10 Perguntas e respostas durante uma entrevista de emprego

Publicado em: 10/04/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 328 |

Como o nosso objetivo é ajudar-lhe a ter sucesso na entrevista de emprego, deixamos de seguida uma lista com algumas perguntas e repostas que podem ser feitas durante a entrevista de trabalho, para que você se prepare bem.

Existem algumas perguntas que os responsáveis do departamento de recursos humanos gostam de fazer diante de um possível candidato. Se conhecer quais são as perguntas e preparar-se para elas, como tudo na vida, você terá sucesso.

  1. Fale-me de si: Aqui você tem que pensar bem antes de dizer. Não dê a sensação de estar preparado. Coloque-se à vontade. Deve contar coisas que tenha feito ou estudado nestes últimos anos, que o tornem no melhor candidato para o posto de trabalho. Tem que ser breve e contar sempre de trás para a frente. Não faça confusão.
  2. Porque deixou o seu último emprego?: Aqui deve manter-se positivo sobre a razão porque abandonou o último trabalho. Nunca aponte como razão algum problema com os seus superiores, e jamais fale mal dos seus chefes, dos seus companheiros e da empresa. Explique a razão, como por exemplo, a procura de crescimento laboral e novas oportunidades.
  3. O que sabe sobre esta empresa?: Antes de ir para uma entrevista de emprego, deve sempre saber mais sobre a empresa. Visite o seu site na web e estude os seus objetivos, onde estão localizados, as suas carências, os seus sucessos e quem manda na empresa.
  4. Que experiência tem neste campo?: Fale sempre de aspetos relacionados com o posto ao qual se está a candidatar na empresa. Se não tem experiência, fale sempre da sua formação ou estudos.
  5. Considera-se um sucesso?: A resposta deve ser sempre sim. Atrás da afirmação, deve ser reforçá-la com o argumento de que é uma das metas que pretende cumprir antes de se reformar, embora ainda tenha muitos anos de trabalho.
  6. Porque quer trabalhar na empresa?: Aqui deve ser extremamente sincero.  Diga o que aprendeu na página web da empresa sobre a própria empresa, mas sem repetir, e na medida das suas possibilidades deve falar dos seus objetivos a longo prazo, como o crescimento profissional que pode oferecer a empresa.
  7. O que você traz para a empresa?: Esta pergunta é crucial. Aqui deve esquecer o resto e explicar bem quais são os seus pontos fortes, o que sabe fazer melhor e quais são as suas diferenças do resto dos candidatos. É quem sabe, a pergunta que deve estar mais bem preparada.
  8. Porque devemos contratar-lhe? Explique que cumpre todos os requisitos que pediam na oferta de emprego, sem mencionar outros candidatos ou fazer comparações.
  9. Quais são os seus pontos fortes? E pontos fracos?: Esta pergunta é usada em cerca de 90% das entrevistas de emprego. O mais importante é não ficar calado e permanecer sempre positivo. Fale como se fosse vaidoso. Como pontos fortes, pode apontar a sua capacidade de resolução, a capacidade de trabalhar sobre pressão, a seriedade, a capacidade de liderança e o positivismo em ocasiões mais adversas. Sobre os seus pontos fracos, pense bem e tente não enumerar mais do que duas possibilidades que sejam banais. Nunca aponte incumprimentos.
  10. Alguma pergunta?: Você tem sempre que ter uma pergunta preparada, pois assim mostrará interesse. Pergunte qualquer coisa sobre a empresa e do posto de trabalho, mas sempre de forma positiva, e se esta é a sua primeira entrevista, evite falar de dinheiro.

Pode encontrar mais dicas excelentes sobre empregos e recrutamento através do Blog Emprego. Não deixe de nos visitar.

Boa Sorte!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/10-perguntas-e-respostas-durante-uma-entrevista-de-emprego-5813642.html

    Palavras-chave do artigo:

    perguntas

    ,

    respostas

    ,

    entrevista emprego

    Comentar sobre o artigo

    Você quer ter hesito na entrevista de emprego? Siga essas dicas para conseguir bons resultados para o novo emprego!

    Por: Edsonl Carreira> Entrevistasl 21/08/2011 lAcessos: 191
    Professor Marcos Paulo

    O que temos a seguir é um conjunto de perguntas comuns em entrevistas elaboradas por profissionais típicos. Não existe uma única resposta certa para cada uma delas, e você deve responder sempre com naturalidade e de forma espontânea – nada de respostas decoradas! Mas em muitas das perguntas há um teste oculto, e estes testes acabam eliminando muitos candidatos.

    Por: Professor Marcos Paulol Carreira> Entrevistasl 12/09/2011 lAcessos: 302
    empregos.com.br

    Consultores de empresas dão dicas de como você deve responder a questões-chave para se dar bem em um processo de seleção

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 21/03/2012 lAcessos: 547
    Conseguir Emprego

    Encontrar emprego nos tempos actuais exige da parte dos candidatos muito trabalho e dedicação. É uma tarefa árdua e desafiadora onde não existe soluções milagrosas. No entanto, uma das certezas que se tem é que ter o melhor dos currículos pode não ser suficiente, se a estratégia de procura de emprego for inexistente ou fraca.

    Por: Conseguir Empregol Carreira> Gestão de Carreiral 06/06/2011 lAcessos: 1,540
    empregos.com.br

    Supervalorização, linguagem inadequada e falta de foco são alguns dos principais deslizes que podem eliminar o candidato.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 21/09/2011 lAcessos: 400
    Luís Sérgio Lico

    Na hora da entrevista saiba quais as perguntas que terá que responder. Prepare-se com as dicas do Prof. Luís Sérgio Lico

    Por: Luís Sérgio Licol Carreira> Entrevistasl 01/10/2011 lAcessos: 562
    Ricardo Miguel

    Todos nós já tivemos de ir a uma entrevista de trabalho. Muitos de nós até já fomos a inúmeras , algumas delas bastante diferentes entre si. Mas há aspectos em comum que devemos ter em conta quando enfrentamos uma entrevista de emprego, para irmos bem preparados e sermos bem-sucedidos, neste mercado cada vez mais competitivo.

    Por: Ricardo Miguell Notícias & Sociedade> Cotidianol 05/04/2012 lAcessos: 78
    Luís Sérgio Lico

    Neste artigo falaremos de coisas que podem ocorrer, quando se é chamado para ocupar uma posição, ou seja numa entrevista de emprego. Para ser justo e coerente com os lados envolvidos: O Candidato e o Entrevistador, passaremos a palavra, ora a um, ora a outro. Isto, de maneira que eles possam explicar - segundo sua visão do processo - o que pode ser interpretado como insulto ou boa postura

    Por: Luís Sérgio Licol Carreira> Entrevistasl 25/06/2011 lAcessos: 1,285
    Aparecido da Cruz

    Mais difícil que conseguir um emprego, hoje em dia, é conseguir uma boa entrevista. Por isso, essa grande oportunidade precisa ser bem aproveitada. Foi para esta finalidade que este artigo foi preparado, para auxilar você nesta tarefa.

    Por: Aparecido da Cruzl Carreira> Entrevistasl 29/12/2008 lAcessos: 7,446 lComentário: 3

    Poucas ferramentas de otimização do uso do tempo são tão vilipendiadas, tão mal utilizadas e conduzidas com tanto despreparo como a reunião. Faça o teste e verifique sua pontuação.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 10/11/2014
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A palavra Ética tem sua origem na expressão grega ethike philosophia, "filosofia moral", de ethos, "caráter moral", que originalmente tinha o sentido de "costume" (origemdapalavra.com.br). Sendo assim, mais que um conjunto de regras, Ética seria aquilo que o indivíduo faz cotidianamente, aquilo que ele costuma ou acostuma fazer.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Gestão de Carreiral 01/11/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    Em determinadas fases da vida, é comum sentir insegurança e perder o foco das escolhas, porque todos nós possuímos sonhos e desejo. O problema está quando o indivíduo perde o controle das próprias ações e passa a agir sem pensar, ingressando em cursos sem sentindo e encaminhando o currículo à todas as vagas que aparecem.

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    É durante a universidade que os futuros profissionais passam a compreender o que de fato o mercado de trabalho exige e quais são as áreas da profissão que eles mais se identificam. Nesse momento, surgem as ideias práticas para o futuro: O que fazer? Em qual empresa trabalhar? O que é melhor para minha carreira?

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    Sabe quando você conhece alguém pela primeira vez? Indispensavelmente, alguma impressão ela faz em você quanto ao visual. Pode não ser consciente, mas a verdade é que o primeiro contato que temos com alguém é o visual – e, por isso, a sua imagem é mais do que apenas uma roupa bonita e um cabelo bem arrumado. E isso não é diferente no mundo dos negócios.

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014 lAcessos: 11

    (*) Karin Parodi Com tantas ferramentas onlines à disposição e o tempo cada vez mais escasso para interagir com quem as integra, não é difícil ouvir de quem é convidado a participar de mais uma rede social questionamentos sobre a validade de um convite ou outro. O debate é válido e sempre bem-vindo, principalmente em meio a plataformas que tomam tempo e pouco, ou quase nada, entregam ao usuário.

    Por: ana paulaignaciol Carreira> Gestão de Carreiral 28/10/2014

    Escutar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não nascemos com ela. Este teste vai lhe dizer se você tem a habilidade de escutar.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 27/10/2014 lAcessos: 13

    Está na hora de deixar meu emprego? Você já se fez essa pergunta alguma vez? Caso afirmativo, você não está sozinho. Uma pesquisa da Gallup Organization feita em 2013 revela que nada menos que 79% dos profissionais brasileiros se dizem desmotivados no trabalho.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 13/10/2014 lAcessos: 20
    Rafaela Simões

    Se você quer trabalhar em África esta é a oportunidade certa. É cada vez maior o número de oportunidades de emprego disponíveis quer nos PALOP (Países de Língua Oficial Portuguesa), quer em outros países africanos onde a língua oficial não é o português.

    Por: Rafaela Simõesl Carreira> Gestão de Carreiral 11/08/2013 lAcessos: 22
    Rafaela Simões

    Todos nós gostaríamos de controlar os nossos patrões. Dessa maneira, você poderia assegurar que você receberia o que você quer mesmo, ou pelo menos nunca seria um dos primeiros profissionais a receber uma proposta de despedimento. Você iria sempre receber boas notícias! Bem, existem várias coisas que você pode fazer para construir uma relação estável que vai lhe dar algumas vantagens no futuro, em termos de poder e presença na empresa.

    Por: Rafaela Simõesl Carreira> Gestão de Carreiral 05/05/2013 lAcessos: 43
    Rafaela Simões

    Chegar a ser milionário é o sonho de praticamente qualquer pessoa, que tem como objetivo preocupar-se menos com as coisas da vida e desfrutar ainda mais da vida, podendo fazer o que quiser e comprar aquilo que gosta. Desde o nosso ponto de vista, nós acreditamos que ser rico também inclui diversas responsabilidades.

    Por: Rafaela Simõesl Finanças> Finanças Pessoaisl 01/05/2013 lAcessos: 41
    Rafaela Simões

    Não existem dúvidas que encontrar um emprego hoje em dia é uma trabalho árduo. É uma coisa que leva tempo. É necessário muita paciência para procurar nas grandes listas e bolsas de trabalho para encontrar um trabalho de acordo com a sua formação ou gosto profissional. Contudo, antes de você ficar frustrado e sobrecarregado com o processo, faça uma pausa para respirar.

    Por: Rafaela Simõesl Carreira> Gestão de Carreiral 10/03/2013 lAcessos: 35
    Rafaela Simões

    Trabalhar como modelo publicitário ou figurante em anúncios, séries de televisão ou filmes é uma alternativa para ganhar um dinheiro extra, tanto se tem um emprego a tempo parcial, encontra-se no desemprego ou é estudante. Trata-se de um trabalho que geralmente é oferecido através de uma contrato temporário, que normalmente é o número de dias de filmagem ou da duração do projeto. Por isso, neste tipo de emprego temporário você pode obter remunerações variáveis.

    Por: Rafaela Simõesl Carreira> Gestão de Carreiral 04/08/2012 lAcessos: 555
    Rafaela Simões

    Nem sempre é frequente as circunstâncias atuais de crise e desemprego elevado. A preocupação de contar com um emprego é uma questão de atualidade constate. Desde o momento que você termina o liceu e começa os estudos universitários ou a incorporação na vida laboral, você deseja conhecer quais são os trabalhos com mais vagas.

    Por: Rafaela Simõesl Carreira> Gestão de Carreiral 02/08/2012 lAcessos: 166
    Rafaela Simões

    Os "teletrabalhadores" são quem desempenham um emprego desde a sua própria casa, uma fórmula que implica certas vantagens, como livrar-se do trânsito nas horas de ponta, mas que também pode ter alguns inconvenientes. Quem tem um emprego em regime de teletrabalho pode sentir frustração e insatisfação se não seguir uma série de rotinas cada dia e aprender a organizar-se e a aproveitar o tempo.

    Por: Rafaela Simõesl Carreira> Gestão de Carreiral 02/08/2012 lAcessos: 100
    Rafaela Simões

    Você sabia que desde casa é possível trabalhar e ganhar dinheiro. Sim, um bom salário todos os meses. É possível fazer trabalhos desde atender chamadas, programação, costura ou cozinhar. Descubra mais sobre este assunto.

    Por: Rafaela Simõesl Carreira> Gestão de Carreiral 02/08/2012 lAcessos: 991
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast