Você Sabe O Que É “Malware”?

Publicado em: 05/05/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 31,403 |

*Adriano Filadoro

Quem já presenciou o pessoal do suporte técnico conversar enquanto faz a manutenção dos computadores já deve ter reparado que muito daquele ‘dialeto’ usado é tão difícil de entender quanto javanês. Um dos termos mais empregados hoje em dia é “malware”. Mas, afinal, estão falando de uma ilha, um produto doméstico ou o quê?

Malware é um termo formado pelas palavras “malicious” e “software”. Em bom Português, descreve um software malicioso, cheio de más intenções, e que geralmente age sem ser reconhecido pelo usuário do computador. O malware pode danificar seriamente máquinas individuais, redes e servidores.

Entre as táticas empregadas para interferir e prejudicar o bom funcionamento do computador, as mais comuns são a transmissão de vírus, a instalação de spywares para roubar os dados pessoais do usuário, worms para copiar dados financeiros, ou ainda cavalos de tróia (trojans) – que costumam resultar da curiosidade do usuário em executar programas travestidos de apelos sociais, promocionais ou sexuais.

Tomemos como exemplo os casos mais dramáticos que chamaram atenção da mídia nos últimos tempos. Desde os ataques de 11 de setembro, nos Estados Unidos, até o caso da menininha jogada pela janela ou do craque de futebol envolvido com travestis, tudo é usado para disseminar vírus via internet. Na maioria dos casos, o apelo vem em forma de “fotos inéditas” ou “declarações bombásticas”. Quando o internauta cai nessa, está permitindo que todos os seus dados no mínimo sejam conhecidos por pessoas nada bem intencionadas.


O malware é um agente contaminante de computadores. Vale ressaltar que um software defeituoso, embora possa danificar um computador ou mesmo uma rede inteira, não é fruto da má intenção do fabricante. Então, o que torna um computador vulnerável ao malware? Uma das causas mais imediatas é ter os computadores da rede rodando todos com o mesmo sistema operacional. Neste caso, a mesma medida que resulta em ganhos para as empresas também inspira maiores cuidados.

Sistemas de segurança inadequados também causam problemas. Códigos secretos, escondidos em inúmeros sites da internet, bem como e-mails, CDs ou outros discos podem introduzir malwares sem que ninguém perceba. Algumas outras atitudes do usuário mal-informado, como instalar programas no computador utilizado no local de trabalho sem autorização e suporte da equipe técnica, também costumam causar grandes estragos, às vezes bastante difíceis de reparar pelo tanto de informação que se perde.

Para quem quer se vacinar contra o malware, aqui vão algumas dicas:
1. Mantenha todo software atualizado e devidamente sinalizado;
2. Atualize seu sistema operacional regularmente;
3. Atualize seu software antivírus regularmente;
4. Somente baixe arquivos de fontes conhecidas e confiáveis;
5. Leia atentamente o termo de compromisso de todo novo software que pretenda instalar, principalmente no que diz respeito a alertas de spyware;
6. Instale e utilize um firewall, que é um quesito de segurança necessário para controlar o tráfego de dados entre seu computador e a internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet);
7. Delegue a tarefa de modificar códigos ou de fazer mudanças na estrutura do sistema somente a profissionais habilitados, jamais a amadores;
8. Por fim, proteja seu sistema, seus programas e suas pastas.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/internet-artigos/voce-sabe-o-que-e-malware-404276.html

    Palavras-chave do artigo:

    negocios ti

    ,

    negocios on line

    ,

    terceirar data center

    Comentar sobre o artigo

    Investimentos feitos para crescimento da empresa Há seis meses, a On Line Brasil deu início a um projeto de ampliação com investimentos da ordem de R$ 6 milhões. Daqui a 20 dias, será a vez de seu data center ter a capacidade de processamento duplicada. Com 15 anos de atuação e foco nos serviços de data center, virtualização e segurança, a empresa de TI está em seu melhor momento, tendo entrado para o rol dos parceiros de negócios da IBM (Business Patner).

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Tecnologia> TIl 05/06/2008 lAcessos: 447

    Consultor comenta sobre o mercado de TI e à tendencia que está ocorrendo em todos os setores: concentração.

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negóciosl 15/05/2008 lAcessos: 1,246

    Estudo recém-lançado pela consultoria estratégica McKinsey aponta para crescimento da terceirização de serviços de gestão, manutenção e reparos nas infra-estruturas de TI. A gestão remota de infra-estrutura, como esses serviços são chamados, vem crescendo 80% ao ano, desde 2005. Entretanto, a terceirização de servidores, data center e outros serviços de hardware ainda são subutilizados dentro das empresas.

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negócios> Gestãol 17/10/2008 lAcessos: 1,518

    Empresa brasileira de TI conquista IBM e dispara no mercado

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Tecnologia> Tecnologiasl 02/07/2008 lAcessos: 136

    Diretor comercial da On Line Brasil comenta os avanços da empresa que investiu em tecnologia para economizar recursos naturais

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negócios> Gestãol 20/06/2008 lAcessos: 209

    O setor de tecnologia da informação tem sofrido inúmeras mudanças nos últimos 15 anos. De sistemas computacionais que ocupavam grandes salas dentro das empresas, hoje temos laptops e podemos fazer quase tudo com um bom aparelho celular. Até mesmo o aparelho de fax, que surgiu nesse meio tempo, quase não é lembrado pelos que estão cursando a universidade. Tudo mudou muito rapidamente e para melhor.

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negócios> Gestãol 30/10/2008 lAcessos: 1,096

    Especialista revela algumas dicas para o consultor de TI não ser apenas mais um no mercado

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negócios> Gestãol 14/08/2008 lAcessos: 943

    Vantagens da terceirização de data center e virtualização

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negóciosl 28/04/2008 lAcessos: 810

    Destinado à empresas de pequeno e médio porte que desejam ter informações sobre terceirização de data center.

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negóciosl 14/02/2008 lAcessos: 2,311

    Grande ou pequena, qualquer empresa decidida a ter sucesso deve garantir que seus dados e informações estejam protegidos da melhor forma possível.

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negócios> Gestãol 20/08/2008 lAcessos: 2,885

    Contar com dados importantes que possam ser úteis na hora de tomadas de decisões, seja em empresas online ou não, conta e faz toda a diferença em um universo competitivo e tão conectado e antenado como o que vivemos atualmente

    Por: Carlosl Internetl 30/10/2014
    Willder

    O Megaupload foi o maior site de compartilhamento de arquivos do seu tempo e foi derrubado pelo FBI, relembrem o caso e conheçam o Mega.

    Por: Willderl Internetl 28/08/2014

    Quem estiver em busca das franquias de marketing digital, com isto temos várias alternativas interessantes que dependem exclusivamente do perfil do empreendedor, por isso confira algumas dicas a seguir sobre o assunto.

    Por: Sayuri Matsuol Internetl 28/07/2014 lAcessos: 17

    Na realidade, atualmente pode até mesmo ser considerado como simples entender o que seriam as franquias de marketing digital, sendo que nos dias de hoje as empresas acabam por obter uma grande necessidade de marketing digital.

    Por: Sayuri Matsuol Internetl 17/07/2014 lAcessos: 11

    Os pedidos de marcas feitos pela Internet estão aumentando exponencialmente e, de forma muito rápida, o sistema eletrônico vem substituindo o papel.

    Por: Daniellel Internetl 29/05/2014 lAcessos: 21

    Conheça as diferenças entre SEO e PPC e para que eles servem , qual sua função.

    Por: Sayuri Matsuol Internetl 28/05/2014 lAcessos: 16
    Portais Imobiliarios

    Existem muitos erros que os corretores cometem quando o assunto é divulgar seus imóveis na internet, falta de descuido e informação, e não atualizar os anúncios podem prejudicar suas vendas.

    Por: Portais Imobiliariosl Internetl 27/05/2014 lAcessos: 17
    Janaína Nogueira

    Já conhece o novo recurso do Google? É o Indoor Maps, que contém as plantas baixas de estabelecimentos e locais públicos, visando ajudar as pessoas a se locomover também dentro desses lugares.

    Por: Janaína Nogueiral Internetl 23/05/2014

    De acordo com André Carvalho, diretor da Unione Consulting, investimentos em soluções CRM, ERP e BI/EPM, que têm o objetivo de estreitar e agilizar as relações com clientes, aperfeiçoar a gestão de processos e capacitar a empresa a atuar no mercado de forma mais competitiva e estratégica, tiveram destaque no primeiro trimestre do ano e devem seguir aumentando ao longo de 2011.

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negócios> Gestãol 12/05/2011 lAcessos: 138

    Um dos avanços mais expressivos da oftalmologia não implica em lentes ou cirurgia, mas em treinar o cérebro para enxergar melhor. Mais: não há restrições nem em termos de idade, nem de condição física. Basta ter acesso a um computador e disciplina para realizar as sessões de acordo com as recomendações do oftalmologista.

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/05/2011 lAcessos: 237

    Enquanto os setores do comércio e da indústria sentem os efeitos da crise o setor de serviços vem recuperando postos de trabalho

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Carreira> Recursos Humanosl 28/10/2009 lAcessos: 257

    Quando o assunto é crise global financeira, os cortes de serviços são a primeira idéia que vem à mente. Mas, ao contrário, a necessidade de reajustar as previsões orçamentárias para 2009 aponta para uma redução da folha de pagamento e um aumento na contratação de serviços. Afinal, um dos principais ganhos da terceirização é contar com um atendimento de ponta, com alta produtividade e inteligência na distribuição das tarefas.

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negóciosl 21/11/2008 lAcessos: 7,619 lComentário: 1

    Estudos da consultoria Mediamark Research & Intelligence revelam que um terço dos americanos começam a comprar os presentes de Natal em novembro. No Brasil, a julgar pela decoração das grandes lojas e pelos movimentos na internet, a corrida das compras já começou. Só não está maior, ainda, porque as pessoas estão mais cautelosas.

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negóciosl 18/11/2008 lAcessos: 280

    O Guarujá, terceira maior ilha do litoral do Estado de São Paulo, já foi símbolo de status e já deixou de ser – perdendo espaço para turistas que transferiram suas casas de veraneio para Ilhabela (litoral norte paulista). Mas uma coisa é certa: nunca sai de moda

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Turismo e Viageml 13/11/2008 lAcessos: 563

    Em parceria com a fabricante norte-americana Mindray, a Ecomed traz ao Brasil o equipamento portátil digital de ultrassom para diagnóstico DP-6600. A empresa, que há 30 anos representa importantes fabricantes de diversos países na área de saúde, está bastante otimista com a pronta receptividade do mercado em relação à novidade.

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/10/2008 lAcessos: 499

    O setor de tecnologia da informação tem sofrido inúmeras mudanças nos últimos 15 anos. De sistemas computacionais que ocupavam grandes salas dentro das empresas, hoje temos laptops e podemos fazer quase tudo com um bom aparelho celular. Até mesmo o aparelho de fax, que surgiu nesse meio tempo, quase não é lembrado pelos que estão cursando a universidade. Tudo mudou muito rapidamente e para melhor.

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Negócios> Gestãol 30/10/2008 lAcessos: 1,096

    Comments on this article

    1
    MARCENILDO 05/08/2009
    BOA NOITE!
    MUITO BOM ESTE COMENTÁRIO QUE VC FEZ.
    TENHO UMA PERGUNTA: POSSO EXCLUIR ESTE ARQUIVO QUE APARECEU COMO MALWARE?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast