Doenças crônicas antes da gravidez

Publicado em: 22/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 131 |

10.jpg

Por Rachel Campello

Durante os noves meses de gestação, o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças e adaptações. Para quem é saudável, o desafio já é grande a mulher vai enfrentar enjôos, ganho de peso, varizes, dores nas costas. Já àquelas que têm uma doença, os cuidados devem ser redobrados e devem começar antes mesmo de engravidar. "As doenças não são fatores de impedimento", afirma Alberto d´Auria, diretor clínico do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo. "Mas é importante avaliar os riscos para a gestante e para o feto", recomenda.

Doenças da tireóide : como os hormônios da glândula são essenciais para o desenvolvimento cerebral do bebê e para a manutenção da gravidez, é necessário e seguro que a mulher com esse problema e que deseja engravidar continue a tomar a medicação. O médico precisa, no entanto, adequar a dose conforme a gravidez avança.

Diabete: o controle deve ser rígido antes de engravidar e também durante os nove meses de gestação. A grande quantidade de glicose no sangue nas primeiras semanas pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar malformações por isso é de extrema importância planejar a gravidez. Além disso, quando a glicose está alta para a mulher, ela também está elevada para o bebê, o que o obriga a produzir mais insulina. Esse desequilíbrio pode provocar hipoglicemia na criança ao nascer.

Hipertensão: mulheres que têm pressão arterial elevada antes de engravidar devem seguir um acompanhamento médico rigoroso durante os nove meses. Isso porque se a pressão se mantiver elevada durante a gravidez, o parto pode ser antecipado para não prejudicar a saúde do bebê nem da mãe. Existem muitos remédios para controlar a hipertensão que podem ser usados durante a gestação.

Epiléticas: estudos mostram que as mulheres portadoras de epilepsia podem gerar e dar à luz um bebê com saúde. Elas só estão mais sujeitas às náuseas e aos vômitos. Os especialistas alertam, no entanto, que a gravidez deve ser planejada com antecedência para que a medicação seja adaptada. Muitas pacientes controlam a doença com uma combinação de drogas. O ideal é usar apenas uma. Além do ácido fólico, a gestante também precisa de suplementos de vitamina K, pois alguns remédios prejudicam a sua absorção. E a carência desse nutriente pode provocar hemorragia no bebê.

Obesas: para essas mulheres, o risco de desenvolver hipertensão ou diabete durante a gravidez é mais elevado. O trabalho de parto também pode se tornar mais complicado, principalmente se for preciso fazer uma cesárea. Mas um dos maiores problemas relacionados à obesidade é a dificuldade para engravidar. Segundo os especialistas, cerca de 12% dos casos de infertilidade são provocados pelo excesso ou falta de peso, uma vez que o tecido adiposo tem interferência no equilíbrio hormonal, principalmente do estrógeno. A recomendação para quem precisa se acertar com a balança é: emagreça antes de engravidar e cuide do peso durante os nove meses. De acordo com o ginecologista Alberto d´Auria, a fórmula para calcular o número máximo de quilos a mais permitidos numa gestação é a seguinte: peso inicial x 5% + 6. Exemplo: a mulher que pesa 50 quilos pode engordar um total de 11 quilos.

LEIA TAMBEM MUITOS OUTROS ASSUNTO RELACIONADO A ALIMENTAÇÃO ,BELEZA , BEBES, ESPORTES, FAMILIA,MUSCULAÇÃO , E RECEITAS E MUITOS OUTROS CONTEUDO RELACIONADO A TER UMA VIDA SAÚDAVEL E FELIZ. CONHEÇA O SITE O OFICIAL >> WWW.VIDABEMSAUDAVEL.COM . TODA A EQUIPE VIDA SAÚDAVEL ESTÁ PREPARADA PARA LER SEU COMENTÁRIO, SUAS DICAS E RECLAMAÇOES.
SEJA BEM VINDO !
AO NOSSO SITE .

http://noticias.vidabemsaudavel.com/noticia.php?id=1248&cat=4⊂=21

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gravidez-artigos/doencas-cronicas-antes-da-gravidez-4450382.html

    Palavras-chave do artigo:

    doencas cronicas antes da gravidez

    Comentar sobre o artigo

    Cegonha Encantada

    Ao decidir ter um filho, o casal deve procurar um médico para fazer exames necessários e formar um histórico médico, informando antecedentes que sejam importantes nas famílias dos dois – existem doenças genéticas (transmitidas de uma geração a outra) que têm de ser consideradas.

    Por: Cegonha Encantadal Lar e Família> Gravidezl 10/04/2012 lAcessos: 306

    É um tema ainda que desperta muita curiosidade a razão do aparecimento dessas doenças em pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), pois tem pacientes que apresentam esse mesmo vírus e mesmo depois de longos anos, tem casos de mais de 20 anos sem aparecer estas, a causa disso é uma grande incógnita. A HIV parasita as células T do sistema imunológico humano, responsável pela defesa do organismo humano. A hipótese mais aceita atualmente afirma que o parasito ao infeccionar esse sistem

    Por: Priscila Dias de Carvalhol Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/11/2010 lAcessos: 999
    Marcelo Gomes González

    A maioria das mulheres sonha em tornar-se mãe. Hoje em dia, com ritmos acelerados de vida e trabalho, planejamento de carreira, cursos e outras tarefas, esse desejo fica cada vez mais tardio. As informações sobre reprodução assistida, veiculadas pela mídia, podem dar uma sensação de segurança irreal às mulheres, pois nessa idade há uma chance maior de se ter um aborto espontâneo ou de desenvolver doenças, tais como hipertensão e diabetes, que podem tanto prejudicar a mãe quanto o bebê.

    Por: Marcelo Gomes Gonzálezl Saúde e Bem Estarl 04/10/2012 lAcessos: 374

    A obesidade é hoje um problema de saúde pública que afeta pessoas do mundo inteiro, de todas as idades e de todas as classes sociais. Visando amenizar esse problema pesquisadores desenvolveram fármacos capazes de reduzirem a massa ponderal dos pacientes e assim aumentando sua qualidade de vida. A sibutramina é um desses medicamentos, apesar de não ser classificada com uma droga anorexígena e não pertencer à classe das anfetaminas, ela inibe a recaptação de neurotransmissores.

    Por: welingtonl Saúde e Bem Estarl 12/06/2012 lAcessos: 2,301
    Fernando João de Jesus Santana

    RESUMO Este trabalho foi realizado através da pesquisa de campo, aplicando 30 questionários, que tratará da temática qualidade de vida como fatores sócio ambiental, o qual esta relacionada às questões ambientais, sociais, política, econômicas e culturais que interferem na vida de crianças da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima localizada na cidade de Lagarto/se, onde estas crianças e jovens possui uma vulnerabilidade social em linha geral, estas também possui suas condições não razoáve

    Por: Fernando João de Jesus Santanal Educação> Ciêncial 24/07/2011 lAcessos: 504

    O autor como médico apresenta sua experiência nas competições esportivas realizadas no Brasil como no exterior, na análise sorológica e urinária, realizada nos atletas e competidores, aleatoriamente, e também nos vencedores. Cita todos os artefatos e artifícios empregados por esses individuos para obter o titulo de campeão, e não apenas o espírito esportivo de competir. Comenta com alguns detalhes os casos mais comuns.

    Por: Tércio Tadeul Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/02/2010 lAcessos: 1,360

    o presente artigo é uma reflexão a respeito da prática do aborto

    Por: Cláudio Antônio Arantes Pompeul Direitol 15/03/2009 lAcessos: 470

    Este trabalho consiste em uma delimitação da obra "Tratado da Argumentação: a nova retórica", de Chaim Perelman e Lúcie Olbrechts-Tyteca. Neste trabalho ressaltar-se-á a grande relevância acadêmica deste obra, tendo como principal pretensão, apresentar tais técnicas argumentativas em contextos acessíveis ao leitor comum e/ou especializado.

    Por: Alan da Horal Educação> Ensino Superiorl 27/10/2009 lAcessos: 7,162 lComentário: 1
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve sobre as possibilidades de tratamento para enxaqueca sem remédios. Enxaqueca pode ser tratada sem remédios? Existe tratamento natural para enxaqueca? Tratamentos para enxaqueca caseiros podem funcionar? Enxaqueca pode ser tratada na gravidez sem medicamentos? São todas perguntas muito frequentes em quem sofre de crises de enxaqueca.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/01/2011 lAcessos: 2,991
    Enf Priscila

    A decisão de engravidar vem cheia do desejo de que esse fato ocorra bem rápido. O que os pais mais querem é ter o bebê nos braços e sentir o prazer de ter o pequeno ser bem perto. Nesse artigo, ensinaremos alguns métodos de como fazer para engravidar mais rápido, sem estresse ou ansiedade.

    Por: Enf Priscilal Lar e Família> Gravidezl 26/09/2014

    A definição médica de infertilidade refere-se à incapacidade de um casal engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas - e na maioria dos casos não significa que você é incapaz de ter filhos. Na verdade, com os recentes avanços na tecnologia médica, a grande maioria dos casais que têm problemas de fertilidade vai poder ter filhos, graças a tecnologias de reprodução assistida.

    Por: Rafael Hyrunal Lar e Família> Gravidezl 17/06/2014
    LzRicco Comunicacao

    São muitos os fatores que fazem com que as mulheres não queiram engravidar, seja devido à idade, condição financeira, falta de um plano de saúde, entre outros. Mas de fato, enfrentar por uma gravidez indesejada não é fácil, pois essa situação afeta diretamente a condição psicológica, física e emocional da mulher, além de afetar o pai e a família dos envolvidos. Apesar disso, ninguém está livre de enfrentar tal condição que exige um planejamento, pois se trata de uma grande responsabilidade.

    Por: LzRicco Comunicacaol Lar e Família> Gravidezl 17/02/2014 lAcessos: 32

    Entre 2% e 5% dos nascidos vivos apresentam alguma malformação congênita identificada na hora do nascimento – desde as mais discretas, até aquelas que podem efetivamente comprometer sua sobrevida.

    Por: Vítor Margatol Lar e Família> Gravidezl 25/10/2013 lAcessos: 39
    Chiquezinha

    Há três anos atrás eu tive a sorte necessária para me casar com o homem mais maravilhoso que eu já tive o prazer de conhecer. Quase que imediatamente, quando voltamos da lua de mel, começaram a me fazer a pergunta… "Então, quando vocês vão ter filhos?" Cada vez que me perguntavam isso eu queria gritar! Por que simplesmente não perguntavam logo com que frequência eu e meu marido estávamos fazendo sexo?

    Por: Chiquezinhal Lar e Família> Gravidezl 23/10/2013 lAcessos: 23

    Cuidados com a alimentação na gravidez Muitas mulheres grávidas sentem dificuldades em manter uma dieta equilibrada e saudável durante a gravidez. Há pouco tempo atrás, acreditavam que os meses mais complicados da gestação eram a partir da metade, ou seja, a partir dos quatro meses e meio. Mas hoje em dia nos chega uma nova informação que demonstra que o desenvolvimento nos primeiros meses é o mais crucial e que requer mais cuidados, principalmente na alimentação da mulher grávida.

    Por: shirleil Lar e Família> Gravidezl 20/08/2013 lAcessos: 38
    Adna Batista dos Santos Lira

    Toda mulher deseja ser mãe, mas nunca imagina o caminho que precisamos percorrer para finalmente ter em nossos braços o tão amado filho. Da decisão de se ter um bebê até o nascimento dele passamos por um turbilhão de emoções e são essas e outras loucuras que compartilho com vocês a minha experiência de se tornar mãe!

    Por: Adna Batista dos Santos Liral Lar e Família> Gravidezl 07/06/2013 lAcessos: 21
    Débora Soares

    Mês de abril passou e eu fiz 19 anos. Chegou o mês de maio, onde se comemora o dia das mães, o meu aniversário de casamento, e comemoramos também a compra do nosso carro novo. Estava tudo perfeito para a chegada de um bebê. Expectativa a mil. Será que atrasa? Será que dessa vez vai?

    Por: Débora Soaresl Lar e Família> Gravidezl 19/05/2013 lAcessos: 34
    Irismar Martins

    Não precisa ser um super fã de futebol para se lembrar do caso de Antonio Puerta, jogador do Sevilla, da Espanha que faleceu aos 22 anos vítima de arritmia cardíaca em campo. Nem tampouco do zagueiro Serginho, do São Caetano que desmaiou no gramado pelo mesmo motivo e não resistiu.

    Por: Irismar Martinsl Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/03/2011 lAcessos: 333
    Irismar Martins

    A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD-SP) alerta para os perigos da automedicação para tratar "verrugas". Segundo a entidade, o estímulo publicitário ao autodiagnóstico e à manipulação inadequada dessas lesões da pele pode resultar em complicações no tratamento de doenças, como infecções virais e até câncer.

    Por: Irismar Martinsl Beleza> Cosméticosl 25/03/2011 lAcessos: 173
    Irismar Martins

    A barriga é uma enorme preocupação, seja para homens ou mulheres. Quando a gente engorda, é a primeira parte do nosso corpo que começa a dar sinais de mudanças. Além disso, não há nada mais desagradável do que colocar uma roupa e aquela saliência ficar marcada, atrapalhando o seu visual. E a vergonha de colocar uma roupa de praia? Esqueça tudo isso! Descubra quais são as 5 manias que aumentam a sua barriga e delete-as da sua rotina!

    Por: Irismar Martinsl Beleza> Cosméticosl 25/03/2011 lAcessos: 212
    Irismar Martins

    As medidas necessárias para se evitar as micoses são bem simples: Evite de caminhar com os pés descalços principalmente em pisos úmidos e também em banheiros públicos.

    Por: Irismar Martinsl Beleza> Cosméticosl 25/03/2011 lAcessos: 107
    Irismar Martins

    Pesquisas indicam que a cebola ajuda a reduzir o colesterol. Foi constatado em pessoas que ingerem cebola crua com frequência uma redução do colesterol total e um aumento na taxa de colesterol bom.

    Por: Irismar Martinsl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/03/2011 lAcessos: 212
    Irismar Martins

    Antes de ser um vilão das doenças cardiocirculatórias ateroscleróticas, o colesterol é uma gordura importante na constituição das membranas de todas as células do organismo, além de ser também matéria-prima para a formação de hormônios fabricados nos ovários, testículos e supra-renais. O colesterol é produzido pelas células intestinais, pelo fígado e pequena parte proveniente da dieta.

    Por: Irismar Martinsl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/03/2011 lAcessos: 297
    Irismar Martins

    Se você está na dúvida sobre qual plano de reeducação alimentar colocar em prática, um novo estudo pode contribuir para a sua decisão. A dieta que prioriza as proteínas e a dieta do Mediterrâneo se mostraram mais eficazes na perda de peso, quando comparadas ao tradicional regime que corta gorduras do cardápio.

    Por: Irismar Martinsl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/03/2011 lAcessos: 204
    Irismar Martins

    Devo fazer flexões de braço todo dia? Ou três vezes por semana? Vou conseguir algum efeito se fizer só uma vez por mês? Estas e outras perguntas são bastante frequentes quando se trata de um exercício que se pode fazer em casa, e por isso depende bastante da programação de cada um.

    Por: Irismar Martinsl Esporte> Lutasl 24/03/2011 lAcessos: 1,159
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast