Assessoria de carreira ou outplacement : como entender o conceito

Publicado em: 09/11/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 28 |

  Assessoria de carreira ou outplacement :  como entender o conceito.                                                                                    José Claudio Barroso de Moraes *  

Existem pessoas que planejam sua aposentadoria desde cedo e vão plantando as sementes de um futuro melhor para jamais ficarem na dependência exclusivamente das condições  limitadas impostas pelo modelo convencional  do governo. O mesmo acontece com pessoas inteligentes e que montam  desde cedo um planejamento de carreira junto a um consultor de recursos humanos. Alguns jovens hoje entendem a importância de um  currículo bem elaborado junto a um especialista em Rh , de uma carta de apresentação também contando com o apoio de um especialista em sua elaboração . Dessa forma ficam prontos para encarar as "armadilhas" dos processos seletivos mais disputados no mercado, sabendo como melhor apresentar suas atividades profissionais , resultados obtidos e, principalmente, como negociar de forma correta o salário.

Os que assim agem, estão no mínimo à frente de grande parte da população que se acomoda nas obrigações do dia a dia e  se esquece de planejar sua história profissional.  Aqueles que, estando abertos a oportunidades e amparados por quem entende, ao colocarem-se na vitrine do mercado tendo o marketing pessoal impresso divulgado para consultorias de Rh, agências de recrutamento e seleção / executive search e também tendo o mesmo material sendo prospectado para vagas que possam estar abertas no mercado,  certamente passam a poder escolher mais, tendo o caminho até uma gerência ou diretoria  encurtado por estar à frente dos fatos. Pensando nisso cresce uma tendência ainda pouco popular ,e de fato ainda bem desconhecida para a grande maioria de trabalhadores, chamada: Assessoria de carreira.

O serviço de assessoria de carreira  destina-se em boa parte a profissionais que estão trabalhando e não têm tempo para ficar lutando por uma melhor recolocação profissional. E mesmo quando estes possuem tempo disponível para buscar, nem sempre possuem as ferramentas necessárias para fazer bem feito tão quanto seria se amparado por profissionais especializados no assunto. Estes assessores de carreiras, como são chamados, têm como obrigação a assinatura de um contrato de meios onde irão maximizar as chances deste desejo de uma recolocação tornar-se realidade.  

Este trabalho é auditado através de um controle de qualidade o qual vem medir se as expectativas no ato da contratação são proporcionais às verdadeiras condições cabíveis a alcançar. Existem algumas empresas ainda mais detalhistas que, para conhecer um pouco mais das pretensões do cliente, com este recurso solicitam que o mesmo no ato da contratação dos serviços elabore uma carta dizendo o porquê está contratando aquele tipo de serviço. Isso naturalmente faz com que quaisquer pretensões equivocadas e que possam estar em desalinho com o seu alcance  possam ser imediatamente medidas e reparadas. Logo depois desta fase burocrática, o cliente aponta suas pretensões com o serviço, dizendo o que busca quanto a salário, que tipo de empresa pretende, qual o raio de divulgação que espera ter seu currículo divulgado, qual perfil de nomenclatura de cargo, horário de trabalho e o desafio espera encontrar em uma oportunidade. E cabe à empresa contratada empreender meios para colaborar nesta busca.

O trabalho de uma empresa de assessoria de carreira para profissionais ou outplacement, apesar de não garantir resultados, deve ser ativo, ou seja, uma empresa que se preze deve receber vagas de emprego por parte de diversos selecionadores e ter currículos de clientes diariamente sendo propagados. Além, é claro, de dar toda a orientação técnica necessária para que não seja preciso a geração de diversas entrevistas de emprego para seu cliente e sim ,se possível, apenas uma, a dele! Logo, podemos dizer que este trabalho não é quantitativo mas, sim, qualitativo. Tem-se o cliente profissional como foco e costumeiramente serve como suporte para selecionadores obterem ainda mais opções em seus processos de seleção, minimizando seus investimentos de tempo e recursos na fase de seleção sem interferir na decisão final, que é exclusiva do entrevistador.   

* José Claudio Barroso de Moraes é administrador de empresas, especialista em recursos humanos e proprietário da RHX Assessoria (www.rhxassessoria.com.br)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/assessoria-de-carreira-ou-outplacement-como-entender-o-conceito-6295855.html

    Palavras-chave do artigo:

    ouplacement

    ,

    recursos humanos

    ,

    recolocacao profissional

    Comentar sobre o artigo

    mensagemecia

    Tenho em minha família uma prima formada em turismo, o ramo de suas atividades é promover eventos científicos, onde ela vai e sempre fica atenta a profissionais a quem possa contratar, é um habito muito inteligente, pois, uma produção de eventos, exige que você tenha uma grande rede de contatos, pois, na hora de terceirizar certos serviços se uma empresa não puder lhe atender certamente a outra irá.

    Por: mensagemecial Carreira> Gestão de Carreiral 24/03/2014

    Pense na última decisão que você precisou tomar. Ela foi eficaz, eficiente ou teve efetividade?

    Por: Eduardo Varelal Carreira> Gestão de Carreiral 14/03/2014
    Cláudio Macedo

    A partir de estatísticas dos dois últimos concursos da Petrobras para o cargo de Técnico de Segurança Júnior, bem com tendo em vista a conjuntura atual e futura da exploração do Pré-Sal, demonstro que as perspectivas de sucesso para o certame ora com inscrições abertas são maiores do que se imagina, no caso dos cargos para o Polo de Santos.

    Por: Cláudio Macedol Carreira> Gestão de Carreiral 10/03/2014
    José Luiz Mendes Gomes

    As reuniões no mundo corporativo também significam importantes recursos para a conquista e preservação da Qualidade Total, portanto, devem ser executadas com muita seriedade e responsabilidade.

    Por: José Luiz Mendes Gomesl Carreira> Gestão de Carreiral 04/03/2014

    Qualificação profissional mais acessível e rápida. Parece milagre, mas é possível. Os cursos técnicos ou profissionalizantes há tempos são opções interessantes para quem almeja um lugar no mercado de trabalho.

    Por: Estherl Carreira> Gestão de Carreiral 04/03/2014

    A capacidade de administrar o tempo é essencial para a produtividade sua e da equipe, e também para sua própria ascensão profissional. Pessoas realizadoras sabem como extrair o melhor do tempo que dispõem, e como fazer dele um poderoso aliado para alcançar resultados e atingir metas.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 25/02/2014

    Ser um corretor de imóveis nem sempre é uma tarefa tão fácil como parece ser, é preciso paciência, flexibilidade, estar sempre a disposição da imobiliária (até nos finais de semana), nesse artigo explicamos como realmente funciona essa profissão e que é feita apenas para os que tem esses requisitos.

    Por: icuritibal Carreira> Gestão de Carreiral 11/02/2014 lAcessos: 11

    Alguns pensamentos comuns entre corretores que devem ser evitados para obter sucesso na carreira.

    Por: icuritibal Carreira> Gestão de Carreiral 07/02/2014

    Hoje os profissionais que possuem uma experiência multicultural, ou seja, que já vivenciaram situações distintas, tendem a encontrar soluções mais rápidas por estarem adaptados a novos cenários quando estes se apresentam.

    Por: Cláudio Moraesl Negócios> Gestãol 20/11/2012 lAcessos: 28

    Empresas e recrutadores estão investindo cada vez mais tempo e recursos em conhecer pessoalmente bons candidatos através de uma entrevista pessoal ativa sem que, necessariamente ,exista o compromisso de uma vaga de emprego em cartaz. Por isso diversos profissionais de RH, estimulados por esta tendência, iniciam um processo de entrevista profissional com candidatos buscando identificar habilidades que não necessariamente estão descritas nos padrões curriculares.

    Por: Cláudio Moraesl Carreira> Recursos Humanosl 24/10/2012 lAcessos: 67

    Neste artigo Cláudio Moraes, um especialista em Recursos Humanos, aborda a importância das empresas especializadas em assessoria de carreira/outplacement.

    Por: Cláudio Moraesl Carreira> Gestão de Carreiral 10/09/2012 lAcessos: 43

    Com o objetivo de limitar os direitos comerciais das empresas de outplacement/assessoria de carreira, o Ministério Público do Trabalho vem acionando juridicamente as mesmas, sediadas no estado do Rio de Janeiro. Mas é uma decisão equivocada pois empresas de outplacement em nada se assemelham a empresas de recrutamento e seleção.

    Por: Cláudio Moraesl Direito> Legislaçãol 25/08/2012 lAcessos: 96
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast