Curiosidades Sobre As Tulipas - Saiba Mais Sobre As Tulipas

30/07/2009 • Por • 11,518 Acessos

A Holanda é um dos países em que essa planta é mais comum. E não é por mero acaso. Na Holanda o clima e o solo são ideais para o cultivo dessa flor - além do mais, a cultura holandesa é uma das mais aficcionadas por flores, tornando a tulipa uma verdadeira rainha nesse país.

Apesar do clima e solo brasileiros não serem o ideal para o cultivo das tulipas, aqui também é possível cultivá-las (nem que seja apenas por uma florada). Embora não seja uma técnica simples, é muito recompensadora pelos resultados: lindas tulipas floridas.

O primeiro passo importante para seu cultivo é comprar uma planta (a partir da qual vão ser retirados os próximos bulbos). Prefira vasos com flores em botão. É importante que a terra do vaso seja bem drenada - do contrário, os bulbos podem apodrecer dentro da terra.

Mantenha a Tulipa em um local arejado e com boa iluminação. Mas cuidado, como as tulipas estão adaptadas à um clima mais frio, é essencial que o local seja realmente bem fresco e bem longe de sol forte. Para simular melhor o ambiente natural das Tulipas, você pode colocar algumas pedras de gelo sobre o solo duas vezes por dia.

Após a primeira floração, depois que flores estiverem bem murchas, pode a planta. Mas, cuidado, é necessário retirar somente as flores e folhas, deixando uma boa parte do caule intacta. Retire os bulbos da terra e limpe-os com uma escova macia. Agora vem a primeira parte difícil: deixe os bulbos fora da terra, em local fresco, seco e arejado, por aproximadamente três meses.

Após esses meses, plante novamente os bulbos. Mas desta vez em um vaso plástico com terra levemente umidecida. Coloque o vaso dentro de um saco plástico, feche, e leve ao congelador. Agora vem a segunda parte difícil: o vaso deve ficar dentro do congelador por 6 meses, com a temperatura entre  2 e 5 graus.

Depois desses seis meses, retire o vaso da geladeira e o coloque novamente em um local fresco e de boa luminosidade. De preferência, no mesmo local que as flores estavam antes de serem podadas. A terra do vaso deve estar constantemente úmida, mas tome cuidado para não encharcar o vaso. Parte difícil número três: essa etapa dura apenas dois meses.

Passados os 2 meses, coloque novamente o vaso dentro do congelador - da mesma maneira que anteriormente, dentro de um saco plástico e novamente por 6 meses.

Parte fácil número um: Leve novamente o vaso para o local fresco e iluminado. Se as etapas anteriores surtiram efeito, você terá flores depois de um ou dois meses.


Algumas Curiosidades

As tulipas foram foram catalogadas, em 1559, pelo botânico Conrad von Gesner, através de exempladores catalogados por Conrad foram retirados de Constantinopla, atual Istambul. Seu nome é derivado da palavra persa tulbänd (turbante) e seu nome em latim é tulipa - nome que acabou sendo utlizado até os dias de hoje. Entretanto, ainda existem divergências quanto à sua origem.

Segundo a maioria dos registros, as Tulipas são originárias das montanhas da antiga Pérsia - indo para outros países a partir da antiga rota da seda, através de viajantes e comerciantes. Porém, existem registros que afirmam que as tulipas têm sua origem na China e só posteriormente haviam sido levadas as montanhas do Cáucaso e Pérsia.

Na Turquia as tulipas eram equivalentes a jóias e pedras preciosas, sendo cultivada apenas em jardins reais - sendo motivo de desenhos em paredes de mesquitas, palávios, decoração de tapetes, motivo de azulejos e louças - alem de muitos outros.

Ao chegar na Holanda, a tulipa foi considerada um sinal de poder e prestígio e foi adquirindo força até o século XVII - quando passou a ser um artigo muito cobiçado pelo povo holandês. Essa fase foi chamada de Tulipomania e teve grande importância no país, pois foi a partir daí que o comércio e cultura de flores adquiriu uma grande importância na economia do povo holandês. Aliás, a paixão pelas tulipas era tanta que gerou até especulação financeira, levando o governo a proibir seu comércio. Conta-se que um morador de Amsterdã chegou a trocar sua casa inteira por um único bulbo dessa flor.

Aliás, outro uso encontrado para as tulipas foi na culinária. Na segunda guerra, devido à escassez de alimentos, seus bulbos eram cozidos para complementar a alimentação - através de pães e bolos. Quando torrados, eram utilizados em uma espécie café.

Outra informação bem interessante sobre as tulipas é que, dada a sua história, o significado das flores é surpreendente. De forma geral, expressam o amor perfeito. Mas as tulipas vermelhas são a que melhor o representam. As tulipas roxas representam o luxo, e as amarelas, por sua vez, prosperidade.

Independente de origem, nome e clima, o fato é que as tulipas são, de longe, uma das flores mais cultivadas e amadas no mundo inteiro - mesmo com todas as suas particularidades de cultivo.

Perfil do Autor

Liz Gusmão

Dona dos blogs Flores On Line e Dicas de Presentes e ambientalista de carteirinha.