Atitudes e Sonhos de Empreendedores de Sucesso

Publicado em: 23/04/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 134 |

Além de competências empreendedoras, uma pessoa que troca um emprego formal para abrir o próprio negócio deve desistir de três números: 8, 13 e 30. Esqueça os bons tempos em que trabalhava 8 horas por dia, 13° salário nunca mais e 30 dias de férias nem pensar. Parece brincadeira, mas não é. Isso é só o começo de uma vida de renúncias se quiser se tornar um empresário de $uce$$o, porque sucesso nos negócios sem $ não existe.

Mas então, o que fazer para ser um empreendedor de $uce$$o? Nossa! São tantos requisitos, além de competências e uma boa pitada de sorte. Porém, não é o foco deste artigo citar uma cartilha de como abrir negócios, mas sim reforçar a importância das ATITUTES e SONHOS, que são fundamentais para qualquer profissional com perfil empreendedor ter $uce$$o. Mas antes de seguir a leitura, faça algumas reflexões. 

  • Seu negócio trata-se de uma empresa já formada e herdada da família?
  • É herança da família, mas sempre estive envolvido, comprometido e acompanho o crescimento dela?
  • Abriu um negócio como meio de subsistência, mas não tem atitudes, sonhos e nem ambições empreendedoras?
  • Abriu um negócio porque é empreendedor, acredita na sua capacidade de empreender, mesmo ainda não tendo ROI (Retorno Sobre Investimento) que sonhou, mas acredita que irá atingi-lo? Dentre tantos outros motivos de como surgiu milhares de empreendedores.

Reflita também que além de muitos empresários empreendedores, temos milhares de profissionais com atitudes empreendedoras sem possuir um negócio, ou seja, cuidam de suas carreiras como se fosse seu próprio negócio. São pessoas com atitudes empreendedoras, determinadas, criativas, entusiasmadas, automotivadas, entre tantas outras competências e qualidades que qualquer empresário gostaria de tê-las como funcionários ou parceiros. São profissionais comprometidos, com metas profissionais, pessoais e muitos SONHOS. Hah! Como nós, empresários, sonhamos incansavelmente em ter funcionários com perfil empreendedor fazendo parte do nosso time. Afinal, empresários com visão de águias e atitudes empreendedoras também almejam o $uce$$o de seu maior capital, o capital humano.

Por fim, ser empreendedor é não ter medo de assumir riscos, é sonhar e ter atitudes para fazer acontecer, sempre! Afinal, a competitividade é ferrenha e o crescimento econômico depende não apenas de empresários empreendedores, mas de funcionários com a mesma mentalidade. Eis o desafio do mundo empresarial no desenvolvimento de profissionais com perfis empreendedores, pois estamos em processo de mudança cultural nas relações trabalhistas, que estão migrando para novas relações com funcionários empreendedores, parcerias estratégicas, entre outros conceitos que envolvem as novas relações empreendedoras do mercado do futuro. Voltando ao tema do artigo, relaciono algumas características que foram citadas em estudos realizados na década de 80 sobre Sonhos e Atitudes.

Qual o tamanho dos seus sonhos?

Cristóvão Colombo, Santos Dumont, John Kennedy, Juscelino Kubitschek, Nelson Mandela, entre tantos, sonharam com a cabeça nas nuvens e os pés no chão. Eles foram tachados de visionários, mas não ligaram para isto, pois acreditaram nos seus sonhos e traçaram planos para realizá-los. Claro que superaram inúmeros obstáculos, mas com muita determinação eles mudaram a história de seu tempo e deixaram suas marcas registradas.

Muitas pessoas têm sonhos, mas não os alimentam e às vezes os poucos que sobra vão sendo consumidos pela rotina, sufocados pelo excesso de tarefas e acabam minando seu potencial de continuar sonhando. Reflita sobre o tamanho dos seus sonhos e se eles estiveram decrescentes, "sacode a poeira" e volte a sonhar. Afinal, o sonho é uma metáfora que pode ser idealizado para resgatar a capacidade de sonhar com os olhos bem abertos na construção da sua vida, seu presente e seu futuro. O mundo não faz nada por você, mas se você mudar, aí sim, o mundo muda com você.

Os realizadores de sonhos não apenas sonham, eles lutam incansavelmente por eles, acreditam em si mesmos, no seu potencial e confiam que podem transformar seus projetos em realidade. Acreditam que sonhos trilham e iluminam seus caminhos rumo às metas e ao $uce$$o. Obstáculos, faltas de recursos diversos, concorrências desleais, entre outras dificuldades que surgem fazem parte dos negócios e da vida, mas servem como degraus de aprendizagem e crescimento.

Tem um ditado que diz que o tamanho dos seus sonhos tem relações diretas com suas conquistas e resultados. Pense! É possível aumentar o tamanho da felicidade reduzindo o tamanho dos sonhos? É possível aumentar os ganhos fazendo sempre a mesma coisa? Será que se as pessoas tivessem mais sonhos e metas poderiam ajudá-las alcançar seus resultados? Afinal, o que movem as pessoas acordarem todos os dias?

Anos atrás assisti a uma palestra motivacional de Cesar Souza, o autor do livro Você é do Tamanho dos Seus Sonhos, lançado em 2003, hoje na 19ª edição, é um best-seller com mais de 150 mil exemplares vendidos. Cesar reforçou que todos nós precisamos acreditar no nosso potencial e que devemos buscar recursos e aliados para concretizar nossos sonhos. Afinal, as pessoas sonham com uma vida tranquila, encontrar um amor, ter uma família, obter sucesso na profissão, ganhar dinheiro, comprar uma casa, viajar, ter saúde, amigos, entre tantos outros desejos e sonhos. Mas, na maioria das vezes, nos entregamos à rotina, nos rendemos aos obstáculos e desistimos dos nossos sonhos. Com exemplos reais e inspiradores, ele conta histórias de realizadores de sonhos de empresários, celebridades e pessoas comuns. São relatos inspiradores que nos revelam como várias empresas e pessoas vencedoras nasceram dos sonhos de seus realizadores. 

Em suma, existem literaturas, palestras, vídeos, cursos, entre outros instrumentos, que podem estimular o ser humano que "não sonha muito" a resgatar a capacidade de sonhar e empreender mudanças objetivas para realizarem seus projetos. Não sei para você, mas os meus SONHOS estão interligados com meu A.C.H.E (Atitudes, Conhecimentos, Habilidades e Entusiasmo). Um conceito que uso e que ampliei do CHA, umasiglamuito usada em Recursos Humanos, que é a abreviatura das palavras: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, queresumidamente se entende por cada uma como:

Conhecimento
Conjunto de todas as informações, princípios e verdades que compõem o corpo do nosso saber. É aquilo que o homem absorve de várias maneiras através de informações que lhe são apresentadas para um determinado objetivo. O conhecimento é imprescindível na atualidade altamente competitiva. Conhecer os principais fundamentos de gestão e, principalmente, sua área de atuação pode fazer a diferença entre o sucesso e fracasso de um empreendimento.

Habilidade
Capacidade física de desempenhar uma ação ou ato, que pode ser resultado de um treinamento ou inato. O termo habilidade é freqüentemente utilizado para designar o domínio psicomotor. Habilidade simboliza a experiência adquirida através da prática em certa área de atuação, basicamente, algo que você faz bem e já fez muitas vezes. Pelé, Romário, Ronaldinho, Guga, entre tantos atletas considerados muito habilidosos e hiper $ucedidos. Neymar o novo nome do futebol brasileiro e atacante do Santos, tem uma habilidade invejável, porém ele é muito jovem, esta no início da carreira e para manter e aumentar o $uce$$o vai precisar treinar cada vez mais não só sua habilidade de fazer gols, mas também aperfeiçoar conhecimentos técnicos e táticos. Aliás, para se tornar um dos melhores jogadores do mundo ele vai depender também de suas atitudes pessoais, pois os holofotes já estão mirados para ele. Se depender da comparação feita por Pelé, "O Neymar é o garoto-prodígiodo Santos e pode esperar um futuro brilhante, pois mal surgiu e já o comparam com o Robinho e com o Pelé. Na opinião do Rei do Futebol, ele pode ser melhor até do que ele. Pelé só pede calma ao garoto neste início de carreira e diz "Vamos torcer para o Neymar não seguir os passos dos fenômenos nas noitadas e mulheradas que a fama e o dinheiro trazem né?"

Atitude
Um sentimento ou emoção que influencia a escolha das ações e as respostas a estímulos. Também é definida como sendo uma predisposição ou tendência de responder, positivamente ou negativamente, a determinados fatos, ideias, objetos, pessoas ou situações. As atitudes são designar como domínio afetivo e são dirigidas, ou fortemente correlacionadas, com as vontades, conjunto de valores, crenças, dogmas, princípios e mesmo às opiniões. Podemos ter conhecimento e habilidade, mas se não tivermos vontade e tomar uma atitude, nada acontece. Portanto, o sucesso na vida está relacionado no desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo do ACHE. Hoje e sempre!

Entusiasmo

Entusiasmo é acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem, de darem certo, de transformar a si e até as pessoas que os cercam. É agir com determinação, garra, paixão e amor, para fazer dar certo o que planejamos e sonhamos. O entusiasmo é um estado de espírito otimista que traz motivação para uma nova visão da vida. É demonstrado com grande euforia e alegria, que inclusive pode contagiar outras pessoas ou uma multidão, como exemplo, os atletas entusiastas, entre eles, cito um ídolo, Ronaldo (fenômeno), um ex-jogador nota 10 que com seu entusiasmo conquistou milhões de fãs no mundo. Agora como empresário não duvido do seu $uce$$o também nos negócios.

Hah! Ainda bem que temos o Neymar, um jovem entusiasta, pois o ENTUSIAMO que ele demonstra comemorando gols é lindo de ver. Quantos meninos apaixonados por futebol olham para seus ídolos e alimentam seus sonhos de um dia chegarem lá. Ídolos que inspiram sonhos de fãs ocorrem também em outras modalidades de esportes, com artistas de TV, atores de cinema e teatro, na música, com empresários, líderes, autores, gurus etc.

Acredito que empreendedores de $uce$$o são frutos de sonhos bem sonhados e de planos bem executados.

Os sonhos que habitam em mim, saúdam os sonhos que habitam em você!

 Artigo publicado na Revista Clube de Empreendedores – Edição de Junho/2011.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/atitudes-e-sonhos-de-empreendedores-de-sucesso-5850200.html

    Palavras-chave do artigo:

    ache

    ,

    atitudes

    ,

    cha

    Comentar sobre o artigo

    Helena Ribeiro

    O autodesenvolvimento, capacitação e valorização do capital humano inclusos no planejamento estratégico das organizações são fundamentais para manter-se competitivo, sempre. As empresas necessitam de profissionais habilitados para atuação abrangente, multifuncionais e com visão universal.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 26/11/2010 lAcessos: 410

    Dicas e respostas das dúvidas mais frequentes sobre emagrecimento, obesidade, dieta, sibutramina e reeducação alimentar.

    Por: Marcilio Bastos Davidl Healthl 07/05/2007 lAcessos: 25,862 lComentário: 1
    Chico Amaral

    Uma jovem se rebela contra a sua mãe para conseguir a sua liberdade e em seguida se envolve com pessoas do mundo da droga e comete um crime, vai presa e dai em diante começa a luta desesperada da sua mãe para tentar libertá-la da prisão.

    Por: Chico Amarall Arte& Entretenimento> Artel 03/11/2011 lAcessos: 138

    Está na hora de deixar meu emprego? Você já se fez essa pergunta alguma vez? Caso afirmativo, você não está sozinho. Uma pesquisa da Gallup Organization feita em 2013 revela que nada menos que 79% dos profissionais brasileiros se dizem desmotivados no trabalho.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 13/10/2014

    Olá Pessoal, como vocês estão? Bom! Para ter sucesso profissional depende de vários fatores essenciais para tal objetivo. Muitos querem o sucesso mas nem todos estão dispostos a pagar o preço. Aquela velha máxima "aqui se planta , aqui se colhe" é tão atual quanto o nosso cotidiano, quanto as nossas vidas. Por isso para ter sucesso não existe nenhum segredo, fórmula mágica ou coisa do tipo. É preciso coragem, acreditar sempre e nunca desistir.

    Por: Eduardo Fonsecal Carreira> Gestão de Carreiral 07/10/2014
    Portais Imobiliarios

    Liderar indica poder e atrair qualquer pessoa. No mundo corporativo, muitos associam liderança a um salário maior, à autonomia e à capacidade de dar ordens. No entanto, comandar uma equipe é um desafio que exige conhecimento e postura. Nenhum líder nasce pronto

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Gestão de Carreiral 02/10/2014 lAcessos: 11
    Portais Imobiliarios

    Até que ponto vale a pena manter um profissional capacitado e de sucesso porém enquenqueiro e problemático com os demais colegas?

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Gestão de Carreiral 01/10/2014

    Marketing pessoal é o conjunto de práticas, atitudes e conceitos cujo objetivo é estabelecer uma relação eficaz entre o profissional e o mercado de trabalho.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 09/09/2014 lAcessos: 23
    Portais Imobiliarios

    O processo de aprendizagem deve ser contínuo na vida de qualquer profissional. Aqueles que param de estudar, acabam ficando para trás no mercado de trabalho.

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Gestão de Carreiral 08/09/2014 lAcessos: 12
    Portais Imobiliarios

    Algumas dicas para o corretor de imóveis se manter motivado e superar as adversidades apesar das desmotivações do dia-a-dia

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Gestão de Carreiral 28/08/2014

    Você deseja seu sucesso profissional, mas não sabe o que fazer? Precisamos escolher um caminho, caso contrário teremos que nos satisfazer com o que vier.

    Por: Gabriela Mesquital Carreira> Gestão de Carreiral 05/08/2014 lAcessos: 19
    Helena Ribeiro

    A proposta do projeto Inova RH da Razão Humana Consultoria é justamente investigar as tendências e reflexos da cultura da inovação nos ambientes de trabalho e os impactos nas organizações. Um dos conceitos que nos remete ao entendimento de um novo padrão de trabalho, o "coworking", que merece uma análise mais detalhada dos profissionais de RH e gestores de equipes. Esta proposta surge como um espaço alternativo de trabalho colaborativo para os profissionais autônomos que buscavam sinergia e a so

    Por: Helena Ribeirol Negócios> Gestãol 02/05/2013 lAcessos: 39
    Helena Ribeiro

    O conceito de inteligência tem evoluído de forma acelerada nos últimos tempos, onde, no início do século passado, começou a ser difundida a idéia do Quociente de Inteligência, como uma espécie de organização neural que permite ao homem pensar de forma lógica e racional. A expressão se popularizou quando foram desenvolvidos testes psicológicos, ou seja, "testes de inteligência" para aplicação em adultos, também conhecido como QI (Quociente Inteligência).

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 26/04/2012 lAcessos: 172
    Helena Ribeiro

    O Rafting foi descoberto em 1869, quando John Wesley Powel organizou a primeira expedição no Rio Colorado, EUA. Em 1896, Nataniel Galloway revolucionou as técnicas e, em 1909, foi realizada a primeira viagem com finalidade comercial, pela Julio's Stone's Grand Canyon. Em 1980 surgiu o bote "self bailer" que, aliado aos novos materiais mais leves, resistentes e seguros, deu um grande impulso ao rafting. Hoje existem mais de 5.000 companhias só nos EUA, e outras tantas espalhadas pelo mundo.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 26/04/2012 lAcessos: 100
    Helena Ribeiro

    O medo é uma emoção que sinaliza ao homem a existência de um perigo, de uma ameaça (real ou imaginária), positiva ou negativa. A necessidade do homem em sentir-se protegido e seguro é natural. Porém, o medo ou a fobia muitas vezes tem o poder de paralisar e impedir o crescimento pessoal ou profissional, que através deste, o indivíduo pode esconder-se de si mesmo, das relações com o próximo, de sonhar, inovar, arriscar, crescer, entre outros. O medo se apresenta em várias situações.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 26/04/2012 lAcessos: 222
    Helena Ribeiro

    Nesta era de competitividade global, estar atualizado, acompanhar a evolução dos negócios, conquistar e manter clientes tornou-se um desafio diário para as organizações. Para tanto, os profissionais estão comprometidos com metas e estratégias arrojadas, sempre em busca de melhores resultados, necessitando, cada vez mais, de "adrenalina no sangue", para estarem motivados a alcançarem seus objetivos empresariais e pessoais.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 26/04/2012 lAcessos: 267
    Helena Ribeiro

    Todo o relacionamento Humano seja pessoal ou empresarial, tem como fundamento uma emoção. Relacionamentos duradouros são possíveis quando os objetivos comuns visam o bem comum. Casais mantêm relacionamentos saudáveis, mesmo depois das bodas de ouro, por serem cúmplices e capazes de renovar o espírito do relacionamento: a renovação dos mais simples hábitos, surpreendendo com informações e reciprocidade de compensações.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 26/04/2012 lAcessos: 348
    Helena Ribeiro

    Nos ambientes profissionais de alta performance onde a inovação deve pulsar de forma colaborativa, o valor do networking é mais do que uma atividade em si. Na realidade o networking deve ser encarado como um ativo de gestão, um hábito a ser cultivado com maestria. Os contatos da rede de relacionamentos são ativos intangíveis que devem ser atribuídos valores de reciprocidade.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 25/04/2012 lAcessos: 105
    Helena Ribeiro

    A Razão Humana Consultoria implanta uma célula de inovação em seu escritório em Campinas. Trata-se de um espaço para pensar, viver trocar idéias e difundir a cultura da inovação de forma descontraída e interativa, tendo como foco editorial abordagens de RH Sustentável. A iniciativa ganha forma como um programa de Web TV, intitulado Inova RH. Na realidade o conceito de célula de inovação é de um laboratório de criatividade, visão, desenvolvimento e difusão de novas metodologias.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 25/04/2012 lAcessos: 78
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast