Responsabilidade Social Empresarial na Prática

10/07/2010 • Por • 1,191 Acessos

 

1.  INTRODUÇÃO

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) deixou de ser uma opção para tornar-se fator estratégico na política das empresas. Mas, será o que as empresas estão fazendo de fato é uma prática de responsabilidade social ou é apenas uma ação de marketing? Discutimos neste paper as práticas de RSE do Grupo Mateus.

2. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE)

A Responsabilidade Social Empresarial consiste num conjunto de iniciativas pelo quais as empresas buscam voluntariamente integrar considerações de natureza ética, social e ambiental as interações com as "partes interessadas" que são os clientes, colaboradores, acionistas, comunidade, governo e outros, visando a busca de objetivos empresariais que alavancam o desenvolvimento sustentável da sociedade, cuidando dos seus recursos culturais e ambientais para as futuras gerações, respeitando plenamente a diversidade e buscando sempre a diminuição das desigualdades sociais.

Quase todos os dias, nos deparamos com empresários e grandes empresas divulgando, fazendo marketing nos meios de comunicação a sua participação ou o apoio a projetos sociais, por meio de pequenas, médias ou relevantes doações. Mas sabemos que a responsabilidade social abrange muito mais do que simples doações financeiras ou materiais.

Responsabilidade social empresarial trata "da relação ética, da relação socialmente responsável da empresa em todas as suas ações, em todas as suas políticas, em todas as suas práticas, em todas as suas relações", sejam elas com o seu público interno ou externo da organização (GRAJEW, 1999)

A doação é muito confundida com a prática socialmente responsável, nada mais é do que uma prática filantrópica. Uma ação é filantrópica quando a organização faz doações financeiras a instituição, fundações, ONGs dentre outras. Essa doação não é habitual, não se faz toda semana, agora quando a organização age de forma planejada, mantendo os objetivos para atender as necessidades sociais, mas de uma maneira que o lucro não seja prejudicado, então, trata-se de responsabilidade social. Responsabilidade social só traz resultados positivos para uma organização e principalmente para a sociedade.

3. HISTÓRICO DO GRUPO MATEUS

O Grupo Mateus teve seu marco inicial no começo da década de 80, quando o empresário Ilson Mateus e sua esposa abriram uma pequena mercearia em Balsas (MA). Em 1987, a mercearia de apenas 50m², tornou-se um supermercado de médio porte, em 1998, o Grupo deu inicio às vendas no atacado com o Armazém Mateus, no ano de 2000 inaugurou sua primeira loja em Imperatriz e daí por diante os negócios foram crescendo a cada dia, até que partiram para conquistar a capital São Luís do Maranhão. Em uma grande e inteligente negociação com outra empresa que foi extinta Rede Preço Bom, o Grupo Mateus adquiriu de uma só vez duas lojas. E nos anos de 2006 até 2008, o grupo fez a aquisição de mais quatro lojas, as últimas foram em formato Cashy and Carry, diferenciando-se das demais por permitir o sistema múltiplo de vendas (atacado e varejo), denominada Mix Mateus. Hoje, o Grupo Mateus é composto por sete empresas (Mateus Supermercados, Central de Panificação Bumba-Meu-Pão, Food Service, Armazém Mateus, Mix Mateus, Invicta e Tocantins Participações), gerando para o estado do Maranhão aproximadamente 5.000 empregos diretos.

4.  RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO GRUPO MATEUS

Na Responsabilidade Social (RSE) do Grupo Mateus são desenvolvidos diversos projetos sociais (sempre buscando a melhoria continua), onde destacamos: Ginástica laboral (para melhorar a qualidade de vida dos funcionários), Programa Jovem Aprendiz, PROMAI (Programa Mateus de Inclusão), que disponibiliza oportunidades de emprego para PNE - portadores de necessidades especiais, o Programa de Estágio, com o objetivo de proporcionar a complementação do ensino e aprendizagem, preparando-os para o mercado de trabalho (A contratação de novos estagiários em parceria com CIEE), Programa Viva Meu Primeiro Emprego em parceria com o Governo do Estado Maranhão.  O setor de RH do Grupo Mateus conta com uma equipe de grandes profissionais (psicólogos, administradores, dentre outras áreas), onde são priorizados a motivação, superação de desafios, orientação para resultados positivos e a postura inovadora em seu quadro de equipe.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante de um novo contexto socioeconômico em que afloram grandes mudanças de paradigmas, exige-se das empresas uma gestão do negócio com a promoção de mudanças sociais, por meio das práticas de RSE, além de uma atuação ecologicamente correta, com ética e transparência no desenvolvimento das atividades, primando pelo respeito, valorização dos empregados, motivação e especialmente investimentos em projetos de inserção e desenvolvimento social. A empresa que praticar RSE só tem vantagens, pois valorizar a imagem institucional e ganha a lealdade do cliente / consumidor perante a marcar da empresa que desenvolver esses projetos sociais.

Observamos que o Grupo Mateus pratica a Responsabilidade Social em dois âmbitos: RSE Interna e RSE Externa. Quando o Grupo Mateus tem práticas voltadas para os colaboradores, nesse momento a empresa está fazendo Responsabilidade Social Interna. É responsabilidade da empresa promover um ambiente de trabalho que permita o desenvolvimento de uma boa qualidade de vida. Ao trabalhar a RSE internamente, o grupo Mateus garante, acima de qualquer coisa, o bem estar dos seus funcionários, que por conseqüência podem refletir na motivação e, por fim em uma melhorar nos lucros da empresa. A chamada propaganda "boca a boca" é outro ganho para a empresa: funcionários que se sentem respeitados, satisfeitos com o ambiente organizacional e o trabalho em si sentem orgulho de fazer parte da empresa e propagam isso constantemente. É uma relação do tipo ganha - ganha, na qual ambos os lados saem satisfeitos. Como parte da política de Responsabilidade Social e comprometimento com a comunidade, o Grupo Mateus também promove ações sociais voltadas para crianças, jovens e idosos, arrecadando roupas, brinquedos e livros, onde várias instituições são beneficiadas. Isso são ações constantes na empresa.

A empresa em foco está desenvolvendo um bom trabalho, sempre pensando no bem estar dos colaboradores e principalmente ajudando a comunidade em geral, sempre mostrando ética e transparência nas suas ações.

 

REFERÊNCIAS

GRAJEW O. O que é Responsabilidade Social? In: Simpósio Nacional de empresas e responsabilidade social. Ribeirão Preto, novembro 1999. Disponível em: http: www.ethos.org.br Acesso em 22 de junho de 2010

 

GRUPO MATEUS. Disponível em: . Acessado em 22.06.2010.

 

SILVA, D. R. Filantropia Empresarial:uma alternativa para o social? Monografia de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. p. 8-79.

_______________________________________________________________________

Autores:

Gerisval Alves Pessoa (orientador)

Jaqueane Martins

Rebeca Mendes

Ribamar Castro

Samara Keylla

Silma Gois

 

Perfil do Autor

Gerisval Alves Pessoa

Mestre em Administração (FGV/RJ). Especialista em Engenharia da Qualidade. Químico Industrial. Professor de graduação e pós-graduação da...