"rh - papel fundamental e importante"

Publicado em: 24/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 391 |

"RH -  PAPEL FUNDAMENTAL E IMPORTANTE"

 

Em todo segmento de atividade, necessitam de três fatores primordiais para qualquer organização, seja ela Nacional ou Estrangeira. Estes três fatores são: Pessoas (RH), Processos e Tecnologias.

 

Vivemos em uma sociedade globalizada e na era da informação, onde a capacidade e o talento humano vivem em constante competição no mercado de trabalho. Isto nos faz lembrar sobre a teoria da equidade de Stacy Adams "As pessoas se sentirão mais ou menos motivadas para o trabalho, à medida que percebam, ou não, a presença da justiça, da igualdade nas relações de trabalho".

 

Com os avanços das empresas nas ultimas décadas, em busca de novos conceitos de gestão empresarial, e todos voltados para atingir os resultados esperados, no que diz respeito à qualidade e na sua missão institucional, no atendimento das necessidades dos clientes e da sociedade em geral. 

 

No passado o setor de RH em algumas organizações, era um departamento engessado, cuidava apenas da folha de pagamento e da contratação de profissionais, que apenas era exigido experiência e técnica, não existiam um programa de treinamentos e capacitação profissional continuada.

 

Mas hoje o RH tem o papel importante no que diz respeito a planejar, promover, coordenar as atividades relacionadas à seleção e contratação, e no que diz respeito à avaliação funcional e comportamental dos colaboradores. O setor tem a responsabilidade na formação continuada dos profissionais, com o objetivo do crescimento da instituição.

 

O profissional de RH hoje tem que ter uma visão sistêmica e holística, para quebra de vários paradigmas do passado, para trabalhar em equipes, ter planejamento, capacidade de adaptação e flexibilidade, ser proativo, ter criatividade e comunicação. E principalmente ter o conceito da sigla CHA "Conhecimento, Habilidade e Atitude". O mercado hoje exige profissionais com Conhecimento no cargo que ira ocupar, tem que ter Habilidades para tratar de um leque de situações no seu dia-a-dia e Atitude para solucionar os problemas pertinentes a função.

O desenvolvimento e conhecimento destas habilidades são importantes tanto para a empresa como para o colaborador.

 

As necessidades estratégicas e operacionais, aliado a cultura da empresa em priorizar o aproveitamento dos colaboradores interno, para promoções e plano de carreira, transformam o setor de RH em chave importante. Porque se falando em sucessão, dependendo do cargo existem varias dificuldades. Ao se preparar um sucessor, e se este não for bem planejado pode causar impacto negativo a empresa.

 

Os colaboradores hoje são visto de uma forma diferenciada, não são só apenas pessoas e sim seres humanos com emoções, sentimentos, inteligência e razão, tem auto-estima e devem ser lapidados e valorizados no contexto geral. E devem ser vistos como parceiros e responsáveis pela mesma empresa, para que juntos possam atingir metas de qualidade.

 

A grande barreira para o crescimento corporativo é a perda de pessoas eficientes, a perda de entusiasmo e a falta de motivação, que em alguns casos não é dada a valorização devida ao funcionário. E cabe ao gestor de RH encontrar as formas para trazer a harmonia e o bem estar de todos na organização.

 

Vamos falar um pouco da minha área = Consultor de Segurança Corporativa

Uma dica importante para as organizações em geral, o local ou a sala da seleção preliminar, para realizar as primeiras entrevistas, preferencialmente deve ser o mais próximo da entrada da empresa. Evitando assim que os candidatos de inicio não conheçam as instalações. E a não aprovação de certos candidatos não tragam transtornos futuros para a organização.

 

Dentro deste escopo de modernização e a reestruturação do processo empresarial em busca da qualidade nos serviços prestados, a rapidez nas decisões é de fundamental importância na atualidade.

 

É constatado que profissionais em diversas áreas, qualificados e bem remunerados, exercem suas atividades com rendimentos satisfatórios em qualquer segmento. 

 

Consulte sempre um Gestor de RH.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/rh-papel-fundamental-e-importante-4468105.html

    Palavras-chave do artigo:

    recursos humanos

    ,

    tecnologia e gestao

    Comentar sobre o artigo

    Cesar Roberto Silva

    Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, duas áreas tão distintas e no cenário atual do mundo corporativo, tão próximas. E tal proximidade não se deu por acaso. Com a velocidade do desenvolvimento das redes de comunicação corporativas, internet e intranets, o conhecimento finalmente encontra caminhos ideais para sua disseminação através de procedimentos, políticas e sistemas de informação implantados pela área de TI e, do autodesenvolvimento e desenvolvimento das pessoas geridas pela área de

    Por: Cesar Roberto Silval Tecnologia> TIl 19/12/2011 lAcessos: 1,354
    Valdec Romero Castelo Branco

    O objetivo deste artigo é caracterizar as inter-relações entre gestão ambiental, o papel e a importância da administração estratégica de Recursos Humanos como agente fomentador da educação ambiental. O tema abordado é significativamente amplo, complexo e polêmico, visto que envolvem uma série de variáveis sócio-econômico, cultural, ambiental, entre outras. As empresas estão conscientes da realidade ambiental, do papel e da importância do departamento de Recursos Humanos.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Educação> Ensino Superiorl 22/12/2010 lAcessos: 1,682
    Darci Kops

    O presente artigo questiona a respeito de o diagnóstico do sistema de recursos humanos tratar-se de uma abordagem técnica ou abordagem humanística, e disponibilizando ferramentas de diagnóstico em forma de checks lists, tanto do sistema global como dos subsistemas de RH. O artigo sustenta a importância do mapeamento da realidade organizacional no que se refere à gestão dos recursos humanos

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 1,499
    Roger S Souza

    É o conjunto de técnicas e conhecimentos empregados na implantação, na implementação e no gerenciamento de sistemas informatizados de uma empresa. Esse tecnólogo tem várias atribuições. É de sua alçada avalar os sistemas de informação e de segurança das redes e dos bancos de dados. Pode implantar sistemas de automação pára o gerenciamento da informação e determinar estratégias de emprego da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos departamentos e a integração de diversos set

    Por: Roger S Souzal Negócios> Gestãol 09/06/2013 lAcessos: 30

    Este artigo pretende demonstrar como os Recursos Humanos podem ser fonte de lucratividade para as empresas, com ênfase no varejo de pequeno porte. Apresenta-se uma exposição sobre a importância do Endomarketing no mundo corporativo. O Endomarketing visa à valorização do colaborador, através do entendimento do novo consumidor e de estratégias de diferenciação e inovação diante da concorrência. Além disso, o Endomarketing abre portas para a inserção do marketing nas empresas de pequeno porte em pr

    Por: JUCILENE CRISTINE DE OLIVEIRAl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/10/2008 lAcessos: 8,829
    LzRicco Comunicacao

    Os processos que envolvem a Gestão de pessoas, no Brasil e no mundo, estão passando por uma transformação rápida e muito evolutiva. As atividades praticadas pela área de recursos humanos já não são mais as mesmas, ou pelos menos não se executam mais da mesma forma. O foco dos profissionais destes departamentos ultrapassou o cumprimento de atividades burocráticas e de controle.

    Por: LzRicco Comunicacaol Negócios> Gestãol 01/12/2011 lAcessos: 166

    Segundo GIL (1994) A Administração de Recursos Humanos surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade das terefas de gestão de pessoal. Seu desenvolvimento confunde-se com a própria História da Administração e pode ser apresentado segundo algumas etapas que serão descritas no presente trabalho acadêmico.

    Por: Pedro D`arc Rocha dos Santosl Negócios> Gestãol 24/08/2009 lAcessos: 70,286 lComentário: 8
    Stifanie Silva

    Desvendando as Profissões na área de Recursos Humanos. Apresentando os valores e a importancia do profissional da área.

    Por: Stifanie Silval Negócios> Gestãol 21/03/2011 lAcessos: 1,594
    AILTON DE LIMA RIBEIRO

    Na administração pública o tema mais clássico é recursos humanos. Seja pela escassez, seja pela qualificação, seja pelo desempenho ou qualquer outro motivo. O fato é que é tema recorrente nas reuniões de planejamento estratégico e outras em cujos assuntos envolvam resultados. Como lidar com esse assunto quando a administração decide implantar modelos de gestão por meio de parcerias privadas?

    Por: AILTON DE LIMA RIBEIROl Negócios> Gestãol 16/03/2011 lAcessos: 125
    Nelson B. Sousa

    Sobre Recursos Humanos. Definição do Termo e do Departamento de RH de algumas empresas. As Funções não são só de R&S e Treinamento.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 12/08/2008 lAcessos: 73,427

    Seriam os escândalos recentes envolvendo estatais brasileiras equivalentes ao Watergate? Por Cynthia Catlett - Sócia de Forensic Investigations & Dispute Services da Grant Thornton do Brasil-

    Por: Marianal Negócios> Gestãol 22/10/2014 lAcessos: 11

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Sempre acompanhamos em jornais, sites e revistas que o mercado demanda muitos tipos de matérias-primas. Alguns dos mais conhecidos é o petróleo, ferro, minérios, entre outros. Por outro lado, vale destacar que a borracha também é muito presente no fluxo industrial, tendo um aproveitamento muito alto devido sua capacidade de ser moldada para finalidades variadas.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 16/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014

    Este artigo tem o propósito de orientar o empresário que estiver com a intenção de vender a sua empresa para seguir algumas providências no sentido de facilitar o processo de negociação e, por consequência, agilizar a transação de venda.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 14/10/2014 lAcessos: 13
    Victor Hugo Oliveira dos Anjos

    A tramitação dos Projetos de Lei ou só PL's parece bem simples, no que diz respeito à sua aprovação, ou seu veto. Um PL aprovado na Câmara dos Deputados, por exemplo, deve passar primeiramente nas comissões da casa para aprovação e, em seguida, deve ser enviado para a revisão dos Senadores, e vice-versa.

    Por: Victor Hugo Oliveira dos Anjosl Negócios> Gestãol 13/10/2014 lAcessos: 13
    NIVALDO NUNES

    Na era do conhecimento, o Gestor de RH, tem que buscar todos estes conceitos e técnicas, atualizando-se constantemente, através de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e de extensão, para se manter competitivo na área de atuação.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 18/07/2012 lAcessos: 220
    NIVALDO NUNES

    Agora vamos avaliar a parte operacional: veremos a seguir o que acontece quando o sensor detecta a presença de um intruso na sua empresa ou residência. Este sensor é disparado na unidade de atendimento da empresa de monitoramento.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Atendimento ao Clientel 03/08/2011 lAcessos: 73
    NIVALDO NUNES

    Este profissional terá que buscar qualificação e aperfeiçoamento constantemente através do processo de ensino-aprendizagem.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 29/06/2011 lAcessos: 104
    NIVALDO NUNES

    A enfermagem é uma das raras profissões que mesclam o científico com o humano, além de orientar e tratar o paciente atua diretamente na prevenção de doenças e na produção de pesquisas.

    Por: NIVALDO NUNESl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/05/2011 lAcessos: 221
    NIVALDO NUNES

    Os desafios corporativos estão a cada dia maiores, e os concorrentes estão cada vez mais desempenhando seu papel em busca de novas tendências. E para se adequar a esta realidade o gestor administrativo, que não tem conhecimento em gestão de segurança, tem também este desafio pela frente, e a consultoria é uma boa alternativa.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 24/03/2011 lAcessos: 321
    NIVALDO NUNES

    Tudo que diz respeito à área de segurança do trabalho, o técnico poderá atuar diretamente como consultor.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 21/02/2011 lAcessos: 2,764
    NIVALDO NUNES

    É uma atividade controlada por Leis, Portarias, e por Normas Regulamentadoras, que estão em constante reformulação, em busca de melhores condições para o trabalhador em seu ambiente de trabalho.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Administraçãol 12/02/2011 lAcessos: 1,079 lComentário: 1
    NIVALDO NUNES

    FIDELIZAR CLIENTES Fidelizar os clientes é uma estratégia obrigatória para as empresas em qualquer área nesta era de globalização. Você tem certeza que seus concorrentes estão sempre pensando em fazer algo diferente para conquistar novos clientes e permanecer com os atuais? Não seria ótimo ter clientes leias e que permanecesse fiel a sua empresa mesmo em tempos difíceis? Em qualquer segmento de atividade precisa de: PESSOAS - PROCESSOS - TECNOLOGIAS

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Atendimento ao Clientel 02/12/2010 lAcessos: 441
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast