Carreira pública

Publicado em: 24/01/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 152 |

Alguma vez você já ouviu alguém dizer que concursos públicos são marmelada? através deste artigo, pretendo dar uma "injeção de ânimo" aos futuros candidatos de concursos públicos.
O ingresso na carreira pública mudou muito, antigamente, dizia minha mãe, que foi servidora pública durante 35 anos, as pessoas eram pegas a "laço" para trabalhar num orgão público, pois, ser servidor público era sinônimo de ser analfabeto, vagabundo, passa fome, etc. Algumas pessoas tinham até vergonha de falarem que eram servidores públicos. Antigamente, a grande maioria dos concursos aprovavam com 50% de acertos das questões, ou seja, se a prova tinha 50 questões, o candidato era aprovado acertando 25. Atualmente em concursos de grande concorrência, como por exemplo, o da Polícia Civil de S.P, o candidato para ser aprovado, tem que acertar 50% de cada matéria, ou seja, se o concurso tiver questões de português, matemática, história e geografia, o candidato tem que acertar no mínimo 50% de cada uma delas, se o candidato acertar 100% de uma matéria, mas "zerar" em outra, mesmo que no geral ele acerte 50% da prova, ele é reprovado, pois zerou numa matéria, sem contar que esse concurso chama para a segunda fase somente os candidatos com as notas maiores, ou seja, não adianta acertar somente 50%, tem que ser o melhor, e para ser o melhor, o candidato tem que se preparar muito, não adianta prestar um concurso que tenha muita concorrência na condição de aventureiro, pois tem candidatos que se preparam com anos de antecedência. O candidato aventureiro é quem geralmente diz que concurso público é marmelada, mas na realidade ele é quem estava despreparado, não tem como competir com um candidato que estudou anos com afinco e dedicação, na verdade, marmelada seria se o candidato despreparado fosse aprovado.

Para aqueles que pretendem a carreira pública, eis algumas dicas:

1 - Escolher uma carreira pública que se adeque ao seu perfil, não olhe somente para o salário;

2 - Após escolher a carreira pública, faça o cronograma dos seus estudos, verifique a possibilidade de fazer um curso preparatório na área que escolheu, atualmente existem cursos preparatórios presenciais e online. O PORTAL EDUCAÇÃOhttp://www.portaleducacao.com.br/cursos/afiliado/5060  e a FEDERAL CONCURSOShttp://www.federalgetussp.com.br/parceiro/cursos.php?id=450920 possuem cursos e apostilas de vários concursos, os cursos valem a pena.

Lembre-se, prepare-se e nunca desista de seus objetivos.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/carreira-publica-5600180.html

    Palavras-chave do artigo:

    carreira

    ,

    concursos

    ,

    publica

    Comentar sobre o artigo

    Em viagem recente, tive a oportunidade de visitar o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, e aprender um pouco mais sobre o vinho. Como se sabe, o país tem se notabilizado por um grande progresso na qualidade de seu vinho. Para aperfeiçoar a qualidade de nosso vinho, uma das providências foi diminuir a produção de uva por hectare. Antes, produzia-se de 20 a 25 mil quilos por hectare, e, para se ter um bom vinho, reduziu-se a produção para a faixa de 10 a 13 mil quilos de uva por hectare. A in

    Por: Concursos Abertosl Educação> Educação Onlinel 27/11/2011 lAcessos: 35
    Robson Oliveira

    Milhares de pessoas pelo país afora estão cada vez mais se empenhando em conquistar uma vaga na carreira pública. Ano após ano a disputa fica mais acirrada e atingir o objetivo está cada vez mais difícil. A estabilidade do funcionalismo público e a remuneração acima da média de mercado são os principais atrativos que fizeram dos concursos uma verdadeira indústria em todo o país. Aqui você encontra dicas importantes que podem ajudar muito nessa empreitada.

    Por: Robson Oliveiral Carreira> Gestão de Carreiral 16/04/2012 lAcessos: 63
    silvio broxado

    O servidor público carrega o estigma de ser considerado profissional desengajado, arredio às mudanças e sem comprometimento, apesar de estarmos vivenciando um período o paradigmático quanto aos conceitos do desempenho humano na nova gestão pública. Essa avaliação no comportamento e no desempenho de servidores geram uma série de descren-ças com relação a qualidade do serviço público ao cidadão.No contexto, muitas questões vêem a tona, principalmente sobre o modelo ideal de gestão por mérito.

    Por: silvio broxadol Negócios> Administraçãol 22/03/2011 lAcessos: 1,631

    Importância do acervo custodiado pela cidade de São Paulo desde o século XVI, data de sua fundação. Relata os problemas enfrentados pela autora, quando foi diretora do Arquivo Histórico Municipal, na década de 1990, e as tentativas de colocar esse preciso acervo na era digital.

    Por: Isabel Maria Alves Mezzaliral Educaçãol 21/12/2013 lAcessos: 53

    A implantação de cotas nas universidades públicas é uma das questões conflituosas da proposta de reforma na educação apresentada pelo MEC. Forma-se que os exames vestibulares são claramente injustos. Tendo em vista, que a maioria dos que ingressam na universidade são componentes da classe média alta que cursaram o ensino médio em instituições particulares. O presente trabalho buscará averiguar a política de cotas. Como esta política é determinante, qual a sua eficácia, se existe alguma lacuna, s

    Por: juniorparentel Educação> Ciêncial 01/07/2014
    Luiza C de Azevedo Ricotta

    Artigo publicado no Jornal dos Concursos - março de 2009 em coluna assinada por Luiza Ricotta

    Por: Luiza C de Azevedo Ricottal Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2009 lAcessos: 39

    Crítica e sugestão de natureza social e politica

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedade> Polítical 06/07/2009 lAcessos: 3,163 lComentário: 2
    Hemerson Ravaneda

    É claro que no serviço publico temos excelentes profissionais nas mais diversas carreiras, mas temos uma grande maioria baseada nos benefícios sem se preocupar com o trabalho para o qual é contratado.

    Por: Hemerson Ravanedal Carreiral 11/04/2010 lAcessos: 428

    Todo brasileiro tem dúvida em relação a sua carreira. Decidir entre concursos e empregos em uma empresa privada não é fácil. Em meio a crise mundial é normal nos depararmos com essas questões. Vamos analisar friamente as vantagens e desvantagens dos empregos públicos.

    Por: Prof. Agusto Nogueiral Carreira> Gestão de Carreiral 07/11/2012 lAcessos: 59

    Poucas ferramentas de otimização do uso do tempo são tão vilipendiadas, tão mal utilizadas e conduzidas com tanto despreparo como a reunião. Faça o teste e verifique sua pontuação.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 10/11/2014
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A palavra Ética tem sua origem na expressão grega ethike philosophia, "filosofia moral", de ethos, "caráter moral", que originalmente tinha o sentido de "costume" (origemdapalavra.com.br). Sendo assim, mais que um conjunto de regras, Ética seria aquilo que o indivíduo faz cotidianamente, aquilo que ele costuma ou acostuma fazer.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Gestão de Carreiral 01/11/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    Em determinadas fases da vida, é comum sentir insegurança e perder o foco das escolhas, porque todos nós possuímos sonhos e desejo. O problema está quando o indivíduo perde o controle das próprias ações e passa a agir sem pensar, ingressando em cursos sem sentindo e encaminhando o currículo à todas as vagas que aparecem.

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    É durante a universidade que os futuros profissionais passam a compreender o que de fato o mercado de trabalho exige e quais são as áreas da profissão que eles mais se identificam. Nesse momento, surgem as ideias práticas para o futuro: O que fazer? Em qual empresa trabalhar? O que é melhor para minha carreira?

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    Sabe quando você conhece alguém pela primeira vez? Indispensavelmente, alguma impressão ela faz em você quanto ao visual. Pode não ser consciente, mas a verdade é que o primeiro contato que temos com alguém é o visual – e, por isso, a sua imagem é mais do que apenas uma roupa bonita e um cabelo bem arrumado. E isso não é diferente no mundo dos negócios.

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014 lAcessos: 11

    (*) Karin Parodi Com tantas ferramentas onlines à disposição e o tempo cada vez mais escasso para interagir com quem as integra, não é difícil ouvir de quem é convidado a participar de mais uma rede social questionamentos sobre a validade de um convite ou outro. O debate é válido e sempre bem-vindo, principalmente em meio a plataformas que tomam tempo e pouco, ou quase nada, entregam ao usuário.

    Por: ana paulaignaciol Carreira> Gestão de Carreiral 28/10/2014

    Escutar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não nascemos com ela. Este teste vai lhe dizer se você tem a habilidade de escutar.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 27/10/2014 lAcessos: 13

    Está na hora de deixar meu emprego? Você já se fez essa pergunta alguma vez? Caso afirmativo, você não está sozinho. Uma pesquisa da Gallup Organization feita em 2013 revela que nada menos que 79% dos profissionais brasileiros se dizem desmotivados no trabalho.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 13/10/2014 lAcessos: 22

    Para a grande maioria dos estudantes do curso de Direito, o grande momento em suas vidas é quando chegam no momento de prestarem a tão "temida" prova do Exame da Ordem dos advogados. Existem muitos segredos para que o candidato seja aprovado, mas eu particularmente entendo que algumas coisas são básicas, como listo a abaixo: 1) Matricular-se numa boa Faculdade, entende-se boa faculdade aquela que tem uma ótima grade curricular, professores capacitados, ótima biblioteca e seguem a risca os itens

    Por: DAVI PIRES DAS MERCESl Carreira> Gestão de Carreiral 17/03/2012 lAcessos: 48
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast