos Humanosl 24/07/2009 lAcessos: 5,141 lComentário: 2

    A presente pesquisa foi elaborada tendo por objetivo estudar o fenômeno assédio moral nas relações de trabalho educacional em face de sua relevância na sociedade. Desta forma pretende-se conhecer, analisar e compreender este mal que atinge as instituições de ensino, buscando contribuir para o esclarecimento do fenômeno, como preveni-lo e reprimi-lo.

    Por: Arianal Educação> Ensino Superiorl 02/04/2011 lAcessos: 1,261

    O presente artigo tem por natureza e objetivo esclarecer como se dá as politicas de recrutamento, seleção, treinamento e retenção de pessoas talentosas nas organizações contemporâneas, por entender que administrar com as pessoas requer das organizações um novo olhar para as pessoas inseridas em seu quadro funcional e uma leitura social e ambiental cada vez mais humana para interagir com o tempo vigente e entender as tendências futuras no mundo dos negócios.

    Por: Luciano Silva Nevesl Carreira> Recursos Humanosl 01/06/2014 lAcessos: 51

    A crescente desarticulação entre a definição de políticas, formas e meios de implementação das mesmas, é uma realidade facilmente constatável. Por outro lado, a também crescente aposta na desintervenção do Estado na economia e na sua demissão das responsabilidades sociais, que constituem a sua razão de ser, conduzem-nos a um novo modelo de Gestão Pública que importa analisar. Se um novo modelo de Estado implica um novo modelo de Gestão Pública, como definir e caracterizar o novo gestor público e

    Por: candida marreirosl Negócios> Administraçãol 29/03/2011 lAcessos: 746
    EDSON BARBOSA DE SOUSA JUNIOR

    A busca pelo sucesso empresarial tornou-se uma batalha diária entre as organizações. O tão sonhado reconhecimento por parte do mercado globalizado tomou conta dos empresários, e que por sua vez esqueceu que o sucesso vem do ambiente interno de suas empresas.

    Por: EDSON BARBOSA DE SOUSA JUNIORl Negócios> Administraçãol 27/05/2010 lAcessos: 877 lComentário: 2

    Resumo As modificações que estão ocorrendo no mercado de trabalho hoje em dia têm destacado uma exigência por parte do profissional da informática que vai além de uma formação especialista. Para que haja a formação de um profissional responsável e ético, deve-se incentivar a criatividade, a autonomia e a capacidade crítica, propiciando uma formação profissional com habilidades interpessoais. Como em toda profissão, exige-se um mínimo de convívio social, quer dizer, é impossível para qualquer

    Por: vanessa nascimentol Tecnologia> Tecnologiasl 30/07/2010 lAcessos: 655 lComentário: 2
    Daniele Augusto C. de Souza

    RESUMO: Com o surgimento da sociedade do conhecimento e da informação surgiram diversos desafios enfrentados pela Gestão de Pessoas. Pensar no capital humano como sendo algo de suma importância e que agrega valores à organização, tornou-se um diferencial competitivo. O presente estudo visa investigar a importância das empresas em implantar um RH estratégico e instigar o leitor a fim de que obtenha conhecimento e desejo de aprender sobre o assunto pesquisado.

    Por: Daniele Augusto C. de Souzal Carreira> Recursos Humanosl 05/07/2014 lAcessos: 49
    Douglas Amorim

    O presente trabalho aborda questões existenciais frente ao trabalho cotidiano, e como se dá a relação do homem com este trabalho. A partir de questionamentos acerca da possibilidade de encontrar significado existencial no trabalho, ou ainda, encontrar prazer/satisfação no trabalho. Abordando questões existências. Liberdade, autenticidade, poder de escolha, o homem como construtor de sua existência, e outros. Discute-se a angústia gerada pela incapacidade de atribuir significado ao trabalho.

    Por: Douglas Amoriml Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 23/11/2011 lAcessos: 555
    Leticya Costa

    Com a globalização as empresas estão investindo mais em pessoas, pois estão descobrindo que as organizações não são feitas somente de máquinas e equipamentos, hoje cresce o numero de adeptos a nova era, a era dos novos talentos, dentro dessa nova era iremos abordar uma nova metodologia que grandes organizações estão utilizando e seus funcionários apoiando essa mudança, chamada Método do Maksuri.

    Por: Leticya Costal Negócios> Gestãol 02/07/2012 lAcessos: 435

    Seriam os escândalos recentes envolvendo estatais brasileiras equivalentes ao Watergate? Por Cynthia Catlett - Sócia de Forensic Investigations & Dispute Services da Grant Thornton do Brasil-

    Por: Marianal Negócios> Gestãol 22/10/2014 lAcessos: 11

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Sempre acompanhamos em jornais, sites e revistas que o mercado demanda muitos tipos de matérias-primas. Alguns dos mais conhecidos é o petróleo, ferro, minérios, entre outros. Por outro lado, vale destacar que a borracha também é muito presente no fluxo industrial, tendo um aproveitamento muito alto devido sua capacidade de ser moldada para finalidades variadas.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 16/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014

    Este artigo tem o propósito de orientar o empresário que estiver com a intenção de vender a sua empresa para seguir algumas providências no sentido de facilitar o processo de negociação e, por consequência, agilizar a transação de venda.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 14/10/2014 lAcessos: 13
    Victor Hugo Oliveira dos Anjos

    A tramitação dos Projetos de Lei ou só PL's parece bem simples, no que diz respeito à sua aprovação, ou seu veto. Um PL aprovado na Câmara dos Deputados, por exemplo, deve passar primeiramente nas comissões da casa para aprovação e, em seguida, deve ser enviado para a revisão dos Senadores, e vice-versa.

    Por: Victor Hugo Oliveira dos Anjosl Negócios> Gestãol 13/10/2014 lAcessos: 13

    Na busca por melhores resultados , empresas conceituadas veêm no potencial dos estagiários, oportunidades de melhoria contínua,formação de colaboradores qualificados e pró-ativos,portanto, a resposta a este sentimento deve ser estabelecida na ética, na busca do saber constante e na necessidade de desenvovimento pessoal e profissional.

    Por: Ícaro Cordeirol Negócios> Gestãol 08/05/2009 lAcessos: 439

    O desenvolvimento do pensamento gerencial ainda não foi de fato absorvido pelo Recursos Humanos, o que impossibilita tal campo desempenhar atividades cruciais no nivél estratégico das organizações!

    Por: Ícaro Cordeirol Negócios> Gestãol 08/01/2009 lAcessos: 579 lComentário: 1

    As organizações modernas que almejam uma maior adaptação aos mercados que representam, devem possuir a habilidade de focar os conhecimentos adquiridos e os que ainda irão ser assimilados para a maximização das suas potencialidades, visando a melhoria interna e o crescimento do seu poder de reação ao mercado.

    Por: Ícaro Cordeirol Negócios> Gestãol 13/10/2008 lAcessos: 5,624

    Comments on this article

    0
    GEAN SANTOS 25/07/2010
    Muito bom seu texto Icaro. Acredito na disciplina dos administradores ao administrar conflitos em suas empresas, até por que somos treinados para isso.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast