Profissões para trabalhar sem sair de casa

02/08/2012 • Por • 1,144 Acessos

Você sabia que desde casa é possível trabalhar e ganhar dinheiro. Sim, um bom salário todos os meses. É possível fazer trabalhos desde  atender chamadas, programação, costura ou cozinhar. Descubra mais sobre este assunto.

A Internet e as novas tecnologias já estão em todos os setores de atividade e contribuíram para a proliferação dos empregos à distância, desde a sua casa. O teletrabalho favorece tanto os empresários como os trabalhadores, dado que as empresas podem maximizar as suas poupanças. Por outro lado, quem trabalha desde casa dispõe de mais comodidade e flexibilidade nos horário, o qual permite uma conciliação familiar e laboral, e ajuda a compatibilizar o trabalho outras responsabilidades. Contudo, na atualidade, os teletrabalhadores em Portugal e no Brasil não contabilizam mais do que cerca de 7% do total de pessoas a trabalhar, embora através de casa se possa realizar diferentes tarefas, como por exemplo, atendimento de chamadas, programação de computadores ou trabalhados de costura.

O teletrabalho é um sistema que se adapta tanto às grandes empresas como às PME (Pequenas e Médias Empresas), a trabalhadores com família ou qualquer empresário que queira rentabilizar o seu tempo. É uma nova forma de estender o mercado de trabalho, que beneficia empresários e trabalhadores. Embora sejam cada vez mais frequentes as empresas que apostam nestas soluções, a sua utilização ainda é demasiado baixo. Contudo, o teletrabalho pode ser uma solução que em momentos de crise aumente, pois permite reduzir custos nas empresas.

É uma modalidade de prestações de serviços de caráter não presencial, pela qual um trabalhador, mediante a utilização do sistema informático da empresa, desenvolve a sua jornada laboral através de casa.

Nesta relação laboral devem ser incluído no contrato de trabalho as condições do empregado. Não se considera teletrabalho o ato de consultar o seu endereço de email da empresa desde casa ou fora do seu horário laboral.

As profissões que pode ser desempenhadas desde a sua própria casa dividem-se em grandes grupos, segundo sejam por conta própria (autoemprego) ou por conta de  uma empresa.

Trabalho por conta de uma empresa

  • Administrativo
  • Marketing e publicidade
  • Atendimento

Trabalho por conta própria

  • Empregos na área das artes gráficas e design (designer, web designer, ilustrador, etc)
  • Empregos na área da Internet (programador web, escritor, engenheiro informático, consultor web, etc)
  • Empregos em informática (desenvolvimento de programas, suporte ao cliente, etc)

Perfil do Autor

Rafaela Simões

Sou uma jovem portuguesa licenciada em Ciências da Comunicação que recentemente iniciou-se na Internet e participa em vários projetos online. Como forma de sair da crise em que Portugal está metido agora, fui obrigada a emigrar para trabalhar no Brasil. Se você vive no Brasil, aproveite para encontrar cursos e concursos.