Diabetes gestacional, a diabetes durante a gravidez

18/10/2012 • Por • 113 Acessos

Agora que está grávida todos os cuidados são poucos, ainda para mais se lhe foi diagnosticado diabetes gestacionais. Mas, não é por essa razão que deve ficar em pânico! 

Com um planeamento adequado, é possível continuar a ter uma gravidez calma e um ansear por um parto normal.  Até porque os nervos à flor da pele podem interferir no aumento do açucar no sangue…

No artigo de hoje vamos explicar o que é a diabetes gestacional, quais os sintomas e perigos que podem trazer para a gravidez. Saiba ainda como pode ser diagnosticada a diabetes gestacional e em que altura da gravidez deve realizar os testes. Deixamos por fim algumas recomendações para ter uma gravidez segura e saudável.

O que é a diabetes gestacional?

Na gravidez existe um aumento de hormonas produzidas pela placenta e que possuem uma acção oposta à insulina.

Assim sendo, o pâncreas aumenta a produção de insulina, e em algumas grávidas, este aumento não acontece da forma mais correcta, o que origina um aumento dos níveis de glucose ou hiperglicémia.

Antes de prosseguir, recomendamos estes artigos:

O que é a diabetes melitus?
O que comer e não comer durante a gravidez

Quais os perigos da diabetes gestacional?

Este aumento de açucar no sangue é, regra geral, uma fase transitória durante a gravidez, no entanto, sabe-se actualmente que a propensão futura da mãe e da criança vir a desenvolver diabetes do tipo 2 é de cerca 30% a 50%, valores relativamente altos e que carecem de alguma atenção.

É ainda importante referir que este tipo de diabetes pode provocar no feto um excesso de peso (ou macrossomia), o que pode dificultar o parto, ou levar a uma baixa de açucar no sangue à nascença, também designada de hipoglicemia.

Teste da diabetes através de uma picada no dedo

Como é diagnosticado a diabetes gestacional?

A diabetes gestacional, como não provoca sintomas, é diagnosticada através de análises ao sangue, após a ingestão de uma dose de açucar.

O teste mais habitual, o teste de O'Sullivan, consiste em tomar 50 gr. de glucose dissolvidos em água e, se o valor obtido for superior a 140 mg/dl, é um indicativo de alerta, que carece, no entanto, de outras análises efectuadas em um outro dia.

Quando deve ser efectuado o teste?

Normalmente o teste de tolerância à glucose é efectuado entre as 24 e as 28 semanas de gestação.

Contudo, este deve ser efectuado no primeiro trimestre da gravidez, principalmente quando existem factores de risco, tais como: obesidade, antecedentes familiares de diabetes, idade superior a 35 anos e gravidezes anteriores com diabetes gestacionais.

Quais as recomendações a ter sobre a diabetes gestacional?

Quando existe um diagnostico de diabetes gestacionais, é comum a/o ginecologista encaminhar a grávida para consultas de endocrinologia e nutrição, de modo a resolver o problema.

A grávida passa a efectuar o auto-controlo dos níveis de açucar no sangue e a registar os valores para mostrar em futuras consultas.

É também definido um plano alimentar que deve ser seguido e conjugado com exercício físico moderado. Tudo para que a injecção de insulina seja apenas a solução alternativa.

Estes artigos poderão ajudar a ficar em forma:

7 exercícios de ginástica para fazer em sua casa

De uma forma geral, a grávida deve fasear ao máximo as suas refeições - para além das refeições principais, deve comer algo a meio da manhã, a meio da tarde e à ceia. Deve efectuar uma alimentação rica em fibras e baixa em hidratos de carbono e claro, em açucares. As frutas, devido ao seu carácter doce, devem ser ingeridas com moderação e após a ingestão das mesmas deverá comer sempre uma bolacha de água e sal.

Se não forem contra-indicadas pela/o ginecologista, as caminhadas são ainda uma óptima opção para baixar os níveis de glucose no sangue e, claro está, manter uma atitude positiva sem stresses desnecessários.

Tem mais alguma dica para a diabetes gestacional que queira partilhar?

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me...