Ruídos na Comunicação

Publicado em: 05/08/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 4,639 |

Atualmente, apesar das profundas evoluções tecnológicas verificadas, com o diversificado leque de meios e formas de comunicação, ainda existem problemas que impedem o desenvolvimento de uma comunicação efetiva, por falta, falhas e até mesmo excesso de informações.

Estes obstáculos à comunicação, mais propriamente à eficácia da comunicação, mais conhecidos por ruídos, de uma maneira geral, são freqüentes e temidos pelos gestores conscientes da importância da comunicação na organização.

Segundo Gessner (2007), ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar danos ou desvios na mensagem.

Os ruídos normalmente são causados por alguns fatores (Mendonça, 2009):

  • ambiente adverso – local em que há muito barulho, excesso de pessoas circulando poderá distrair a atenção do receptor, que por sua vez compreenderá apenas parte da mensagem emitida pelo emissor;
  • o momento em que a mensagem esta sendo passada - caso o receptor não esteja concentrado para obter as informações necessárias, tenha sua atenção dividida em mais de uma atividade, a mensagem não será completamente entendida;
  • linguagem inadequada – uso de termos técnicos ou palavras em idioma desconhecido pelo receptor;
  • exposição descuidada – falar de temas que não são do interesse dos receptores, desviando assim a atenção, não centrando nos assuntos que são de fato importantes.

Diante das causas apontadas acima no que tange os problemas da comunicação, Soares (2008) diz que, para que isto seja evitado, é importante que as organizações desenvolvam para cada público ferramentas e programas de relacionamento específicos, buscando, assim, reduzir os inevitáveis ruídos e conflitos de interesse nas relações.

Pesquisa aponta para que 80% dos problemas corporativos são provenientes de falhas na comunicação (Machado, 2008). Baseados em dados como este, os gestores estão cada vez mais olhando para a comunicação de uma maneira geral como uma área de importância estratégica na empresa, buscando aperfeiçoar os processos e investindo em recursos para melhorar a comunicação estabelecida, vendo-a como investimento e não como custo.

As informações que circulam dentro da organização têm que ser comunicadas de forma a serem compreendidas por todos, não gerando dúvidas nem posteriores ruídos. O colaborador deve saber com exatidão tudo o que ocorre dentro da empresa, no que diz respeito a sua função, para passar adiante a informação para o cliente de forma adequada e completa. E a comunicação funcional, articulando-se de forma com duas outras vertentes da comunicação pode introduzir elementos de ruído e distorção detrimentais dos seus objetivos: falamos da vertente da partilha de valores, da cultura organizacional, de criação de sentimento de pertença, bem como da comunicação ligada à motivação e satisfação dos públicos internos.

A comunicação ocorrendo de forma efetiva trará vantagens para a empresa, para o colaborador e consequentemente para o cliente que se tornará fiel a empresa que lhe prestar o melhor atendimento.

 

PRISCYLA CALDAS

priscyla@exitomarketing.com.br

www.exitomarketing.com.br

 

Referências:

Gessner, G. (2007) – Comunicação (documento online) Artigos.Com. Acedido em 13 de Junho de 2009 em: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/ comunicacao-1511/artigo.

 

Mendonça, M. (2009). Comunicação eficaz na empresa – A estória do cometa Halley, vídeos 1-2 (18min). Acedido em 15 de Agosto de 2009, em: www.youtube.com/watch?v=P-MWX4Az8bY&feature=related & www.youtube.com/watch?v=fbJH_H26EUg&feature=related

Soares, Paulo Henrique Leal (2008). Mídia organizacional: o agendamento estratégico in ABERJE. Comunicação Interna: A força das empresas. Vol. 4 (pp. 97-110). São Paulo: Aberje Editorial

Machado, R. (2008, 10 de Junho). A importância da comunicação como estratégia de marketing.  (texto colocado no Blog doceshop.com.br) enviado para http://www.doceshop.com.br/blog/index.php/a-comunicacao-como-estrategia-empresarial-e-pessoal-tambem/. Acedido em 13 de Junho de 2009.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/ruidos-na-comunicacao-2972627.html

    Palavras-chave do artigo:

    ruidos na comunicacao

    ,

    barreiras na comunicacao

    Comentar sobre o artigo

    A sociedade em rede de Castells se faz presente em nosso dia a dia, transformando nossos relacionamentos pessoais em relacionamentos virtuais, relegando a segundo plano a essência do ser humano, a interação. Diante desta nova perspectiva que se configura, este artigo analisa os impactos causados pelas tecnologias da comunicação e informação nos relacionamentos interpessoais dentro das organizações, bem como o papel da comunicação interna como agente transformador dessas relações.

    Por: Évelim Wroblewskil Negócios> Administraçãol 07/08/2013 lAcessos: 132
    Paulo Roberto Frantz Bonilla

    O presente trabalho tem por objetivo oferecer uma contribuição para o desenvolvimento da prática da leitura de textos, em especial propagandas televisivas, nas aulas de Língua Portuguesa dos ensinos fundamental e médio, uma vez que a leitura é condição básica para acesso à cultura e à participação do indivíduo nos diferentes espaços sociais.

    Por: Paulo Roberto Frantz Bonillal Educação> Línguasl 13/09/2009 lAcessos: 3,384

    RESUMO: A pesquisa analisou e investigou a Comunicação Empresarial como ferramenta indispensável nos meios organizacionais. A presente pesquisa apoiou-se em estudos baseados nas literaturas existentes sobre o assunto A comunicação interna é uma “mola" propulsora para o bom andamento dos negócios da organização, ocorrendo sempre de forma definida como: comunicação interna e externa. Verificando que esse processo só ocorre se forem utilizadas em conjunto. O recurso da Comunicação Empresarial const

    Por: JOÃO SILVAl Negócios> Administraçãol 26/02/2010 lAcessos: 6,233
    Antonio Cunha

    O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo principal demonstrar que a linguagem afeta sobre maneira a qualidade do processo decisório, considerando as circunstâncias temporais, análise ambiental, relacionamento inter-pessoal e aspectos políticos inerentes ao contexto em que são tomadas. O processo decisório envolve cognição, e a linguagem é especializada para cada campo de conhecimento, como na Administração e Direito aqui apresentada. Correlações sob diferentes aspectos foram coletadas no desenvolvimento teórico da pesquisa, assim como buscou-se informações num bairro curitibano, conhecido como Cabral. Dez empresas em que se consultou empregadores e empregados sobre problemas relacionados com o uso da linguagem.

    Por: Antonio Cunhal Negócios> Gerêncial 10/08/2009 lAcessos: 5,052 lComentário: 1
    Robinson Vander de Carvalho

    : Este estudo sobre comunicação interna para a gestão de produção cuidou de esclarecer pontos fundamentais nos sucessos e fracassos da transferência de informações. Os canais utilizados podem ser eficientes dependendo do público a ser atingido e da intenção da organização e cultura existente. Mas o que fica claro é que os meios de comunicação interna devem ser bem planejados e constantemente aplicados, para se estabelecer a prática da formalidade, dando segurança e criando confiança entre as par

    Por: Robinson Vander de Carvalhol Carreira> Recursos Humanosl 06/08/2014 lAcessos: 34
    Paulo Cisneiros

    Este ensaio busca ressaltar a importância do emprego da comunicação integrada de marketing na trajetória de sucesso das organizações empresariais. Esclarecendo, de forma inequívoca, que a luta pela permanência no mercado através das competências instaladas, não pode prescindir desta comunicação, associada a sua estratégia e tecnologia empregada.

    Por: Paulo Cisneirosl Marketing e Publicidadel 17/08/2009 lAcessos: 5,681
    Verônica Carreiro

    O presente trabalho tem como objetivo ser uma contribuição para o debate acerca da importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Nesse intuito o trabalho busca explorar as posições mais correntes acerca das atividades lúdicas e sua importância para a Pedagogia e a sociedade em geral. Para ampliar a discussão buscou-se embasamento teórico sobre o desenvolvimento da criança.

    Por: Verônica Carreirol Educação> Educação Infantill 22/02/2012 lAcessos: 761

    Em debates, fala-se muito de "vantagens competitivas", mas poucos se dão conta que as rejeições são frutos de "desvantagens comparativas".

    Por: Ivan Postigol Negócios> Administraçãol 01/10/2011 lAcessos: 90
    Escritorcampos

    Agir com amor, nada mais é que tirar a arma da mão do seu inimigo. E, ao ter o seu inimigo desarmado, com certeza terá ganhado a luta.

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 05/05/2010 lAcessos: 427
    Prof. Adm. Paulo Bertelli

    A Comunicação é a troca de ideias ou de ponto de vista entre partes. Negociação é o processo de obter aceitação nas ideias ou interesses impostos, com a intenção de influenciar, para alcançar o resultado desejado. E, esta deve ser realizada entre duas ou mais pessoas. Uma parte significativa dos problemas organizacionais ocorre por falhas na comunicação, por isso, é imprescindível que o negociador tenha uma visão sistêmica ao disseminar as informações.

    Por: Prof. Adm. Paulo Bertellil Negócios> Administraçãol 21/05/2014 lAcessos: 59

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014

    Este artigo tem o propósito de orientar o empresário que estiver com a intenção de vender a sua empresa para seguir algumas providências no sentido de facilitar o processo de negociação e, por consequência, agilizar a transação de venda.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 14/10/2014 lAcessos: 12
    Victor Hugo Oliveira dos Anjos

    A tramitação dos Projetos de Lei ou só PL's parece bem simples, no que diz respeito à sua aprovação, ou seu veto. Um PL aprovado na Câmara dos Deputados, por exemplo, deve passar primeiramente nas comissões da casa para aprovação e, em seguida, deve ser enviado para a revisão dos Senadores, e vice-versa.

    Por: Victor Hugo Oliveira dos Anjosl Negócios> Gestãol 13/10/2014 lAcessos: 13

    Para se ter e desenvolver isso uma boa instrução e atualização em sua formação em cursos técnicos, atualização, graduação e pós-graduação ter um contato com professores comprometidos e com profissionais especializados em suas áreas

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 13/10/2014 lAcessos: 13

    Este artigo trata de providências que devem ser tomadas pelo empresário que deseja vender a sua empresa. Enfatiza a importância da informação que se deve apresentar ao comprador sobre a empresa, a qual deve obrigatoriamente ter consistência e credibilidade. E ressalta que a melhor forma de disponibilizar tais dados é através dos instrumentos contábeis.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 13/10/2014
    Priscyla Caldas

    Artigo sobre um dos maiores desafios organizacionais, a Comunicação Interna.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 14/09/2010 lAcessos: 830
    Priscyla Caldas

    Este artigo fala como a motivação, a liderança e o trabalho em equipe melhora o estímulo ao trabalho, e consequentemente o clima organizacional.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 03/09/2010 lAcessos: 1,805
    Priscyla Caldas

    "A motivação vem de dentro, do interior do ser humano". Leia este artigo e saiba mais sobre este assunto.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Administraçãol 23/08/2010 lAcessos: 726
    Priscyla Caldas

    Tem dúvidas de como fazer seu currículo? Veja algumas dicas neste artigo.

    Por: Priscyla Caldasl Carreira> Entrevistasl 06/08/2010 lAcessos: 569
    Priscyla Caldas

    Neste artigo será feito um breve relato dos tipos de comunicação existentes em uma organização.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 4,260
    Priscyla Caldas

    Um pouco da relação de dois temas tão importantes em uma organização

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 409
    Priscyla Caldas

    Como anda a comunicação em sua empresa? Entenda por que ela é tão importante.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Administraçãol 05/08/2010 lAcessos: 1,081
    Priscyla Caldas

    Saiba como motivar sua equipe sem aumentar seus custos.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 254

    Comments on this article

    1
    Sansão Zua 18/07/2011
    As vezes não basta ouvir é preciso entender o que se pretende para facilitar o processo comunicativo.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast