Internet De 1 Mega? Mega O Quê????

09/08/2009 • Por • 27,144 Acessos

Galera, resolvi escrever esse post para tirar uma dúvida que MUITA gente tem. Hoje estamos acostumados, no que diz respeito a tamanho de arquivo, a usar o termo carinhoso mega (ou megas), exemplo: “Ei, Fulano. Vou ter que gravar esse arquivo num DVD, porque esse filme passa de 700 megas“. É aí  que a confusão cria raízes.

Primeiro vamos entender o que é esse Mega.

Mega é um prefixo do Sistema internacional de unidades que indica que a unidade padrão foi multiplicada por um milhão. Adotado em 1960, o prefixo vem do grego μέγας, significando grande.

Legal. Agora sabemos o que é mega. E daí? A questão é, Mega “o quê”?

De que unidade padrão estamos falando. Pra entender melhor, vamos voltar um pouco no tempo pra entender como surgiram essas unidades de medidas de tamanho de arquivo.

No início só havia escuridão…. aí o homem criou o bit…

O Bit é menor unidade de informação que pode ser transmitida ou armazenada. Na linguagem de máquina” ou binária, o bite só pode representar duas variaveis: aceso ou apagado. Zero ou Um. Por exemplo, em linguagem binária, a letra “R” é representada por 01010010; a letra “b” é representada por 01100010. Foi aí que apareceu o Byte (baite :) hehe), que é o conjunto de 8 bits.

A unidade padrão passou ser o Byte. Com o tempo foram aparecendo novos equipamentos, novas necessidades, arquivos maiores e novas nomeclaturas. Veja abaixo algumas medidas criadas e o que elas representam:

1B = 8 bits

1KB = 1.024B = 8.192 bits

1MB = 1.024KB = 8.388.608 bits

E aí vai.

Agora se mudarmos a unidade para 1Mb ao invés de 1MB, note que o “b” está minúsculo, significa que estamos usando agora a unidade “megabit” e não mais a unidade “megabyte” (megabaite).

Em resumo, a diferença está no valor total de informações contidas em cada uma dessas unidades. Confira:

1MB = 1.024 * 1.024 bytes = 8.388.608 bits (lembre-se: o Byte tem 8 bits)

1Mb = 1.024 * 1.024 bits = 1.048.576 bits

Pra quem teve a paciência de ler até aqui, quando você contrata um plano de internet banda larga de 1 mega da Vivo, da Oi ou da Tim, por exemplo, na verdade você está contratando um plano de 1Mbps (Megabit/segundo).

Aí a galera que não tem conhecimento nessa área não entende que, quando consegue “baixar” algo a uma velocidade de  128KBp/s, na verdade está usando toda banda contratada que é de 1Mbps, ou seja, 1 mega.

Mas tem algo que ajudar a confundir o internauta. Os browsers e a maioria dos gerenciadores de downloads informam a velocidade de transmissão em Bytes e não em bits por segundo.

Por isso prestem atenção, a partir de agora, nas letras maiúsculas e minúsculas e não apenas no tamanho das letras ao assinarem um contrato com qualquer operadora de serviços de banda larga.

Espero ter esclarecido essa questão. Qualquer dúvida, COMENTEM!!!

Este artigo também está publicado em meu site: www.casadepapel.com.br que trata de vários assuntos. Seja bem vindo.

Sebastião Figueira
casadepapel.com.br

Perfil do Autor

Sebastião Figueira

Publicitário com mais de 10 anos de experiência no ramo. Moro em Fortaleza-CE, sou casado e pai de 2 filhos (casal)... Adoro fotografia, e um bom vinho.