O Papel Do Contador Do Futuro

Publicado em: 05/07/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 3,903 |

O PAPEL DO CONTADOR DO FUTURO

Introdução

O profissional de hoje sempre se preocupou com futuro de sua profissão, isto por que nunca se sabe como serão os procedimentos para os dias do futuro; o amanhã é sempre motivo de preocupação para o homem pensante que quer dias melhores.

É obvio que não podemos prevê o futuro, mas com base no que vivenciamos no passado de nossa vida profissional, e no que vivemos nos dias atuais, e nas experiências vividas no dia a dia, concluímos que dias virão em que serão bons para o profissional que quer continuar seu trabalho, porém de uma outra maneira.

Mudar é sempre bom, por que quando mudamos aprendemos e crescemos. E por que não aceitar as mudanças, normalmente ninguém gosta de mudança, porque é algo diferente, novo que enfim vai fazer alguém ter uma postura diferente.

O profissional se preocupa com detalhes que não acrescenta em nada na sua vida pregressa, mas que contribui e altera com o que virá no futuro.

Se formos fazer uma retrospectiva da profissão contábil, os mais experientes sabem bem o quanto teve momentos de trabalho difíceis de realizar, por que a tecnologia que estava ao nosso alcance era débil, havia muita limitação; e tudo que se podia fazer era feito, mas às vezes ficávamos nos sentindo inúteis, pois poderíamos ter feito melhor, mas não tinha como fazer diferente, e melhor.

Mas hoje quanta coisa mudou para a classe contábil, ficamos felizes de ter uma tecnologia da informação tão ampla a nossa disposição para realizar tanta coisa ao mesmo tempo. Houve muito crescimento e ainda está por vir, é, pois necessário pensar sobre isso, por que não podemos ficar para trás, senão como iremos nos manter e viver com nossa família.

Pare e reflita sobre isso, pois o futuro da nossa profissão está em nossas mãos, e depende de nós mesmos, por isso conclamo a classe a uma postura nova, a buscar novas idéias e pensar diferente, pois o futuro da nossa profissão está muito breve.

Desenvolvimento

Estamos, pois diante de tempos modernos, onde temos uma tecnologia que a cada dia melhora surpreendentemente, e que para nós tem sido de suma importância, pois tem suprido as nossas necessidades, e nós temos crescido profissionalmente.

A tecnologia jamais irá substituir o profissional, pois ela precisa de homens pensantes e de decisão, por este motivo não devemos nos assustar com tanta evolução em tão pouco espaço de tempo.

Devemos sim estar satisfeitos e regozijando, pois teremos dias melhores. Eu acredito num futuro breve e que está chegando até nós, e nos impulsionando a mudar de postura na profissão; somos forçados a mudar e de certa forma é muito bom, por que procuramos nos aperfeiçoar em cursos de pós-graduação, aprender é o lema dos dias atuais, e temos que nos ajustar a este novo perfil de profissional.

Os profissionais de hoje que estão saindo das faculdades já saem com uma nova mentalidade, por que estão dentro de uma nova era, mas nós da geração passada devemos nos ajustar paulatinamente.

Mas é forçoso falar que o profissional que não procurar praticar a educação continuada, com certeza está fadado a desaparecer do mercado. Temos que ser abertos e desejar o conhecimento, não podemos ser limitados ao estudo só da contabilidade, mas ampliar o leque de oportunidades que se encontra a nossa frente. À medida que temos conhecimentos ficamos mais seguros e a vontade para enfrentar o futuro da nossa profissão. O futuro do contador será brilhante se ele se preparar para esse futuro; tendo em suas mãos os meios de adquirir a cognição será este profissional o futuro da tecnologia, porque a tecnologia não irá suprimir o profissional, mas irá precisar de pessoas que saibam domina-la e interpreta-la, auxiliando assim a sociedade e o seu público alvo.

Infelizmente ainda há profissionais que não sai do escritório, e que pensa que sabe tudo, e que não precisa de ninguém, a estes eu digo por isso que é bom lê filosofia e também ter experiências na vida profissional diária, pois quem não precisa de ninguém algum dia na vida profissional ?. Devemos ser dispostos a ouvir e a falar no tempo certo, se bem que ouvir sempre foi e será bom, e depois de refletir redargüir, se assim for o caso.

Não podemos ser fechados para o mundo e para a sociedade, pois não prospera este tipo de pensamento, e não gera crescimento social para ninguém.

Mas devemos buscar além da cognição, a rede de relacionamento, por que é indispensável para nós, procure ampliar todos os dias o bom relacionamento; se por ano fizermos uma amizade a mais, só temos a crescer e somar em conhecimento.

O contador do futuro precisa reunir em si várias características aqui citadas, e mais ainda, que com o tempo iremos descobrir, e os que estão atentos a contemplar estas mudanças serão os que com certeza usufruirão dias melhores.

Teremos no futuro em nossas mãos máquinas a nossa disposição melhores do que as atuais a espera de um comando, e a pessoa que irá dirigir este comando seremos nós, através de nossas orientações profissionais; é por isso que temos que está preparado para esse futuro que é muito breve a chegada.

Conclusão

A função do contador no futuro será das melhores, porém cada profissional hoje deve se preparar para esse futuro hoje; fazendo cursos e se aperfeiçoando, e se atualizando com as suas atividades. O profissional de hoje não deve ficar inerte diante do futuro, pois será necessário ter atitude para não se transformar amanhã em prejuízos profissionais. Seja um profissional que vive o hoje pensando no amanhã, aquele que sabe opinar sobre vários temas, e que tem uma direção para cada decisão a ser tomada.

Não seja aquele profissional que fica escondido e esperando as coisas acontecerem, faça você parte do grupo daqueles que fazem acontecer. Que cada necessidade, ou adversidade transforme em oportunidade de conhecer mais, e de ser o melhor que puder para enfim compartilhar com os colegas, por que assim cresce você, e nós juntos seremos uma classe insigne. Havendo uma conduta de profissionalismo e dignidade, a nossa classe terá êxito, mas lembre-se que somos uma classe e não podemos ser individualistas.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/o-papel-do-contador-do-futuro-1015287.html

    Palavras-chave do artigo:

    contador o futuro do contador

    ,

    profissao

    ,

    papel do contador

    Comentar sobre o artigo

    Escritorcampos

    Peço desculpas por falar muito sobre você, você merece, e o fato de tanta redundân­cia é simplesmente para valorizá-lo, pois, nada pode ser mais valorizado do que você neste mundo de tantas balbúrdias!

    Por: Escritorcamposl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 05/05/2010 lAcessos: 378

    RESUMO Este estudo tem como objetivo de analisar a Ética Geral e Profissional na Área da Contabilidade, buscando identificar e compreender a sua aplicação. A análise fundamenta este estudo baseia-se em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Sendo os princípios e valores éticos nos Escritórios de Contabilidade, o ponto principal da pesquisa, pela análise dos dados, denota-se que e os profissionais em geral conhecem o código de ética na sua formação acadêmica, sabem de sua importância para

    Por: Marcela J. Bojanowskil Negócios> Administraçãol 04/10/2014 lAcessos: 37

    O presente artigos se destina a leitores que vivenciam na docênia do magistério superior por entender que a melhor avaliação é aquele elaborada pelo próprio educando podendo nesse procedimento identificar seus pontos fortes e fracos e idealizar suas melhorias.

    Por: ELENITO ELIAS DA COSTAl Educação> Ensino Superiorl 04/04/2011 lAcessos: 231

    A premissa principal deste trabalho acadêmico gira em torno de uma consultoria empresarial. Atualmente, os desafios empresariais estão se agravando em decorrência da pressão e redução dos custos, competitividade cada vez maior, margens de lucro menores, entre outros, são exemplos de variáveis fatores que estão causando estes desafios. Diante disso, empresas estão buscando consultorias para minimizar obstáculos. Consultoria é: O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independente

    Por: gabriela silva de liral Negócios> Administraçãol 06/05/2011 lAcessos: 887
    Karen Reis

    O mercado de jogos digitais, também conhecido como mercado de games tem crescido de forma acelerada no país do futebol. Nas últimas décadas é apontado como o setor mais dinâmico do campo das tecnologias de informação e comunicação, conquistando os quatro cantos do planeta. Segundo o IBOPE, de cada 13 brasileiros, 10 jogam em computadores. O setor movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano e a maior concentração, cerca 35% de empresas de jogos independentes (Indie Games) estão na Capital Paulista...

    Por: Karen Reisl Tecnologia> Jogosl 03/09/2012 lAcessos: 65

    O marketing na profissão é necessário, embora o contador esteja distante desta necessidade,mas há toda uma condição em que o profissional necessita conhecer e praticar no decorrer de suas atividades. É através do marketing que o contador irá obter maiores resultados que serão agregados a profissão.

    Por: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOSl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/09/2008 lAcessos: 3,314 lComentário: 1

    O presente artigo almeja refletir sobre a função do contador na sociedade, suas principais responsabilidades e o vasto campo de atuação que a área contábil propicia. O trabalho apresenta como o contabilista deve se portar perante as constantes mudanças no mercado de trabalho e como se manter atualizado para não ficar fora do mesmo.

    Por: FRANCISCA SOARESl Negócios> Administraçãol 05/01/2011 lAcessos: 7,245
    Thiago dos Santos

    O presente trabalho apresenta a importância da ética no exercício da profissão contábil, assim é a demonstração do conceito ético e sua abrangência no meio contábil. Utilizando como base referências bibliográficas para comparação com a realidade atual, uma vez, que vemos que a cada momento surgem novos conceitos éticos. Assim transcrevemos o conceito ético contábil, obedecendo aos critérios atuais, com o objetivo de definir como deve ser a relevância da conduta ética do profissional contábil.

    Por: Thiago dos Santosl Educação> Ensino Superiorl 10/08/2012 lAcessos: 446

    Aborda a evolução da classe contábil no mundo de maneira geral e, especificamente, no Brasil. Dando ênfase à abordagem histórico social desta profissão

    Por: André Charone Tavares Lopesl Negócios> Administraçãol 21/11/2008 lAcessos: 20,009 lComentário: 2

    A realidade do profissional Contador no mercado e para as empresas.

    Por: cathoonlinel Carreira> Gestão de Carreiral 02/10/2009 lAcessos: 4,778

    O presente texto aborda as dificeis relações entre cultura organizacional e pessoal. As potencialidades e dificuldades administrativas pessoais e profissionais.

    Por: Reginaldo Posol Carreira> Gestão de Carreiral 16/12/2014
    Sandra Turchi

    De maneira geral, coaching é definido como o processo de equipar indivíduos com ferramentas, conhecimentos e oportunidades que eles precisam para se desenvolver e se tornarem mais efetivos. Mais especificamente, o Coaching Executivo é um processo personalizado e centrado no profissional. Mas, o que o Coaching Executivo por fazer por sua empresa?

    Por: Sandra Turchil Carreira> Gestão de Carreiral 15/12/2014
    Newton Paulo Monteiro

    Este texto apresenta o conceito de portfolio career aplicado à área de Letras. Embora ainda pouco mencionado no Brasil, o conceito já é uma prática na Europa, onde tem sido considerado uma alternativa às mudanças do mercado de trabalho e um caminho para realização profissional.

    Por: Newton Paulo Monteirol Carreira> Gestão de Carreiral 11/12/2014
    Newton Paulo Monteiro

    Este artigo apresenta algumas das opções de atuação profissional para graduados em Letras, deixando claro que a área é muito mais ampla do que normalmente se imagina.

    Por: Newton Paulo Monteirol Carreira> Gestão de Carreiral 11/12/2014
    Armando Terribili Filho

    Artigo que aborda alguns métodos de Planejamento e Gestão de Carreira com base em reconhecidos autores espanhóis e brasileiros, com destaque para: Método 4D, Autocoacghing e 5 ferramentas essenciais, respectivamente de autoria de Fabio Gonzalezz H., Perdro Amador e Heitor Bergamini. Planejar a sua carreira é hoje uma necessidade: saber "onde" se quer chegar, conhecer os requisitos necessários de conhecimento, habilidades e networking, estabelecer e monitorar um realista Plano de Ação.

    Por: Armando Terribili Filhol Carreira> Gestão de Carreiral 05/12/2014
    Newton Paulo Monteiro

    Muita gente ignora o valor das humanidades em sua formação. Mas o futuro do trabalho exige formas inovadoras de diferenciação.

    Por: Newton Paulo Monteirol Carreira> Gestão de Carreiral 03/12/2014

    Pessoas criativas têm várias características e qualidades específicas que as diferenciam bastante de indivíduos menos criativos. Conhecendo essas características e desenvolvendo-as conscientemente, todos nós acabaremos incorporando automaticamente esses atributos e habilidades às nossas competências profissionais e pessoais.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 24/11/2014

    Poucas ferramentas de otimização do uso do tempo são tão vilipendiadas, tão mal utilizadas e conduzidas com tanto despreparo como a reunião. Faça o teste e verifique sua pontuação.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 10/11/2014

    A base fundamental dos serviços em contabilidade é que o profissional esteja apresentando o trabalho com a máxima clareza, sendo leal ao seu trabalho profissionalmente e também sendo honesto para com sua clientela. No dias atuais fala-se muito de transparência seja ela pública ou privada, o excelente profissional deve manter-se fiel a ela, pois só assim ganhará mercado, e será conceituado perante a sociedade.

    Por: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOSl Negócios> Atendimento ao Clientel 28/06/2009 lAcessos: 566

    A empresa familiar é no Brasil a que mais oferece emprego para população, mas também é a que mais entra em falência devido a má administração dos recursos aplicados, por isso que saber como gerir estas empresas é que irá salvar da extinção.

    Por: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOSl Negócios> Pequenas Empresasl 15/02/2009 lAcessos: 12,408 lComentário: 1

    O pensamento gera riqueza para o homem, basta que se auto discipline naquilo que deseja alcançar em sua vida. É necessário conhecer a regras do mercado e como fazer investimentos, e praticar o pensamento positivo e determinado para riqueza que o sucesso virá.

    Por: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOSl Finanças> Finanças Pessoaisl 04/01/2009 lAcessos: 1,125 lComentário: 1

    A rede de relacionamento é de muita importância na vida de todo profissional, pois contribui para o crescimento profissional, e também nas necessidades de informações profissionais.

    Por: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOSl Relacionamentos> Relações Amorosasl 28/12/2008 lAcessos: 3,106 lComentário: 1

    A crise econômica mundial tem aspectos positivos para as pessoas e as profissões, mas é necessário que estejamos atentos a fatia de mercado que nos cabe, e buscar quando esta oportunidade está sendo oferecida. É neste momento que se deve buscar através dos meios eficazes a oportunidade do mercado, pois ela existe e está próxima a você.

    Por: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOSl Negócios> Administraçãol 23/11/2008 lAcessos: 1,550 lComentário: 1

    A filosofia da contabilidade faz parte essencialmente da vida do contador, e para isso é necessário que o profissional esteja em harmonia com regras e padrões da profissão e da sociedade. Há uma ingerência do profissional e a sociedade, gerando o pensamento contábil que simultaneamente agrega valor ao profissional da contabilidade.

    Por: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOSl Negócios> Administraçãol 08/11/2008 lAcessos: 12,085 lComentário: 1

    A formulação de quesitos nos autos deve ser de forma a esclarecer o ponto principal dos autos, onde há dúvida a ser solucionada pelo perito. Mas como se deve fazer as indagações e a linha de raciocinio em que se conduz através dos autos, deve ser seguida com todo zelo pelo profissional, para assim auxiliar ao juizo e a bem da verdade.

    Por: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOSl Direito> Doutrinal 01/11/2008 lAcessos: 47,029 lComentário: 4

    O documento que tem força de prova nos autos, e que é útil para tomada de decisão pelo magistrado, ou para auxiliar no decisum é o laudo pericial; o valor da prova do laudo está contida na forma como foi elaborado e qual a base legal, e também como o documento demonstra através de seus anexos.

    Por: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOSl Direito> Doutrinal 29/10/2008 lAcessos: 27,394 lComentário: 2
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast