Estampando Camisetas, Canecas, Chinelos através do processo do Transfer Sublimático

Publicado em: 11/06/2011 |Comentário: 2 | Acessos: 9,121 |

Se você pretende trabalhar com personalização de produtos através do processo de Transfer Sublimático, antes de mais nada recomenda-se estudar o assunto para evitar aborrecimentos lá na frente.

Deve estudar o funcionamento dos equipamentos, procurar saber para que serve a Prensa Térmica, qual o tipo de Impressora Sublimática, Papeis Transfer existentes como Transfer Sublimático, Transfer de Algodão, Transfer Litográfico, Tinta Sublimática, Tinta Pigmentada e etc.

O que mais se observa hoje em dia é gente comprando Prensa Térmica e se frustrando quando vai começar a produzir porque descobre que não é qualquer papel, tinta e objeto que pode ser usado no processo.

Situações assim desanimam e geram despesas extras. Em alguns casos muitos profissionais até desistem por não conseguir bancar a aquisição dos itens que faltam.

Ficar por dentro de tudo relacionado ao transfer tornará você em um profissional mais qualificado e seguro para investir, comprar e vender seus trabalhos personalizados.

Então mãos a obra. Vamos entender como isso funciona.

 

Sublimação significa:
Processo físico, onde as partículas de uma substância passam do estado sólido para o estado gasoso, e também o contrário, do estado gasoso para o estado sólido, sem passar pelo intermediário, ou seja, o estado líquido.

Em outras palavras: A tinta que está no papel vira gás e se fixa no tecido, caneca, chinelo, azulejo e etc. Isso é o transfer. É assim que se personaliza os Foto Produtos.

 

Processo:
O processo é formado basicamente por duas etapas: Impressão do Papel Transfer e depois a transferência dessa imagem para o material.

Você imprime uma imagem (com tinta e papel especial, veja mais infos abaixo) e usa a Prensa Térmica para prensar e manter aquecido (por determinado tempo x temperatura) o papel e o objeto a ser personalizado.

O calor provocará o estado de sublimação, que é quando a tinta que está no papel se transformará em gás e se fixará no objeto.

 

O que é a Prensa Térmica:
A Prensa Térmica serve para fazer a mágica da transferência. Ela aquece e comprime sua plataforma, e é através do aquecimento que a tinta entra em processo de Sublimação. A compressão serve para manter o papel e o material juntos e garantir que a tinta fixe nele depois da tinta virar gás e se desprender do papel.

Prensa-Térmica-Plana-Manual.jpgExistem diversos tipos de Prensas Térmicas, uma para cada grupo de objetos.

  • Prensa Plana: para estampar tecidos, chinelos, azulejos, quebra-cabeças, mouse-pads, capas de almofadas, cordões e etc.
  • Prensa de Canecas: estampa Canecas de Cerâmicas simples, Canecas Mágicas, Canecas de Vidro, Canecos de Chopp, Squeezes e etc.
  • Prensa de Pratos: serve para personalizar pratos e píres.
  • Prensa de Bonés: usada para personalizar exclusivamente bonés

Esqueça aquele transfer que você aplica com o ferro de passar. Realmente funciona e na hora fica lindo. Depois de 2 ou 3 lavagens a tinta desaparece da camiseta. Isso porque a tinta não é adequada para o Transfer e também porque aplicando com ferro de passar a imagem não fixa 100% no tecido.

Se você quer trabalhar mesmo com transfer invista em equipamentos e insumos de qualidade. Senão é dor de cabeça na certa.

 

 

O que é a Impressora Sublimática:
A impressora  é usada para imprimir o Papel Transfer com tinta Sublimática ou Pigmentada. A tinta que você deve usar depende do tipo de material que será personalizado.

  • Tinta Pigmentada: Usada em conjunto com o Papel Transfer de Algodão. E juntos servem para estampar exclusivamente tecidos 100% algodão.
  • Tinta Sublimática: Usada em conjunto com o Papel Transfer Sublimático. Juntos são usados na personalização de diversos objetos como: Canecas, Chinelos, Tecidos de Poliéster, Quebra-Cabeças, Azulejos, Capas de Almofadas, Squeezes, Cordões e etc.

 

Impressoras Sublimáticas para Imprimir o Papel Transfer Sublimático

 

De cada 10 pessoas que entram no negócio do transfer 9 usam a combinação Tinta Sublimática x Papel Transfer Sublimático. Isso se dá porque a variedade de Foto Produtos é muito grande usando essa combinação. Já com Tinta Pigmentada x Papel Transfer de Algodão, você só poderá estampar tecidos 100% algodão. E ninguém sobrevive estampando apenas 1 tipo de produto. Então pense bem.

A impressora deve ser adaptada com Bulk-ink para aceitar essas tintas. E você só encontra impressoras assim em lojas especializadas em produtos para Sublimação. Supermercados e grandes varejistas como Extra, Casas Bahia, Carrefour não vendem. Então nem perca seu tempo indo neles, já vá direto no Mercado Livre, Buscapé, Toda Oferta e procure por impressora Sublimática.

 

O que são os Foto Produtos:
A linha de objetos, materiais, também conhecidos como Foto Produtos é imensa.
Existem dezenas de tipos e variações disponíveis para você atender seu cliente em qualquer ocasião e com muito bom gosto e qualidade.

822820-e1303057963546-224x300.jpgMas nem tudo pode ser personalizado. Voltando a falar um pouco do processo. Você se lembra como ele funciona? Primeiro imprime-se o papel transfer e depois com a prensa nós conseguimos transferir a imagem para esse material. Correto?

Mas a tinta não fixa diretamente no material. Ele deve ser tratado com uma resina de poliéster que fará com que a tinta fique "grudada". Se não houver a aplicação dessa resina a tinta não fixa de jeito nenhum.

Então não adianta comprar qualquer caneca, qualquer chinelo, qualquer azulejo. O material certo para ser personalizado deve ser adquirido em empresas que atuam nesse ramo. Ir no supermercado e comprar aquela caneca baratinha só vai deixar você frustrado, e além disso nem é tão mais barato. Compensa mais comprar o material pronto para ser personalizado. É fácil encontrar.

 

Abaixo uma lista de alguns itens que você encontra prontos para serem personalizados:

Canecas de Cerâmica Básica, Caneca de Cerâmica Mágica, Caneca de Cerâmica Luminosa, Caneca de Cerâmica Musical, Caneca de Vidro Transparente, Caneca de Vidro Jateado, Squeeze de Alumínio, Azulejos de tamanhos variados, Quebra-cabeças, Mouse-pads, Capas de Almofadas, Cordões, Chinelos, Camisetas, Bermudas, Pratos, Canetas, Bonés e etc.

Existem dezenas de materias que podem ser personalizados, muitos não constam na lista porque a cada dia novos produtos vão surgindo. E em alguns casos você pode aplicar a resina no material e torná-lo apropriado para o Transfer.

Mais informações em www.MundoTransfer.net

 

 

 

 

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/hardware-artigos/estampando-camisetas-canecas-chinelos-atraves-do-processo-do-transfer-sublimatico-4893471.html

    Palavras-chave do artigo:

    sublimacao

    ,

    transfer

    ,

    prensa termica

    Comentar sobre o artigo

    IMPRESSÃO DE CAMISETAS COM O SISTEMA SUBLIMÁTICO. O SISTEMA DE SUBLIMAÇÃO descreve o processo pelo qual uma substância sólida se transforma diretamente em gás ou vapor, sem antes passar por um estado líquido intermediário, por meio de condições de temperatura e pressão adequadas. Em nosso trabalho, a sublimação é empregada para a personalização de camisas. A tinta é transferida da arte impressa (transfer sublimático) para uma infinidade de materiais passíveis de personalização.

    Por: marcosl Beleza> Modal 12/09/2012 lAcessos: 55

    Simples, estiloso e compacto, o AH223 é o Pen-drive ideal para quem precisa de um armazenamento fácil de usar e de guardar A Apacer, empresa taiwanesa e principal fabricante de memórias do mundo e armazenamento digital, traz ao Brasil seu novo Pen-drive Handy-Steno AH223, um dispositivo simples, estiloso e compacto que atende com perfeição a demanda de espaço e praticidade dos usuários.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Fornecedores tradicionais de PC estão se direcionando à próxima grande onda de substituição de equipamentos das empresas causada pelo encerramento das atualização do sistema Windows XP.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Figurando dentre os dispositivos mais básicos de um PC por cerca de 8 anos, desde seu lançamento em 2007 o padrão de memória DDR3 vem gradualmente chegando ao seu limite de evolução por maior desempenho e frequência.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Resistência a choques, baixo ruído e baixo consumo de energia – estas são as propriedades físicas que fazem os SSDs únicos e que se tornaram essenciais para satisfazer os requisitos de armazenamento de computadores industriais. O âmbito de aplicação dos SSDs em computadores industriais também se expandiu devido às exigências cada vez maiores do mercado e ao avanço nas tecnologias de processo.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    A presença cada vez mais comum de smartphones e tablets na vida dos profissionais de negócios sem dúvidas trouxe uma praticidade nunca antes vista na utilização de recursos digitais e multimidia, porém, desfavoreceu o compartilhamento imediato de informações, que até agora só é possível de maneira rápida através de um computador.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Você está interessado em comprar um equipamento de projeção portátil e não tem nem ideia por onde começar? Aqui comento sobre um dos melhores modelos existente no mercado.

    Por: indigoprlinksl Tecnologia> Hardwarel 29/09/2014
    Madson Henrique

    A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica não invasiva de excitação ou inibição que utiliza os estímulos elétricos e magnéticos excitatórios para restabelecer o funcionamento cerebral, baseando-se na lei de indução de Faraday. Assim, utilizando o tema como base, discute-se a importância e a contribuição das pesquisas cientificas e metodológicas na comunidade acadêmica nos cursos de engenharia da FACIT.

    Por: Madson Henriquel Tecnologia> Hardwarel 17/06/2014 lAcessos: 14

    A Samsung foi fundada em 1936, na Coreia do sul, apenas em 2011 começou a fabricar notebooks. A Samsung é dirigida por uma das famílias mais ricas do mundo, a família de Lee Byeng Chull. Em todos os produtos que fabrica, a Samsung se preocupa principalmente com três fatores: Usabilidade, Performance e Preço.

    Por: Fábio Lopesl Tecnologia> Hardwarel 29/05/2014 lAcessos: 36
    Erick Guerreiro

    Se você trabalha com produtos digitais - também conhecidos como infoprodutos - talvez esteja procurando maneiras de criar um site de membros e permitir o acesso exclusivo a compradores. Um site de membros é uma plataforma indispensável para trabalhar com acesso protegido a video aulas, screencasts, tutoriais, palestras, podcast, downloads e demais informações que queira exibir apenas a membros pagantes.

    Por: Erick Guerreirol Tecnologia> Programaçãol 26/08/2014
    Erick Guerreiro

    A cada dia mais e mais aplicativos de jogos e entretenimento são lançados que podem ser útil durante o dia-a-dia, mas por falta de tempo ou paciência deixamos passar por despercebido.

    Por: Erick Guerreirol Tecnologia> Softwarel 18/10/2012 lAcessos: 25

    Comments on this article

    33
    vera lucia benfica pereira 07/07/2011
    boa tarde!tenho uma impressora sublimatica mas ainda nao consegui usar,gostaria que me dessem uma ajuda.transfiro a imagem para o transfer ate ai tudo parece normal,a imagem parece estar correta mas na hora de passar para para a prensa a imagem nao sai so sai a impressao toda amarela,nao aparece nada,sera que estou imprimindo as etapas erradas?por favor me ajudem!
    14
    marcos 30/06/2011
    Bom dia ! gostaria de saber se Tinta Pigmentada x Papel Transfer pode ser impresso em eva (solado de chinelos ) Obrigado
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast