10 Perguntas e respostas durante uma entrevista de emprego

10/04/2012 • Por • 359 Acessos

Como o nosso objetivo é ajudar-lhe a ter sucesso na entrevista de emprego, deixamos de seguida uma lista com algumas perguntas e repostas que podem ser feitas durante a entrevista de trabalho, para que você se prepare bem.

Existem algumas perguntas que os responsáveis do departamento de recursos humanos gostam de fazer diante de um possível candidato. Se conhecer quais são as perguntas e preparar-se para elas, como tudo na vida, você terá sucesso.

  1. Fale-me de si: Aqui você tem que pensar bem antes de dizer. Não dê a sensação de estar preparado. Coloque-se à vontade. Deve contar coisas que tenha feito ou estudado nestes últimos anos, que o tornem no melhor candidato para o posto de trabalho. Tem que ser breve e contar sempre de trás para a frente. Não faça confusão.
  2. Porque deixou o seu último emprego?: Aqui deve manter-se positivo sobre a razão porque abandonou o último trabalho. Nunca aponte como razão algum problema com os seus superiores, e jamais fale mal dos seus chefes, dos seus companheiros e da empresa. Explique a razão, como por exemplo, a procura de crescimento laboral e novas oportunidades.
  3. O que sabe sobre esta empresa?: Antes de ir para uma entrevista de emprego, deve sempre saber mais sobre a empresa. Visite o seu site na web e estude os seus objetivos, onde estão localizados, as suas carências, os seus sucessos e quem manda na empresa.
  4. Que experiência tem neste campo?: Fale sempre de aspetos relacionados com o posto ao qual se está a candidatar na empresa. Se não tem experiência, fale sempre da sua formação ou estudos.
  5. Considera-se um sucesso?: A resposta deve ser sempre sim. Atrás da afirmação, deve ser reforçá-la com o argumento de que é uma das metas que pretende cumprir antes de se reformar, embora ainda tenha muitos anos de trabalho.
  6. Porque quer trabalhar na empresa?: Aqui deve ser extremamente sincero.  Diga o que aprendeu na página web da empresa sobre a própria empresa, mas sem repetir, e na medida das suas possibilidades deve falar dos seus objetivos a longo prazo, como o crescimento profissional que pode oferecer a empresa.
  7. O que você traz para a empresa?: Esta pergunta é crucial. Aqui deve esquecer o resto e explicar bem quais são os seus pontos fortes, o que sabe fazer melhor e quais são as suas diferenças do resto dos candidatos. É quem sabe, a pergunta que deve estar mais bem preparada.
  8. Porque devemos contratar-lhe? Explique que cumpre todos os requisitos que pediam na oferta de emprego, sem mencionar outros candidatos ou fazer comparações.
  9. Quais são os seus pontos fortes? E pontos fracos?: Esta pergunta é usada em cerca de 90% das entrevistas de emprego. O mais importante é não ficar calado e permanecer sempre positivo. Fale como se fosse vaidoso. Como pontos fortes, pode apontar a sua capacidade de resolução, a capacidade de trabalhar sobre pressão, a seriedade, a capacidade de liderança e o positivismo em ocasiões mais adversas. Sobre os seus pontos fracos, pense bem e tente não enumerar mais do que duas possibilidades que sejam banais. Nunca aponte incumprimentos.
  10. Alguma pergunta?: Você tem sempre que ter uma pergunta preparada, pois assim mostrará interesse. Pergunte qualquer coisa sobre a empresa e do posto de trabalho, mas sempre de forma positiva, e se esta é a sua primeira entrevista, evite falar de dinheiro.

Pode encontrar mais dicas excelentes sobre empregos e recrutamento através do Blog Emprego. Não deixe de nos visitar.

Boa Sorte!

Perfil do Autor

Rafaela Simões

Sou uma jovem portuguesa licenciada em Ciências da Comunicação que recentemente iniciou-se na Internet e participa em vários projetos online...