Diabetes gestacional, a diabetes durante a gravidez

Publicado em: 18/10/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 83 |

Agora que está grávida todos os cuidados são poucos, ainda para mais se lhe foi diagnosticado diabetes gestacionais. Mas, não é por essa razão que deve ficar em pânico! 

Com um planeamento adequado, é possível continuar a ter uma gravidez calma e um ansear por um parto normal.  Até porque os nervos à flor da pele podem interferir no aumento do açucar no sangue…

No artigo de hoje vamos explicar o que é a diabetes gestacional, quais os sintomas e perigos que podem trazer para a gravidez. Saiba ainda como pode ser diagnosticada a diabetes gestacional e em que altura da gravidez deve realizar os testes. Deixamos por fim algumas recomendações para ter uma gravidez segura e saudável.

O que é a diabetes gestacional?

Na gravidez existe um aumento de hormonas produzidas pela placenta e que possuem uma acção oposta à insulina.

Assim sendo, o pâncreas aumenta a produção de insulina, e em algumas grávidas, este aumento não acontece da forma mais correcta, o que origina um aumento dos níveis de glucose ou hiperglicémia.

Antes de prosseguir, recomendamos estes artigos:

O que é a diabetes melitus?
O que comer e não comer durante a gravidez

Quais os perigos da diabetes gestacional?

Este aumento de açucar no sangue é, regra geral, uma fase transitória durante a gravidez, no entanto, sabe-se actualmente que a propensão futura da mãe e da criança vir a desenvolver diabetes do tipo 2 é de cerca 30% a 50%, valores relativamente altos e que carecem de alguma atenção.

É ainda importante referir que este tipo de diabetes pode provocar no feto um excesso de peso (ou macrossomia), o que pode dificultar o parto, ou levar a uma baixa de açucar no sangue à nascença, também designada de hipoglicemia.

Teste da diabetes através de uma picada no dedo

Como é diagnosticado a diabetes gestacional?

A diabetes gestacional, como não provoca sintomas, é diagnosticada através de análises ao sangue, após a ingestão de uma dose de açucar.

O teste mais habitual, o teste de O'Sullivan, consiste em tomar 50 gr. de glucose dissolvidos em água e, se o valor obtido for superior a 140 mg/dl, é um indicativo de alerta, que carece, no entanto, de outras análises efectuadas em um outro dia.

Quando deve ser efectuado o teste?

Normalmente o teste de tolerância à glucose é efectuado entre as 24 e as 28 semanas de gestação.

Contudo, este deve ser efectuado no primeiro trimestre da gravidez, principalmente quando existem factores de risco, tais como: obesidade, antecedentes familiares de diabetes, idade superior a 35 anos e gravidezes anteriores com diabetes gestacionais.

Quais as recomendações a ter sobre a diabetes gestacional?

Quando existe um diagnostico de diabetes gestacionais, é comum a/o ginecologista encaminhar a grávida para consultas de endocrinologia e nutrição, de modo a resolver o problema.

A grávida passa a efectuar o auto-controlo dos níveis de açucar no sangue e a registar os valores para mostrar em futuras consultas.

É também definido um plano alimentar que deve ser seguido e conjugado com exercício físico moderado. Tudo para que a injecção de insulina seja apenas a solução alternativa.

Estes artigos poderão ajudar a ficar em forma:

7 exercícios de ginástica para fazer em sua casa

De uma forma geral, a grávida deve fasear ao máximo as suas refeições - para além das refeições principais, deve comer algo a meio da manhã, a meio da tarde e à ceia. Deve efectuar uma alimentação rica em fibras e baixa em hidratos de carbono e claro, em açucares. As frutas, devido ao seu carácter doce, devem ser ingeridas com moderação e após a ingestão das mesmas deverá comer sempre uma bolacha de água e sal.

Se não forem contra-indicadas pela/o ginecologista, as caminhadas são ainda uma óptima opção para baixar os níveis de glucose no sangue e, claro está, manter uma atitude positiva sem stresses desnecessários.

Tem mais alguma dica para a diabetes gestacional que queira partilhar?

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gravidez-artigos/diabetes-gestacional-a-diabetes-durante-a-gravidez-6255023.html

    Palavras-chave do artigo:

    diabetes

    ,

    gravidez

    ,

    gravida

    Comentar sobre o artigo

    Marcelo Gomes González

    A maioria das mulheres sonha em tornar-se mãe. Hoje em dia, com ritmos acelerados de vida e trabalho, planejamento de carreira, cursos e outras tarefas, esse desejo fica cada vez mais tardio. As informações sobre reprodução assistida, veiculadas pela mídia, podem dar uma sensação de segurança irreal às mulheres, pois nessa idade há uma chance maior de se ter um aborto espontâneo ou de desenvolver doenças, tais como hipertensão e diabetes, que podem tanto prejudicar a mãe quanto o bebê.

    Por: Marcelo Gomes Gonzálezl Saúde e Bem Estarl 04/10/2012 lAcessos: 374
    Ivan da Cruz

    A mulher que tem diabetes gestacional terá de aumentar as visitas ao médico: no início, a cada três semanas; depois da 28ª semana, a cada duas semanas; e a partir da 36ª, toda semana. Até as formas mais leves de diabetes gestacional devem ser tratadas, beneficiando mãe e filho.

    Por: Ivan da Cruzl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/07/2014 lAcessos: 33
    Robson Luís

    O diabetes gestacional é uma doença assintomática que pode causar vários problemas a gestante e ao bebê. Conheça os aspectos clínicos nesse artigo.

    Por: Robson Luísl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 27/12/2013 lAcessos: 29
    Teresa Coutinho

    Devidamente tratada, a diabetes não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, autocontrolando a sua doença. Aliás, se o doente for determinado neste papel de autovigilância, a sua vida ficará muito facilitada.

    Por: Teresa Coutinhol Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/01/2012 lAcessos: 125

    Saiba aqui quais são os primeiros sintomas de gravidez, o que realmente acontecerá com você durante o período de sua gestação.

    Por: Angela Mayol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/09/2013 lAcessos: 27

    A compreensão do homem como um organismo unificado, onde mente e corpo, comportamento e emoção são entendidos como aspectos absolutamente interligados do ser humano vêm sendo bastante difundida entre os profissionais da área da saúde. Diversos estudos científicos têm comprovado que fatores biológicos, psicológicos e sociais interagem de diferentes modos e proporções na gênese de qualquer enfermidade inclusive a Diabetes Mellitus.

    Por: Gilcenira Atalibal Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/03/2010 lAcessos: 5,049 lComentário: 1

    Durante a gravidez, a mulher passa por mudanças emocionais e físicas. Os olhos não costumam ser poupados, podendo sofrer distúrbios temporários e até mesmo permanentes. Sabe-se que a sensibilidade da córnea diminui em muitos casos, principalmente nos últimos três meses, voltando ao normal pouco tempo depois de o bebê nascer.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/04/2013 lAcessos: 28
    Cegonha Encantada

    Em outros tempos, a gravidez quando ocorria em mulheres com mais de 35 anos de idade, era vista como "acidente" e encarada com preconceito. Hoje, com a mulher participando mais ativamente do mercado de trabalho e tendo objetivos profissionais como meta, é normal que espere para ter filhos depois de conquistada uma certa estabilidade financeira.

    Por: Cegonha Encantadal Lar e Família> Gravidezl 10/04/2012 lAcessos: 296
    Cegonha Encantada

    Qual é o peso que deveria ser o final da gravidez? Na gravidez o normal é ter um aumento de 9 a 15 quilos nos nove meses de gravidez.

    Por: Cegonha Encantadal Lar e Família> Gravidezl 13/03/2012 lAcessos: 52
    Enf Priscila

    A decisão de engravidar vem cheia do desejo de que esse fato ocorra bem rápido. O que os pais mais querem é ter o bebê nos braços e sentir o prazer de ter o pequeno ser bem perto. Nesse artigo, ensinaremos alguns métodos de como fazer para engravidar mais rápido, sem estresse ou ansiedade.

    Por: Enf Priscilal Lar e Família> Gravidezl 26/09/2014

    A definição médica de infertilidade refere-se à incapacidade de um casal engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas - e na maioria dos casos não significa que você é incapaz de ter filhos. Na verdade, com os recentes avanços na tecnologia médica, a grande maioria dos casais que têm problemas de fertilidade vai poder ter filhos, graças a tecnologias de reprodução assistida.

    Por: Rafael Hyrunal Lar e Família> Gravidezl 17/06/2014
    LzRicco Comunicacao

    São muitos os fatores que fazem com que as mulheres não queiram engravidar, seja devido à idade, condição financeira, falta de um plano de saúde, entre outros. Mas de fato, enfrentar por uma gravidez indesejada não é fácil, pois essa situação afeta diretamente a condição psicológica, física e emocional da mulher, além de afetar o pai e a família dos envolvidos. Apesar disso, ninguém está livre de enfrentar tal condição que exige um planejamento, pois se trata de uma grande responsabilidade.

    Por: LzRicco Comunicacaol Lar e Família> Gravidezl 17/02/2014 lAcessos: 32

    Entre 2% e 5% dos nascidos vivos apresentam alguma malformação congênita identificada na hora do nascimento – desde as mais discretas, até aquelas que podem efetivamente comprometer sua sobrevida.

    Por: Vítor Margatol Lar e Família> Gravidezl 25/10/2013 lAcessos: 39
    Chiquezinha

    Há três anos atrás eu tive a sorte necessária para me casar com o homem mais maravilhoso que eu já tive o prazer de conhecer. Quase que imediatamente, quando voltamos da lua de mel, começaram a me fazer a pergunta… "Então, quando vocês vão ter filhos?" Cada vez que me perguntavam isso eu queria gritar! Por que simplesmente não perguntavam logo com que frequência eu e meu marido estávamos fazendo sexo?

    Por: Chiquezinhal Lar e Família> Gravidezl 23/10/2013 lAcessos: 23

    Cuidados com a alimentação na gravidez Muitas mulheres grávidas sentem dificuldades em manter uma dieta equilibrada e saudável durante a gravidez. Há pouco tempo atrás, acreditavam que os meses mais complicados da gestação eram a partir da metade, ou seja, a partir dos quatro meses e meio. Mas hoje em dia nos chega uma nova informação que demonstra que o desenvolvimento nos primeiros meses é o mais crucial e que requer mais cuidados, principalmente na alimentação da mulher grávida.

    Por: shirleil Lar e Família> Gravidezl 20/08/2013 lAcessos: 38
    Adna Batista dos Santos Lira

    Toda mulher deseja ser mãe, mas nunca imagina o caminho que precisamos percorrer para finalmente ter em nossos braços o tão amado filho. Da decisão de se ter um bebê até o nascimento dele passamos por um turbilhão de emoções e são essas e outras loucuras que compartilho com vocês a minha experiência de se tornar mãe!

    Por: Adna Batista dos Santos Liral Lar e Família> Gravidezl 07/06/2013 lAcessos: 21
    Débora Soares

    Mês de abril passou e eu fiz 19 anos. Chegou o mês de maio, onde se comemora o dia das mães, o meu aniversário de casamento, e comemoramos também a compra do nosso carro novo. Estava tudo perfeito para a chegada de um bebê. Expectativa a mil. Será que atrasa? Será que dessa vez vai?

    Por: Débora Soaresl Lar e Família> Gravidezl 19/05/2013 lAcessos: 34
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 47
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 48
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 31
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 49
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 27
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 36
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 27
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast