Lírios - Saiba Mais Sobre Essas Belas Flores

21/04/2010 • Por • 10,987 Acessos

Devido a sua beleza, o lírio participa da cultura e da decoração de diversos povos. Hoje, são conhecidas mais de cem espécies de lírios (do gênero lilium), essa pluralidade é atribuída a sua grande distribuição em diversos lugares do mundo (sua origem remonta a quase todos os continentes), destacando-se entre os lugares o Oriente (principalmente a china), a America do sul (Brasil, Colômbia e Venezuela) e a Europa.

A seguir são apresentadas as curiosidades e informações da flor, tal quais suas origens e significados. E ainda, são delimitadas dicas de cultivo doméstico da flor.

Os usos dos lírios provêm da antiguidade e está enraizado tanto na mitologia egípcia quanto na grega, e até mesmo no Cristianismo. Para os egípcios, essa flor representara a deusa Isis, uma das principais deusas de seus panteões.

Na mitologia grega acreditava-se que estas flores estavam ligadas à deusa Hera como seu símbolo pessoal, diziam os gregos, dentro do mito de Héracles (Hércules) que a planta nascera de uma gota da lua que caíra na terra, fazendo com que o lírio nascesse.
Lírios
De fato, a flor ganhou novíssimas conotações durante o enraizamento da cultura cristã ocidental. Vista pelos medievais até mesmo como símbolo de proteção contra bestas que viessem atacar-lhes, por isso, esses mantinham o cultivo dos lírios em seus jardins.

Acreditava-se também, nessa época, que eles nasceram a partir de uma lágrima que caíra de Eva quando esta foi expulsa do Jardim do Éden. Ainda hoje a flor é dedicada ao culto à Virgem Maria, devido à pureza das emblemáticas flores.

Seu significado geralmente acolhe o valor de pureza e proteção. Hoje, além das conotações religiosas e culturais, o lírio é utilizado para adornar buquês e jardins.
Além do adorno, os lírios constituem, por seu bom odor em produtos, cosméticos e farmacêuticos.

Ele ainda é utilizado em terapias florais, uma das características da planta é a purificação do ambiente, pois ele absorve e elimina os elementos tóxicos de algum local.

Para cultivo doméstico, algumas dicas são recomendadas: os lírios são flores de jardim e podem ser encontrados em muitas lojas de flores online. Quando se apresentam em arranjos seu tempo de vida não é tão duradouro. O solo indicado para seu cultivo é o argiloso, com o clima mais quente. Essa flor não suportar temperaturas frias, assim como não suporta o sol vespertino incisivamente. Nas estações quentes, deve-se regá-los duas ou três vezes semanalmente, e nas frias apenas uma vez mantêm as flores alimentadas. Os lírios também podem ser combinados com outras flores para formarem lindos buquês de flores.

Pode-se concluir afirmando que os lírios possuem magna graça e beleza, e que seu uso provém da antiguidade e perdurou até hoje em várias regiões do globo. O uso dessas plantas varia e elas possuem significado e atributos de pureza e proteção. Por essa razão seu cultivo e sua apreciação ainda são reconhecidos nos tempos atuais.

Fonte: Flores - Curiosidades e Informações Sobre o Lírio

Perfil do Autor

Liz Gusmão

Dona dos blogs Flores On Line e Dicas de Presentes e ambientalista de carteirinha.