Sistema de Gestão Integrado, SGI

Publicado em: 03/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 447 |

As normas ISO possuem algo em comum, independentemente do foco, seja gestão da qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho ou qualquer outro, nas normas de gestão o miolo sempre será o mesmo, ou seja, serão sempre as mesmas ferramentas.

Num sistema integrado o que ocorre é o compartilhamento dos processos de gerenciamento. Os seis grandes procedimentos obrigatórios exigidos pela qualidade passam a servir para todos os processos de gestão que a empresa possui.

No SGI o procedimento de controle de documentos deve controlar a aprovação, revisão e distribuição do Manual da Qualidade, exigido pela ISO9001, como também, o mesmo controle deverá garanti a disponibilidade do procedimento de consulta e atendimento a legislação exigido pela ISO14001 e OHSAS18001.

O controle de registro amplia a sua abrangência para as demais evidências necessárias ao cumprimento de todas as normas utilizadas pela corporação. O procedimento de controle de produto não conforme muda de nome e passa a se chamar Controle de Não Conformidades onde aumenta sua amplitude para, além de tratar a destinação de produtos com problemas, também definir tratativas para acidentes de trabalho e para sanar desvios relativos a qualquer outro foco da gestão.

As auditorias internas passam a contemplar todas as áreas e num mesmo relatório onde podemos evidenciar os resultados relativos a todos os âmbitos. As não conformidades, independentemente da área, são tratadas com o mesmo relatório de ação corretiva e qualquer potencial problema deve ser resolvido com ações preventivas que também será uma ferramenta unificada.  

Vale salientar que não são apenas os 6 procedimentos obrigatórios que podem ser integrados, em alguns sistemas, devido a semelhança de alguns requisitos, pode haver um compartilhamento parcial, ou seja, um SGI de 3 focos onde apenas 2 podem ser compartilhados, como exemplo um sistema de gestão da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente onde apenas compartilham do procedimento de atendimento a emergências as ultimas duas áreas motivados por uma solicitação normativa que não é abrangente a qualidade.     

Para ampliar o conceito e entender mais sobre os requisitos compartilhados vale consultar a própria norma que em suas ultimas páginas apresenta uma tabela de referência onde especifica que requisitos referenciam o mesmo conteúdo em uma outra norma.  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/sistema-de-gestao-integrado-sgi-4980314.html

    Palavras-chave do artigo:

    sgi

    ,

    sistema de gestao integrado

    ,

    qualidade

    Comentar sobre o artigo

    O Sistema de Gestão Integrado abrange as Normas NBR ISO 9001:2008 (Gestão da Qualidade), ISO 14001:2004 (Gestão Ambientla) e OHSAS 18001:2007 (Gestão de Segurança e saúde no Trabalho). Auditorias e cursos direcionados para esta área são feitas de forma integrada, nunca de forma separada.

    Por: Luanal Negócios> Gestãol 10/10/2011 lAcessos: 252

    Este artigo tem o objetivo de apresentar um sistema de gestão integrada de qualidade, Segurança, meio-ambiente, saúde e responsabilidade social – QSMS-RS, aplicado em uma organização do ramo de óleo e gás, em conformidade com os requisitos das normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO14001: 2004, OHSAS 18001:2007 e SA 8000.

    Por: Giselle Campanharol Negócios> Gestãol 01/06/2012 lAcessos: 991
    Cesar Roberto Silva

    Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, duas áreas tão distintas e no cenário atual do mundo corporativo, tão próximas. E tal proximidade não se deu por acaso. Com a velocidade do desenvolvimento das redes de comunicação corporativas, internet e intranets, o conhecimento finalmente encontra caminhos ideais para sua disseminação através de procedimentos, políticas e sistemas de informação implantados pela área de TI e, do autodesenvolvimento e desenvolvimento das pessoas geridas pela área de

    Por: Cesar Roberto Silval Tecnologia> TIl 19/12/2011 lAcessos: 1,635

    Qual o valor que estaria disponível para pagar por uma solução de gestão, adaptada às necessidades da sua empresa, à sua forma de trabalhar e ao seu sector de actividade?

    Por: Inforestilol Negócios> Gestãol 10/04/2015
    Consultório do Varejo

    Para produzir vitrines criativas, é preciso conhecimento, liberdade, transpiração e ousadia. Mas como conjugar todas essas características ao mesmo tempo? "Ser alegre é a melhor coisa que existe… Mas para fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza…" Vinícius de Moraes.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    A Arquitetura de Varejo precisa estar atenta aos tetos nos projetos de lojas. O que antes era estrutural, hoje é um potencial formador de opinião.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    O Planograma é com frequência uma aborrecida porém necessária mistura de trabalho inventado pelos gnomos do marketing, que emergem de suas cavernas com dados, algoritmos sagrados obtidos por pesquisas de mercado na frente das prateleiras.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Consultório do Varejo

    O ritmo das mudanças sem precedentes no setor de varejo está produzindo uma crescente divisão entre aqueles que atuam e os que esperaram para ver. Varejistas inovadores respondem aos comportamentos de consumo dos consumidores mais exigentes, o que irá atrair um maior número de novos clientes, enquanto os retalhistas que procrastinam vão involuntariamente se tornar a fonte da perda de clientes e incorrer em uma deterioração de negócios inevitável.

    Por: Consultório do Varejol Negócios> Gestãol 08/04/2015
    Paulo Bandeira de Mello

    O Lean Six Sigma é amplamente utilizado como ferramenta de alavancagem da produtividade nas empresas ao redor do planeta. Ainda há, entretanto no Brasil, bolsões de resistências, principalmente em empresas de capital nacional e de porte médio. Trato, aqui, do que entendo ser uma necessidade de certa dose de"tropicalização" do método se quisermos vê-lo universalizado na cultura organizacional brasileira. Já se vê alguns artigos acadêmicos sobre esse tema e isso fortalece essa tese.

    Por: Paulo Bandeira de Mellol Negócios> Gestãol 07/04/2015
    Walter Gassenferth

    Este início de milênio trouxe uma sensível aceleração ao ritmo das mudanças para uma geração que tende a viver até os 100 anos. Por quantas inovações e por quantas mudanças de paradigma passarão estas pessoas das chamadas gerações Y e Z, durante suas vidas?

    Por: Walter Gassenferthl Negócios> Gestãol 06/04/2015 lAcessos: 108

    Poucos profissionais que ocupam cargos de liderança se preocupam com a avaliação de desempenho de seus liderados. Em muitos casos a avaliação é vista como sinonimo de bronca! Na verdade, ela é a mais eficaz ferramenta de motivação e desempenho profissional.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negócios> Gestãol 30/03/2015
    Audenicio Pereira

    Os princípios da ISO9001 permitem que a norma seja implantada em qualquer porte ou tipo de empresa. A satisfação do cliente é o principal objetivo do sistema de gestão, aplicar as ferramentas sugeridas ao condômino garante, além de uma gestão eficaz, maior reconhecimento dos moradores e redução no número de reclamações. Evitando burocracias desnecessárias separei nesse artigo apenas o que realmente trará uma utilidade prática na sua gestão.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 19/07/2012 lAcessos: 149
    Audenicio Pereira

    Após a certificação vem o relaxamento que trás o desinteresse e esquecimento dos processos de gestão da qualidade. Cito abaixo 7 dicas para manter o Sistema de Gestão da Qualidade vivo dentro das organizações.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 24/10/2011 lAcessos: 69
    Audenicio Pereira

    Ações Corretivas são necessárias para sanar relcamações de cliente! Mas isso não basta, é muito importante que o cliente saiba quais são as ações corretivas tomadas pela empresa para sanar reclamações de cliente!

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Atendimento ao Clientel 09/06/2011 lAcessos: 741
    Audenicio Pereira

    Dicas e cuidados relacionados ao estabelecimento de objetivos e metas nas organizações.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 29/05/2011 lAcessos: 101
    Audenicio Pereira

    Como surge a necessidade inicial de implementação de um sistema de gestão da qualidade.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 30/04/2011 lAcessos: 100
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast