"rh - papel fundamental e importante"

Publicado em: 24/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 381 |

"RH -  PAPEL FUNDAMENTAL E IMPORTANTE"

 

Em todo segmento de atividade, necessitam de três fatores primordiais para qualquer organização, seja ela Nacional ou Estrangeira. Estes três fatores são: Pessoas (RH), Processos e Tecnologias.

 

Vivemos em uma sociedade globalizada e na era da informação, onde a capacidade e o talento humano vivem em constante competição no mercado de trabalho. Isto nos faz lembrar sobre a teoria da equidade de Stacy Adams "As pessoas se sentirão mais ou menos motivadas para o trabalho, à medida que percebam, ou não, a presença da justiça, da igualdade nas relações de trabalho".

 

Com os avanços das empresas nas ultimas décadas, em busca de novos conceitos de gestão empresarial, e todos voltados para atingir os resultados esperados, no que diz respeito à qualidade e na sua missão institucional, no atendimento das necessidades dos clientes e da sociedade em geral. 

 

No passado o setor de RH em algumas organizações, era um departamento engessado, cuidava apenas da folha de pagamento e da contratação de profissionais, que apenas era exigido experiência e técnica, não existiam um programa de treinamentos e capacitação profissional continuada.

 

Mas hoje o RH tem o papel importante no que diz respeito a planejar, promover, coordenar as atividades relacionadas à seleção e contratação, e no que diz respeito à avaliação funcional e comportamental dos colaboradores. O setor tem a responsabilidade na formação continuada dos profissionais, com o objetivo do crescimento da instituição.

 

O profissional de RH hoje tem que ter uma visão sistêmica e holística, para quebra de vários paradigmas do passado, para trabalhar em equipes, ter planejamento, capacidade de adaptação e flexibilidade, ser proativo, ter criatividade e comunicação. E principalmente ter o conceito da sigla CHA "Conhecimento, Habilidade e Atitude". O mercado hoje exige profissionais com Conhecimento no cargo que ira ocupar, tem que ter Habilidades para tratar de um leque de situações no seu dia-a-dia e Atitude para solucionar os problemas pertinentes a função.

O desenvolvimento e conhecimento destas habilidades são importantes tanto para a empresa como para o colaborador.

 

As necessidades estratégicas e operacionais, aliado a cultura da empresa em priorizar o aproveitamento dos colaboradores interno, para promoções e plano de carreira, transformam o setor de RH em chave importante. Porque se falando em sucessão, dependendo do cargo existem varias dificuldades. Ao se preparar um sucessor, e se este não for bem planejado pode causar impacto negativo a empresa.

 

Os colaboradores hoje são visto de uma forma diferenciada, não são só apenas pessoas e sim seres humanos com emoções, sentimentos, inteligência e razão, tem auto-estima e devem ser lapidados e valorizados no contexto geral. E devem ser vistos como parceiros e responsáveis pela mesma empresa, para que juntos possam atingir metas de qualidade.

 

A grande barreira para o crescimento corporativo é a perda de pessoas eficientes, a perda de entusiasmo e a falta de motivação, que em alguns casos não é dada a valorização devida ao funcionário. E cabe ao gestor de RH encontrar as formas para trazer a harmonia e o bem estar de todos na organização.

 

Vamos falar um pouco da minha área = Consultor de Segurança Corporativa

Uma dica importante para as organizações em geral, o local ou a sala da seleção preliminar, para realizar as primeiras entrevistas, preferencialmente deve ser o mais próximo da entrada da empresa. Evitando assim que os candidatos de inicio não conheçam as instalações. E a não aprovação de certos candidatos não tragam transtornos futuros para a organização.

 

Dentro deste escopo de modernização e a reestruturação do processo empresarial em busca da qualidade nos serviços prestados, a rapidez nas decisões é de fundamental importância na atualidade.

 

É constatado que profissionais em diversas áreas, qualificados e bem remunerados, exercem suas atividades com rendimentos satisfatórios em qualquer segmento. 

 

Consulte sempre um Gestor de RH.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/rh-papel-fundamental-e-importante-4468105.html

    Palavras-chave do artigo:

    recursos humanos

    ,

    tecnologia e gestao

    Comentar sobre o artigo

    Cesar Roberto Silva

    Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, duas áreas tão distintas e no cenário atual do mundo corporativo, tão próximas. E tal proximidade não se deu por acaso. Com a velocidade do desenvolvimento das redes de comunicação corporativas, internet e intranets, o conhecimento finalmente encontra caminhos ideais para sua disseminação através de procedimentos, políticas e sistemas de informação implantados pela área de TI e, do autodesenvolvimento e desenvolvimento das pessoas geridas pela área de

    Por: Cesar Roberto Silval Tecnologia> TIl 19/12/2011 lAcessos: 1,242
    Valdec Romero Castelo Branco

    O objetivo deste artigo é caracterizar as inter-relações entre gestão ambiental, o papel e a importância da administração estratégica de Recursos Humanos como agente fomentador da educação ambiental. O tema abordado é significativamente amplo, complexo e polêmico, visto que envolvem uma série de variáveis sócio-econômico, cultural, ambiental, entre outras. As empresas estão conscientes da realidade ambiental, do papel e da importância do departamento de Recursos Humanos.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Educação> Ensino Superiorl 22/12/2010 lAcessos: 1,664
    Darci Kops

    O presente artigo questiona a respeito de o diagnóstico do sistema de recursos humanos tratar-se de uma abordagem técnica ou abordagem humanística, e disponibilizando ferramentas de diagnóstico em forma de checks lists, tanto do sistema global como dos subsistemas de RH. O artigo sustenta a importância do mapeamento da realidade organizacional no que se refere à gestão dos recursos humanos

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 1,471
    Roger S Souza

    É o conjunto de técnicas e conhecimentos empregados na implantação, na implementação e no gerenciamento de sistemas informatizados de uma empresa. Esse tecnólogo tem várias atribuições. É de sua alçada avalar os sistemas de informação e de segurança das redes e dos bancos de dados. Pode implantar sistemas de automação pára o gerenciamento da informação e determinar estratégias de emprego da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos departamentos e a integração de diversos set

    Por: Roger S Souzal Negócios> Gestãol 09/06/2013 lAcessos: 29

    Este artigo pretende demonstrar como os Recursos Humanos podem ser fonte de lucratividade para as empresas, com ênfase no varejo de pequeno porte. Apresenta-se uma exposição sobre a importância do Endomarketing no mundo corporativo. O Endomarketing visa à valorização do colaborador, através do entendimento do novo consumidor e de estratégias de diferenciação e inovação diante da concorrência. Além disso, o Endomarketing abre portas para a inserção do marketing nas empresas de pequeno porte em pr

    Por: JUCILENE CRISTINE DE OLIVEIRAl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/10/2008 lAcessos: 8,810
    LzRicco Comunicacao

    Os processos que envolvem a Gestão de pessoas, no Brasil e no mundo, estão passando por uma transformação rápida e muito evolutiva. As atividades praticadas pela área de recursos humanos já não são mais as mesmas, ou pelos menos não se executam mais da mesma forma. O foco dos profissionais destes departamentos ultrapassou o cumprimento de atividades burocráticas e de controle.

    Por: LzRicco Comunicacaol Negócios> Gestãol 01/12/2011 lAcessos: 162

    Segundo GIL (1994) A Administração de Recursos Humanos surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade das terefas de gestão de pessoal. Seu desenvolvimento confunde-se com a própria História da Administração e pode ser apresentado segundo algumas etapas que serão descritas no presente trabalho acadêmico.

    Por: Pedro D`arc Rocha dos Santosl Negócios> Gestãol 24/08/2009 lAcessos: 69,948 lComentário: 8
    Stifanie Silva

    Desvendando as Profissões na área de Recursos Humanos. Apresentando os valores e a importancia do profissional da área.

    Por: Stifanie Silval Negócios> Gestãol 21/03/2011 lAcessos: 1,587
    AILTON DE LIMA RIBEIRO

    Na administração pública o tema mais clássico é recursos humanos. Seja pela escassez, seja pela qualificação, seja pelo desempenho ou qualquer outro motivo. O fato é que é tema recorrente nas reuniões de planejamento estratégico e outras em cujos assuntos envolvam resultados. Como lidar com esse assunto quando a administração decide implantar modelos de gestão por meio de parcerias privadas?

    Por: AILTON DE LIMA RIBEIROl Negócios> Gestãol 16/03/2011 lAcessos: 124
    Nelson B. Sousa

    Sobre Recursos Humanos. Definição do Termo e do Departamento de RH de algumas empresas. As Funções não são só de R&S e Treinamento.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 12/08/2008 lAcessos: 73,354
    Stile Embalagens

    A sacola plástica Boca de Palhaço PEBD é maleável, translúcida e brilhante, uma sacola que não não faz barulho e ainda valoriza a impressão. Por ser brilhante, quando a logomarca é impressa nas sacolas, ganha o brilho natural do plástico, e, consequentemente, ganha mais vida.

    Por: Stile Embalagensl Negócios> Gestãol 12/09/2014
    Jonatha Fernandes Machado

    Uma grande dúvida que a grande maioria dos empresários tem é como escolher um bom escritório contábil para assessorar a sua empresa. A concorrência no mercado contábil tem aumentado significativamente nos últimos tempos e o número de profissionais da área contábil tem ganhado uma grande remessa a cada semestre que passa e a cada prova que o conselho federa oferece para a aprovação destes profissionais. Vejamos os principais meios de escolha: Indicação A grande maioria dos empresários segue o i

    Por: Jonatha Fernandes Machadol Negócios> Gestãol 02/09/2014
    Leandro A da Silva

    Um campo chave para a análise sobre as classes desfavorecidas economicamente é averiguar quais aptidões são necessárias para as corporações empresariais identificarem, desenvolverem e ganharem com as oportunidades nesta classe

    Por: Leandro A da Silval Negócios> Gestãol 29/08/2014 lAcessos: 36

    A venda de uma indústria as vezes é uma coisa complexa. Quando você publica um anúncio: vendo empresa, significa que gostaria de vender uma indústria. Indústria é o tipo de negócio, em que você pode encontrar sozinho um investidor ou contratar um broker de negócios ou conselheiro M&A.

    Por: Marcos da Costal Negócios> Gestãol 25/08/2014
    Leandro A da Silva

    As estratégias colaborativas de concepção de valor representam o envolvimento da evidência histórica na produção como empenho causador de valor da economia capitalista para a demanda e consumo.

    Por: Leandro A da Silval Negócios> Gestãol 24/08/2014 lAcessos: 32
    Leandro A da Silva

    O Capitalismo é um dinâmico sistema conduzido pela maximização dos lucros onde a história demonstra distintas fases de desenvolvimento e renovação dos métodos de geração de valor. Na medida em que se expande, modificam-se as relações para que estas sejam ajustadas as suas próprias exigências.

    Por: Leandro A da Silval Negócios> Gestãol 24/08/2014 lAcessos: 34
    Leandro A da Silva

    A ausência de criatividade que permaneceu presente durante os últimos anos na maioria das estratégias delineadas pelas corporações multinacionais para os mercados emergentes, não modificou a grandeza dessa oportunidade que é verdadeiramente muito maior do que se idealizou.

    Por: Leandro A da Silval Negócios> Gestãol 24/08/2014 lAcessos: 38
    Leandro A da Silva

    Não é surpresa que as corporações multinacionais estejam focadas nos consumidores da camada 1. Para utilizar da melhor forma o potencial de mercado da camada 4 as corporações multinacionais devem ponderar sobre uma série de premissas e métodos que desempenham grande influência no olhar que tem-se sobre os países em desenvolvimento.

    Por: Leandro A da Silval Negócios> Gestãol 24/08/2014 lAcessos: 37
    NIVALDO NUNES

    Na era do conhecimento, o Gestor de RH, tem que buscar todos estes conceitos e técnicas, atualizando-se constantemente, através de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e de extensão, para se manter competitivo na área de atuação.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 18/07/2012 lAcessos: 214
    NIVALDO NUNES

    Agora vamos avaliar a parte operacional: veremos a seguir o que acontece quando o sensor detecta a presença de um intruso na sua empresa ou residência. Este sensor é disparado na unidade de atendimento da empresa de monitoramento.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Atendimento ao Clientel 03/08/2011 lAcessos: 71
    NIVALDO NUNES

    Este profissional terá que buscar qualificação e aperfeiçoamento constantemente através do processo de ensino-aprendizagem.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 29/06/2011 lAcessos: 104
    NIVALDO NUNES

    A enfermagem é uma das raras profissões que mesclam o científico com o humano, além de orientar e tratar o paciente atua diretamente na prevenção de doenças e na produção de pesquisas.

    Por: NIVALDO NUNESl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/05/2011 lAcessos: 218
    NIVALDO NUNES

    Os desafios corporativos estão a cada dia maiores, e os concorrentes estão cada vez mais desempenhando seu papel em busca de novas tendências. E para se adequar a esta realidade o gestor administrativo, que não tem conhecimento em gestão de segurança, tem também este desafio pela frente, e a consultoria é uma boa alternativa.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 24/03/2011 lAcessos: 317
    NIVALDO NUNES

    Tudo que diz respeito à área de segurança do trabalho, o técnico poderá atuar diretamente como consultor.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 21/02/2011 lAcessos: 2,715
    NIVALDO NUNES

    É uma atividade controlada por Leis, Portarias, e por Normas Regulamentadoras, que estão em constante reformulação, em busca de melhores condições para o trabalhador em seu ambiente de trabalho.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Administraçãol 12/02/2011 lAcessos: 1,064 lComentário: 1
    NIVALDO NUNES

    FIDELIZAR CLIENTES Fidelizar os clientes é uma estratégia obrigatória para as empresas em qualquer área nesta era de globalização. Você tem certeza que seus concorrentes estão sempre pensando em fazer algo diferente para conquistar novos clientes e permanecer com os atuais? Não seria ótimo ter clientes leias e que permanecesse fiel a sua empresa mesmo em tempos difíceis? Em qualquer segmento de atividade precisa de: PESSOAS - PROCESSOS - TECNOLOGIAS

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Atendimento ao Clientel 02/12/2010 lAcessos: 436
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast