Responsabilidade Social Empresarial na Prática

Publicado em: 10/07/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,133 |

 

1.  INTRODUÇÃO

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) deixou de ser uma opção para tornar-se fator estratégico na política das empresas. Mas, será o que as empresas estão fazendo de fato é uma prática de responsabilidade social ou é apenas uma ação de marketing? Discutimos neste paper as práticas de RSE do Grupo Mateus.

2. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE)

A Responsabilidade Social Empresarial consiste num conjunto de iniciativas pelo quais as empresas buscam voluntariamente integrar considerações de natureza ética, social e ambiental as interações com as "partes interessadas" que são os clientes, colaboradores, acionistas, comunidade, governo e outros, visando a busca de objetivos empresariais que alavancam o desenvolvimento sustentável da sociedade, cuidando dos seus recursos culturais e ambientais para as futuras gerações, respeitando plenamente a diversidade e buscando sempre a diminuição das desigualdades sociais.

Quase todos os dias, nos deparamos com empresários e grandes empresas divulgando, fazendo marketing nos meios de comunicação a sua participação ou o apoio a projetos sociais, por meio de pequenas, médias ou relevantes doações. Mas sabemos que a responsabilidade social abrange muito mais do que simples doações financeiras ou materiais.

Responsabilidade social empresarial trata "da relação ética, da relação socialmente responsável da empresa em todas as suas ações, em todas as suas políticas, em todas as suas práticas, em todas as suas relações", sejam elas com o seu público interno ou externo da organização (GRAJEW, 1999)

A doação é muito confundida com a prática socialmente responsável, nada mais é do que uma prática filantrópica. Uma ação é filantrópica quando a organização faz doações financeiras a instituição, fundações, ONGs dentre outras. Essa doação não é habitual, não se faz toda semana, agora quando a organização age de forma planejada, mantendo os objetivos para atender as necessidades sociais, mas de uma maneira que o lucro não seja prejudicado, então, trata-se de responsabilidade social. Responsabilidade social só traz resultados positivos para uma organização e principalmente para a sociedade.

3. HISTÓRICO DO GRUPO MATEUS

O Grupo Mateus teve seu marco inicial no começo da década de 80, quando o empresário Ilson Mateus e sua esposa abriram uma pequena mercearia em Balsas (MA). Em 1987, a mercearia de apenas 50m², tornou-se um supermercado de médio porte, em 1998, o Grupo deu inicio às vendas no atacado com o Armazém Mateus, no ano de 2000 inaugurou sua primeira loja em Imperatriz e daí por diante os negócios foram crescendo a cada dia, até que partiram para conquistar a capital São Luís do Maranhão. Em uma grande e inteligente negociação com outra empresa que foi extinta Rede Preço Bom, o Grupo Mateus adquiriu de uma só vez duas lojas. E nos anos de 2006 até 2008, o grupo fez a aquisição de mais quatro lojas, as últimas foram em formato Cashy and Carry, diferenciando-se das demais por permitir o sistema múltiplo de vendas (atacado e varejo), denominada Mix Mateus. Hoje, o Grupo Mateus é composto por sete empresas (Mateus Supermercados, Central de Panificação Bumba-Meu-Pão, Food Service, Armazém Mateus, Mix Mateus, Invicta e Tocantins Participações), gerando para o estado do Maranhão aproximadamente 5.000 empregos diretos.

4.  RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO GRUPO MATEUS

Na Responsabilidade Social (RSE) do Grupo Mateus são desenvolvidos diversos projetos sociais (sempre buscando a melhoria continua), onde destacamos: Ginástica laboral (para melhorar a qualidade de vida dos funcionários), Programa Jovem Aprendiz, PROMAI (Programa Mateus de Inclusão), que disponibiliza oportunidades de emprego para PNE - portadores de necessidades especiais, o Programa de Estágio, com o objetivo de proporcionar a complementação do ensino e aprendizagem, preparando-os para o mercado de trabalho (A contratação de novos estagiários em parceria com CIEE), Programa Viva Meu Primeiro Emprego em parceria com o Governo do Estado Maranhão.  O setor de RH do Grupo Mateus conta com uma equipe de grandes profissionais (psicólogos, administradores, dentre outras áreas), onde são priorizados a motivação, superação de desafios, orientação para resultados positivos e a postura inovadora em seu quadro de equipe.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante de um novo contexto socioeconômico em que afloram grandes mudanças de paradigmas, exige-se das empresas uma gestão do negócio com a promoção de mudanças sociais, por meio das práticas de RSE, além de uma atuação ecologicamente correta, com ética e transparência no desenvolvimento das atividades, primando pelo respeito, valorização dos empregados, motivação e especialmente investimentos em projetos de inserção e desenvolvimento social. A empresa que praticar RSE só tem vantagens, pois valorizar a imagem institucional e ganha a lealdade do cliente / consumidor perante a marcar da empresa que desenvolver esses projetos sociais.

Observamos que o Grupo Mateus pratica a Responsabilidade Social em dois âmbitos: RSE Interna e RSE Externa. Quando o Grupo Mateus tem práticas voltadas para os colaboradores, nesse momento a empresa está fazendo Responsabilidade Social Interna. É responsabilidade da empresa promover um ambiente de trabalho que permita o desenvolvimento de uma boa qualidade de vida. Ao trabalhar a RSE internamente, o grupo Mateus garante, acima de qualquer coisa, o bem estar dos seus funcionários, que por conseqüência podem refletir na motivação e, por fim em uma melhorar nos lucros da empresa. A chamada propaganda "boca a boca" é outro ganho para a empresa: funcionários que se sentem respeitados, satisfeitos com o ambiente organizacional e o trabalho em si sentem orgulho de fazer parte da empresa e propagam isso constantemente. É uma relação do tipo ganha - ganha, na qual ambos os lados saem satisfeitos. Como parte da política de Responsabilidade Social e comprometimento com a comunidade, o Grupo Mateus também promove ações sociais voltadas para crianças, jovens e idosos, arrecadando roupas, brinquedos e livros, onde várias instituições são beneficiadas. Isso são ações constantes na empresa.

A empresa em foco está desenvolvendo um bom trabalho, sempre pensando no bem estar dos colaboradores e principalmente ajudando a comunidade em geral, sempre mostrando ética e transparência nas suas ações.

 

REFERÊNCIAS

GRAJEW O. O que é Responsabilidade Social? In: Simpósio Nacional de empresas e responsabilidade social. Ribeirão Preto, novembro 1999. Disponível em: http: www.ethos.org.br Acesso em 22 de junho de 2010

 

GRUPO MATEUS. Disponível em: . Acessado em 22.06.2010.

 

SILVA, D. R. Filantropia Empresarial:uma alternativa para o social? Monografia de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. p. 8-79.

_______________________________________________________________________

Autores:

Gerisval Alves Pessoa (orientador)

Jaqueane Martins

Rebeca Mendes

Ribamar Castro

Samara Keylla

Silma Gois

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/responsabilidade-social-empresarial-na-pratica-2808799.html

    Palavras-chave do artigo:

    rse

    ,

    responsabilidade

    ,

    responsabilidade social

    Comentar sobre o artigo

    Gerisval Alves Pessoa

    Este artigo tem por objetivo entender o que vem a ser responsabilidade social de empresas. Apresenta os principais conceitos de responsabilidade social de empresa, sua origem e a sua importância na gestão estratégica das empresas.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Gestãol 03/08/2008 lAcessos: 385,443 lComentário: 14

    Ao ouvirmos falar em Responsabilidade Social – RSE – num primeiro momento nos “comovemos” com tão boas ações empreendidas. Por vezes até nos perguntamos se o empresariado realmente está mais consciente e com um coração mais mole e benevolente.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 24/04/2008 lAcessos: 1,029

    Atualmente, para ser considerada socialmente responsável uma empresa deve antes de tudo ser a primeira colaboradora para o desenvolvimento social, para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. No presente artigo, através de métodos exploratórios e pesquisa bibliográfica serão descritas algumas ações desenvolvidas pela empresa Natura do Brasil no sentido de responsabilidade social e ambiental.

    Por: Daniella Patrícia Ezequiell Negócios> Pequenas Empresasl 25/11/2011 lAcessos: 862
    beatriz diniz

    Embasamos este texto nos dados da série histórica do IPEA sobre o comportamento das empresas na área social, registrados no período de 1999 a 2001 e de 2004 a 2005, com o objetivo de analisar as ações que as empresas no Brasil estão priorizando dentro do contexto da responsabilidade socioambiental. Para essa análise, consideramos a demagogia filantrópica; as estratégias empresariais; os desdobramentos sociais; e a imagem da empresa junto às comunidades atendidas.

    Por: beatriz dinizl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 29/08/2009 lAcessos: 398
    Marco Batalha

    Desde o início dos tempos o homem vem, para sua sobrevivência e conforto, utilizando-se dos recursos naturais oferecidos pelo planeta terra. Ocorre que com a evolução, o progresso e o aumento das necessidades humanas, mais e mais recursos naturais passaram a ser consumidos. De início achava-se que os recursos eram inacabáveis, mas a partir da metade do século XX esse conceito mudou, surgindo a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade.

    Por: Marco Batalhal Negócios> Pequenas Empresasl 10/01/2012 lAcessos: 332

    O papel das Micro e Pequenas Empresas se tornam de extrema essencialidade, uma vez que tendo em vista a sua grande numerosidade no ambiente interno do pais, essas representam a maior parte da comunidade empresarial, o que de fato contribui para o bem estar econômico na medida em que essas produzem a maior parte do total dos bens e serviços consumidos no pais, e nesse cenário essas empresas fazem uso da contabilidade gerencial, pois essas necessitam de um instrumento eficaz que possibilite

    Por: cleciol Educação> Ensino Superiorl 16/11/2011 lAcessos: 1,964
    Gerisval Alves Pessoa

    Aborda o conceito de responsabilidade social empresarial (RSE) diante do contexto ético e responsável. Enfoca a importância de coerência entre ação e discurso, enfatizando a sua prática nas organizações. Descreve o conceito atual da responsabilidade social empresarial e o papel das organizações diante de um cenário no qual a sociedade exige cada vez mais que as organizações exerçam seu papel social de forma ética e transparente.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Gestãol 27/07/2010 lAcessos: 1,044

    Este artigo discute aspectos relacionados ao surgimento da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil e busca mostrar através de um estudo de caso que, quando as empresas estabelecem uma interação com as comunidades onde atuam, abrem-se possibilidades de melhorar a política de responsabilidade social por meio de projetos que venham atender demandas sociais das comunidades.

    Por: Sidney Diasl Negócios> Administraçãol 24/07/2012 lAcessos: 422
    Julianna Antunes

    A dificuldade das pessoas em dissociar o produto fabricado por uma empresa e seus processos sustentáveis.

    Por: Julianna Antunesl Negócios> Administraçãol 15/09/2009 lAcessos: 96

    como reagimos aos conflitos que noa incomodam no dia a dia? Como deveríamos agir?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 18/09/2014

    ERP é uma ferramenta que dinamiza e agiliza os processos de uma empresa, tornando possível ganhar mais tempo, eliminar atividades redundantes e o desperdício de recursos materiais e operacionais, permitindo uma gestão mais eficiente.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 18/09/2014

    Foi a partir da década de 1990 que o cenário mercadológico observou o surgimento do conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos, que tem como objetivo integrar os agentes de produção, sendo possível melhorar a qualidade dos serviços. Aumentar a eficácia de sua linha de produção é o sonho de qualquer empreendedor. Afinal, quem não quer ver seus funcionários produzirem até 30% a mais? A terceirização de serviços permite que a sua equipe foque em o que realmente importa.

    Por: Jean Webbl Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Em plena retração de mercado e dificuldade das empresas em crescerem e expandirem os seus negócios, a redução de custos passa a ser uma preocupação e fator de extrema importância para a maioria das empresas. Reduzir custos nem sempre é tarefa fácil e demanda esforços por parte de todos os membros de uma organização. Nesse sentido, um sistema ERP pode ser uma ferramenta de grande apoio.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Quando uma empresa necessita adquirir um sistema ERP muitas são as dúvidas e dificuldades para definir a escolha, por isso, é necessário estar atento aos critérios necessários para garantir a melhor decisão.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Analisando os conflitos existentes nos ambientes organizacionais, podemos concluir que nosso sistema emocional é o grande responsável pelas nossas vitórias e fracassos. O medo nos paralisa.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Como conviver com os intermináveis e estressantes conflitos que aparecem nos ambientes profissionais? Como ser feliz convivendo ao lado deles?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Todas as vantagens de ter implementado numa empresa, independentemente que seja uma grande média ou pequena, um software de gestão. Como, com uma simples e completa ferramenta, se pode tirar o máximo partido das capacidades de uma empresa e dos que lá trabalham.

    Por: marial Negócios> Gestãol 16/09/2014
    Gerisval Alves Pessoa

    Networking é um de seus recursos mais valiosos. Habilidades de relacionamentos em rede são essenciais no ambiente de negócios de hoje. Saiba como tornar eficaz a sua rede de relacionamento seguindo as 10 dicas apresetadas no texto.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Carreira> Gestão de Carreiral 25/06/2014 lAcessos: 14
    Gerisval Alves Pessoa

    Vender não se trata de trocar o produto ou serviço por dinheiro do cliente. É a doação de si mesmo.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Atendimento ao Clientel 20/06/2014 lAcessos: 15
    Gerisval Alves Pessoa

    Uma liderança eficaz depende mais do que nunca em influenciar os outros, impactando as suas ideias, opiniões e ações. Nas organizações altamente colaborativas a influência é essencial Diariamente você tem que influenciar as pessoas a fim de realizar os seus objetivos. O sucesso depende da sua capacidade de efetivamente influenciar as pessoas com as quais nos relacionamos.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Administraçãol 28/07/2013 lAcessos: 33
    Gerisval Alves Pessoa

    Quando seus empregados têm um bom desempenho, é natural que você queira elogiá-los. Mas, como o elogio e feito pode afetar a tomada de decisão, dizem os pesquisadores.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Administraçãol 26/07/2013 lAcessos: 32
    Gerisval Alves Pessoa

    Há quatro razões que os clientes trocam de fornecedor. Portanto, é melhor entender por que eles desertam e o que você deve fazer para mantê-los leais.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Atendimento ao Clientel 25/07/2013 lAcessos: 36
    Gerisval Alves Pessoa

    A maioria das pessoas tem trabalhado para um líder ruim, mas daria muito para ter a oportunidade de trabalhar para um líder com algumas destas 11 características presente em um líder extraordinário.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Carreira> Gestão de Carreiral 17/07/2013 lAcessos: 37
    Gerisval Alves Pessoa

    A ciência ajuda a explicar por que e como as restrições e limites, muitas vezes na forma de metas inteligentes, elásticas e bem definidas, resultam em soluções mais criativas. O verdadeiro segredo encontra-se em uma dimensão oculta de como as metas são estabelecidas: A gestão de forma brilhante, emparelha os objetivos e coloca um contra o outro a fim de gerar tensão criativa. As inovações exigem algum tipo de ruptura.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Administraçãol 30/06/2013 lAcessos: 17
    Gerisval Alves Pessoa

    Apresenta dicas de como ser bem sucedido em tudo que faz. Em essência, trabalhe para colocar os outros em primeiro lugar, para ser mais simpático e para acabar com o que eu quero em tudo que faço.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Carreira> Gestão de Carreiral 30/06/2013 lAcessos: 29
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast