O Gestor De Conflitos

10/04/2010 • Por • 1,457 Acessos


As empresas de sucesso no mundo todo se apresentam constantemente em desenvolvimento, e uma das causas mais importantes desta evolução é resultante dos conflitos existentes no ambiente organizacional. Este tipo de acontecimento, caso a organização esteja apta, colabora ativamente para o surgimento de melhorias nos processos e nas relações interpessoais no ambiente de trabalho. As organizações que souberem reverter os quadros de conflito ao seu favor, iram adquirir um Know-how bastante satisfatório.
A figura do Gestor de Conflitos é indispensável, pois é através das suas habilidades técnicas e pessoais, que ele colaborará para as soluções dos  possíveis conflitos, além de norteá-los para o constante aprendizado das empresas na busca de uma preparação permanente para encarar as situações mais adversas. As habilidades deste profissional devem estar pautadas nos aspectos de uma postura situacional onde ele deverá agir de acordo com a análise da ocorrência considerando todos os fatores  influenciadores causadores do conflito. Não obrigatoriamente, este profissional deverá ser um especialista em Recursos Humanos, porém, ele deverá possuir uma excelente capacidade de comunicação, facilidade para os contatos interpessoais, muito embora, ele deverá permanecer neutro para decidir sem o apelo emotivo e principalmente empatia, que irá facilitar o processo de escuta do outro. 
O Administrador de Conflitos têm um papel extremamente estratégico dentro das organizações. É notória a preocupação das empresas com o seu potencial humano, com seu público interno, atualmente. Sem a presença deste profissional gestor de conflitos ou de um RH atuante, os problemas que por ventura surgirem, poderão ganhar uma proporção exagerada o que certamente comprometerá a produtividade dos colaboradores, consequentemente, prejudicando financeiramente a empresa, além do possível comprometimento do clima organizacional causando o descontentamento das equipes de trabalho, potencializando o processo letárgico dos tramites internos e das relações entre os membros. Pesquisas realizadas por empresas de consultoria especializada em gestão, apontam a Gestão de conflitos como uma das áreas da administração mais promissoras, de maior crescimento gradativo, além de presentarem uma ótima remuneração., sendo hoje considerado o profissional de gestão mais bem pago atualmente com um salário inicial variando entre 14.000 e 18.000 R$. Obviamente, as empresas estão sofrendo o estágio de adaptação a esta nova realidade de consideração do conflito como um catalisador eficaz de crescimento e aprendizagem, porém, já existem algumas empresas brasileiras  pioneiras que possuem em seu quadro de colaboradores este tipo de profissional, como por exemplo a Caterpillar (1º lugar no ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar pela Revista Você S/A).
O sucesso desta gestão nas empresas brasileiras não se dá apenas pelas características técnicas e pessoais do gestor, mas principalmente, pela cultura de aprendizado e melhoria contínua existente na organização , o que favorece positivamente o trabalho deste profissional trazendo uma série de benefícios, saberes e experiências que possibilitarão a empresa torna-sé mais competitiva no mercado e manter seus clientes internos e suas relações mais firmes, pró-ativas e coesas.

Perfil do Autor

Ícaro Cordeiro

Mais um ser pensante que acredita que sua pequena experiência tanto no ambiente organizacional como no ambiente estudantil têm possibilidade...