Gravidez e Vaidade: Dicas para você se cuidar durante a Gravidez

10/03/2011 • Por • 219 Acessos

Hoje eu vou falar sobre nós mulheres!

Afinal, a gente também precisa se cuidar e a sua vaidade não precisa ser esquecida só porque você está grávida.

Muitas coisas mudam no nosso corpo: barriga e seios são os mais óbvios, mas você poderá sentir diferença em outras partes também, como pele e cabelos, durante a gravidez

Vamos começar pela pele:

A pele do corpo e do rosto fica mais macia quando você está grávida, já que você retém mais líquido agora do que normalmente. Mas também poderão aparecer aquelas manchas na pele, em volta dos olhos, nariz e nas bochechas. Para evitar isso, nada de cremes caros e cheios de coisa, o importante é passar filtro solar. Aliás, melhor ainda é o bloqueador solar no rosto. Passar todos os dias, inclusive em dias nublados e chuvosos.

Prevenir é o melhor remédio. Ah! Mas caso essas manchas tenham aparecido no seu rosto, não se preocupe, elas podem aparecer mesmo durante a gravidez e somem depois do parto. Limpe bem a pele com um sabonete neutro, use um adstringente leve e abuse dos hidratantes se sua pele for seca.

Por precaução, evite usar aqueles cremes anti-rugas que contem ácido retinóico e glicólico. Você pode disfarçar suas pequenas imperfeições, se você achar estritamente necessário com maquiagem, já que não fazem mal nenhum para as grávidas. Mas cuidado, pois na gravidez sua pele fica um pouco mais sensível e você pode desenvolver pequenas alergias a produtos que já usava antes. Se isso acontecer com você, é só mudar a marca do produto.

Mas lembre-se que a pele da barriga e seios fica muito esticada devido ao aumento de tamanho, com isso ela pode coçar um pouco e ficar mais seca do que o normal. Passe um hidratante no local, evitando o bico dos seios.

E as estrias, claro, nunca esqueceria delas!

A formação ou não de estrias pode ser causada pela constituição e tendência da pessoa em ter estrias ou não. Pode vir também de boa nutrição e prática anterior de exercícios, pois podem possibilitar uma elasticidade maior na pele, já que a estria é causada pelo seu rápido estiramento em função do aumento de tamanho, principalmente da barriga, seios e coxas. A melhor prevenção é tentar não engordar muito, pois se você engordar muito na sua gravidez, em um período curto de tempo, pois sua pele não terá tempo de se adaptar às novas mudanças e as estrias surgirão. Óleo de amêndoa é bom para se tentar minimizar seu efeito. Não tem muito jeito... durante a gravidez você acaba cheirando a óleo de amêndoas.

Outra coisa importante é usar um sutiã adequado ao novo tamanho dos seus seios, mais reforçado e com alças mais largas. Não precisa ser especificamente os modelos para grávidas. Ele deve ser resistente e confortável. Conforto é a palavra-chave durante a gravidez. Usar extensores no sutiã também pode funcionar para dar maior sustentabilidade.

Com relação à depilação, fui pesquisar e soube que a cera quente aplicada não contém substância que possam prejudicar o bebê, mas o que  pode ocorrer é que talvez  você não agüente a dor da depilação, já que na gravidez tudo fica mais aflorado e sensível.

E finalmente, para evitar varizes, não tem jeito senão usar as meias elásticas de compressão. Elas não são muito confortáveis, mas se você tem tendências a ter varizes, durante a gravidez elas podem parecer mais "marcadas". Converse com seu médico sobre isso.

Ah... mais uma dica importante, seja durante a gravidez ou não: não se esqueça de beber água, bastante água.

Abraços

Bia

 

Perfil do Autor

Beatriz Queiroz

Psicóloga que trabalha há mais de 18 anos com adultos e crianças. Em seu blog você encontra informações sobre gestação, para ter uma gravidez tranquila. Para ter mais informações, acesse: http://www.tudosobregravidez.com.br