Sistema de Gestão Integrado, SGI

Publicado em: 03/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 397 |

As normas ISO possuem algo em comum, independentemente do foco, seja gestão da qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho ou qualquer outro, nas normas de gestão o miolo sempre será o mesmo, ou seja, serão sempre as mesmas ferramentas.

Num sistema integrado o que ocorre é o compartilhamento dos processos de gerenciamento. Os seis grandes procedimentos obrigatórios exigidos pela qualidade passam a servir para todos os processos de gestão que a empresa possui.

No SGI o procedimento de controle de documentos deve controlar a aprovação, revisão e distribuição do Manual da Qualidade, exigido pela ISO9001, como também, o mesmo controle deverá garanti a disponibilidade do procedimento de consulta e atendimento a legislação exigido pela ISO14001 e OHSAS18001.

O controle de registro amplia a sua abrangência para as demais evidências necessárias ao cumprimento de todas as normas utilizadas pela corporação. O procedimento de controle de produto não conforme muda de nome e passa a se chamar Controle de Não Conformidades onde aumenta sua amplitude para, além de tratar a destinação de produtos com problemas, também definir tratativas para acidentes de trabalho e para sanar desvios relativos a qualquer outro foco da gestão.

As auditorias internas passam a contemplar todas as áreas e num mesmo relatório onde podemos evidenciar os resultados relativos a todos os âmbitos. As não conformidades, independentemente da área, são tratadas com o mesmo relatório de ação corretiva e qualquer potencial problema deve ser resolvido com ações preventivas que também será uma ferramenta unificada.  

Vale salientar que não são apenas os 6 procedimentos obrigatórios que podem ser integrados, em alguns sistemas, devido a semelhança de alguns requisitos, pode haver um compartilhamento parcial, ou seja, um SGI de 3 focos onde apenas 2 podem ser compartilhados, como exemplo um sistema de gestão da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente onde apenas compartilham do procedimento de atendimento a emergências as ultimas duas áreas motivados por uma solicitação normativa que não é abrangente a qualidade.     

Para ampliar o conceito e entender mais sobre os requisitos compartilhados vale consultar a própria norma que em suas ultimas páginas apresenta uma tabela de referência onde especifica que requisitos referenciam o mesmo conteúdo em uma outra norma.  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/sistema-de-gestao-integrado-sgi-4980314.html

    Palavras-chave do artigo:

    sgi

    ,

    sistema de gestao integrado

    ,

    qualidade

    Comentar sobre o artigo

    O Sistema de Gestão Integrado abrange as Normas NBR ISO 9001:2008 (Gestão da Qualidade), ISO 14001:2004 (Gestão Ambientla) e OHSAS 18001:2007 (Gestão de Segurança e saúde no Trabalho). Auditorias e cursos direcionados para esta área são feitas de forma integrada, nunca de forma separada.

    Por: Luanal Negócios> Gestãol 10/10/2011 lAcessos: 228

    Este artigo tem o objetivo de apresentar um sistema de gestão integrada de qualidade, Segurança, meio-ambiente, saúde e responsabilidade social – QSMS-RS, aplicado em uma organização do ramo de óleo e gás, em conformidade com os requisitos das normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO14001: 2004, OHSAS 18001:2007 e SA 8000.

    Por: Giselle Campanharol Negócios> Gestãol 01/06/2012 lAcessos: 880
    Cesar Roberto Silva

    Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, duas áreas tão distintas e no cenário atual do mundo corporativo, tão próximas. E tal proximidade não se deu por acaso. Com a velocidade do desenvolvimento das redes de comunicação corporativas, internet e intranets, o conhecimento finalmente encontra caminhos ideais para sua disseminação através de procedimentos, políticas e sistemas de informação implantados pela área de TI e, do autodesenvolvimento e desenvolvimento das pessoas geridas pela área de

    Por: Cesar Roberto Silval Tecnologia> TIl 19/12/2011 lAcessos: 1,363

    Saiba quais os mitos relacionados a manter dados corporativos e ERP em cloud computing.

    Por: Priscila Falchi - Sisprol Negócios> Gestãol 28/10/2014

    Seriam os escândalos recentes envolvendo estatais brasileiras equivalentes ao Watergate? Por Cynthia Catlett - Sócia de Forensic Investigations & Dispute Services da Grant Thornton do Brasil-

    Por: Marianal Negócios> Gestãol 22/10/2014 lAcessos: 14

    É muito comum ver eletricistas trabalhando pela cidade para realizar novas instalações ou reparos na fiação elétrica. Este profissional tem um trabalho que exige muita perícia e técnica, precisando também estar equipado com muitos EPIs diferentes: capacete, óculos de proteção, luvas de alta tensão, botas, cinto de segurança e outros.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Quando pensamos em empreendedorismo e liderança muitas palavras imediatamente nos vem à cabeça, não é verdade? E pensando nessa pergunta, elaborei um artigo que tentando responder.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 17/10/2014

    Sempre acompanhamos em jornais, sites e revistas que o mercado demanda muitos tipos de matérias-primas. Alguns dos mais conhecidos é o petróleo, ferro, minérios, entre outros. Por outro lado, vale destacar que a borracha também é muito presente no fluxo industrial, tendo um aproveitamento muito alto devido sua capacidade de ser moldada para finalidades variadas.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 16/10/2014

    Falando sobre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, podemos de certo modo analisar que o estilo da Geração X está habituada à política de retenção de funcionários por longo tempo. E a Geração Y é mais descolada à cultura da empresa; chega, presta serviço, contribui para o desenvolvimento e crescimento, mas sai e muda no momento em que percebe a necessidade de crescer e buscar novas oportunidades. Os profissionais Y chegam trazendo novas ideias, visões e renovação.

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Gestãol 15/10/2014 lAcessos: 14

    Infelizmente, ainda ocorrem negligências na indústria quando se trata de segurança. Enquanto não acontece nada ruim, ninguém toma nenhuma providência. Porém, quando alguém se machuca decorrente ao serviço prestado, começa então uma série de investigações e a culpa é jogada de um lado para outro.

    Por: Thiago Castriottol Negócios> Gestãol 14/10/2014

    Este artigo tem o propósito de orientar o empresário que estiver com a intenção de vender a sua empresa para seguir algumas providências no sentido de facilitar o processo de negociação e, por consequência, agilizar a transação de venda.

    Por: Paulo Strelczukl Negócios> Gestãol 14/10/2014 lAcessos: 13
    Audenicio Pereira

    Os princípios da ISO9001 permitem que a norma seja implantada em qualquer porte ou tipo de empresa. A satisfação do cliente é o principal objetivo do sistema de gestão, aplicar as ferramentas sugeridas ao condômino garante, além de uma gestão eficaz, maior reconhecimento dos moradores e redução no número de reclamações. Evitando burocracias desnecessárias separei nesse artigo apenas o que realmente trará uma utilidade prática na sua gestão.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 19/07/2012 lAcessos: 112
    Audenicio Pereira

    Após a certificação vem o relaxamento que trás o desinteresse e esquecimento dos processos de gestão da qualidade. Cito abaixo 7 dicas para manter o Sistema de Gestão da Qualidade vivo dentro das organizações.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 24/10/2011 lAcessos: 65
    Audenicio Pereira

    Ações Corretivas são necessárias para sanar relcamações de cliente! Mas isso não basta, é muito importante que o cliente saiba quais são as ações corretivas tomadas pela empresa para sanar reclamações de cliente!

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Atendimento ao Clientel 09/06/2011 lAcessos: 707
    Audenicio Pereira

    Dicas e cuidados relacionados ao estabelecimento de objetivos e metas nas organizações.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 29/05/2011 lAcessos: 84
    Audenicio Pereira

    Como surge a necessidade inicial de implementação de um sistema de gestão da qualidade.

    Por: Audenicio Pereiral Negócios> Gestãol 30/04/2011 lAcessos: 99
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast