Atitudes e Sonhos de Empreendedores de Sucesso

23/04/2012 • Por • 159 Acessos

Além de competências empreendedoras, uma pessoa que troca um emprego formal para abrir o próprio negócio deve desistir de três números: 8, 13 e 30. Esqueça os bons tempos em que trabalhava 8 horas por dia, 13° salário nunca mais e 30 dias de férias nem pensar. Parece brincadeira, mas não é. Isso é só o começo de uma vida de renúncias se quiser se tornar um empresário de $uce$$o, porque sucesso nos negócios sem $ não existe.

Mas então, o que fazer para ser um empreendedor de $uce$$o? Nossa! São tantos requisitos, além de competências e uma boa pitada de sorte. Porém, não é o foco deste artigo citar uma cartilha de como abrir negócios, mas sim reforçar a importância das ATITUTES e SONHOS, que são fundamentais para qualquer profissional com perfil empreendedor ter $uce$$o. Mas antes de seguir a leitura, faça algumas reflexões. 

  • Seu negócio trata-se de uma empresa já formada e herdada da família?
  • É herança da família, mas sempre estive envolvido, comprometido e acompanho o crescimento dela?
  • Abriu um negócio como meio de subsistência, mas não tem atitudes, sonhos e nem ambições empreendedoras?
  • Abriu um negócio porque é empreendedor, acredita na sua capacidade de empreender, mesmo ainda não tendo ROI (Retorno Sobre Investimento) que sonhou, mas acredita que irá atingi-lo? Dentre tantos outros motivos de como surgiu milhares de empreendedores.

Reflita também que além de muitos empresários empreendedores, temos milhares de profissionais com atitudes empreendedoras sem possuir um negócio, ou seja, cuidam de suas carreiras como se fosse seu próprio negócio. São pessoas com atitudes empreendedoras, determinadas, criativas, entusiasmadas, automotivadas, entre tantas outras competências e qualidades que qualquer empresário gostaria de tê-las como funcionários ou parceiros. São profissionais comprometidos, com metas profissionais, pessoais e muitos SONHOS. Hah! Como nós, empresários, sonhamos incansavelmente em ter funcionários com perfil empreendedor fazendo parte do nosso time. Afinal, empresários com visão de águias e atitudes empreendedoras também almejam o $uce$$o de seu maior capital, o capital humano.

Por fim, ser empreendedor é não ter medo de assumir riscos, é sonhar e ter atitudes para fazer acontecer, sempre! Afinal, a competitividade é ferrenha e o crescimento econômico depende não apenas de empresários empreendedores, mas de funcionários com a mesma mentalidade. Eis o desafio do mundo empresarial no desenvolvimento de profissionais com perfis empreendedores, pois estamos em processo de mudança cultural nas relações trabalhistas, que estão migrando para novas relações com funcionários empreendedores, parcerias estratégicas, entre outros conceitos que envolvem as novas relações empreendedoras do mercado do futuro. Voltando ao tema do artigo, relaciono algumas características que foram citadas em estudos realizados na década de 80 sobre Sonhos e Atitudes.

Qual o tamanho dos seus sonhos?

Cristóvão Colombo, Santos Dumont, John Kennedy, Juscelino Kubitschek, Nelson Mandela, entre tantos, sonharam com a cabeça nas nuvens e os pés no chão. Eles foram tachados de visionários, mas não ligaram para isto, pois acreditaram nos seus sonhos e traçaram planos para realizá-los. Claro que superaram inúmeros obstáculos, mas com muita determinação eles mudaram a história de seu tempo e deixaram suas marcas registradas.

Muitas pessoas têm sonhos, mas não os alimentam e às vezes os poucos que sobra vão sendo consumidos pela rotina, sufocados pelo excesso de tarefas e acabam minando seu potencial de continuar sonhando. Reflita sobre o tamanho dos seus sonhos e se eles estiveram decrescentes, "sacode a poeira" e volte a sonhar. Afinal, o sonho é uma metáfora que pode ser idealizado para resgatar a capacidade de sonhar com os olhos bem abertos na construção da sua vida, seu presente e seu futuro. O mundo não faz nada por você, mas se você mudar, aí sim, o mundo muda com você.

Os realizadores de sonhos não apenas sonham, eles lutam incansavelmente por eles, acreditam em si mesmos, no seu potencial e confiam que podem transformar seus projetos em realidade. Acreditam que sonhos trilham e iluminam seus caminhos rumo às metas e ao $uce$$o. Obstáculos, faltas de recursos diversos, concorrências desleais, entre outras dificuldades que surgem fazem parte dos negócios e da vida, mas servem como degraus de aprendizagem e crescimento.

Tem um ditado que diz que o tamanho dos seus sonhos tem relações diretas com suas conquistas e resultados. Pense! É possível aumentar o tamanho da felicidade reduzindo o tamanho dos sonhos? É possível aumentar os ganhos fazendo sempre a mesma coisa? Será que se as pessoas tivessem mais sonhos e metas poderiam ajudá-las alcançar seus resultados? Afinal, o que movem as pessoas acordarem todos os dias?

Anos atrás assisti a uma palestra motivacional de Cesar Souza, o autor do livro Você é do Tamanho dos Seus Sonhos, lançado em 2003, hoje na 19ª edição, é um best-seller com mais de 150 mil exemplares vendidos. Cesar reforçou que todos nós precisamos acreditar no nosso potencial e que devemos buscar recursos e aliados para concretizar nossos sonhos. Afinal, as pessoas sonham com uma vida tranquila, encontrar um amor, ter uma família, obter sucesso na profissão, ganhar dinheiro, comprar uma casa, viajar, ter saúde, amigos, entre tantos outros desejos e sonhos. Mas, na maioria das vezes, nos entregamos à rotina, nos rendemos aos obstáculos e desistimos dos nossos sonhos. Com exemplos reais e inspiradores, ele conta histórias de realizadores de sonhos de empresários, celebridades e pessoas comuns. São relatos inspiradores que nos revelam como várias empresas e pessoas vencedoras nasceram dos sonhos de seus realizadores. 

Em suma, existem literaturas, palestras, vídeos, cursos, entre outros instrumentos, que podem estimular o ser humano que "não sonha muito" a resgatar a capacidade de sonhar e empreender mudanças objetivas para realizarem seus projetos. Não sei para você, mas os meus SONHOS estão interligados com meu A.C.H.E (Atitudes, Conhecimentos, Habilidades e Entusiasmo). Um conceito que uso e que ampliei do CHA, umasiglamuito usada em Recursos Humanos, que é a abreviatura das palavras: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, queresumidamente se entende por cada uma como:

Conhecimento
Conjunto de todas as informações, princípios e verdades que compõem o corpo do nosso saber. É aquilo que o homem absorve de várias maneiras através de informações que lhe são apresentadas para um determinado objetivo. O conhecimento é imprescindível na atualidade altamente competitiva. Conhecer os principais fundamentos de gestão e, principalmente, sua área de atuação pode fazer a diferença entre o sucesso e fracasso de um empreendimento.

Habilidade
Capacidade física de desempenhar uma ação ou ato, que pode ser resultado de um treinamento ou inato. O termo habilidade é freqüentemente utilizado para designar o domínio psicomotor. Habilidade simboliza a experiência adquirida através da prática em certa área de atuação, basicamente, algo que você faz bem e já fez muitas vezes. Pelé, Romário, Ronaldinho, Guga, entre tantos atletas considerados muito habilidosos e hiper $ucedidos. Neymar o novo nome do futebol brasileiro e atacante do Santos, tem uma habilidade invejável, porém ele é muito jovem, esta no início da carreira e para manter e aumentar o $uce$$o vai precisar treinar cada vez mais não só sua habilidade de fazer gols, mas também aperfeiçoar conhecimentos técnicos e táticos. Aliás, para se tornar um dos melhores jogadores do mundo ele vai depender também de suas atitudes pessoais, pois os holofotes já estão mirados para ele. Se depender da comparação feita por Pelé, "O Neymar é o garoto-prodígiodo Santos e pode esperar um futuro brilhante, pois mal surgiu e já o comparam com o Robinho e com o Pelé. Na opinião do Rei do Futebol, ele pode ser melhor até do que ele. Pelé só pede calma ao garoto neste início de carreira e diz "Vamos torcer para o Neymar não seguir os passos dos fenômenos nas noitadas e mulheradas que a fama e o dinheiro trazem né?"

Atitude
Um sentimento ou emoção que influencia a escolha das ações e as respostas a estímulos. Também é definida como sendo uma predisposição ou tendência de responder, positivamente ou negativamente, a determinados fatos, ideias, objetos, pessoas ou situações. As atitudes são designar como domínio afetivo e são dirigidas, ou fortemente correlacionadas, com as vontades, conjunto de valores, crenças, dogmas, princípios e mesmo às opiniões. Podemos ter conhecimento e habilidade, mas se não tivermos vontade e tomar uma atitude, nada acontece. Portanto, o sucesso na vida está relacionado no desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo do ACHE. Hoje e sempre!

Entusiasmo

Entusiasmo é acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem, de darem certo, de transformar a si e até as pessoas que os cercam. É agir com determinação, garra, paixão e amor, para fazer dar certo o que planejamos e sonhamos. O entusiasmo é um estado de espírito otimista que traz motivação para uma nova visão da vida. É demonstrado com grande euforia e alegria, que inclusive pode contagiar outras pessoas ou uma multidão, como exemplo, os atletas entusiastas, entre eles, cito um ídolo, Ronaldo (fenômeno), um ex-jogador nota 10 que com seu entusiasmo conquistou milhões de fãs no mundo. Agora como empresário não duvido do seu $uce$$o também nos negócios.

Hah! Ainda bem que temos o Neymar, um jovem entusiasta, pois o ENTUSIAMO que ele demonstra comemorando gols é lindo de ver. Quantos meninos apaixonados por futebol olham para seus ídolos e alimentam seus sonhos de um dia chegarem lá. Ídolos que inspiram sonhos de fãs ocorrem também em outras modalidades de esportes, com artistas de TV, atores de cinema e teatro, na música, com empresários, líderes, autores, gurus etc.

Acredito que empreendedores de $uce$$o são frutos de sonhos bem sonhados e de planos bem executados.

Os sonhos que habitam em mim, saúdam os sonhos que habitam em você!

 Artigo publicado na Revista Clube de Empreendedores – Edição de Junho/2011.

Perfil do Autor

Helena Ribeiro

Pós-Graduada em Gestão Estratégia Global de Negócios, pelo INPG - Bacharel em Administração de Empresas - PUCCAMP. Mestrado em andamento - UNICAMP, sobre: Indicadores de Desempenho em T&D, utilizando a aplicação da Metodologia Vivencial ao Ar Livre. Consultora em treinamento e desenvolvimento de pessoas no ambiente organizacional, com vários cursos voltados à gestão de recursos humanos, Palestrante, Facilitadora e Docente. Fundadora da Razão Humana Consultoria, atuando nas áreas de T&D e RH. Idealizou em 2001 o Programa Você, a Água e a Natureza, em seus diversos módulos com utilização da metodologia vivencial, que tem aplicado para diversas empresas, tais como: Amanco, FMC, Motorola, Banco do Brasil, ZF, Bel Sonno, entre outras. Razão Humana Consultoria Ltda.Contatos: (19) 32310491 – 33852501 - 91177089e-mail: helena@razaohumana.com.br site: www.razaohumana.com.br Conheça a minha história. De Lavradora à Empreendedora de SucessoA história de vida de Helena Ribeiro Sou de uma família humilde, meus pais foram lavradores e tiveram muitas dificuldades para criar doze filhos. Mas, nos ensinaram à base do sucesso: trabalho, honestidade, humildade, fazer tudo com amor e fé em Deus.Até meus 11 anos trabalhei na lavoura, ajudei nos afazeres da casa e andava 10 km a pé para ir à escola. Só que meus pais queriam uma vida diferente para nós. Então, arriscaram e, em 1974, viemos para Campinas, onde a união e determinação foram fundamentais, iniciei como babá e doméstica, estudando a noite. A sorte me deu uma patroa muito boa que tinha uma loja de roupas ao lado de sua residência. Eu lhe pedia quando terminava meus serviços: "Posso ajudá-la na loja?" Assim, quando aumentava o movimento ela me chamava, me incentivava e elogiava meu trabalho. Após um ano, disse que poderia ser sua melhor empregada, mas não doméstica para sempre... Ela perguntou sobre meus planos e sonhos; ser uma profissional de sucesso, afirmei. Fazer reservas até investir na minha própria empresa, naquilo que ainda tenho que descobrir que gosto; ser bem sucedida e ajudar meus pais... Ela ficou comovida, pois não via este lado empreendedor em seus filhos, nem para continuar com os negócios da família e disse:" tem uma escola de datilografia aqui perto, vou pagar o seu curso, vai à luta que será uma vencedora".Fui vendedora, telefonista, bancária, executiva... Fiz Administração, com Pós em Gestão Global, e iniciei um mestrado na UNICAMP. Deixei minha marca na Fundação Bradesco, onde treinei mais de 5.000 funcionários, na SCI e nas consultorias ao IDORT, SEBRAE e SENAC. Ao longo de minha carreia fiz minha marca pessoal, Helena Ribeiro, que abriu espaço para iniciar uma nova marca: em 2001 fundei minha empresa, a Razão Humana Consultoria Empresarial. Qual a RAZÃO de um negócio bem sucedido? Atingir metas, satisfazer os clientes e manter-se competitivo. Obtêm-se tais resultados através da interação HUMANA. Se não buscarmos equilíbrio do corpo, mente, emoção e espírito, não existe produtividade satisfatória... Nasceu assim o nome e a marca da RAZÃO HUMANA, uma Consultoria especializada na aplicação de treinamentos comportamentais a uso da metodologia vivencial ao ar livre. Desafios e Sonhos Deixar de atuar como executiva com alto salário, para iniciar meu negócio, foi um grande desafio. Para atuação com a metodologia vivencial, é necessária uma logística diferente do sistema de treinamentos convencionais, exige know How das atividades de esporte-aventura, games, dinâmicas... parcerias com equipes técnicas, estratégias comerciais diferenciadas....Para tanto, exigiu investimentos além do planejado e para expansão, vamos continuar investindo. Atuamos em âmbito nacional e contamos com consultores, facilitadores e monitores especializados, principalmente equipes técnicas treinadas. Para alcançarmos objetivos profissionais e pessoais precisamos ousar, arriscar, sonhar, competir, quebrar paradigmas, acreditarmos na capacidade da equipe.Sou alegre, determinada, criativa, comunicativa, objetiva, empreendedora e sonhadora; sempre que acontece algo negativo, vejo também como experiência e "bola para frente", isto me faz ter sucesso nos negócios, no amor, muitos amigos, etc. Sou dedicada e procuro fazer o melhor, seja num trabalho remunerado, voluntário, ou um favor a alguém. Tenho 29 sobrinhos que me têm como espelho; minha família e amigos citam minhas experiências como exemplo para seus filhos. Muitos acham que sonhamos e queremos voar alto, ser uma Águia rara, mas alguns não acreditam em si, como podem acreditar no sucesso dos outros? Hoje nos orgulhamos em ter clientes de grande porte e profissionais partilhando que a principal Razão Humana é investir nos sonhos, ser uma Águia é voar mais alto. Quebrar paradigmas e mudar de atitudes são sinais de inteligência, saber aproveitá-los é sinal de genialidade         Helena Ribeiro Visite o site www.razaohumana.com.br e conheça mais sobre a Razão Humana