Estampando Camisetas, Canecas, Chinelos através do processo do Transfer Sublimático

11/06/2011 • Por • 9,758 Acessos

Se você pretende trabalhar com personalização de produtos através do processo de Transfer Sublimático, antes de mais nada recomenda-se estudar o assunto para evitar aborrecimentos lá na frente.

Deve estudar o funcionamento dos equipamentos, procurar saber para que serve a Prensa Térmica, qual o tipo de Impressora Sublimática, Papeis Transfer existentes como Transfer Sublimático, Transfer de Algodão, Transfer Litográfico, Tinta Sublimática, Tinta Pigmentada e etc.

O que mais se observa hoje em dia é gente comprando Prensa Térmica e se frustrando quando vai começar a produzir porque descobre que não é qualquer papel, tinta e objeto que pode ser usado no processo.

Situações assim desanimam e geram despesas extras. Em alguns casos muitos profissionais até desistem por não conseguir bancar a aquisição dos itens que faltam.

Ficar por dentro de tudo relacionado ao transfer tornará você em um profissional mais qualificado e seguro para investir, comprar e vender seus trabalhos personalizados.

Então mãos a obra. Vamos entender como isso funciona.

 

Sublimação significa:
Processo físico, onde as partículas de uma substância passam do estado sólido para o estado gasoso, e também o contrário, do estado gasoso para o estado sólido, sem passar pelo intermediário, ou seja, o estado líquido.

Em outras palavras: A tinta que está no papel vira gás e se fixa no tecido, caneca, chinelo, azulejo e etc. Isso é o transfer. É assim que se personaliza os Foto Produtos.

 

Processo:
O processo é formado basicamente por duas etapas: Impressão do Papel Transfer e depois a transferência dessa imagem para o material.

Você imprime uma imagem (com tinta e papel especial, veja mais infos abaixo) e usa a Prensa Térmica para prensar e manter aquecido (por determinado tempo x temperatura) o papel e o objeto a ser personalizado.

O calor provocará o estado de sublimação, que é quando a tinta que está no papel se transformará em gás e se fixará no objeto.

 

O que é a Prensa Térmica:
A Prensa Térmica serve para fazer a mágica da transferência. Ela aquece e comprime sua plataforma, e é através do aquecimento que a tinta entra em processo de Sublimação. A compressão serve para manter o papel e o material juntos e garantir que a tinta fixe nele depois da tinta virar gás e se desprender do papel.

Prensa-Térmica-Plana-Manual.jpgExistem diversos tipos de Prensas Térmicas, uma para cada grupo de objetos.

  • Prensa Plana: para estampar tecidos, chinelos, azulejos, quebra-cabeças, mouse-pads, capas de almofadas, cordões e etc.
  • Prensa de Canecas: estampa Canecas de Cerâmicas simples, Canecas Mágicas, Canecas de Vidro, Canecos de Chopp, Squeezes e etc.
  • Prensa de Pratos: serve para personalizar pratos e píres.
  • Prensa de Bonés: usada para personalizar exclusivamente bonés

Esqueça aquele transfer que você aplica com o ferro de passar. Realmente funciona e na hora fica lindo. Depois de 2 ou 3 lavagens a tinta desaparece da camiseta. Isso porque a tinta não é adequada para o Transfer e também porque aplicando com ferro de passar a imagem não fixa 100% no tecido.

Se você quer trabalhar mesmo com transfer invista em equipamentos e insumos de qualidade. Senão é dor de cabeça na certa.

 

 

O que é a Impressora Sublimática:
A impressora  é usada para imprimir o Papel Transfer com tinta Sublimática ou Pigmentada. A tinta que você deve usar depende do tipo de material que será personalizado.

  • Tinta Pigmentada: Usada em conjunto com o Papel Transfer de Algodão. E juntos servem para estampar exclusivamente tecidos 100% algodão.
  • Tinta Sublimática: Usada em conjunto com o Papel Transfer Sublimático. Juntos são usados na personalização de diversos objetos como: Canecas, Chinelos, Tecidos de Poliéster, Quebra-Cabeças, Azulejos, Capas de Almofadas, Squeezes, Cordões e etc.

 

Impressoras Sublimáticas para Imprimir o Papel Transfer Sublimático

 

De cada 10 pessoas que entram no negócio do transfer 9 usam a combinação Tinta Sublimática x Papel Transfer Sublimático. Isso se dá porque a variedade de Foto Produtos é muito grande usando essa combinação. Já com Tinta Pigmentada x Papel Transfer de Algodão, você só poderá estampar tecidos 100% algodão. E ninguém sobrevive estampando apenas 1 tipo de produto. Então pense bem.

A impressora deve ser adaptada com Bulk-ink para aceitar essas tintas. E você só encontra impressoras assim em lojas especializadas em produtos para Sublimação. Supermercados e grandes varejistas como Extra, Casas Bahia, Carrefour não vendem. Então nem perca seu tempo indo neles, já vá direto no Mercado Livre, Buscapé, Toda Oferta e procure por impressora Sublimática.

 

O que são os Foto Produtos:
A linha de objetos, materiais, também conhecidos como Foto Produtos é imensa.
Existem dezenas de tipos e variações disponíveis para você atender seu cliente em qualquer ocasião e com muito bom gosto e qualidade.

822820-e1303057963546-224x300.jpgMas nem tudo pode ser personalizado. Voltando a falar um pouco do processo. Você se lembra como ele funciona? Primeiro imprime-se o papel transfer e depois com a prensa nós conseguimos transferir a imagem para esse material. Correto?

Mas a tinta não fixa diretamente no material. Ele deve ser tratado com uma resina de poliéster que fará com que a tinta fique "grudada". Se não houver a aplicação dessa resina a tinta não fixa de jeito nenhum.

Então não adianta comprar qualquer caneca, qualquer chinelo, qualquer azulejo. O material certo para ser personalizado deve ser adquirido em empresas que atuam nesse ramo. Ir no supermercado e comprar aquela caneca baratinha só vai deixar você frustrado, e além disso nem é tão mais barato. Compensa mais comprar o material pronto para ser personalizado. É fácil encontrar.

 

Abaixo uma lista de alguns itens que você encontra prontos para serem personalizados:

Canecas de Cerâmica Básica, Caneca de Cerâmica Mágica, Caneca de Cerâmica Luminosa, Caneca de Cerâmica Musical, Caneca de Vidro Transparente, Caneca de Vidro Jateado, Squeeze de Alumínio, Azulejos de tamanhos variados, Quebra-cabeças, Mouse-pads, Capas de Almofadas, Cordões, Chinelos, Camisetas, Bermudas, Pratos, Canetas, Bonés e etc.

Existem dezenas de materias que podem ser personalizados, muitos não constam na lista porque a cada dia novos produtos vão surgindo. E em alguns casos você pode aplicar a resina no material e torná-lo apropriado para o Transfer.

Mais informações em www.MundoTransfer.net

 

 

 

 

 

Perfil do Autor

Erick Guerreiro

Play Hard. Keep Walking.