Ruídos na Comunicação

Publicado em: 05/08/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 4,599 |

Atualmente, apesar das profundas evoluções tecnológicas verificadas, com o diversificado leque de meios e formas de comunicação, ainda existem problemas que impedem o desenvolvimento de uma comunicação efetiva, por falta, falhas e até mesmo excesso de informações.

Estes obstáculos à comunicação, mais propriamente à eficácia da comunicação, mais conhecidos por ruídos, de uma maneira geral, são freqüentes e temidos pelos gestores conscientes da importância da comunicação na organização.

Segundo Gessner (2007), ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar danos ou desvios na mensagem.

Os ruídos normalmente são causados por alguns fatores (Mendonça, 2009):

  • ambiente adverso – local em que há muito barulho, excesso de pessoas circulando poderá distrair a atenção do receptor, que por sua vez compreenderá apenas parte da mensagem emitida pelo emissor;
  • o momento em que a mensagem esta sendo passada - caso o receptor não esteja concentrado para obter as informações necessárias, tenha sua atenção dividida em mais de uma atividade, a mensagem não será completamente entendida;
  • linguagem inadequada – uso de termos técnicos ou palavras em idioma desconhecido pelo receptor;
  • exposição descuidada – falar de temas que não são do interesse dos receptores, desviando assim a atenção, não centrando nos assuntos que são de fato importantes.

Diante das causas apontadas acima no que tange os problemas da comunicação, Soares (2008) diz que, para que isto seja evitado, é importante que as organizações desenvolvam para cada público ferramentas e programas de relacionamento específicos, buscando, assim, reduzir os inevitáveis ruídos e conflitos de interesse nas relações.

Pesquisa aponta para que 80% dos problemas corporativos são provenientes de falhas na comunicação (Machado, 2008). Baseados em dados como este, os gestores estão cada vez mais olhando para a comunicação de uma maneira geral como uma área de importância estratégica na empresa, buscando aperfeiçoar os processos e investindo em recursos para melhorar a comunicação estabelecida, vendo-a como investimento e não como custo.

As informações que circulam dentro da organização têm que ser comunicadas de forma a serem compreendidas por todos, não gerando dúvidas nem posteriores ruídos. O colaborador deve saber com exatidão tudo o que ocorre dentro da empresa, no que diz respeito a sua função, para passar adiante a informação para o cliente de forma adequada e completa. E a comunicação funcional, articulando-se de forma com duas outras vertentes da comunicação pode introduzir elementos de ruído e distorção detrimentais dos seus objetivos: falamos da vertente da partilha de valores, da cultura organizacional, de criação de sentimento de pertença, bem como da comunicação ligada à motivação e satisfação dos públicos internos.

A comunicação ocorrendo de forma efetiva trará vantagens para a empresa, para o colaborador e consequentemente para o cliente que se tornará fiel a empresa que lhe prestar o melhor atendimento.

 

PRISCYLA CALDAS

priscyla@exitomarketing.com.br

www.exitomarketing.com.br

 

Referências:

Gessner, G. (2007) – Comunicação (documento online) Artigos.Com. Acedido em 13 de Junho de 2009 em: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/ comunicacao-1511/artigo.

 

Mendonça, M. (2009). Comunicação eficaz na empresa – A estória do cometa Halley, vídeos 1-2 (18min). Acedido em 15 de Agosto de 2009, em: www.youtube.com/watch?v=P-MWX4Az8bY&feature=related & www.youtube.com/watch?v=fbJH_H26EUg&feature=related

Soares, Paulo Henrique Leal (2008). Mídia organizacional: o agendamento estratégico in ABERJE. Comunicação Interna: A força das empresas. Vol. 4 (pp. 97-110). São Paulo: Aberje Editorial

Machado, R. (2008, 10 de Junho). A importância da comunicação como estratégia de marketing.  (texto colocado no Blog doceshop.com.br) enviado para http://www.doceshop.com.br/blog/index.php/a-comunicacao-como-estrategia-empresarial-e-pessoal-tambem/. Acedido em 13 de Junho de 2009.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/ruidos-na-comunicacao-2972627.html

    Palavras-chave do artigo:

    ruidos na comunicacao

    ,

    barreiras na comunicacao

    Comentar sobre o artigo

    A sociedade em rede de Castells se faz presente em nosso dia a dia, transformando nossos relacionamentos pessoais em relacionamentos virtuais, relegando a segundo plano a essência do ser humano, a interação. Diante desta nova perspectiva que se configura, este artigo analisa os impactos causados pelas tecnologias da comunicação e informação nos relacionamentos interpessoais dentro das organizações, bem como o papel da comunicação interna como agente transformador dessas relações.

    Por: Évelim Wroblewskil Negócios> Administraçãol 07/08/2013 lAcessos: 116
    Paulo Roberto Frantz Bonilla

    O presente trabalho tem por objetivo oferecer uma contribuição para o desenvolvimento da prática da leitura de textos, em especial propagandas televisivas, nas aulas de Língua Portuguesa dos ensinos fundamental e médio, uma vez que a leitura é condição básica para acesso à cultura e à participação do indivíduo nos diferentes espaços sociais.

    Por: Paulo Roberto Frantz Bonillal Educação> Línguasl 13/09/2009 lAcessos: 3,370

    RESUMO: A pesquisa analisou e investigou a Comunicação Empresarial como ferramenta indispensável nos meios organizacionais. A presente pesquisa apoiou-se em estudos baseados nas literaturas existentes sobre o assunto A comunicação interna é uma “mola" propulsora para o bom andamento dos negócios da organização, ocorrendo sempre de forma definida como: comunicação interna e externa. Verificando que esse processo só ocorre se forem utilizadas em conjunto. O recurso da Comunicação Empresarial const

    Por: JOÃO SILVAl Negócios> Administraçãol 26/02/2010 lAcessos: 6,210
    Antonio Cunha

    O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo principal demonstrar que a linguagem afeta sobre maneira a qualidade do processo decisório, considerando as circunstâncias temporais, análise ambiental, relacionamento inter-pessoal e aspectos políticos inerentes ao contexto em que são tomadas. O processo decisório envolve cognição, e a linguagem é especializada para cada campo de conhecimento, como na Administração e Direito aqui apresentada. Correlações sob diferentes aspectos foram coletadas no desenvolvimento teórico da pesquisa, assim como buscou-se informações num bairro curitibano, conhecido como Cabral. Dez empresas em que se consultou empregadores e empregados sobre problemas relacionados com o uso da linguagem.

    Por: Antonio Cunhal Negócios> Gerêncial 10/08/2009 lAcessos: 5,034 lComentário: 1
    Robinson Vander de Carvalho

    : Este estudo sobre comunicação interna para a gestão de produção cuidou de esclarecer pontos fundamentais nos sucessos e fracassos da transferência de informações. Os canais utilizados podem ser eficientes dependendo do público a ser atingido e da intenção da organização e cultura existente. Mas o que fica claro é que os meios de comunicação interna devem ser bem planejados e constantemente aplicados, para se estabelecer a prática da formalidade, dando segurança e criando confiança entre as par

    Por: Robinson Vander de Carvalhol Carreira> Recursos Humanosl 06/08/2014 lAcessos: 18
    Paulo Cisneiros

    Este ensaio busca ressaltar a importância do emprego da comunicação integrada de marketing na trajetória de sucesso das organizações empresariais. Esclarecendo, de forma inequívoca, que a luta pela permanência no mercado através das competências instaladas, não pode prescindir desta comunicação, associada a sua estratégia e tecnologia empregada.

    Por: Paulo Cisneirosl Marketing e Publicidadel 17/08/2009 lAcessos: 5,664
    Verônica Carreiro

    O presente trabalho tem como objetivo ser uma contribuição para o debate acerca da importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Nesse intuito o trabalho busca explorar as posições mais correntes acerca das atividades lúdicas e sua importância para a Pedagogia e a sociedade em geral. Para ampliar a discussão buscou-se embasamento teórico sobre o desenvolvimento da criança.

    Por: Verônica Carreirol Educação> Educação Infantill 22/02/2012 lAcessos: 751

    Em debates, fala-se muito de "vantagens competitivas", mas poucos se dão conta que as rejeições são frutos de "desvantagens comparativas".

    Por: Ivan Postigol Negócios> Administraçãol 01/10/2011 lAcessos: 86
    Escritorcampos

    Agir com amor, nada mais é que tirar a arma da mão do seu inimigo. E, ao ter o seu inimigo desarmado, com certeza terá ganhado a luta.

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 05/05/2010 lAcessos: 418
    Prof. Adm. Paulo Bertelli

    A Comunicação é a troca de ideias ou de ponto de vista entre partes. Negociação é o processo de obter aceitação nas ideias ou interesses impostos, com a intenção de influenciar, para alcançar o resultado desejado. E, esta deve ser realizada entre duas ou mais pessoas. Uma parte significativa dos problemas organizacionais ocorre por falhas na comunicação, por isso, é imprescindível que o negociador tenha uma visão sistêmica ao disseminar as informações.

    Por: Prof. Adm. Paulo Bertellil Negócios> Administraçãol 21/05/2014 lAcessos: 44

    como reagimos aos conflitos que noa incomodam no dia a dia? Como deveríamos agir?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 18/09/2014

    ERP é uma ferramenta que dinamiza e agiliza os processos de uma empresa, tornando possível ganhar mais tempo, eliminar atividades redundantes e o desperdício de recursos materiais e operacionais, permitindo uma gestão mais eficiente.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 18/09/2014

    Foi a partir da década de 1990 que o cenário mercadológico observou o surgimento do conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos, que tem como objetivo integrar os agentes de produção, sendo possível melhorar a qualidade dos serviços. Aumentar a eficácia de sua linha de produção é o sonho de qualquer empreendedor. Afinal, quem não quer ver seus funcionários produzirem até 30% a mais? A terceirização de serviços permite que a sua equipe foque em o que realmente importa.

    Por: Jean Webbl Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Em plena retração de mercado e dificuldade das empresas em crescerem e expandirem os seus negócios, a redução de custos passa a ser uma preocupação e fator de extrema importância para a maioria das empresas. Reduzir custos nem sempre é tarefa fácil e demanda esforços por parte de todos os membros de uma organização. Nesse sentido, um sistema ERP pode ser uma ferramenta de grande apoio.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Quando uma empresa necessita adquirir um sistema ERP muitas são as dúvidas e dificuldades para definir a escolha, por isso, é necessário estar atento aos critérios necessários para garantir a melhor decisão.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 17/09/2014

    Analisando os conflitos existentes nos ambientes organizacionais, podemos concluir que nosso sistema emocional é o grande responsável pelas nossas vitórias e fracassos. O medo nos paralisa.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Como conviver com os intermináveis e estressantes conflitos que aparecem nos ambientes profissionais? Como ser feliz convivendo ao lado deles?

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 16/09/2014

    Todas as vantagens de ter implementado numa empresa, independentemente que seja uma grande média ou pequena, um software de gestão. Como, com uma simples e completa ferramenta, se pode tirar o máximo partido das capacidades de uma empresa e dos que lá trabalham.

    Por: marial Negócios> Gestãol 16/09/2014 lAcessos: 11
    Priscyla Caldas

    Artigo sobre um dos maiores desafios organizacionais, a Comunicação Interna.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 14/09/2010 lAcessos: 820
    Priscyla Caldas

    Este artigo fala como a motivação, a liderança e o trabalho em equipe melhora o estímulo ao trabalho, e consequentemente o clima organizacional.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 03/09/2010 lAcessos: 1,793
    Priscyla Caldas

    "A motivação vem de dentro, do interior do ser humano". Leia este artigo e saiba mais sobre este assunto.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Administraçãol 23/08/2010 lAcessos: 722
    Priscyla Caldas

    Tem dúvidas de como fazer seu currículo? Veja algumas dicas neste artigo.

    Por: Priscyla Caldasl Carreira> Entrevistasl 06/08/2010 lAcessos: 566
    Priscyla Caldas

    Neste artigo será feito um breve relato dos tipos de comunicação existentes em uma organização.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 4,206
    Priscyla Caldas

    Um pouco da relação de dois temas tão importantes em uma organização

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 404
    Priscyla Caldas

    Como anda a comunicação em sua empresa? Entenda por que ela é tão importante.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Administraçãol 05/08/2010 lAcessos: 1,075
    Priscyla Caldas

    Saiba como motivar sua equipe sem aumentar seus custos.

    Por: Priscyla Caldasl Negócios> Gestãol 05/08/2010 lAcessos: 251

    Comments on this article

    1
    Sansão Zua 18/07/2011
    As vezes não basta ouvir é preciso entender o que se pretende para facilitar o processo comunicativo.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast