A Importância Da Tecnologia Para A Sociedade

Publicado em: 14/01/2010 |Comentário: 3 | Acessos: 15,964 |

A importância da tecnologia para a sociedade

 

Somos rodeados de necessidades das mais diversas naturezas e magnitudes e muitas vezes o seu atendimento ocorre de forma insatisfatória e outras vezes ficamos sem atendimento algum. Entretanto, muitas dessas necessidades têm o atendimento facilitado por meio de tecnologias cada vez mais avançadas, acessíveis e baratas. O barateamento dos equipamentos e serviços telemáticos ocorreu em uma velocidade extremamente alta, viabilizando o sucesso e progresso de muitos empreendimentos. Em que áreas a tecnologia pode ser útil ao povo brasileiro? De que forma os avanços tecnológicos ajudam a deixar a produção mais barata e diminuir os desperdícios?

 Áreas como o trânsito, segurança, transporte, serviços e muitas outras áreas a tecnologia passou a ser essencial para a eficiência e aumento de produtividade. Muitas cidades dos mais diversos tamanhos e regiões estão tendo uma diminuição acentuada nos níveis de violência pelo uso da tecnologia, notadamente com uso de câmaras filmadoras e serviços eficientes de comunicação. O mesmo ocorre com as rodovias, onde as câmaras são utilizadas para verificar imediatamente a existência de alguma anomalia como algum motorista andando na contrata-mão, um acidente, assalto ou qualquer outro tipo de ação que prejudique o trânsito na rodovia. Com as pesquisas em várias tecnologias, se obteve muitas formas de facilidade no tratamento de várias doenças graves, ajudando a diminuir o sofrimento de muitas pessoas.

 Uma nova tecnologia está ajudando muitas pessoas está sendo implantada pela empresa fornecedora de água e esgoto do Estado de São Paulo, onde as pessoas que moram em condomínios não precisam pagar a conta de água rateada com todos os moradores, muitas vezes pagando valores mais do que o triplo do que ele usou. Com essa tecnologia, o usuário paga apenas o que usou, caso a pessoa não use muita água pode economizar um valor razoável ao final do mês. Para as empresas, foi criada uma tecnologia em que os usuários podem verificar a quantidade e o valor a ser pago em tempo real pela internet.

 Existem muitas áreas onde a tecnologia pode melhorar a eficiência e diminuir perdas e desperdícios. Estima-se que cerca de 60% dos vôos nos principais aeroportos do Brasil operem com atraso, certamente tecnologias mais avançadas poderão melhorar significativamente esse índice. Em torno de 40% da produção de grãos são desperdiçadas em razão de colheita, manuseio e transporte. Com o uso de tecnologia mais apurada e apropriada, essas perdas seriam diminuídas, elevando os ganhos para a economia a redução nos custos médios de produção e de preços, o que faria com que toda a sociedade saísse ganhando. Existem perdas significativas de energia elétrica e de água, fruto de roubos e fraudes. Com a utilização de tecnologia que inibe esses tipos de delitos, poderia diminuir acentuadamente o preço desses serviços cobrados da população.

 Novas descobertas da área de tecnologia são sempre esperança em facilitar as coisas, de baratear a produção de produtos e serviços, de se alcançar a cura ou ajudar no tratamento de várias doenças, enfim, das novas tecnologias são sempre esperadas coisas boas e melhor bem-estar para as pessoas. As novas tecnologias barateiam o custo de vida pessoas e pode deixar as pessoas com a comunicação muito eficiente e barata, coisa que não poderia imaginar há 50 anos, hoje se faz com a maior naturalidade. Na década de 1960, um custo de ligação telefônica era muito caro e de péssima qualidade. Hoje, qualquer pessoa seja da cidade ou da zona rural se comunica com telefone celular com alta qualidade a um custo muito reduzido. Isso é a tecnologia a serviço do progresso de todos. Precisamos que as nossas autoridades priorizem o ensino em ciência e tecnologia porque é nessa área em que o progresso da nação pode ser alcançado mais facilmente.

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 24 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/internet-artigos/a-importancia-da-tecnologia-para-a-sociedade-1720917.html

    Palavras-chave do artigo:

    internet

    ,

    tecnologia

    ,

    ensino

    Comentar sobre o artigo

    Marcos Fleury

    A Internet vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, e se faz cada vez mais necessária na educação. Os benefícios do uso da Internet na educação são muito importantes, pois atualmente podemos levar a educação à lugares de difícil acesso, e em qualquer lugar do mundo.

    Por: Marcos Fleuryl Educação> Educação Onlinel 25/02/2010 lAcessos: 2,011
    Professor Marcos Paulo

    TRADUTORES DO BRASIL APRESENTA PARTE 2 Do ponto de vista didático, podemos valorizar o melhor do presencial e o do virtual. O que fazemos melhor ou mais rapidamente quando estamos juntos numa sala de aula? É mais fácil conhecer-nos, criar laços, mapear os grupos, as pessoas. É mais fácil organizar o processo de ensino-aprendizagem, a seqüência de leituras, atividades, pesquisas individuais e de grupo, o cronograma, a metodologia...

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 166
    vanessa de fatima silva moura

    Ao se considerar relevante o aprofundamento e o conhecimento em relação à formação docente para o uso de novas tecnologias educacionais. Percebe-se que a formação de professores para a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, de forma específica os computadores, que têm contribuído na educação e aprimoramento da pratica educativa, que deve ser pautada pela compreensão das possibilidades e limites deste instrumento na concretização do papel educativo da escola.

    Por: vanessa de fatima silva moural Educaçãol 18/07/2011 lAcessos: 1,516

    Trata-se de um estudo de caso onde os alunos buscavam informações na internet como referenciais bibliográficos na construção coletiva de conhecimento. O sujeito da pesquisa foi os educandos de uma turma da 8ª série do ensino fundamental numa escola da rede pública estadual que já vivenciam o uso do computador no seu cotidiano. Percebe-se que durante a pesquisa a função mediadora do professor foi fundamental na busca da leitura crítica dos referenciais disponíveis nos sites.

    Por: Neivaldo Oliveiral Educaçãol 16/03/2008 lAcessos: 3,467
    Antonio Carlos Machado

    Neste artigo discutiremos a presença das Tecnologias Educacionais de Informação e Comunicação para o eficaz processo de ensino-aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no caráter de inclusão digital, cujo objetivo investigar as ações desenvolvidas no cotidiano escolar, que visem à inserção dos alunos da EJA dentro desse novo contexto de mudanças sociais e do avanço da tecnologia, de forma a garanti-lo sua inclusão no mundo digital e no mercado de trabalho.

    Por: Antonio Carlos Machadol Educação> Educação Onlinel 03/12/2011 lAcessos: 1,027
    Leudimila Parcianello

    A cada dia novas ferramentas tecnológicas são criadas para benefício da sociedade. Na educação ela ganha força na intenção de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, mas também pode tornar-se um vilão entre os docentes, quando não estimulados a conhecerem, entenderem e usufruírem dos seus benefícios. Professores da licenciatura são os principais alvos do uso dessas novas ferramentas. Contudo, quantos deles as conhecem? A instituição de ensino dispõe desses recursos? Incentiva seu uso?

    Por: Leudimila Parcianellol Educação> Ensino Superiorl 17/07/2011 lAcessos: 1,170
    MARCOS ANTONIO DOS SANTOS LIMA

    O trabalho que aqui venho apresentar é parte de minhas investigações a respeito da importância da Informática no Ensino de História. Na pesquisa, que teve como um dos seus frutos meu estudo a respeito do Uso da Informática no Ensino de História, pude abordar e desvendar alguns caminhos apontados pelo referencial bibliográfico sobre a temática que abrangia. O mundo contemporâneo passa por um processo de grandes transformações provocadas pela informática e pela revolução nas telecomunicações.

    Por: MARCOS ANTONIO DOS SANTOS LIMAl Educação> Ensino Superiorl 08/12/2010 lAcessos: 2,115

    O artigo discute como um grupo de professores universitário atua utilizando novas tecnologias aplicadas á educação superior, em destaque o uso da Internet como meio auxiliar de aprendizado. Neste contexto utilizamos os referenciais de Masseto (2000), Law (1995), Almeida (2003), Ramos (1997), Rezende (2004), Borges (2000), Valzacchi (2003), dentre outros, fundamentando o tema deste trabalho. Para isto propomos um questionário para coleta de dados, onde analisamos 48 professores que atuam no ensino superior utilizando os recursos disponíveis que a internet oferece, tais como chat, fórum de debates, e-mails dentre outros, para melhorar a sua prática pedagógica.

    Por: Neivaldo Oliveiral Educação> Ciêncial 06/09/2008 lAcessos: 56,688
    shirleidy de sousa freire

    Este artigo enfoca informações referentes às práticas pedagógicas no âmbito da sociedade atual, a chamada sociedade da informação e do conhecimento, uma sociedade pautada no uso das novas tecnologias da informação. Faz referência ao papel do professor nesse contexto, como este profissional pode agir no sentido de aliar as novas tecnologias às metodologias utilizadas em sala de aula, como forma de melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. Enfoca ainda o papel da família nesse contexto.

    Por: shirleidy de sousa freirel Educaçãol 16/06/2011 lAcessos: 2,642
    Willder

    O Megaupload foi o maior site de compartilhamento de arquivos do seu tempo e foi derrubado pelo FBI, relembrem o caso e conheçam o Mega.

    Por: Willderl Internetl 28/08/2014

    Quem estiver em busca das franquias de marketing digital, com isto temos várias alternativas interessantes que dependem exclusivamente do perfil do empreendedor, por isso confira algumas dicas a seguir sobre o assunto.

    Por: Sayuri Matsuol Internetl 28/07/2014 lAcessos: 16

    Na realidade, atualmente pode até mesmo ser considerado como simples entender o que seriam as franquias de marketing digital, sendo que nos dias de hoje as empresas acabam por obter uma grande necessidade de marketing digital.

    Por: Sayuri Matsuol Internetl 17/07/2014 lAcessos: 11

    Os pedidos de marcas feitos pela Internet estão aumentando exponencialmente e, de forma muito rápida, o sistema eletrônico vem substituindo o papel.

    Por: Daniellel Internetl 29/05/2014 lAcessos: 20

    Conheça as diferenças entre SEO e PPC e para que eles servem , qual sua função.

    Por: Sayuri Matsuol Internetl 28/05/2014 lAcessos: 15
    Portais Imobiliarios

    Existem muitos erros que os corretores cometem quando o assunto é divulgar seus imóveis na internet, falta de descuido e informação, e não atualizar os anúncios podem prejudicar suas vendas.

    Por: Portais Imobiliariosl Internetl 27/05/2014 lAcessos: 17
    Janaína Nogueira

    Já conhece o novo recurso do Google? É o Indoor Maps, que contém as plantas baixas de estabelecimentos e locais públicos, visando ajudar as pessoas a se locomover também dentro desses lugares.

    Por: Janaína Nogueiral Internetl 23/05/2014

    Veja como a divulgação online de produtos, ideias e serviços pode ser útil para startups

    Por: Carlosl Internetl 16/05/2014 lAcessos: 17
    Francisco Castro

    A vida das pessoas pode ser caracterizada por meio de vários aspectos, cada um exercendo a sua função de proporcionar para cada pessoa um viver mais feliz, mais alegre, mais saudável, mais digno e o menos vulnerável possível.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 28/01/2012 lAcessos: 71
    Francisco Castro

    A moradia constitui-se como a principal condição para que uma pessoa possa desfrutar de bem estar, de tranqüilidade, paz e privacidade.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 27/12/2011 lAcessos: 97
    Francisco Castro

    A economia, as pessoas e a própria vida das pessoas estão repletas de números. Tudo se mede por meio de números. Assim, se a pessoa é mais pobre ou mais rica e descrita por meio do valor da renda ou da riqueza que se mede com números.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 17/12/2011 lAcessos: 87
    Francisco Castro

    Os investimentos públicos, os incentivos fiscais, as facilitações e a desburocratização devem ser focados no ser humano. É necessário que todas essas ações tenham como objetivos primordiais facilitar as pessoas poderem viver melhor. Os resultados de medidas como o PIB, entre muitos outros, devem espelhar a vida das pessoas.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 14/12/2011 lAcessos: 36
    Francisco Castro

    Será que está perto do prefeito ou dos secretários compensa os custos administrativos e políticos de um município? Será que não seria mais eficiente ter menos municípios e os recursos deixados de ser gastos com a estrutura do poder municipal ser investidos nos atendimentos às necessidades da população?

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Polítical 09/12/2011 lAcessos: 57
    Francisco Castro

    Desde há muito tempo que o povo brasileiro, principalmente os mais pobres e mais carentes, sofre por falta de atendimento nas suas demandas mais elementares, tais como alimentação, educação, saneamento e muito outros. O sofrimento dessas pessoas é indescritível, só não é maior porque elas são acostumadas a sofrerem privações dos mais diferentes tipos e humilhações que passam a fazer parte do cotidiano.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 03/12/2011 lAcessos: 49
    Francisco Castro

    O Brasil tem remuneração do trabalho em termos do PIB igual, superior ou inferior ao praticado pelos principais países do mundo? No Brasil, a participação da remuneração do trabalho em relação ao PIB tem aumentado ou diminuído ao longo do tempo?

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 27/11/2011 lAcessos: 76
    Francisco Castro

    O ano de 2009 foi cruel para a grande maioria dos países, o Brasil não ficou imune, mas muitas nações padeceram muito mais do que o povo brasileiro. Isso, evidentemente, não foi virtude somente de um governo, mas de solidez institucional da nossa economia com a utilização de mecanismos adequados que fizeram o Brasil muito mais forte, do ponto de vista econômico, do que vários países considerados ricos, os chamados do primeiro mundo ou desenvolvidos.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 24/11/2011 lAcessos: 54

    Comments on this article

    0
    Gessica Carvalho 22/09/2011
    acho que mas do que nunca a tecnologia vem a cada dia mas nos transformando sem esse avanço acho que o mundo seria bem melhor, sem via de duvidas
    3
    george 03/05/2011
    a impórtancia da tecnologia a sociedade
    1
    OS IMBATIVEIS 03/11/2010
    ta orrivel não mostra nada
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast