Sistema de Gestão Integrado, SGI

Publicado em: 03/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 421 |

As normas ISO possuem algo em comum, independentemente do foco, seja gestão da qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho ou qualquer outro, nas normas de gestão o miolo sempre será o mesmo, ou seja, serão sempre as mesmas ferramentas.

Num sistema integrado o que ocorre é o compartilhamento dos processos de gerenciamento. Os seis grandes procedimentos obrigatórios exigidos pela qualidade passam a servir para todos os processos de gestão que a empresa possui.

No SGI o procedimento de controle de documentos deve controlar a aprovação, revisão e distribuição do Manual da Qualidade, exigido pela ISO9001, como também, o mesmo controle deverá garanti a disponibilidade do procedimento de consulta e atendimento a legislação exigido pela ISO14001 e OHSAS18001.

O controle de registro amplia a sua abrangência para as demais evidências necessárias ao cumprimento de todas as normas utilizadas pela corporação. O procedimento de controle de produto não conforme muda de nome e passa a se chamar Controle de Não Conformidades onde aumenta sua amplitude para, além de tratar a destinação de produtos com problemas, também definir tratativas para acidentes de trabalho e para sanar desvios relativos a qualquer outro foco da gestão.

As auditorias internas passam a contemplar todas as áreas e num mesmo relatório onde podemos evidenciar os resultados relativos a todos os âmbitos. As não conformidades, independentemente da área, são tratadas com o mesmo relatório de ação corretiva e qualquer potencial problema deve ser resolvido com ações preventivas que também será uma ferramenta unificada.  

Vale salientar que não são apenas os 6 procedimentos obrigatórios que podem ser integrados, em alguns sistemas, devido a semelhança de alguns requisitos, pode haver um compartilhamento parcial, ou seja, um SGI de 3 focos onde apenas 2 podem ser compartilhados, como exemplo um sistema de gestão da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente onde apenas compartilham do procedimento de atendimento a emergências as ultimas duas áreas motivados por uma solicitação normativa que não é abrangente a qualidade.     

Para ampliar o conceito e entender mais sobre os requisitos compartilhados vale consultar a própria norma que em suas ultimas páginas apresenta uma tabela de referência onde especifica que requisitos referenciam o mesmo conteúdo em uma outra norma.  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/sistema-de-gestao-integrado-sgi-4980314.html

    Palavras-chave do artigo:

    sgi

    ,

    sistema de gestao integrado

    ,

    qualidade

    Comentar sobre o artigo

    O Sistema de Gestão Integrado abrange as Normas NBR ISO 9001:2008 (Gestão da Qualidade), ISO 14001:2004 (Gestão Ambientla) e OHSAS 18001:2007 (Gestão de Segurança e saúde no Trabalho). Auditorias e cursos direcionados para esta área são feitas de forma integrada, nunca de forma separada.

    Por: Luanal Negócios> Gestãol 10/10/2011 lAcessos: 237

    Este artigo tem o objetivo de apresentar um sistema de gestão integrada de qualidade, Segurança, meio-ambiente, saúde e responsabilidade social – QSMS-RS, aplicado em uma organização do ramo de óleo e gás, em conformidade com os requisitos das normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO14001: 2004, OHSAS 18001:2007 e SA 8000.

    Por: Giselle Campanharol Negócios> Gestãol 01/06/2012 lAcessos: 931
    Cesar Roberto Silva

    Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, duas áreas tão distintas e no cenário atual do mundo corporativo, tão próximas. E tal proximidade não se deu por acaso. Com a velocidade do desenvolvimento das redes de comunicação corporativas, internet e intranets, o conhecimento finalmente encontra caminhos ideais para sua disseminação através de procedimentos, políticas e sistemas de informação implantados pela área de TI e, do autodesenvolvimento e desenvolvimento das pessoas geridas pela área de

    Por: Cesar Roberto Silval Tecnologia> TIl 19/12/2011 lAcessos: 1,457
    Cleber Silva

    Esse processo de autoconhecimento pode ser demorado e demanda muita paciência por parte do empreendedor, ele leva a vida inteira, e temos sempre que estar de mentes abertas para novos conceitos, crenças e valores, portanto, estar ciente de quem somos nos trará a tranquilidade na hora de sabermos que queremos ser.

    Por: Cleber Silval Negócios> Gestãol 24/01/2015
    Nori Lucio Jr

    Para garantir que o cliente tenha uma experiência previsível com a Marca através da aquisição de seus produtos e serviços, o primeiro passo é mapear todos os "pontos de contato" com o cliente, que devem ser monitorados de forma sistêmica por indicadores que registram situações que exigem intervenções e correção imediatas.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015
    Nori Lucio Jr

    TUDO COMEÇA COM UMA PESQUISA BEM ELABORADA O entendimento psicográfico do público alvo precede o estudo demográfico. Na prática, primeiro você entende o comportamento de compra do cliente para depois encontrar onde está sua maior concentração.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015
    Nori Lucio Jr

    O processo de construção da Marca deve seguir uma trajetória planejada e portanto não tolera cortes de caminho. A fórmula é simples mas exige austeridade e cuidado com a coerência na manutenção do posicionamento e consistência na comunicação com os diversos públicos-alvo.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015
    Nori Lucio Jr

    Investir na Marca vale a pena. A Marca é o mais importante ativo da sua empresa. Em um processo de avaliação - valuation - da empresa, o reconhecimento - awareness - da sua Marca é determinante no processo de composição do preço para uma eventual aquisição por outra empresa.

    Por: Nori Lucio Jrl Negócios> Gestãol 23/01/2015

    O tema abordado neste artigo é o Empreendedorismo. O conceito de empreendedorismo, a visão do empreendedor, a regulamentação da LC/2006, o direito empresarial e as demais peças chaves desse trabalho se relacionam diretamente com a contabilidade, seus princípios e convenções. A estrutura conceitual básica da Contabilidade junto aos seus elementos que são: as demonstrações contábeis e suas características qualitativas são aplicáveis a um elenco de modelos contábeis que se encaixam.

    Por: Aline Samara Pereira Fonsecal Negócios> Gestãol 20/01/2015
    Portugal Murad

    Quando novos empreendedores começam a desenvolver seus negócios, ou empresas de todos os portes iniciam novos projetos, usualmente vários temas relacionados à propriedade intelectual são considerados. Alguns aspectos, que deveriam ser objeto de cuidado comercial e análise jurídica especializada, entretanto, usualmente são ignorados.

    Por: Portugal Muradl Negócios> Gestãol 20/01/2015
    Walter Gassenferth

    O artigo mostra, passo a passo, a melhor maneira de estabelecer um escritório de processos que transfira conhecimentos, metodologias, ferramentas e infraestrutura para uma empresa visando apoiar a organização a trabalhar por processos, e não só por função.

    Por: Walter Gassenferthl Negócios> Gestãol 19/01/2015 lAcessos: 933
    Audenicio Pereira

    Os princípios da ISO9001 permitem que a norma seja implantada em qualquer porte ou tipo de empresa. A satisfação do cliente é o principal objetivo do sistema de gestão, aplicar as ferramentas sugeridas ao condômino garante, além de uma gestão eficaz, maior reconhecimento dos moradores e redução no número de reclamações. Evitando burocracias desnecessárias separei nesse artigo apenas o que realmente trará uma utilidade prática na sua gestão.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 19/07/2012 lAcessos: 129
    Audenicio Pereira

    Após a certificação vem o relaxamento que trás o desinteresse e esquecimento dos processos de gestão da qualidade. Cito abaixo 7 dicas para manter o Sistema de Gestão da Qualidade vivo dentro das organizações.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 24/10/2011 lAcessos: 69
    Audenicio Pereira

    Ações Corretivas são necessárias para sanar relcamações de cliente! Mas isso não basta, é muito importante que o cliente saiba quais são as ações corretivas tomadas pela empresa para sanar reclamações de cliente!

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Atendimento ao Clientel 09/06/2011 lAcessos: 725
    Audenicio Pereira

    Dicas e cuidados relacionados ao estabelecimento de objetivos e metas nas organizações.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 29/05/2011 lAcessos: 91
    Audenicio Pereira

    Como surge a necessidade inicial de implementação de um sistema de gestão da qualidade.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 30/04/2011 lAcessos: 100
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast