Assessoria de carreira ou outplacement : como entender o conceito

Publicado em: 09/11/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 35 |

  Assessoria de carreira ou outplacement :  como entender o conceito.                                                                                    José Claudio Barroso de Moraes *  

Existem pessoas que planejam sua aposentadoria desde cedo e vão plantando as sementes de um futuro melhor para jamais ficarem na dependência exclusivamente das condições  limitadas impostas pelo modelo convencional  do governo. O mesmo acontece com pessoas inteligentes e que montam  desde cedo um planejamento de carreira junto a um consultor de recursos humanos. Alguns jovens hoje entendem a importância de um  currículo bem elaborado junto a um especialista em Rh , de uma carta de apresentação também contando com o apoio de um especialista em sua elaboração . Dessa forma ficam prontos para encarar as "armadilhas" dos processos seletivos mais disputados no mercado, sabendo como melhor apresentar suas atividades profissionais , resultados obtidos e, principalmente, como negociar de forma correta o salário.

Os que assim agem, estão no mínimo à frente de grande parte da população que se acomoda nas obrigações do dia a dia e  se esquece de planejar sua história profissional.  Aqueles que, estando abertos a oportunidades e amparados por quem entende, ao colocarem-se na vitrine do mercado tendo o marketing pessoal impresso divulgado para consultorias de Rh, agências de recrutamento e seleção / executive search e também tendo o mesmo material sendo prospectado para vagas que possam estar abertas no mercado,  certamente passam a poder escolher mais, tendo o caminho até uma gerência ou diretoria  encurtado por estar à frente dos fatos. Pensando nisso cresce uma tendência ainda pouco popular ,e de fato ainda bem desconhecida para a grande maioria de trabalhadores, chamada: Assessoria de carreira.

O serviço de assessoria de carreira  destina-se em boa parte a profissionais que estão trabalhando e não têm tempo para ficar lutando por uma melhor recolocação profissional. E mesmo quando estes possuem tempo disponível para buscar, nem sempre possuem as ferramentas necessárias para fazer bem feito tão quanto seria se amparado por profissionais especializados no assunto. Estes assessores de carreiras, como são chamados, têm como obrigação a assinatura de um contrato de meios onde irão maximizar as chances deste desejo de uma recolocação tornar-se realidade.  

Este trabalho é auditado através de um controle de qualidade o qual vem medir se as expectativas no ato da contratação são proporcionais às verdadeiras condições cabíveis a alcançar. Existem algumas empresas ainda mais detalhistas que, para conhecer um pouco mais das pretensões do cliente, com este recurso solicitam que o mesmo no ato da contratação dos serviços elabore uma carta dizendo o porquê está contratando aquele tipo de serviço. Isso naturalmente faz com que quaisquer pretensões equivocadas e que possam estar em desalinho com o seu alcance  possam ser imediatamente medidas e reparadas. Logo depois desta fase burocrática, o cliente aponta suas pretensões com o serviço, dizendo o que busca quanto a salário, que tipo de empresa pretende, qual o raio de divulgação que espera ter seu currículo divulgado, qual perfil de nomenclatura de cargo, horário de trabalho e o desafio espera encontrar em uma oportunidade. E cabe à empresa contratada empreender meios para colaborar nesta busca.

O trabalho de uma empresa de assessoria de carreira para profissionais ou outplacement, apesar de não garantir resultados, deve ser ativo, ou seja, uma empresa que se preze deve receber vagas de emprego por parte de diversos selecionadores e ter currículos de clientes diariamente sendo propagados. Além, é claro, de dar toda a orientação técnica necessária para que não seja preciso a geração de diversas entrevistas de emprego para seu cliente e sim ,se possível, apenas uma, a dele! Logo, podemos dizer que este trabalho não é quantitativo mas, sim, qualitativo. Tem-se o cliente profissional como foco e costumeiramente serve como suporte para selecionadores obterem ainda mais opções em seus processos de seleção, minimizando seus investimentos de tempo e recursos na fase de seleção sem interferir na decisão final, que é exclusiva do entrevistador.   

* José Claudio Barroso de Moraes é administrador de empresas, especialista em recursos humanos e proprietário da RHX Assessoria (www.rhxassessoria.com.br)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/assessoria-de-carreira-ou-outplacement-como-entender-o-conceito-6295855.html

    Palavras-chave do artigo:

    ouplacement

    ,

    recursos humanos

    ,

    recolocacao profissional

    Comentar sobre o artigo

    Nas condições naturais, o percurso de um rio é Zen. As águas sempre escoam pelo caminho de menor resistência, formando meandros, inúmeras curvas caprichosas buscando solos mais friáveis e evitando aqueles mais sólidos. São precisos séculos para que rochas duras sejam pulverizadas.

    Por: Central Pressl Carreira> Gestão de Carreiral 22/07/2014

    Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Ibope Brasil apontou que os brasileiros estão acessando cada vez mais as redes sociais. 71% dos entrevistados disseram usá-las, durante o fim de semana. O Facebook, por exemplo, foi denominado campeão e, um dado muito curioso foi que os internautas disseram recorrer a ele para se informar.

    Por: Imprensa Esprol Carreira> Gestão de Carreiral 15/07/2014

    O que é talento para você? O que é um ponto forte? Qual o seu ponto forte? O que faz de melhor?

    Por: Mariana Meneses Paulonl Carreira> Gestão de Carreiral 14/07/2014
    Fabiani Seibel Stock

    Planejar-se no dia-a-dia, no trabalho, nas vendas, na rotina. Tudo isso é fundamental para o bom desempenho do profissional. O planejamento deve ocorrer também na nossa vida pessoal, tudo isso ajuda na motivação, resultados e bem estar.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 26/06/2014

    O teste abrange itens relacionados à missão de vida, visão pessoal, valores, convicções e relacionamento com pessoas.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 25/06/2014
    Gerisval Alves Pessoa

    Networking é um de seus recursos mais valiosos. Habilidades de relacionamentos em rede são essenciais no ambiente de negócios de hoje. Saiba como tornar eficaz a sua rede de relacionamento seguindo as 10 dicas apresetadas no texto.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Carreira> Gestão de Carreiral 25/06/2014
    Daniel Paulo

    As comissárias de voo tem como principal função durante seu trabalho, em servir, auxiliar os passageiros e passar a segurança, principalmente por conhecerem os procedimentos de emergência das aeronaves, no entanto, seu conhecimento não se limita a somente conduzir e auxiliar passageiros, já que é necessário possuir várias técnicas como sobrevivência em selva, salvamento em alto mar, primeiros socorros e combate ao fogo.

    Por: Daniel Paulol Carreira> Gestão de Carreiral 21/06/2014
    Portais Imobiliarios

    A palavra ética é de origem grega. Derivada de "ethos" e diz respeito ao costume, aos hábitos. Trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais, consideradas tanto no âmbito coletivo quanto no individual. É por meio de um pensamento crítico que os homens definem o que é ético ou não é. Não se trata de burocracia mas sim de leis subjetivas. Ser uma pessoa sociável é evitar e confrontar qualquer tipo de prática antiética.

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Gestão de Carreiral 18/06/2014

    Hoje os profissionais que possuem uma experiência multicultural, ou seja, que já vivenciaram situações distintas, tendem a encontrar soluções mais rápidas por estarem adaptados a novos cenários quando estes se apresentam.

    Por: Cláudio Moraesl Negócios> Gestãol 20/11/2012 lAcessos: 30

    Empresas e recrutadores estão investindo cada vez mais tempo e recursos em conhecer pessoalmente bons candidatos através de uma entrevista pessoal ativa sem que, necessariamente ,exista o compromisso de uma vaga de emprego em cartaz. Por isso diversos profissionais de RH, estimulados por esta tendência, iniciam um processo de entrevista profissional com candidatos buscando identificar habilidades que não necessariamente estão descritas nos padrões curriculares.

    Por: Cláudio Moraesl Carreira> Recursos Humanosl 24/10/2012 lAcessos: 73

    Neste artigo Cláudio Moraes, um especialista em Recursos Humanos, aborda a importância das empresas especializadas em assessoria de carreira/outplacement.

    Por: Cláudio Moraesl Carreira> Gestão de Carreiral 10/09/2012 lAcessos: 53

    Com o objetivo de limitar os direitos comerciais das empresas de outplacement/assessoria de carreira, o Ministério Público do Trabalho vem acionando juridicamente as mesmas, sediadas no estado do Rio de Janeiro. Mas é uma decisão equivocada pois empresas de outplacement em nada se assemelham a empresas de recrutamento e seleção.

    Por: Cláudio Moraesl Direito> Legislaçãol 25/08/2012 lAcessos: 104
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast