Como Funciona A Impressora Jato De Tinta

Publicado em: 28/01/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,517 |

Elas são as preferidas pelo usuário doméstico, por serem mais simples, de manutenção mais fácil e mais baratas. Neste artigo você vai conhecer um pouco sobre a Impressora a Jato de Tinta.

A empresa Canon inventou a Impressora a Jato de Tinta, em 1985, o primeiro modelo patenteado foi a Canon BJ-80.

Todo funcionamento de uma impressora jato de tinta gira em torno das Cabeças de Impressão, duas principais tecnologias são utilizadas:

Cabeça Piezelétrica

É um tipo de tecnologia mais antigo. Aproveita-se do "efeito piezelétrico" que existe em alguns cristais que quando pressionados produzem uma tensão elétrica; e quando estes cristais ficam submetidos à uma tensão elétrica, eles se deformam produzindo pressão.
Na cabeça que usa esta tecnologia existem centenas de pequenas câmaras cheias de tinta, um dos lados é formado por um cristal piezelétrico, e,  no outro lado uma parede com um minúsculo orifício. Quando é aplicada uma tensão elétrica ao cristal, ele se deforma comprimindo a tinta e expelindo uma gota microscópica através do orifício. Quando é cessada  a pressão sobre o cristal, ele se contrai sugando mais tinta do reservatório.

Esta tecnologia é usada em algumas impressoras Epson, e nelas o cartucho é apenas um reservatório de tinta, e a cabeça faz parte da própria impressora.

Duram mais tempo, no entanto são mais caras; e se um ou mais das centenas de bocais sofrer entupimento irreparável; bau, bau. Só comprando uma nova impressora.

A  Cabeça Térmica

Conta a história que em 1977 um dos pesquisadores da Canon encostou, acidentalmente, um ferro de soldar em uma seringa cheia de tinta, o que fez jorrar uma gota de tinta pelo bico da seringa. Com esta históra a Canon ilustra o princípio básico do funcionamento de uma impressora jato de tinta que ela batizou de "bubblejet".  A HP disputa com a Canon o pioneirismo desta tecnologia (cabeça térmica).

A cabeça de impressão térmica é formada por câmaras cheias de tinta, cada uma destas câmaras contém em seu interior um resistor denominado "ativador" . Quando uma corrente elétrica é aplicada ao ativador ele se aquece até uma temperatura elevadíssima por uma fração de milésimo de segundo, a tinta entra em ebulição e expulsa uma gotícula pelo bocal. Quando a temperatura se reduz, o vácuo formado suga tinta do reservatório(cartucho), enchendo novamente a câmara.
Este processo é tão rápido que em um segundo são expulsas aproximadamente cinco mil gotículas, uma cabeça de impressão Lexmark de última geração é capaz de produzir gotículas de apenas três picolitros, ou seja, em um centímetro cúbico existem trezentos milhões de gotículas.
Cada bocal tem cerca de oito micra (um milimetro dividido por oito milhões) e as câmaras medem isto aproximadamente. Não existe interesse em produzir gotas menores, porque elas não seriam visíveis a olho nu.

A cabeça térmica fica  no próprio recipiente de tinta (cartucho), são criadas com ferramentas laser que perfuram um chip que têm, além das câmaras, ativadores e bocais, um circuito lógico que envia os pulsos elétricos aos ativadores com precisão.

A Impressão

O lançamento das gotículas sobre o papel na quantidade exata, forma minúsculos pontos que, combinados formam a imagem impressa.
A impressão em preto é produzida por um cartucho com uma única cabeça, enquanto a impressão em cores é feita por um cartucho contendo as três cores secundárias: ciano, magenta e amarelo misturadas convenientemente.
Na medida em que a folha de papel, através de mecanismo de tração, desliza em baixo da cabeça impressora, a mesma se desloca em movimento constante de um lado para o outro, percorrendo assim toda a extensão da folha de papel.

Todo sistema é controlado por uma placa lógica, que por sua vez recebe os comandos provenientes do computador.

A maior parte das impressoras atuais são alimentadas por uma fonte externa que provê as tensões necessárias para  a placa lógica e os motores que acionam o mecanismo.

Até a próxima.

Autor: Nelson Glória Rabello

Visite nossa Hospedagem de Site.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/hardware-artigos/como-funciona-a-impressora-jato-de-tinta-1795825.html

    Palavras-chave do artigo:

    impressoras jato de tinta

    ,

    funcionamento da impressora jato de tinta

    ,

    como funcionam as impressoras jato de tinta

    Comentar sobre o artigo

    Simples, estiloso e compacto, o AH223 é o Pen-drive ideal para quem precisa de um armazenamento fácil de usar e de guardar A Apacer, empresa taiwanesa e principal fabricante de memórias do mundo e armazenamento digital, traz ao Brasil seu novo Pen-drive Handy-Steno AH223, um dispositivo simples, estiloso e compacto que atende com perfeição a demanda de espaço e praticidade dos usuários.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Fornecedores tradicionais de PC estão se direcionando à próxima grande onda de substituição de equipamentos das empresas causada pelo encerramento das atualização do sistema Windows XP.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Figurando dentre os dispositivos mais básicos de um PC por cerca de 8 anos, desde seu lançamento em 2007 o padrão de memória DDR3 vem gradualmente chegando ao seu limite de evolução por maior desempenho e frequência.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Resistência a choques, baixo ruído e baixo consumo de energia – estas são as propriedades físicas que fazem os SSDs únicos e que se tornaram essenciais para satisfazer os requisitos de armazenamento de computadores industriais. O âmbito de aplicação dos SSDs em computadores industriais também se expandiu devido às exigências cada vez maiores do mercado e ao avanço nas tecnologias de processo.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    A presença cada vez mais comum de smartphones e tablets na vida dos profissionais de negócios sem dúvidas trouxe uma praticidade nunca antes vista na utilização de recursos digitais e multimidia, porém, desfavoreceu o compartilhamento imediato de informações, que até agora só é possível de maneira rápida através de um computador.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Você está interessado em comprar um equipamento de projeção portátil e não tem nem ideia por onde começar? Aqui comento sobre um dos melhores modelos existente no mercado.

    Por: indigoprlinksl Tecnologia> Hardwarel 29/09/2014 lAcessos: 15
    Madson Henrique

    A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica não invasiva de excitação ou inibição que utiliza os estímulos elétricos e magnéticos excitatórios para restabelecer o funcionamento cerebral, baseando-se na lei de indução de Faraday. Assim, utilizando o tema como base, discute-se a importância e a contribuição das pesquisas cientificas e metodológicas na comunidade acadêmica nos cursos de engenharia da FACIT.

    Por: Madson Henriquel Tecnologia> Hardwarel 17/06/2014 lAcessos: 17

    A Samsung foi fundada em 1936, na Coreia do sul, apenas em 2011 começou a fabricar notebooks. A Samsung é dirigida por uma das famílias mais ricas do mundo, a família de Lee Byeng Chull. Em todos os produtos que fabrica, a Samsung se preocupa principalmente com três fatores: Usabilidade, Performance e Preço.

    Por: Fábio Lopesl Tecnologia> Hardwarel 29/05/2014 lAcessos: 39

    Uma hospedagem implica um computador, de alguma forma similar ao que você tem em casa, conectado à Internet, onde os arquivos do seu site residem. Desta forma, as pessoas que navegam na Internet pode acessar o seu site. Então, se fosse dar uma definição para uma empresa de web hosting, será:

    Por: Nelson Rabellol Internet> Hospedageml 04/11/2012 lAcessos: 31

    Quer se juntar ao fenômeno do blog? Antes de começar, há algumas coisas que deve saber sobre blogs. Blogar é muito parecido com um diário online. Existem milhares de postagens em blogs a cada dia. É uma tendência que começou em 1997 e tem continuado a crescer em ritmo acelerado. Se está interessado em blogs, mas ainda não iniciou o seu, leia estas dicas antes de começar.

    Por: Nelson Rabellol Internet> Blogsl 01/04/2011 lAcessos: 93

    A escolha do servidor que hospeda um site vai refletir sobre como é o proprietário do site. Se o site estiver constantemente indisponível devido a servidores não confiáveis, má configuração do servidor ou do servidor simplesmente ser incapaz de lidar com o tráfego que o site recebe, isto dará aos seus usuários a impressão de que você realmente não sabe o que está fazendo, ou é desleixado. Conheça nesta série de artigos algumas dicas para escolher seu host.

    Por: Nelson Rabellol Internet> Hospedageml 27/01/2011 lAcessos: 83

    A construção do site é apenas um dos passos para nosso sucesso na internet, após sua construção temos que encontrar um provedor de hospedagem de site que atenda as nossas expectativas, devemos pesquisar bastante antes de contratar um host para não nos decepcionarmos no futuro.

    Por: Nelson Rabellol Internet> Hospedageml 05/01/2011 lAcessos: 155

    A instalação padrão do OSCommerce em português do Brasil inclui um grande número de recursos que podem ser facilmente ativados e configurados. Conheça o OSCommerce neste artigo.

    Por: Nelson Rabellol Internet> Hospedageml 21/12/2010 lAcessos: 265

    Um modo eficiente do seu site alcançar uma boa visibilidade pelos mecanismos ou motores de busca é a Otimização para os Motores de Busca - Search Engine Optimization (SEO). Saiba mais neste artigo.

    Por: Nelson Rabellol Internet> SEO e SEMl 05/08/2010 lAcessos: 40

    A hospedagem de site compartilhada é o tipo mais comum e popular de hospedagem disponível. Conheça neste artigo tudo sobre hospedagem compartilhada

    Por: Nelson Rabellol Internet> Hospedageml 17/06/2010 lAcessos: 153

    Nestes artigos, reunimos todas as informações importantes que você precisa saber para planejar e construir seu próprio Web site com êxito.

    Por: Nelson Rabellol Internet> Hospedageml 03/06/2010 lAcessos: 139
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast