O que esperar do mercado de trabalho em 2012?

Publicado em: 31/01/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 174 |

Em um ano de eleições e preparação para Copa, especialistas garantem: não vai faltar emprego em 2012 2012 será um ano de muitos acontecimentos, muitas realizações e é claro que isso reflete, e muito, no mercado de trabalho. Algumas áreas vão ter maior movimentação enquanto outras terão queda. Há quem diga que teremos um ano pouco produtivo, mas a maioria aposta em um ano com muitas conquistas para o mercado

Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas e até os campeonatos de UFC, que estão em alta, movimentam os setores como o Turismo e a Hotelaria. A Construção Civil e a Arquitetura também, devido aos investimentos que estão sendo feitos para esses eventos. O setor de Logística também terá alta por conta desses eventos. Finanças e Contabilidade serão áreas muito requisitadas nesse ano devido aos grandes investimentos e contratações - isso também terá reflexo no setor de Recursos Humanos.

Em 2012 teremos eleições municipais que gera um grande movimento no cenário mercadológico, como afirma o especialista em carreiras e sócio-fundador da Alliance Coaching, Sílvio Celestino "Este é um ano eleitoral e, portanto, o governo deverá fazer de tudo para que qualquer ação possa amenizar a crise ou retardar seus efeitos para depois da eleição, que ocorre em novembro e dezembro. Sendo assim, devemos ter um ano de muitos investimentos no setor público".

Não podemos deixar de destacar o grande crescimento da tecnologia. Cada dia mais pessoas estão envolvidas no mundo virtual e mais inovações vêm chegando, o que gera movimento em todos os setores dessa área como Web design, Tecnologia da informação e também no setor de Telecomunicações e de Software.

A crise financeira internacional também é uma forte candidata a contribuir para a instabilidade do mercado. "Os bancos estrangeiros deverão demitir em larga escala. Portanto, os profissionais nos mercados financeiros devem esperar tempos difíceis para 2012. Novos profissionais também devem ver esse setor com restrições para a próxima década" comenta Celestino.

Muita coisa está para acontecer. É preciso ficar atento às novidades para conseguir um bom espaço profissional..

Dica

Para ajudar a desenvolver sua carreira profissional em 2012 a coach Malu Monteiro da Sociedade Brasileira de Coaching dá uma dica muito interessante: "Aconselho que a pessoa acompanhe a carreira e o cenário profissional em que está inserida, principalmente na sua região. Isso possibilita a busca do sucesso e traz uma cadeia de oportunidades. É muito importante ter conhecimento sobre a área escolhida, até mesmo antes de se inserir, através das pessoas do seu meio, das redes sociais e até da TV. Isso faz toda a diferença".

Fonte: Empregos.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/o-que-esperar-do-mercado-de-trabalho-em-2012-5618995.html

    Palavras-chave do artigo:

    mercado de trabalho

    ,

    empregos

    ,

    empregabilidade

    Comentar sobre o artigo

    Davi José Vasconcelos Fróes

    O presente artigo é resultado de um estudo inicial sobre a problemática da Relação Teoria e Prática na universidade, relacionando o Sistema Educacional Brasileiro e suas contradições e também o mercado de trabalho como diretriz de acesso ao emprego. O estudo objetiva apresentar um levantamento histórico bem como reflexões sobre a questão da Universidade e o Mercado de trabalho. As fontes de consulta envolveram pesquisa bibliográfica e documental, a partir de revisão da literatura.

    Por: Davi José Vasconcelos Fróesl Educação> Ensino Superiorl 13/05/2009 lAcessos: 6,327

    As dificuldades de entrar no mercado de trabalho e algumas dicas para melhorar sua empregabilidade.

    Por: Sivonildo Martins da Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 21/05/2012 lAcessos: 107
    Juliana Ulguim

    O comportamento das organizações mudou excepcionalmente nos dias de hoje, a globalização e a revolução tecnológica são as razões para um novo cenário, as quais as empresas devem adaptar-se. No contexto deste cenário, repleto de mudanças intensas, o presente trabalho possui como objetivo identificar e analisar os níveis de competências profissionais que as organizações estabelecem como prioritárias para sua força de trabalho.

    Por: Juliana Ulguiml Negócios> Administraçãol 28/10/2012 lAcessos: 221

    Há algum tempo, quem atua junto ao segmento da pessoa com deficiência, busca sua inserção profissional e inclusão social, porém ainda ocorrem divergências entre a teoria e a prática. É preciso humanizar e sensibilizar a sociedade para o acolhimento das pessoas com deficiência, para serem vistos como seres humanos, com limitações, mas, assim como qualquer indivíduo, com potencialidades e dificuldades. Com isto, podemos evitar situações conflitantes e práticas discriminatórias.

    Por: Talita Cristina Silva Oliveiral Direitol 24/04/2011 lAcessos: 161

    No mercado de trabalho, o conhecimento é uma das armas mais poderosas para profissionais de todos os níveis e áreas alcançarem seus objetivos de crescimento, seja conseguir uma promoção, seja conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho. É cada dia mais comum nos depararmos com altos executivos que voltaram aos bancos escolares em busca de aperfeiçoamento e especialização, assim como profissionais que enfrentam concorridos vestibulares para se arriscarem numa nova profissão.

    Por: cathoonlinel Carreira> Gestão de Carreiral 14/01/2010 lAcessos: 346
    empregos.com.br

    Quando as rugas aparecem e os movimentos já não são tão ágeis, a dúvida aparece: será que estou ficando velho para o mercado de trabalho?

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 27/03/2012 lAcessos: 144
    Luiz Santos

    O artigo demonstra a relação entre emprego e empregabilidade mostrando a preocupação das pessoas em manter o emprego, esquecendo muitas vezes de sua empregabilidade.

    Por: Luiz Santosl Carreira> Recursos Humanosl 09/01/2009 lAcessos: 3,062

    O desemprego é o fantasma que assombra a população brasileira em geral, principalmente os jovens. Porém ao abrir qualquer jornal inúmeras vagas estão estampadas, as empresas estão procurando profissionais. O que acontece de errado?

    Por: Douglas de Matteul Carreira> Gestão de Carreiral 17/08/2008 lAcessos: 1,979

    O mercado de trabalho está mais exigente e busca por profissionais com características que venham fazer a diferença no desenvolvimento da empresa. É aí que entra a empregabilidade.

    Por: Emanuela Nunesl Negócios> Gestãol 05/08/2014 lAcessos: 27
    Noscilene Santos

    Começando pela Soberba relativa ao orgulho. Refere-se àquele que julga ser melhor que os outros. O orgulhoso torna-se individualista, evita pedir ajuda, pois ele próprio se basta. É o centro do universo. Numa equipe, esse perfil de liderança impediria o crescimento de seus colaboradores, por sua intolerância com erros e, até mesmo, desrespeito às ideias e opiniões.

    Por: Noscilene Santosl Carreira> Gestão de Carreiral 29/03/2015
    leoncio

    Porque não tirar proveito das facilidades no inicio da carreira profissional, e garantir um aprendizado que vai valer para seu futuro, já pensou nisso? Um dia todo mundo teve que aprender para começar no mercado de trabalho, e porque não iniciar como auxiliar administrativo. Veja de uma forma simples por onde começar, contarei aqui o que é um auxiliar administrativo, suas atribuições, o que é exigido e algumas informações adicionais.

    Por: leonciol Carreira> Gestão de Carreiral 24/03/2015
    leoncio

    Quem nunca passou pelo um momento que pareceu que a memória sobrecarregou, deu um branco, será que podemos confiar tanto nela? Por isso devemos anotar o que aprendemos para não esquecer. Um método simples e que dá resultado quando se começa um novo emprego, nova ocupação, nova função, é fazer anotações do que está aprendendo, e para os prevenidos saibam que é um hábito tão importante que torna até parte da sua ferramenta de trabalho.

    Por: leonciol Carreira> Gestão de Carreiral 17/03/2015 lAcessos: 12
    Sandra Turchi

    A crescente demanda por profissionais qualificados para atuarem em harmonia com as novas tecnologias da era digital tem trazido um questionamento à tona: como desenvolver esses profissionais?

    Por: Sandra Turchil Carreira> Gestão de Carreiral 04/03/2015
    Monique Conde

    Quantas vezes se sentiu frutado ao receber um não como resposta? Porquê não nos preparamos para uma resposta negativa?

    Por: Monique Condel Carreira> Gestão de Carreiral 03/03/2015 lAcessos: 14
    Camila Alves

    Com certeza já ouvimos muito falar em missão, visão e valores, não é mesmo? Esses conceitos são muito importantes para as empresas, trazem sentido para elas. Já se perguntou o que você, a missão, visão e valores empresariais têm em comum?

    Por: Camila Alvesl Carreira> Gestão de Carreiral 10/02/2015

    Descubra qual a sua motivação predominante e como isso influencia seu desempenho profissional.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 09/02/2015 lAcessos: 14

    Impasses podem levar as negociações a um beco sem saída, e é comum os negociadores não saberem como contornar esse obstáculo. Eis 8 importantes dicas para superar impasses.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 28/01/2015
    empregos.com.br

    Cada vez mais comum, os Home Office despertam curiosidade e perguntas sobre diretos e deveres.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 11/07/2012 lAcessos: 46
    empregos.com.br

    Não basta formação acadêmica e fluência no inglês; as empresas querem profissionais com visão macro, capazes de administrar a própria carreira.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 05/07/2012 lAcessos: 56
    empregos.com.br

    Preconceito, intolerância, imagem coorporativa? Afinal, quais os motivos que levam uma empresa a questionar sobre a tatuagem do candidato?

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 19/06/2012 lAcessos: 106
    empregos.com.br

    Em meio aos nossos colegas de trabalho sempre tem aquele que é "O CHATO" da corporação.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 04/06/2012 lAcessos: 87
    empregos.com.br

    Ouvir ou não ouvir música no ambiente de trabalho? Eis a questão. Neste artigo tentamos dissertar os prós e os contras deste hábito.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 29/05/2012 lAcessos: 78
    empregos.com.br

    Exercitar o cérebro para ser melhor do que você é. Já tentou isso? Aqui segue algumas dicas de como potencializar suas habilidades.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 29/05/2012 lAcessos: 63
    empregos.com.br

    Você posta sobre seu time, festas, piadas, frases como "Para a nooossa alegriaaaa"? Até ai tudo bem. Mas fique atento para não denegrir sua imagem.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 15/05/2012 lAcessos: 83
    empregos.com.br

    Convivência é algo bem difícil! Se dentro de casa com a nossa família já acontecem vários desentendimentos, imagine no ambiente de trabalho, em que você é obrigado a conviver com pessoas que nunca viu na vida e dividir assuntos relevantes a maior parte do seu tempo?

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 08/05/2012 lAcessos: 108
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast