Jovens e o acesso à internet

Publicado em: 02/08/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 6,764 |

Os Jovens e a Internet

Aqui tem um trabalho, na íntegra, que traz uma pesquisa sobre acesso à Internet!

Novos parâmetros de socialização e consumo de informações têm emergido com o crescimento do ciberespaço ou popularização das Tecnologias de Comunicação e Informação, as chamadas TIC's. Em pouco tempo a Internet se tornou uma mídia hegemônica e suas influências são crescentes em toda a sociedade.

No Brasil e principalmente na região nordeste, apesar do computador com acesso à rede mundial ser mais acessível a classes abastadas, pesquisas recentes mostram um maior crescimento no número de acessos por partes de classes menos afortunadas. Esse crescimento se dá, sobretudo, por meio de espaços públicos pagos, principalmente as LAN house. Esses locais são freqüentados, sobretudo, por jovens na faixa etária dos 16 a 24 anos, com menor nível de escolaridade e com renda média de até um salário mínimo. Assim, as LAN house, no Brasil, passaram a desempenhar um importante papel na imersão das classes pobres, principalmente os jovens, no ciberespaço. Levando-os a um ambiente onde as fronteiras são relativas e as dimensões proporcionam sensações diferentes de qualquer outro lugar já experimentado.

Nos últimos anos a Internet brasileira viveu um grande crescimento no número de usuários, na intensidade do acesso e na variedade de uso. Analistas como Marcelo Coutinho, diretor de Análise de Mercado do IBOPE Inteligência, afirmam que dificilmente se terá um retrocesso nesse panorama nos próximos anos.

A penetração da Internet abarca os mais diferentes grupos sociais e faixas etárias. Entretanto, como diversos especialistas como o consultor norte americano Don Tapscott (1999) já vem registrando; é notório que a apropriação vem ocorrendo de maneira mais intensa entre um público cuja fase de letramento confunde-se com os anos de popularização das novas tecnologias e que, neste início de século XXI, são jovens que compõem a chamada geração digital .


Apresentar o número de internautas não é uma tarefa fácil. Diversos institutos de pesquisa utilizam diferentes critérios para definir quem é um usuário. As fontes mais conhecidas seguem os critérios adotados internacionalmente (como a metodologia internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Instituto de Estatísticas da Comissão Européia (Eurostat). Nesses padrões, um usuário é alguém que utilizou a rede pelo menos uma vez nos três meses anteriores a pesquisa, variando a população em termos da idade considerada.

Mesmo sendo difícil apontar a quantidade de usuários, muitos aspectos das pesquisas realizadas no Brasil apresentam dados praticamente iguais, quanto ao perfil do usuário, tempo de acesso, preferências, hábitos e principais locais de acesso. As pesquisas mostram um aumento progressivo do número de internautas, crescimento da importância da Web nos domicílios brasileiros e entre o público jovem, notadamente entre os 16 e 24 anos de idade.

O IBOPE aponta atualmente cerca de 42 milhões de usuários com mais de 16 anos, no final de 2008. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), embora ainda não tenha divulgado a pesquisa referente ao ano de 2008, mostrou um número total de cerca de 18 milhões de usuários na TIC domicílios de 2007. Já a pesquisa F/Radar realizada pelo Instituto Datafolha em parceria com a agência de propaganda F/Nazca, revela que o número de brasileiros acima de 16 anos que acessam a Internet chegou a 64,5 milhões em agosto de 2008. Por esta pesquisa ser uma das mais recentes, e apresentar todos os dados necessários ao fundamento desse trabalho, no tocante ao perfil e acesso dos usuários jovens, bem como estar disponível na íntegra, vamos utilizá-la para análise.

A pesquisa F/Radar mostra que 81% dos brasileiros entre 16 e 24 anos, cerca de 27 milhões de jovens, acessam a Internet. Isso representa a maioria dos internautas brasileiros. A maior parte dos acessos se dá em locais pagos, como as LAN house (28%) e em casa (23%). Cerca de 48% dos brasileiros de classe C têm acesso à Internet, e maioria desses internautas acessam em LAN house. As classes A e B também acessam bastante em LAN house. De acordo com essa pesquisa, os fatores socioeconômicos e as desigualdades regionais ainda são os principais determinantes do acesso à Internet no Brasil. Quanto maior a renda e a escolaridade, maior o acesso. Assim, regiões mais ricas têm mais acesso. Como o uso da Internet é condicionado pela situação sócio-econômica, os indivíduos mais jovens que detém maior nível de escolaridade e maior renda apresentam mais chances de manter o uso frequente da Internet. O levantamento divulgado mostra ainda que a principal razão para a maioria dos jovens internautas, 39% dos entrevistados, utilizar a Internet é a informação. Questionados sobre o hábito de inserir conteúdo na Internet, 58% dos jovens declaram já ter inserido seja um texto, uma foto, uma música ou um filme. Entretanto, a maioria não costuma reclamar sobre um produto ou serviço online.

Cerca de 94% dos entrevistados usam a Internet para se relacionar. Entre os jovens, os meios mais utilizados para esse fim são o MSN e o Orkut. Depois das redes sociais, as maiores interações virtuais são a inserção de comentários em sítios de notícias.

Esses dados também confirmam a rede como segunda maior mídia de massa do Brasil, o que justificaria mais investimentos na mídia online. Dessa forma, estudar as apropriações das novas tecnologias por este grupo num momento em que se vive a consolidação da cibercultura pode nos ajudar a compreender a importância dos novos meios para sua atuação social, e inclusive, caso fosse o objetivo desse trabalho, apontar tendências de comportamento de futuros grupos sociais que, a julgar pelas perspectivas atuais, farão uso cada vez mais intenso dos novos recursos tecnológicos. Mas seguindo a metodologia de Castells, é melhor não apontar o futuro e sim entender o presente.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/internet-artigos/jovens-e-o-acesso-a-internet-1091081.html

    Palavras-chave do artigo:

    internet

    ,

    geracao digital

    ,

    jovens

    Comentar sobre o artigo

    Laercio Junior

    Artigo que busca explorar a razão do porquê tantos jovens optarem pela carreira de empreendedor.

    Por: Laercio Juniorl Negócios> Administraçãol 14/03/2012 lAcessos: 65
    Antonio Carlos Machado

    Neste artigo discutiremos a presença das Tecnologias Educacionais de Informação e Comunicação para o eficaz processo de ensino-aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no caráter de inclusão digital, cujo objetivo investigar as ações desenvolvidas no cotidiano escolar, que visem à inserção dos alunos da EJA dentro desse novo contexto de mudanças sociais e do avanço da tecnologia, de forma a garanti-lo sua inclusão no mundo digital e no mercado de trabalho.

    Por: Antonio Carlos Machadol Educação> Educação Onlinel 03/12/2011 lAcessos: 1,086
    GILSON MATOS

    Deste ponto em diante, passo a analisar os valores e os comportamentos dessa juventude Multi-tasker, que se caracteriza pelo rompimento dos laços com as gerações anteriores, que é capaz de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, sem prestar atenção total em nada, nem concluir tudo o que inicia, que interage facilmente com as modernices tecnológicos, e se relaciona virtual e superficialmente com as pessoas.

    Por: GILSON MATOSl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 17/08/2012 lAcessos: 126

    O artigo discute como um grupo de professores universitário atua utilizando novas tecnologias aplicadas á educação superior, em destaque o uso da Internet como meio auxiliar de aprendizado. Neste contexto utilizamos os referenciais de Masseto (2000), Law (1995), Almeida (2003), Ramos (1997), Rezende (2004), Borges (2000), Valzacchi (2003), dentre outros, fundamentando o tema deste trabalho. Para isto propomos um questionário para coleta de dados, onde analisamos 48 professores que atuam no ensino superior utilizando os recursos disponíveis que a internet oferece, tais como chat, fórum de debates, e-mails dentre outros, para melhorar a sua prática pedagógica.

    Por: Neivaldo Oliveiral Educação> Ciêncial 06/09/2008 lAcessos: 56,695
    Wagner

    Que legal você nasceu na década de 80, então você pertence a geração Y, embora essa década no Brasil tenha ficado estigmatizada como a década perdida,...

    Por: Wagnerl Educação> Educação Onlinel 27/07/2013 lAcessos: 25
    Armando Terribili Filho

    O artigo debate as mudanças comportamentais com as constantes inovações tecnológicas, incluindo a facilidade de aprendizagem, a inclusão do modelo mental de "tentativa e erro" e a dificuldade em "esperar". Uma questão que surge é a ética no uso não-autorizado de imagens e vozes na Internet. Afinal, o que é publico e o que é privado? Torna-se imprescindível a Educação Digital, não no sentido de desenvolver habilidades técnicas no jovem, mas de fundo moral: de ética, de ética digital...

    Por: Armando Terribili Filhol Tecnologia> Tecnologiasl 29/06/2012 lAcessos: 1,166

    Trata-se de um estudo de caso onde os alunos buscavam informações na internet como referenciais bibliográficos na construção coletiva de conhecimento. O sujeito da pesquisa foi os educandos de uma turma da 8ª série do ensino fundamental numa escola da rede pública estadual que já vivenciam o uso do computador no seu cotidiano. Percebe-se que durante a pesquisa a função mediadora do professor foi fundamental na busca da leitura crítica dos referenciais disponíveis nos sites.

    Por: Neivaldo Oliveiral Educaçãol 16/03/2008 lAcessos: 3,474

    Curso promovido pela ABRAREC visa traçar estratégias desse mercado em ascensão

    Por: Tatiana Ferradorl Internetl 08/04/2010 lAcessos: 57
    Elaine C. Carvalho Duarte

    O presente artigo pretende apresentar uma análise das implicações provocadas pela internet nos textos literários como parte da formação do homem pós-moderno. A partir desse recorte será enfocada a cibercultura como resultante das publicações literárias e dos novos perfis de textos, autores e leitores demarcando as diferenças das publicações tradicionais, no meio impresso, e as publicações virtuais.

    Por: Elaine C. Carvalho Duartel Literatural 03/11/2009 lAcessos: 483

    A imagem de um mundo habitado por máquinas inteligentes, imortalizada pelos contos de Eu, Robô, do escritor russo Isaac Asimov, já é uma realidade - de forma bem menos dramática do que na obra de ficção dos anos 50.

    Por: Central Pressl Internetl 28/11/2014
    DominioTXT

    Configurando Proxy no Ubuntu pelo Terminal. O assunto de hoje vai ser configuração de proxy no Linux. Eu estou usando para teste um Ubuntu 12.4 e 13.10 mas creio que funcione nas demais Distros do Pinguim. Bom se estiver tudo certo, vamos la.

    Por: DominioTXTl Internetl 17/11/2014 lAcessos: 16

    Veja os passos básicos para aumentar as suas vendas na internet e aprenda a não cometer erros de principiante...

    Por: David Eusebiol Internetl 07/11/2014

    Contar com dados importantes que possam ser úteis na hora de tomadas de decisões, seja em empresas online ou não, conta e faz toda a diferença em um universo competitivo e tão conectado e antenado como o que vivemos atualmente

    Por: Carlosl Internetl 30/10/2014
    Willder

    O Megaupload foi o maior site de compartilhamento de arquivos do seu tempo e foi derrubado pelo FBI, relembrem o caso e conheçam o Mega.

    Por: Willderl Internetl 28/08/2014 lAcessos: 13

    Quem estiver em busca das franquias de marketing digital, com isto temos várias alternativas interessantes que dependem exclusivamente do perfil do empreendedor, por isso confira algumas dicas a seguir sobre o assunto.

    Por: Sayuri Matsuol Internetl 28/07/2014 lAcessos: 21

    Na realidade, atualmente pode até mesmo ser considerado como simples entender o que seriam as franquias de marketing digital, sendo que nos dias de hoje as empresas acabam por obter uma grande necessidade de marketing digital.

    Por: Sayuri Matsuol Internetl 17/07/2014 lAcessos: 16

    Os pedidos de marcas feitos pela Internet estão aumentando exponencialmente e, de forma muito rápida, o sistema eletrônico vem substituindo o papel.

    Por: Daniellel Internetl 29/05/2014 lAcessos: 25
    Nira Santos Moura

    Sendo a Internet hoje o meio que apresenta maior crescimento, como revelam diversas pesquisas, os estudos que abordam essa realidade são, portanto, importantes e essenciais.

    Por: Nira Santos Moural Internetl 14/08/2009 lAcessos: 512

    Comments on this article

    2
    Daniel Schneider 10/04/2010
    Achei de excelente qualidade e valor o artígo cujo título é "Jovens e o acesso a internet". Muito obrigado a quem se deu o tempo e espaço para fazer esta pesquisa. Valeu!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast