A Profissional De Secretariado

Publicado em: 18/09/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 10,750 |

A Secretária é um dos elementos fundamentais para o processo administrativo, isto porque todas as informações importantes passam por suas mãos, assim como o planejamento e gerenciamento das rotinas do escritório.

 

Para ser uma secretária precisa-se muito mais do que uma boa aparência, pois esta profissional assume várias responsabilidades, assessorando o executivo, gerenciando o fluxo de informações e executando tarefas diárias que podem ou não ser delegadas a subordinados.

 

A secretária precisa para estar atualizada no novo contexto das organizações, pois segundo Medeiros, além das habilidades genéricas que a profissão exige, deverá adquirir os conhecimentos da área do executivo”.(1999, p.17)

 

As funções da secretária está num processo dinâmico de transformação, porque todo o perfil empresarial está mudando e exigindo uma nova postura profissional, extremamente polivalente e, que não mais renda-se a alguns estereótipos como vestir-se bem, ganhar bem, ter poder. Por esta razão, a secretária pode atuar em vários ramos de atividade deste a assessorar em empresas de grande porte, escritórios de advocacia até clínicas.

 

Em 1935 o termo secretária foi oficializado para designar a profissional, cuja principal ferramenta de trabalho era a máquina de escrever, e que não mais poderia ser designada como datilógrafa. Aumentando o número de tarefas, os chefes perceberam que poderiam delegar mais as suas secretárias, começando assim, a exigir maiores conhecimentos.

 

Atualmente, a atuação profissional é bem mais abrangente que no passado, as secretárias vêm ganhando mais espaço nas empresas, pois os chefes desempenham outras funções e delegam tarefas que antes não lhes eram atribuídas, e por isso vem merecendo maior atenção empresarial como afirma Garcia:

 

A profissão da secretária vem merecendo a atenção da área empresarial por se tratar de uma profissão facilitadora, que segue os princípios da administração empresarial: tomar decisões, solucionar conflitos e trabalhar em equipe. Separar fatos de opiniões, pensamentos de sentimentos e aplicá-los, levando em conta as conseqüências das ações escolhidas. Desenvolver habilidades de comunicação, como saber ouvir e perguntar, expressar-se de forma oral e escrita corretamente. (1999, p. 43)

 

Talvez, só agora isto começou a mudar, devido ao restrito conhecimento que as secretárias adquiriam nas escolas técnicas e universidades como podemos ler no trecho a seguir:

 

Entretanto os conhecimentos apresentados nos cursos de secretariado não complementam ou acrescentam novidades aos conhecimentos já adquiridos na prática profissional, devido ao fato de muitos cursos não estarem preparados para atender a esse tipo de demanda, como também pela resistência da própria secretária em não estabelecer um intercâmbio entre sua experiência individual e a de outras colegas. (GARCIA, 1999, p.48)

 

Dentre as atribuições de uma secretária podemos destacar a realização de serviços gerais de escritório;classificar e dar solução aos mais variados assuntos; redigir cartas, memorandos, bilhetes, documentos de toda a espécie, como procuração, editais; dar solução a assuntos pendentes; colocar a mesa do executivo em ordem; redigir listas com a pauta do dia: visitas, nome das pessoas, assunto que será tratado; atender ao executivo; cuidar dos instrumentos de trabalho; atender a telefonemas e solicitações de entrevistas; selecionar assuntos e pessoas que serão atendidas pelo executivo,assim como gerenciar sua agenda.

Como rotina dessa profissional, Medeiros descreve:

... “recortar artigos de jornais ou fazer recensões de livros, de artigos de revistas; organizar arquivos; estabelecer contatos com outros departamentos; prestar informações; transmitir recados; redigir e digitar correspondência; receber, classificar e distribuir correspondência; manter atualizado o arquivo de endereços, preparar a agenda de reuniões, secretariar reuniões; elaborar atas; preparar roteiros de viagens; providenciar reservas de hotéis, passagens e documentos necessários a uma viagem:

A Secretária, para conseguir realizar todas as tarefas precisa ser flexível, e gostar de realizar várias tarefas diferentes, e além disso ter conhecimento do que a empresa produz ou dos serviços que presta, do comportamento do executivo e enfim dos funcionários que trabalham na organização.

 

Medeiros expõe as regras práticas para que o assessor organize o seu trabalho: “ter conhecimentos profissionais sobre arquivística, redação, gramática, informática, controles contábeis e outros diretamente ligados à área em que atua. Por isso, precisa estar atualizada e adquirir sempre mais conhecimentos.”( Medeiros, 1999, p. 59)

 

Diante de tudo isso, pudemos delinear o papel da secretária que é de suma importância para o bom andamento empresarial. Não poderíamos esquecer que a secretária está ampliando sua atuação no mercado de trabalho pelo dinamismo com que esta profissão esta se transformando.

 

Referências Bibliográficas

MEDEIROS, João Bosco e HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária. Lei nº 9261/96 Código de Ética Profissional, SP;Atlas, 1999, 7ª edição.

GARCIA, Elizabete Virag. Muito prazer, sou a secretária do senhor... São Caetano do Sul. 1999.

SILVA, Rosa de Cátia Souza e COSTA, Yolanda Martins. Situações que causam estresse na rotina do profissional Assessor em empresas de médio porte em Salvador, 2003. 55f.

Rosa de Cátia Souza Silva – Bacharel em Secretariado Executivo e Especialista em Assessoria Gerencial pela Universidade Federal da Bahia

rosasec@ig.com.br ou catiasouza2010@yahoo.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/a-profissional-de-secretariado-1245470.html

    Palavras-chave do artigo:

    secretariado valorizacao carreira

    Comentar sobre o artigo

    Rosa de Cátia Souza Silva

    Como o secretário pode evitar o estresse nos dias de hoje? Leia e descubra...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Carreira> Gestão de Carreiral 18/09/2009 lAcessos: 604

    Poucas ferramentas de otimização do uso do tempo são tão vilipendiadas, tão mal utilizadas e conduzidas com tanto despreparo como a reunião. Faça o teste e verifique sua pontuação.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 10/11/2014
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A palavra Ética tem sua origem na expressão grega ethike philosophia, "filosofia moral", de ethos, "caráter moral", que originalmente tinha o sentido de "costume" (origemdapalavra.com.br). Sendo assim, mais que um conjunto de regras, Ética seria aquilo que o indivíduo faz cotidianamente, aquilo que ele costuma ou acostuma fazer.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Gestão de Carreiral 01/11/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    Em determinadas fases da vida, é comum sentir insegurança e perder o foco das escolhas, porque todos nós possuímos sonhos e desejo. O problema está quando o indivíduo perde o controle das próprias ações e passa a agir sem pensar, ingressando em cursos sem sentindo e encaminhando o currículo à todas as vagas que aparecem.

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    É durante a universidade que os futuros profissionais passam a compreender o que de fato o mercado de trabalho exige e quais são as áreas da profissão que eles mais se identificam. Nesse momento, surgem as ideias práticas para o futuro: O que fazer? Em qual empresa trabalhar? O que é melhor para minha carreira?

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    Sabe quando você conhece alguém pela primeira vez? Indispensavelmente, alguma impressão ela faz em você quanto ao visual. Pode não ser consciente, mas a verdade é que o primeiro contato que temos com alguém é o visual – e, por isso, a sua imagem é mais do que apenas uma roupa bonita e um cabelo bem arrumado. E isso não é diferente no mundo dos negócios.

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014 lAcessos: 11

    (*) Karin Parodi Com tantas ferramentas onlines à disposição e o tempo cada vez mais escasso para interagir com quem as integra, não é difícil ouvir de quem é convidado a participar de mais uma rede social questionamentos sobre a validade de um convite ou outro. O debate é válido e sempre bem-vindo, principalmente em meio a plataformas que tomam tempo e pouco, ou quase nada, entregam ao usuário.

    Por: ana paulaignaciol Carreira> Gestão de Carreiral 28/10/2014

    Escutar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não nascemos com ela. Este teste vai lhe dizer se você tem a habilidade de escutar.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 27/10/2014 lAcessos: 13

    Está na hora de deixar meu emprego? Você já se fez essa pergunta alguma vez? Caso afirmativo, você não está sozinho. Uma pesquisa da Gallup Organization feita em 2013 revela que nada menos que 79% dos profissionais brasileiros se dizem desmotivados no trabalho.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 13/10/2014 lAcessos: 21
    Rosa de Cátia Souza Silva

    Aproxima-se um novo ano e as pessoas ficam mais sensíveis e dispostas a realizar ...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Psicologia&Auto-Ajudal 21/12/2009 lAcessos: 125 lComentário: 2
    Rosa de Cátia Souza Silva

    Como o secretário pode evitar o estresse nos dias de hoje? Leia e descubra...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Carreira> Gestão de Carreiral 18/09/2009 lAcessos: 604
    Rosa de Cátia Souza Silva

    O mercado de trabalho competitivo tem como reflexo a exigência de maiores qualificações do profissional...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 04/09/2009 lAcessos: 812
    Rosa de Cátia Souza Silva

    As comunidades virtuais fazem parte de uma nova tendência que começou a alguns anos com a acessibilidade a internet. Algumas destas comunidades são criadas com o intuito de fortalecer categorias profissionais...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Educação> Educação Onlinel 04/09/2009 lAcessos: 525
    Rosa de Cátia Souza Silva

    O sucesso é procurado por muitos, mas tem significados diferentes para cada um de nós...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Carreira> Gestão de Carreiral 04/09/2009 lAcessos: 244
    Rosa de Cátia Souza Silva

    O sucesso pode ser alcançado basta se planejar e correr para o abraço...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Carreira> Gestão de Carreiral 29/07/2009 lAcessos: 405 lComentário: 1
    Rosa de Cátia Souza Silva

    A tutoria EAD exige um profissional capacitado com competências similares aos docentes do ensino presencial...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Educação> Educação Onlinel 17/07/2009 lAcessos: 9,285 lComentário: 3
    Rosa de Cátia Souza Silva

    Dominar a arte da tutoria em EAD é um trabalho que exige do docente competências ...

    Por: Rosa de Cátia Souza Silval Educação> Educação Onlinel 17/07/2009 lAcessos: 1,680 lComentário: 3

    Comments on this article

    0
    agostinho dantas 24/11/2010
    Meus parabens, por todas estas qualidades, voce merece um lugar melhor na EMBASA, estou torcendo por isto. em 23/11/2010-dantas
    0
    augusto dantas 10/11/2010
    PARABENS, PELAS SUAS QUALIDADES PROFISSIONAIS, PELO SEU PREPARO INTELECTUAL, PELA PESSOA QUE VOCE É, TENHO ORGULHO DE PARTICIPAR DO SEU SELETO GRUPO DE AMIGOS, QUE DEUS SEMPRE LHE ILUMINE, E QUE SEUS PLANOS DE FUTURO, SEJAM TODOS VITORIOSOS, EU QUE VENCI MEUS MALES, ESTOU TOTALMENTE CURADO, SEGUNDO A MEDICINA, SOU TESTEMUNHA DE SUA LUTA PELAS VITORIAS CONQUISTADAS, E AS QUE VIRÃO, COM CERTEZA, UM ABRAÇO AUGUSTO DANTAS
    0
    sabrina 25/02/2010
    eu queria saber a importancia da qualificação para o bom desempenho profissional da secretária?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast