Diferença entre emprego e trabalho

Publicado em: 28/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,364 |

Você sabe a diferença entre trabalho e emprego? Pode até parecer bobagem, mas é bom termos os conceitos bem distintos em nossas mentes para não corrermos o risco de procurarmos um trabalho ao invés de um emprego. Você verá ao longo deste texto que ter esta definição fará toda a diferença em sua vida profissional e crescimento em sua carreira.

Trabalho é apenas uma atividade a ser desempenhada, não há vínculos entre o empregado e o empregador. Você presta um serviço em um dia, recebe por ele e acabou a conversa.

Emprego vai muito mais além desta relação. Ocorre quando há vínculo entre quem está oferecendo vagas de emprego e quem está à procura delas. Aí temos um contrato de prestação de serviço, deveres e diretos bem definidos, benefícios assegurados por lei e por aí vai.

Quando você se propuser a procurar por vagas de emprego ou uma oportunidade profissional lembre-se sempre de mentalizar (sim, vamos utilizar todas as armas possíveis) que está buscando um emprego e não um trabalho.

Agora, não há problema se você estiver buscando um trabalho: nada de compromisso, contrato ou "prisão", apenas a livre prestação do serviço. Parece uma oferta tentadora, não é? Mas cuidado, pois oportunidades sem vínculos, muitas vezes, podem se transformar em oportunidades vazias (sem falar que também não trazem o tão sonhado, idolatrado, salve, salve, décimo terceiro salário).

E lembre-se sempre da máxima de hoje: "As pessoas não sabem como sempre terão um emprego. As que sabem é porque serão sempre seu chefe." (Diane Ravitch)

Se estiver disposto a desenvolver suas habilidades em novos desafios, acesse vagas de emprego.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/diferenca-entre-emprego-e-trabalho-5075634.html

    Palavras-chave do artigo:

    diferenca

    ,

    emprego

    ,

    trabalho

    Comentar sobre o artigo

    Paulo marcos Ferreira Andrade

    Projetar e executar uma ação pedagógica, é acreditar na educação como mecanismo de transformação e de recreação da vida humana e perceber o homem como sujeito historicamente constituído.Na elaboração deste projeto partimos do entendimento de que o homem ao longo dos tempos vem transformando a sociedade em que vive através de suas ações,embora muitas vezes não projetadas,porém através de uma ação sistematizada pode-se alcançar alguns benefícios para o meio em que

    Por: Paulo marcos Ferreira Andradel Educaçãol 30/09/2011 lAcessos: 1,160
    empregos.com.br

    Em um ano de eleições e preparação para Copa, especialistas garantem: não vai faltar emprego em 2012

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 31/01/2012 lAcessos: 167
    empregos.com.br

    Especialistas explicam que a classificação varia de empresa para empresa e é feita com base nos conhecimentos e experiências. Por Rômulo Martins

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 17/11/2011 lAcessos: 387
    viviannassis

    Descubra a diferença de Emprego e Trabalho.(By Vivian Assis)

    Por: viviannassisl Carreira> Gestão de Carreiral 17/10/2010 lAcessos: 997

    Você sabe que uma negociação bem preparada e convenientemente conduzida pode fazer a diferença entre conseguir ou não uma boa posição e/ou um bom salário. O Serviço que você ira realizar e de responder cartas, etiquetando e envelopando malas-diretas em grande escala com nossos impressos de publicidade informativa no modo de marketing receptivo ou ativo, forneceremos a você, os impressos gráficos e etiquetas autocolantes com nomes e endereçamento de pessoas de todo o pais, somos a única empresa

    Por: Wanderley Santosl Negócios> Negócio de Casal 10/07/2009 lAcessos: 460
    Yara Leal de Carvalho

    Dicas de como se comportar em um novo emprego. Orientação de como se comportar ao ingressar em uma nova empresa, sem cometer erros que possam prejudicar o sucesso no novo cargo.

    Por: Yara Leal de Carvalhol Carreira> Gestão de Carreiral 05/12/2012 lAcessos: 56
    Celso Silva

    A criatividade é uma grande virtude no mundo dos negócios, mas tem hora e lugar para acontecer. Existem muitas situações em que ser criativo pode significar perda de tempo, foco e produtividade, comprometendo totalmente os resultados. Isso é muito comum com pessoas que montam negócios e decidem desenvolvê-lo por sua própria conta, sem aproveitar as experiências de pessoas de sucesso.

    Por: Celso Silval Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 14/08/2012 lAcessos: 52

    Esta pesquisa objetiva analisar como os enfermeiros de uma Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí avaliam sua QVT, sendo de cunho qualitativo, do tipo exploratório, com a utilização de uma entrevista semi-estruturada com quatro enfermeiros que atuam numa Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí.

    Por: Kathllen Daniele Garbaril Psicologia&Auto-Ajudal 22/08/2011 lAcessos: 835

    RESUMO: Este estudo tem sua importância na crescente discussão sobre o aumento da utilização da Terceirização de mão-de-obra nos mais variados ramos de atuação organizacional, no enfraquecimento dos sindicatos, na crescente precarização do trabalho no Brasil, na responsabilidade social intrínseca a normas reguladoras vigentes que preconizam o Trabalho decente.

    Por: João Carlos Peixel Notícias & Sociedade> Polítical 02/08/2011 lAcessos: 759
    Pedro Eduardo Rodrigues

    Em determinadas fases da vida, é comum sentir insegurança e perder o foco das escolhas, porque todos nós possuímos sonhos e desejo. O problema está quando o indivíduo perde o controle das próprias ações e passa a agir sem pensar, ingressando em cursos sem sentindo e encaminhando o currículo à todas as vagas que aparecem.

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    É durante a universidade que os futuros profissionais passam a compreender o que de fato o mercado de trabalho exige e quais são as áreas da profissão que eles mais se identificam. Nesse momento, surgem as ideias práticas para o futuro: O que fazer? Em qual empresa trabalhar? O que é melhor para minha carreira?

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    Sabe quando você conhece alguém pela primeira vez? Indispensavelmente, alguma impressão ela faz em você quanto ao visual. Pode não ser consciente, mas a verdade é que o primeiro contato que temos com alguém é o visual – e, por isso, a sua imagem é mais do que apenas uma roupa bonita e um cabelo bem arrumado. E isso não é diferente no mundo dos negócios.

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014

    (*) Karin Parodi Com tantas ferramentas onlines à disposição e o tempo cada vez mais escasso para interagir com quem as integra, não é difícil ouvir de quem é convidado a participar de mais uma rede social questionamentos sobre a validade de um convite ou outro. O debate é válido e sempre bem-vindo, principalmente em meio a plataformas que tomam tempo e pouco, ou quase nada, entregam ao usuário.

    Por: ana paulaignaciol Carreira> Gestão de Carreiral 28/10/2014

    Escutar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não nascemos com ela. Este teste vai lhe dizer se você tem a habilidade de escutar.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 27/10/2014

    Está na hora de deixar meu emprego? Você já se fez essa pergunta alguma vez? Caso afirmativo, você não está sozinho. Uma pesquisa da Gallup Organization feita em 2013 revela que nada menos que 79% dos profissionais brasileiros se dizem desmotivados no trabalho.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 13/10/2014 lAcessos: 16

    Olá Pessoal, como vocês estão? Bom! Para ter sucesso profissional depende de vários fatores essenciais para tal objetivo. Muitos querem o sucesso mas nem todos estão dispostos a pagar o preço. Aquela velha máxima "aqui se planta , aqui se colhe" é tão atual quanto o nosso cotidiano, quanto as nossas vidas. Por isso para ter sucesso não existe nenhum segredo, fórmula mágica ou coisa do tipo. É preciso coragem, acreditar sempre e nunca desistir.

    Por: Eduardo Fonsecal Carreira> Gestão de Carreiral 07/10/2014 lAcessos: 11
    Portais Imobiliarios

    Liderar indica poder e atrair qualquer pessoa. No mundo corporativo, muitos associam liderança a um salário maior, à autonomia e à capacidade de dar ordens. No entanto, comandar uma equipe é um desafio que exige conhecimento e postura. Nenhum líder nasce pronto

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Gestão de Carreiral 02/10/2014 lAcessos: 12

    Leia agora neste artigo maiores informações e detalhes sobre o tema: Empregos de férias

    Por: Maria Viollantel Carreira> Gestão de Carreiral 07/12/2011 lAcessos: 46

    Leia agora neste artigo maiores informações e detalhes sobre o tema: Empregos domésticos

    Por: Maria Viollantel Carreira> Gestão de Carreiral 07/12/2011 lAcessos: 33

    Leia agora neste artigo maiores informações e detalhes sobre o tema: Empregos na área de segurança

    Por: Maria Viollantel Carreira> Gestão de Carreiral 07/12/2011 lAcessos: 26

    Leia agora neste artigo maiores informações e detalhes sobre o tema: Empregos na área de transportes

    Por: Maria Viollantel Carreira> Gestão de Carreiral 07/12/2011 lAcessos: 36

    Leia agora neste artigo maiores informações e detalhes sobre o tema: Empregos na área do esporte

    Por: Maria Viollantel Carreira> Gestão de Carreiral 07/12/2011 lAcessos: 89

    Leia agora neste artigo maiores informações e detalhes sobre o tema: Empregos no comércio

    Por: Maria Viollantel Carreira> Gestão de Carreiral 07/12/2011 lAcessos: 32

    Leia agora neste artigo maiores informações e detalhes sobre o tema: Empregos no mercado financeiro

    Por: Maria Viollantel Carreira> Gestão de Carreiral 07/12/2011 lAcessos: 57

    Leia agora neste artigo maiores informações e detalhes sobre o tema: Empregos no terceiro setor

    Por: Maria Viollantel Carreira> Gestão de Carreiral 07/12/2011 lAcessos: 53
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast