O que esperar do mercado de trabalho em 2012?

Publicado em: 31/01/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 167 |

Em um ano de eleições e preparação para Copa, especialistas garantem: não vai faltar emprego em 2012 2012 será um ano de muitos acontecimentos, muitas realizações e é claro que isso reflete, e muito, no mercado de trabalho. Algumas áreas vão ter maior movimentação enquanto outras terão queda. Há quem diga que teremos um ano pouco produtivo, mas a maioria aposta em um ano com muitas conquistas para o mercado

Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas e até os campeonatos de UFC, que estão em alta, movimentam os setores como o Turismo e a Hotelaria. A Construção Civil e a Arquitetura também, devido aos investimentos que estão sendo feitos para esses eventos. O setor de Logística também terá alta por conta desses eventos. Finanças e Contabilidade serão áreas muito requisitadas nesse ano devido aos grandes investimentos e contratações - isso também terá reflexo no setor de Recursos Humanos.

Em 2012 teremos eleições municipais que gera um grande movimento no cenário mercadológico, como afirma o especialista em carreiras e sócio-fundador da Alliance Coaching, Sílvio Celestino "Este é um ano eleitoral e, portanto, o governo deverá fazer de tudo para que qualquer ação possa amenizar a crise ou retardar seus efeitos para depois da eleição, que ocorre em novembro e dezembro. Sendo assim, devemos ter um ano de muitos investimentos no setor público".

Não podemos deixar de destacar o grande crescimento da tecnologia. Cada dia mais pessoas estão envolvidas no mundo virtual e mais inovações vêm chegando, o que gera movimento em todos os setores dessa área como Web design, Tecnologia da informação e também no setor de Telecomunicações e de Software.

A crise financeira internacional também é uma forte candidata a contribuir para a instabilidade do mercado. "Os bancos estrangeiros deverão demitir em larga escala. Portanto, os profissionais nos mercados financeiros devem esperar tempos difíceis para 2012. Novos profissionais também devem ver esse setor com restrições para a próxima década" comenta Celestino.

Muita coisa está para acontecer. É preciso ficar atento às novidades para conseguir um bom espaço profissional..

Dica

Para ajudar a desenvolver sua carreira profissional em 2012 a coach Malu Monteiro da Sociedade Brasileira de Coaching dá uma dica muito interessante: "Aconselho que a pessoa acompanhe a carreira e o cenário profissional em que está inserida, principalmente na sua região. Isso possibilita a busca do sucesso e traz uma cadeia de oportunidades. É muito importante ter conhecimento sobre a área escolhida, até mesmo antes de se inserir, através das pessoas do seu meio, das redes sociais e até da TV. Isso faz toda a diferença".

Fonte: Empregos.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/o-que-esperar-do-mercado-de-trabalho-em-2012-5618995.html

    Palavras-chave do artigo:

    mercado de trabalho

    ,

    empregos

    ,

    empregabilidade

    Comentar sobre o artigo

    Davi José Vasconcelos Fróes

    O presente artigo é resultado de um estudo inicial sobre a problemática da Relação Teoria e Prática na universidade, relacionando o Sistema Educacional Brasileiro e suas contradições e também o mercado de trabalho como diretriz de acesso ao emprego. O estudo objetiva apresentar um levantamento histórico bem como reflexões sobre a questão da Universidade e o Mercado de trabalho. As fontes de consulta envolveram pesquisa bibliográfica e documental, a partir de revisão da literatura.

    Por: Davi José Vasconcelos Fróesl Educação> Ensino Superiorl 13/05/2009 lAcessos: 6,312

    As dificuldades de entrar no mercado de trabalho e algumas dicas para melhorar sua empregabilidade.

    Por: Sivonildo Martins da Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 21/05/2012 lAcessos: 99
    Juliana Ulguim

    O comportamento das organizações mudou excepcionalmente nos dias de hoje, a globalização e a revolução tecnológica são as razões para um novo cenário, as quais as empresas devem adaptar-se. No contexto deste cenário, repleto de mudanças intensas, o presente trabalho possui como objetivo identificar e analisar os níveis de competências profissionais que as organizações estabelecem como prioritárias para sua força de trabalho.

    Por: Juliana Ulguiml Negócios> Administraçãol 28/10/2012 lAcessos: 198

    Há algum tempo, quem atua junto ao segmento da pessoa com deficiência, busca sua inserção profissional e inclusão social, porém ainda ocorrem divergências entre a teoria e a prática. É preciso humanizar e sensibilizar a sociedade para o acolhimento das pessoas com deficiência, para serem vistos como seres humanos, com limitações, mas, assim como qualquer indivíduo, com potencialidades e dificuldades. Com isto, podemos evitar situações conflitantes e práticas discriminatórias.

    Por: Talita Cristina Silva Oliveiral Direitol 24/04/2011 lAcessos: 157

    No mercado de trabalho, o conhecimento é uma das armas mais poderosas para profissionais de todos os níveis e áreas alcançarem seus objetivos de crescimento, seja conseguir uma promoção, seja conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho. É cada dia mais comum nos depararmos com altos executivos que voltaram aos bancos escolares em busca de aperfeiçoamento e especialização, assim como profissionais que enfrentam concorridos vestibulares para se arriscarem numa nova profissão.

    Por: cathoonlinel Carreira> Gestão de Carreiral 14/01/2010 lAcessos: 338
    empregos.com.br

    Quando as rugas aparecem e os movimentos já não são tão ágeis, a dúvida aparece: será que estou ficando velho para o mercado de trabalho?

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 27/03/2012 lAcessos: 130
    Luiz Santos

    O artigo demonstra a relação entre emprego e empregabilidade mostrando a preocupação das pessoas em manter o emprego, esquecendo muitas vezes de sua empregabilidade.

    Por: Luiz Santosl Carreira> Recursos Humanosl 09/01/2009 lAcessos: 3,048

    O desemprego é o fantasma que assombra a população brasileira em geral, principalmente os jovens. Porém ao abrir qualquer jornal inúmeras vagas estão estampadas, as empresas estão procurando profissionais. O que acontece de errado?

    Por: Douglas de Matteul Carreira> Gestão de Carreiral 17/08/2008 lAcessos: 1,954

    O mercado de trabalho está mais exigente e busca por profissionais com características que venham fazer a diferença no desenvolvimento da empresa. É aí que entra a empregabilidade.

    Por: Emanuela Nunesl Negócios> Gestãol 05/08/2014 lAcessos: 15

    Poucas ferramentas de otimização do uso do tempo são tão vilipendiadas, tão mal utilizadas e conduzidas com tanto despreparo como a reunião. Faça o teste e verifique sua pontuação.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 10/11/2014
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A palavra Ética tem sua origem na expressão grega ethike philosophia, "filosofia moral", de ethos, "caráter moral", que originalmente tinha o sentido de "costume" (origemdapalavra.com.br). Sendo assim, mais que um conjunto de regras, Ética seria aquilo que o indivíduo faz cotidianamente, aquilo que ele costuma ou acostuma fazer.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Gestão de Carreiral 01/11/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    Em determinadas fases da vida, é comum sentir insegurança e perder o foco das escolhas, porque todos nós possuímos sonhos e desejo. O problema está quando o indivíduo perde o controle das próprias ações e passa a agir sem pensar, ingressando em cursos sem sentindo e encaminhando o currículo à todas as vagas que aparecem.

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    É durante a universidade que os futuros profissionais passam a compreender o que de fato o mercado de trabalho exige e quais são as áreas da profissão que eles mais se identificam. Nesse momento, surgem as ideias práticas para o futuro: O que fazer? Em qual empresa trabalhar? O que é melhor para minha carreira?

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014
    Pedro Eduardo Rodrigues

    Sabe quando você conhece alguém pela primeira vez? Indispensavelmente, alguma impressão ela faz em você quanto ao visual. Pode não ser consciente, mas a verdade é que o primeiro contato que temos com alguém é o visual – e, por isso, a sua imagem é mais do que apenas uma roupa bonita e um cabelo bem arrumado. E isso não é diferente no mundo dos negócios.

    Por: Pedro Eduardo Rodriguesl Carreira> Gestão de Carreiral 29/10/2014 lAcessos: 11

    (*) Karin Parodi Com tantas ferramentas onlines à disposição e o tempo cada vez mais escasso para interagir com quem as integra, não é difícil ouvir de quem é convidado a participar de mais uma rede social questionamentos sobre a validade de um convite ou outro. O debate é válido e sempre bem-vindo, principalmente em meio a plataformas que tomam tempo e pouco, ou quase nada, entregam ao usuário.

    Por: ana paulaignaciol Carreira> Gestão de Carreiral 28/10/2014

    Escutar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não nascemos com ela. Este teste vai lhe dizer se você tem a habilidade de escutar.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 27/10/2014 lAcessos: 13

    Está na hora de deixar meu emprego? Você já se fez essa pergunta alguma vez? Caso afirmativo, você não está sozinho. Uma pesquisa da Gallup Organization feita em 2013 revela que nada menos que 79% dos profissionais brasileiros se dizem desmotivados no trabalho.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Gestão de Carreiral 13/10/2014 lAcessos: 22
    empregos.com.br

    Cada vez mais comum, os Home Office despertam curiosidade e perguntas sobre diretos e deveres.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 11/07/2012 lAcessos: 41
    empregos.com.br

    Não basta formação acadêmica e fluência no inglês; as empresas querem profissionais com visão macro, capazes de administrar a própria carreira.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 05/07/2012 lAcessos: 48
    empregos.com.br

    Preconceito, intolerância, imagem coorporativa? Afinal, quais os motivos que levam uma empresa a questionar sobre a tatuagem do candidato?

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 19/06/2012 lAcessos: 92
    empregos.com.br

    Em meio aos nossos colegas de trabalho sempre tem aquele que é "O CHATO" da corporação.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 04/06/2012 lAcessos: 77
    empregos.com.br

    Ouvir ou não ouvir música no ambiente de trabalho? Eis a questão. Neste artigo tentamos dissertar os prós e os contras deste hábito.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 29/05/2012 lAcessos: 67
    empregos.com.br

    Exercitar o cérebro para ser melhor do que você é. Já tentou isso? Aqui segue algumas dicas de como potencializar suas habilidades.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 29/05/2012 lAcessos: 56
    empregos.com.br

    Você posta sobre seu time, festas, piadas, frases como "Para a nooossa alegriaaaa"? Até ai tudo bem. Mas fique atento para não denegrir sua imagem.

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 15/05/2012 lAcessos: 78
    empregos.com.br

    Convivência é algo bem difícil! Se dentro de casa com a nossa família já acontecem vários desentendimentos, imagine no ambiente de trabalho, em que você é obrigado a conviver com pessoas que nunca viu na vida e dividir assuntos relevantes a maior parte do seu tempo?

    Por: empregos.com.brl Carreira> Gestão de Carreiral 08/05/2012 lAcessos: 99
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast