Competências fundamentais para o mercado de trabalho

Publicado em: 21/12/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 71 |

O que o mercado espera dos profissionais quando o assunto é competência?

Em um mercado cada vez mais competitivo as organizações estão em busca de profissionais diferenciados. Para apoiá-lo nesta empreitada, listamos abaixo seis competências fundamentais para que você possa se destacar.

  1. Autogerenciamento: Automotivado, disciplinado e focado. O profissional com este perfil age quando está diante de um desafio ou projeto, busca soluções e identifica oportunidades de melhoria.
  2. Diversidade de comunicação: Diz respeito não só ao domínio linguístico, mas também a utilização de diferentes formas de comunicação. Este profissional compreende que cada pessoa aprende ou recebe a mensagem de forma particular. O profissional diversificado na maneira de comunicar-se procura transmitir a mensagem da forma mais eficaz para o momento e para o receptor.
  3. Resiliência: é a capacidade de adaptar-se rapidamente a novas situações. Hoje estar aberto e adaptado a mudanças é essencial.
  4. Questionamentos: Fazer perguntas é importante. Se algo não ficou claro, pergunte. Como falamos no item dois, as pessoas recebem mensagens de maneira diferente. Questionar é acima de tudo entender o que está sendo dito ou pedido.
  5. Desenvolvimento: O aprendizado contínuo através de palestras, cursos, workshops, leituras especializadas, entre outros, é fundamental para a busca novas oportunidades. 
  6. Desempenho: são os resultados que o profissional apresenta. As expectativas devem ser atingidas e/ou superadas. O crescimento deve ser constante e atitudes diferenciadas poderão render resultados progressivamente expressivos.

Oportunidades não estão faltando para quem procura capacitação constante. Como vimos acima, desenvolver as competências necessárias está em nossas mãos. Então, você está preparado para atender as necessidades do mercado de trabalho?

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/competencias-fundamentais-para-o-mercado-de-trabalho-5505802.html

    Palavras-chave do artigo:

    competencia mercado de trabalho profissionais diferenciados

    Comentar sobre o artigo

    Heriberto Wagner Amanajas Pena

    Este estudo discute o mercado dfe trabalho para o profissional secretario executivo, suas competenciais e atribuições assim como as mudanças significativas impostas pela globalização

    Por: Heriberto Wagner Amanajas Penal Ciênciasl 02/08/2010 lAcessos: 956
    Juliana Ulguim

    O comportamento das organizações mudou excepcionalmente nos dias de hoje, a globalização e a revolução tecnológica são as razões para um novo cenário, as quais as empresas devem adaptar-se. No contexto deste cenário, repleto de mudanças intensas, o presente trabalho possui como objetivo identificar e analisar os níveis de competências profissionais que as organizações estabelecem como prioritárias para sua força de trabalho.

    Por: Juliana Ulguiml Negócios> Administraçãol 28/10/2012 lAcessos: 223
    RICARDO A. GAMEIRO

    Uma análise de como esta o mercado de formação de Coaches, suas metodologias, cargas horárias, e de como o uso do marketing nessa área cria crenças que nem sempre são reais ou atendam as necessidades dos profissionais formados. Se você quer conhecer mais sobre o coaching vale a pena.

    Por: RICARDO A. GAMEIROl Negócios> Gerêncial 10/09/2011 lAcessos: 162

    Esta pesquisa objetiva analisar como os enfermeiros de uma Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí avaliam sua QVT, sendo de cunho qualitativo, do tipo exploratório, com a utilização de uma entrevista semi-estruturada com quatro enfermeiros que atuam numa Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí.

    Por: Kathllen Daniele Garbaril Psicologia&Auto-Ajudal 22/08/2011 lAcessos: 883
    Tom Coelho

    Veja um ensaio abordando 15 importantes competências para o sucesso profissional e pessoal.

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 03/12/2012 lAcessos: 119
    Alinne do Rosário Brito

    O trabalho se estabelece como uma classe fundamental para se constituir uma relação social, diante do qual se alicerça os padrões da humanidade, se gera conhecimento se cria uma consciência do real. Contudo a sociedade que pertencemos corroída pelo capital o trabalho passa a ser uma necessidade da vida, construindo um ser dicotomizado e alienado, logo assume um processo produtivo que se torna comprometido por quem está formando e por aquele a ser formado.

    Por: Alinne do Rosário Britol Educaçãol 23/07/2012 lAcessos: 178

    Empresas contratam profissionais com mais de 40 anos.

    Por: cathoonlinel Carreira> Gestão de Carreiral 16/09/2009 lAcessos: 785

    Especificar o porquê dos contratos de trabalho especiais terem essa denominação. O que os fazem diferente dos demais contratos.

    Por: JÚLIA SCHNEIDER FERNANDESl Direito> Doutrinal 10/11/2014 lAcessos: 42
    Helena Ribeiro

    O artigo tem ótima receptividade e periodicamente recebo elogios, inclusive o mesmo chamou a atenção do Sr. Alexandre Peconick - Editor Executivo da NEWSLET, uma revista direcionada basicamente aos profissionais de Recursos Humanos, educadores, profissionais liberais e candidatos em processos seletivos.

    Por: Helena Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 26/11/2010 lAcessos: 245
    Noscilene Santos

    Começando pela Soberba relativa ao orgulho. Refere-se àquele que julga ser melhor que os outros. O orgulhoso torna-se individualista, evita pedir ajuda, pois ele próprio se basta. É o centro do universo. Numa equipe, esse perfil de liderança impediria o crescimento de seus colaboradores, por sua intolerância com erros e, até mesmo, desrespeito às ideias e opiniões.

    Por: Noscilene Santosl Carreira> Gestão de Carreiral 29/03/2015
    leoncio

    Porque não tirar proveito das facilidades no inicio da carreira profissional, e garantir um aprendizado que vai valer para seu futuro, já pensou nisso? Um dia todo mundo teve que aprender para começar no mercado de trabalho, e porque não iniciar como auxiliar administrativo. Veja de uma forma simples por onde começar, contarei aqui o que é um auxiliar administrativo, suas atribuições, o que é exigido e algumas informações adicionais.

    Por: leonciol Carreira> Gestão de Carreiral 24/03/2015
    leoncio

    Quem nunca passou pelo um momento que pareceu que a memória sobrecarregou, deu um branco, será que podemos confiar tanto nela? Por isso devemos anotar o que aprendemos para não esquecer. Um método simples e que dá resultado quando se começa um novo emprego, nova ocupação, nova função, é fazer anotações do que está aprendendo, e para os prevenidos saibam que é um hábito tão importante que torna até parte da sua ferramenta de trabalho.

    Por: leonciol Carreira> Gestão de Carreiral 17/03/2015 lAcessos: 14
    Sandra Turchi

    A crescente demanda por profissionais qualificados para atuarem em harmonia com as novas tecnologias da era digital tem trazido um questionamento à tona: como desenvolver esses profissionais?

    Por: Sandra Turchil Carreira> Gestão de Carreiral 04/03/2015
    Monique Conde

    Quantas vezes se sentiu frutado ao receber um não como resposta? Porquê não nos preparamos para uma resposta negativa?

    Por: Monique Condel Carreira> Gestão de Carreiral 03/03/2015 lAcessos: 14
    Camila Alves

    Com certeza já ouvimos muito falar em missão, visão e valores, não é mesmo? Esses conceitos são muito importantes para as empresas, trazem sentido para elas. Já se perguntou o que você, a missão, visão e valores empresariais têm em comum?

    Por: Camila Alvesl Carreira> Gestão de Carreiral 10/02/2015

    Descubra qual a sua motivação predominante e como isso influencia seu desempenho profissional.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 09/02/2015 lAcessos: 15

    Impasses podem levar as negociações a um beco sem saída, e é comum os negociadores não saberem como contornar esse obstáculo. Eis 8 importantes dicas para superar impasses.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 28/01/2015
    Lisandro Zanotto

    CONHECEMOS PESSOAS DIFERENTES QUE OLHAM O MUNDO DE FORMA PARTICULAR. QUANDO SE TRATA DE CARREIRA, ENCONTRAMOS AS MAIS VARIADAS RESPOSTAS QUANDO QUESTIONAMOS AS METAS PROFISSIONAIS DAQUI A 3, 5 OU 10 ANOS. MUITAS PESSOAS NÃO FAZEM A MENOR IDEIA. PARA OS IMEDIATISTAS, O QUE IMPORTA É O DIA DE HOJE. PARA OS PLANEJADORES, É IMPORTANTE PENSAR E PLANEJAR A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO E A GRANDE MAIORIA DOS ESPECIALISTAS CONCORDA QUE É PRECISO PLANEJAR A CARREIRA.

    Por: Lisandro Zanottol Carreira> Gestão de Carreiral 26/12/2011 lAcessos: 125
    Lisandro Zanotto

    Você costuma ter muitas coisas para fazer? Diante disto, você costuma deixar tudo para a última hora? Muitas pessoas reclamam que "não tem tempo". Com tantos afazeres é preciso mudar o foco. Será que é falta de tempo ou falta de priorizar de maneira eficaz? Procurando minimizar ou até mesmo eliminar este tipo de comportamento, enumeramos oito estratégias:

    Por: Lisandro Zanottol Carreira> Gestão de Carreiral 23/12/2011 lAcessos: 148
    Lisandro Zanotto

    INFELIZMENTE, A CADA DIA TEMOS INFORMAÇÕES ABSURDAS DE COMO AS PESSOAS QUE SE DIZEM "COACH" ESTÃO ATUANDO NO MERCADO. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE PARA ESTAR CAPACITADO A SER COACH, O PROFISSIONAL PRECISA PASSAR POR UMA LONGA FORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO FOCADA EM PROFISSIONAIS ÉTICOS E COMPROMETIDOS COM O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE MANEIRA PROFISSIONAL. NÃO SE APRENDE A SER COACH DO DIA PARA A NOITE. NEM TÃO POUCO, SOMENTE NOSSAS EXPERIÊNCIAS NÃO NOS HABILITAM A SERMOS COACH.

    Por: Lisandro Zanottol Carreira> Recursos Humanosl 21/12/2011 lAcessos: 230
    Lisandro Zanotto

    O ritmo nas Organizações está cada vez mais intenso. Estruturas enxutas, metas e prazos. O colaborador trabalha com uma série de indicadores que avaliam a sua performance. Como seu desempenho é avaliado constantemente, gera neste profissional certo nível de pressão e ansiedade.

    Por: Lisandro Zanottol Carreira> Gestão de Carreiral 20/12/2011 lAcessos: 106
    Lisandro Zanotto

    NO SÉCULO PASSADO, AS CARREIRAS ERAM CONSTRUÍDAS BASICAMENTE DENTRO DO PAÍSDE ORIGEM. GRANDES EXECUTIVOS DE SUCESSO NOS REMETIAM A UM OLHAR PROVINCIANO DE QUE APENAS OS HOMENS PODERIAM ALCANÇAR PATAMARES ELEVADOS DENTRO DA CARREIRA EXECUTIVA. COM A CHEGADA DO SÉCULO XXI, PERCEBEU-SE A ASCENSÃO FEMININA EM CARGOS DE IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES.

    Por: Lisandro Zanottol Negócios> Administraçãol 19/12/2011 lAcessos: 82
    Lisandro Zanotto

    Muitas empresas estão navegando em oceano vermelho, ou seja, brigam pelos mesmos espaços no mercado, oferecem mais do mesmo. As empresas que estão no oceano azul, nadam praticamente sozinhas. Estas são organizações que descobriram diferenciais para oferecer ao mercado.

    Por: Lisandro Zanottol Carreira> Gestão de Carreiral 06/06/2011 lAcessos: 67
    Lisandro Zanotto

    Esta é uma pergunta que recém formados e executivos já inseridos no mercado de trabalho fazem constantemente. "Terminei a minha graduação, será que devo investir de imediato em uma pós-graduação?"; "Estou formado há cinco anos, atuando no mercado corporativo, chegou a hora de buscar uma especialização?".

    Por: Lisandro Zanottol Carreira> Recursos Humanosl 27/05/2011 lAcessos: 98
    Lisandro Zanotto

    Um dos maiores desafios das organizações é a busca de mão de obra qualificada. Além disso, um trabalho ainda mais complexo é a retenção de talentos. Então, onde as empresas estão fazendo esta busca?

    Por: Lisandro Zanottol Carreira> Recursos Humanosl 17/05/2011 lAcessos: 185
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast