Fusíveis - O que são e para que servem

Publicado em: 09/11/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 80 |

Os fusíveis são componentes muito importantes para os circuitos. Nesta aula vamos aprender o que é um fusível, qual a sua utilidade e como funcionam. Vamos ainda ver como são ligados a um circuito, que valores podem ter e como se representam nos circuitos electrónicos.

Para que serve o fusível?

fusível é um componente simples mas que tem uma importante função - a de proteger os circuitos e aparelhos de sobrecargas e curto-circuitos, cortando a passagem de corrente, sempre que existir alguma tensão excessiva, ocasionada muitas vezes por um pico de corrente ou uma selecção errada da tensão que alimenta determinado aparelho.

Como funciona o fusível?

Os fusíveis utilizados nos aparelhos electrónicos são um pequeno tubo de vidro, dentro do qual existe um fio metálico muito fino, que se funde quando atinge determinada temperatura. Em cada extremo desse tubo de vidro existe uma tampa metálica, conectada ao tal fio metálico, onde vão ser conectadas as ligações do aparelho, de forma a proteger o mesmo.

A espessura, ou secção do fio do fusível, é tanto maior quanto maior for a intensidade de corrente fornecida ao aparelho que pretendemos proteger. Uma determinada intensidade de corrente eléctrica gera uma determinada temperatura num fio condutor, que é tanto maior quanto maior for a intensidade de corrente. De tudo isto, podemos concluir que um fusível não é mais que um fio condutor, construído de forma a se fundir quando atinge uma determinada temperatura, equivalente a uma determinada intensidade de corrente, neste caso excessiva para o circuito.

Exemplo de um fusível com tubo de vidro

Como ligar o fusível a um circuito?

Fazer a ligação de um fusível a um circuito é relativamente simples. Este deve ser sempre conectado entre a fonte de alimentação e o aparelho, num dos dois fios que o vai alimentar. Isto é normalmente feito no pólo positivo, mas não tem qualquer importância se o fizer no pólo negativo.

Por exemplo, suponha que quer proteger uma lâmpada, ligada pelos dois fios até à fonte de alimentação. Entre a fonte de alimentação e a lâmpada, basta cortar um dos fios e ligar o fusível às duas pontas que resultaram desse corte. Além disto, é claro que tem que saber que tipo de fusível terá que conectar, algo que explicaremos mais abaixo.

Símbolos para representar os fusíveis em esquemas electrónicos

De seguida mostramos as várias formas como podem ser representados os fusíveis em esquemas electrónicos.

Várias formas de representar o fusível - símbolo usado nos esquemas electrónicos

Valores dos fusíveis

Os fusíveis podem ter vários valores, consoante o tipo de aparelho que pretendemos proteger e consoante a respectiva tensão e intensidade de corrente com que estamos a lidar. Os valores dos fusíveis são inscritos nas tampas metálicas dos fusíveis ou na própria caixa ou invólucro, já que existem fusíveis de muitos formatos e de materiais diferentes.

O valor de um fusível vai depender das características do tipo de material condutor e ainda da secção desse mesmo condutor, que está inserido no seu interior.

Para este artigo, vamos considerar apenas os fusíveis convencionais usados em electrónica, os tubulares de vidro, que são fabricados com diferentes valores normalizados de intensidade de corrente suportada (em Amperes), segundo as duas normas existentes, a norma Europeia e a norma Americana. A letra "A" usada após os valores dos fusíveis, significa Ampere, nome da medida usada para os valores de intensidade de corrente.

Tabela com os calibres normalizados dos fusíveis, segundo a Norma EuropeiaTabela com os calibres normalizados dos fusíveis, segundo a Norma Europeia Tabela com os calibres normalizados dos fusíveis, segundo a Norma AmericanaTabela com os calibres normalizados dos fusíveis, segundo a Norma Americana

Na próxima aula, vamos aprender o que são fusíveis rápidos e fusíveis lentos, o que é a tensão nominal de um fusível, como podem ser acoplados os fusíveis num circuito e terminar com a aprendizagem de como escolher o fusível certo para determinado circuito.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/hardware-artigos/fusiveis-o-que-sao-e-para-que-servem-6295743.html

    Palavras-chave do artigo:

    fusivel

    ,

    fusiveis

    ,

    intensidade de corrente electrica

    Comentar sobre o artigo

    Simples, estiloso e compacto, o AH223 é o Pen-drive ideal para quem precisa de um armazenamento fácil de usar e de guardar A Apacer, empresa taiwanesa e principal fabricante de memórias do mundo e armazenamento digital, traz ao Brasil seu novo Pen-drive Handy-Steno AH223, um dispositivo simples, estiloso e compacto que atende com perfeição a demanda de espaço e praticidade dos usuários.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Fornecedores tradicionais de PC estão se direcionando à próxima grande onda de substituição de equipamentos das empresas causada pelo encerramento das atualização do sistema Windows XP.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Figurando dentre os dispositivos mais básicos de um PC por cerca de 8 anos, desde seu lançamento em 2007 o padrão de memória DDR3 vem gradualmente chegando ao seu limite de evolução por maior desempenho e frequência.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Resistência a choques, baixo ruído e baixo consumo de energia – estas são as propriedades físicas que fazem os SSDs únicos e que se tornaram essenciais para satisfazer os requisitos de armazenamento de computadores industriais. O âmbito de aplicação dos SSDs em computadores industriais também se expandiu devido às exigências cada vez maiores do mercado e ao avanço nas tecnologias de processo.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    A presença cada vez mais comum de smartphones e tablets na vida dos profissionais de negócios sem dúvidas trouxe uma praticidade nunca antes vista na utilização de recursos digitais e multimidia, porém, desfavoreceu o compartilhamento imediato de informações, que até agora só é possível de maneira rápida através de um computador.

    Por: Rafael Anaial Tecnologia> Hardwarel 05/11/2014

    Você está interessado em comprar um equipamento de projeção portátil e não tem nem ideia por onde começar? Aqui comento sobre um dos melhores modelos existente no mercado.

    Por: indigoprlinksl Tecnologia> Hardwarel 29/09/2014 lAcessos: 11
    Madson Henrique

    A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica não invasiva de excitação ou inibição que utiliza os estímulos elétricos e magnéticos excitatórios para restabelecer o funcionamento cerebral, baseando-se na lei de indução de Faraday. Assim, utilizando o tema como base, discute-se a importância e a contribuição das pesquisas cientificas e metodológicas na comunidade acadêmica nos cursos de engenharia da FACIT.

    Por: Madson Henriquel Tecnologia> Hardwarel 17/06/2014 lAcessos: 14

    A Samsung foi fundada em 1936, na Coreia do sul, apenas em 2011 começou a fabricar notebooks. A Samsung é dirigida por uma das famílias mais ricas do mundo, a família de Lee Byeng Chull. Em todos os produtos que fabrica, a Samsung se preocupa principalmente com três fatores: Usabilidade, Performance e Preço.

    Por: Fábio Lopesl Tecnologia> Hardwarel 29/05/2014 lAcessos: 38
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 50
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014 lAcessos: 12
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 53
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 36
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 54
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 34
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 42
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 31
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast