Diferença entre emprego e trabalho

28/07/2011 • Por • 1,453 Acessos

Você sabe a diferença entre trabalho e emprego? Pode até parecer bobagem, mas é bom termos os conceitos bem distintos em nossas mentes para não corrermos o risco de procurarmos um trabalho ao invés de um emprego. Você verá ao longo deste texto que ter esta definição fará toda a diferença em sua vida profissional e crescimento em sua carreira.

Trabalho é apenas uma atividade a ser desempenhada, não há vínculos entre o empregado e o empregador. Você presta um serviço em um dia, recebe por ele e acabou a conversa.

Emprego vai muito mais além desta relação. Ocorre quando há vínculo entre quem está oferecendo vagas de emprego e quem está à procura delas. Aí temos um contrato de prestação de serviço, deveres e diretos bem definidos, benefícios assegurados por lei e por aí vai.

Quando você se propuser a procurar por vagas de emprego ou uma oportunidade profissional lembre-se sempre de mentalizar (sim, vamos utilizar todas as armas possíveis) que está buscando um emprego e não um trabalho.

Agora, não há problema se você estiver buscando um trabalho: nada de compromisso, contrato ou "prisão", apenas a livre prestação do serviço. Parece uma oferta tentadora, não é? Mas cuidado, pois oportunidades sem vínculos, muitas vezes, podem se transformar em oportunidades vazias (sem falar que também não trazem o tão sonhado, idolatrado, salve, salve, décimo terceiro salário).

E lembre-se sempre da máxima de hoje: "As pessoas não sabem como sempre terão um emprego. As que sabem é porque serão sempre seu chefe." (Diane Ravitch)

Se estiver disposto a desenvolver suas habilidades em novos desafios, acesse vagas de emprego.

Perfil do Autor

Maria Viollante

A autora deste artigo colabora com o site de empregos - Empregos Gratis - que divulga diversas vagas de emprego de forma gratuíta.