Carreira pública

Publicado em: 24/01/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 155 |

Alguma vez você já ouviu alguém dizer que concursos públicos são marmelada? através deste artigo, pretendo dar uma "injeção de ânimo" aos futuros candidatos de concursos públicos.
O ingresso na carreira pública mudou muito, antigamente, dizia minha mãe, que foi servidora pública durante 35 anos, as pessoas eram pegas a "laço" para trabalhar num orgão público, pois, ser servidor público era sinônimo de ser analfabeto, vagabundo, passa fome, etc. Algumas pessoas tinham até vergonha de falarem que eram servidores públicos. Antigamente, a grande maioria dos concursos aprovavam com 50% de acertos das questões, ou seja, se a prova tinha 50 questões, o candidato era aprovado acertando 25. Atualmente em concursos de grande concorrência, como por exemplo, o da Polícia Civil de S.P, o candidato para ser aprovado, tem que acertar 50% de cada matéria, ou seja, se o concurso tiver questões de português, matemática, história e geografia, o candidato tem que acertar no mínimo 50% de cada uma delas, se o candidato acertar 100% de uma matéria, mas "zerar" em outra, mesmo que no geral ele acerte 50% da prova, ele é reprovado, pois zerou numa matéria, sem contar que esse concurso chama para a segunda fase somente os candidatos com as notas maiores, ou seja, não adianta acertar somente 50%, tem que ser o melhor, e para ser o melhor, o candidato tem que se preparar muito, não adianta prestar um concurso que tenha muita concorrência na condição de aventureiro, pois tem candidatos que se preparam com anos de antecedência. O candidato aventureiro é quem geralmente diz que concurso público é marmelada, mas na realidade ele é quem estava despreparado, não tem como competir com um candidato que estudou anos com afinco e dedicação, na verdade, marmelada seria se o candidato despreparado fosse aprovado.

Para aqueles que pretendem a carreira pública, eis algumas dicas:

1 - Escolher uma carreira pública que se adeque ao seu perfil, não olhe somente para o salário;

2 - Após escolher a carreira pública, faça o cronograma dos seus estudos, verifique a possibilidade de fazer um curso preparatório na área que escolheu, atualmente existem cursos preparatórios presenciais e online. O PORTAL EDUCAÇÃOhttp://www.portaleducacao.com.br/cursos/afiliado/5060  e a FEDERAL CONCURSOShttp://www.federalgetussp.com.br/parceiro/cursos.php?id=450920 possuem cursos e apostilas de vários concursos, os cursos valem a pena.

Lembre-se, prepare-se e nunca desista de seus objetivos.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/carreira-publica-5600180.html

    Palavras-chave do artigo:

    carreira

    ,

    concursos

    ,

    publica

    Comentar sobre o artigo

    Em viagem recente, tive a oportunidade de visitar o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, e aprender um pouco mais sobre o vinho. Como se sabe, o país tem se notabilizado por um grande progresso na qualidade de seu vinho. Para aperfeiçoar a qualidade de nosso vinho, uma das providências foi diminuir a produção de uva por hectare. Antes, produzia-se de 20 a 25 mil quilos por hectare, e, para se ter um bom vinho, reduziu-se a produção para a faixa de 10 a 13 mil quilos de uva por hectare. A in

    Por: Concursos Abertosl Educação> Educação Onlinel 27/11/2011 lAcessos: 37
    Robson Oliveira

    Milhares de pessoas pelo país afora estão cada vez mais se empenhando em conquistar uma vaga na carreira pública. Ano após ano a disputa fica mais acirrada e atingir o objetivo está cada vez mais difícil. A estabilidade do funcionalismo público e a remuneração acima da média de mercado são os principais atrativos que fizeram dos concursos uma verdadeira indústria em todo o país. Aqui você encontra dicas importantes que podem ajudar muito nessa empreitada.

    Por: Robson Oliveiral Carreira> Gestão de Carreiral 16/04/2012 lAcessos: 64
    silvio broxado

    O servidor público carrega o estigma de ser considerado profissional desengajado, arredio às mudanças e sem comprometimento, apesar de estarmos vivenciando um período o paradigmático quanto aos conceitos do desempenho humano na nova gestão pública. Essa avaliação no comportamento e no desempenho de servidores geram uma série de descren-ças com relação a qualidade do serviço público ao cidadão.No contexto, muitas questões vêem a tona, principalmente sobre o modelo ideal de gestão por mérito.

    Por: silvio broxadol Negócios> Administraçãol 22/03/2011 lAcessos: 1,646

    Importância do acervo custodiado pela cidade de São Paulo desde o século XVI, data de sua fundação. Relata os problemas enfrentados pela autora, quando foi diretora do Arquivo Histórico Municipal, na década de 1990, e as tentativas de colocar esse preciso acervo na era digital.

    Por: Isabel Maria Alves Mezzaliral Educaçãol 21/12/2013 lAcessos: 55

    A implantação de cotas nas universidades públicas é uma das questões conflituosas da proposta de reforma na educação apresentada pelo MEC. Forma-se que os exames vestibulares são claramente injustos. Tendo em vista, que a maioria dos que ingressam na universidade são componentes da classe média alta que cursaram o ensino médio em instituições particulares. O presente trabalho buscará averiguar a política de cotas. Como esta política é determinante, qual a sua eficácia, se existe alguma lacuna, s

    Por: juniorparentel Educação> Ciêncial 01/07/2014
    Luiza C de Azevedo Ricotta

    Artigo publicado no Jornal dos Concursos - março de 2009 em coluna assinada por Luiza Ricotta

    Por: Luiza C de Azevedo Ricottal Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2009 lAcessos: 40

    Crítica e sugestão de natureza social e politica

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedade> Polítical 06/07/2009 lAcessos: 3,167 lComentário: 2
    Hemerson Ravaneda

    É claro que no serviço publico temos excelentes profissionais nas mais diversas carreiras, mas temos uma grande maioria baseada nos benefícios sem se preocupar com o trabalho para o qual é contratado.

    Por: Hemerson Ravanedal Carreiral 11/04/2010 lAcessos: 432

    Todo brasileiro tem dúvida em relação a sua carreira. Decidir entre concursos e empregos em uma empresa privada não é fácil. Em meio a crise mundial é normal nos depararmos com essas questões. Vamos analisar friamente as vantagens e desvantagens dos empregos públicos.

    Por: Prof. Agusto Nogueiral Carreira> Gestão de Carreiral 07/11/2012 lAcessos: 61

    O presente texto aborda as dificeis relações entre cultura organizacional e pessoal. As potencialidades e dificuldades administrativas pessoais e profissionais.

    Por: Reginaldo Posol Carreira> Gestão de Carreiral 16/12/2014
    Sandra Turchi

    De maneira geral, coaching é definido como o processo de equipar indivíduos com ferramentas, conhecimentos e oportunidades que eles precisam para se desenvolver e se tornarem mais efetivos. Mais especificamente, o Coaching Executivo é um processo personalizado e centrado no profissional. Mas, o que o Coaching Executivo por fazer por sua empresa?

    Por: Sandra Turchil Carreira> Gestão de Carreiral 15/12/2014
    Newton Paulo Monteiro

    Este texto apresenta o conceito de portfolio career aplicado à área de Letras. Embora ainda pouco mencionado no Brasil, o conceito já é uma prática na Europa, onde tem sido considerado uma alternativa às mudanças do mercado de trabalho e um caminho para realização profissional.

    Por: Newton Paulo Monteirol Carreira> Gestão de Carreiral 11/12/2014
    Newton Paulo Monteiro

    Este artigo apresenta algumas das opções de atuação profissional para graduados em Letras, deixando claro que a área é muito mais ampla do que normalmente se imagina.

    Por: Newton Paulo Monteirol Carreira> Gestão de Carreiral 11/12/2014
    Armando Terribili Filho

    Artigo que aborda alguns métodos de Planejamento e Gestão de Carreira com base em reconhecidos autores espanhóis e brasileiros, com destaque para: Método 4D, Autocoacghing e 5 ferramentas essenciais, respectivamente de autoria de Fabio Gonzalezz H., Perdro Amador e Heitor Bergamini. Planejar a sua carreira é hoje uma necessidade: saber "onde" se quer chegar, conhecer os requisitos necessários de conhecimento, habilidades e networking, estabelecer e monitorar um realista Plano de Ação.

    Por: Armando Terribili Filhol Carreira> Gestão de Carreiral 05/12/2014
    Newton Paulo Monteiro

    Muita gente ignora o valor das humanidades em sua formação. Mas o futuro do trabalho exige formas inovadoras de diferenciação.

    Por: Newton Paulo Monteirol Carreira> Gestão de Carreiral 03/12/2014

    Pessoas criativas têm várias características e qualidades específicas que as diferenciam bastante de indivíduos menos criativos. Conhecendo essas características e desenvolvendo-as conscientemente, todos nós acabaremos incorporando automaticamente esses atributos e habilidades às nossas competências profissionais e pessoais.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 24/11/2014

    Poucas ferramentas de otimização do uso do tempo são tão vilipendiadas, tão mal utilizadas e conduzidas com tanto despreparo como a reunião. Faça o teste e verifique sua pontuação.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 10/11/2014

    Para a grande maioria dos estudantes do curso de Direito, o grande momento em suas vidas é quando chegam no momento de prestarem a tão "temida" prova do Exame da Ordem dos advogados. Existem muitos segredos para que o candidato seja aprovado, mas eu particularmente entendo que algumas coisas são básicas, como listo a abaixo: 1) Matricular-se numa boa Faculdade, entende-se boa faculdade aquela que tem uma ótima grade curricular, professores capacitados, ótima biblioteca e seguem a risca os itens

    Por: DAVI PIRES DAS MERCESl Carreira> Gestão de Carreiral 17/03/2012 lAcessos: 50
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast