Carreira pública

24/01/2012 • Por • 166 Acessos

Alguma vez você já ouviu alguém dizer que concursos públicos são marmelada? através deste artigo, pretendo dar uma "injeção de ânimo" aos futuros candidatos de concursos públicos.
O ingresso na carreira pública mudou muito, antigamente, dizia minha mãe, que foi servidora pública durante 35 anos, as pessoas eram pegas a "laço" para trabalhar num orgão público, pois, ser servidor público era sinônimo de ser analfabeto, vagabundo, passa fome, etc. Algumas pessoas tinham até vergonha de falarem que eram servidores públicos. Antigamente, a grande maioria dos concursos aprovavam com 50% de acertos das questões, ou seja, se a prova tinha 50 questões, o candidato era aprovado acertando 25. Atualmente em concursos de grande concorrência, como por exemplo, o da Polícia Civil de S.P, o candidato para ser aprovado, tem que acertar 50% de cada matéria, ou seja, se o concurso tiver questões de português, matemática, história e geografia, o candidato tem que acertar no mínimo 50% de cada uma delas, se o candidato acertar 100% de uma matéria, mas "zerar" em outra, mesmo que no geral ele acerte 50% da prova, ele é reprovado, pois zerou numa matéria, sem contar que esse concurso chama para a segunda fase somente os candidatos com as notas maiores, ou seja, não adianta acertar somente 50%, tem que ser o melhor, e para ser o melhor, o candidato tem que se preparar muito, não adianta prestar um concurso que tenha muita concorrência na condição de aventureiro, pois tem candidatos que se preparam com anos de antecedência. O candidato aventureiro é quem geralmente diz que concurso público é marmelada, mas na realidade ele é quem estava despreparado, não tem como competir com um candidato que estudou anos com afinco e dedicação, na verdade, marmelada seria se o candidato despreparado fosse aprovado.

Para aqueles que pretendem a carreira pública, eis algumas dicas:

1 - Escolher uma carreira pública que se adeque ao seu perfil, não olhe somente para o salário;

2 - Após escolher a carreira pública, faça o cronograma dos seus estudos, verifique a possibilidade de fazer um curso preparatório na área que escolheu, atualmente existem cursos preparatórios presenciais e online. O PORTAL EDUCAÇÃOhttp://www.portaleducacao.com.br/cursos/afiliado/5060  e a FEDERAL CONCURSOShttp://www.federalgetussp.com.br/parceiro/cursos.php?id=450920 possuem cursos e apostilas de vários concursos, os cursos valem a pena.

Lembre-se, prepare-se e nunca desista de seus objetivos.

 

Perfil do Autor

DAVI PIRES DAS MERCES

DAVI PIRES, SERVIDOR PÚBLICO, Visite também: planetadesenho-davi.blogspot.com