Como fazer uma pequena horta em casa

13/06/2012 • Por • 365 Acessos

Uma pequena horta em casa pode ser uma grande ideia e mesmo um pequeno sonho para muitas pessoas - e acredite que não é assim tão difícil tornar-se uma realidade.Mesmo se acha que tem falta de espaço em casa ou pouco tempo disponível para se dedicar a uma horta, não se desmotive já. A verdade é que atualmente existem diversas opções que lhe permitem trazer um pouco mais do campo até à sua casa – mesmo que viva no meio de uma grande cidade.

Quando falamos de uma pequena horta em casa não nos referimos nem a um jardim nem tão pouco a um quintal, mas sim a espaços reduzidos e cantos muitas vezes pouco aproveitados que podem tornar-se pequenas mas interessantes hortas. Por isso, mesmo que viva num apartamento citadino e se sinta longe da natureza e desligado da agricultura, é bem possível criar, cuidar e tirar proveito de uma horta caseira.

Benefícios de ter uma horta em casa

Antes de mais, existem alguns benefícios diretos que nos lembramos logo à partida: ter à mão alguns produtos muito saudáveis que se podem tornar uma excelente alternativa para as suas refeições diárias. Desta forma, consegue poupar algum dinheiro em bens alimentares e ao mesmo tempo terá a certeza que fornece à sua família produtos saborosos e de qualidade.

Porém os benefícios vão muito além disso: manter uma horta pode ser bastante relaxante e recompensador. Esta é uma forma de fugir um pouco à rotina do dia a dia e ganhar um maior contacto com a natureza. No fundo, ter uma horta em casa é um pouco como  regressar também às origens, ou seja, mexer na terra e contemplar as diferentes etapas da vida.

Por outro lado, manter uma horta não tem de ser necessariamente uma tarefa individual: pode até ser uma boa oportunidade para juntar os vários elementos da família e trabalhar em equipa. Mostrar aos mais novos de onde vêm estes alimentos e incentivá-los a participar poderá ser um dos maiores benefícios desta atividade caseira. Até porque hoje em dia nem sempre as crianças têm uma ligação próxima com a natureza e esta é uma forma simples e divertida de inverter a situação, aumentando também a consciência ecológica de todos.

Horta em casa

Onde plantar

Se tiver uma varanda ou um terraço, estes podem ser excelentes locais para a sua horta por serem espaços exteriores – mesmo que possuam dimensões muito reduzidas. Caso contrário, escolha um local dentro de casa como uma parede de uma cozinha, um canto na sala, uma zona comum do prédio, etc. O essencial é que seja um local que receba sol durante algumas horas por dia mas que não apanhe muito vento.

Consoante o local que escolher, terá à sua disposição diversas opções desde os simples vasos e floreiras a estruturas modulares verticais. Estas últimas soluções mais modernas são bastante práticas e permitem aproveitar pequenos espaços; além disso elas possuem um grande efeito decorativo e embelezam o interior da sua casa, revestindo paredes com tons verdes que enchem de vida o seu lar. Experimente na sua cozinha, sala ou outra divisão e consiga simultaneamente uma decoração original.

horta-em-casa-hora-caseira

O que plantar

A oferta é ampla. Consoante o espaço disponível e também as suas preferências, poderá optar por diversos temperos e ervas aromáticas, folhas para infusões, hortícolas de pequenas dimensões, frutos, etc. Como exemplo: alecrim, alface, coentros, erva-cidreira, hortelã, manjericão, morangos, oregãos, pepino, rúcula, salsa, tomate cereja e muito mais.

Pequenos mas importantes conselhos

Dependendo do que escolher plantar, irá precisar de tomar diferentes cuidados. Nada melhor do que aprofundar os seus conhecimentos relativamente às suas escolhas através de livros ou mesmo acedendo à internet. Desta forma, estará de certo bem mais preparado para manter a sua pequena horta saudável e bonita.

De qualquer forma existem algumas questões gerais que se devem ter sempre em atenção:

  • Tenha em mente que regar demais pode ser tão fatal como não regar
  • Verifique se a terra se mantém algo húmida para nunca a deixar secar – ela deve apresentar uma textura fofa e não um aspeto endurecido.
  • Os melhores momentos para regar e cuidar das plantas são logo de manhã ou no final da tarde
  • Para transplantar tente fugir dos dias de maior calor e procure fazer esta tarefa em alturas mais frescas.

horta-em-casa-disposicao-vertical

De resto apenas irá precisar de alguma paciência mas principalmente dedicação e paixão pelo seu plantio. Já sabe que a falta de tempo e de espaço não têm de ser barreiras ao seu sonho de ter uma pequena horta na sua própria casa.

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me...