Tartarugas Ninjas – Saiba Tudo Sobre As Tartarugas Mutantes

08/12/2009 • Por • 826 Acessos

Quantas ideias geniais e de grande sucesso surgiram meramente por uma obra do acaso? Quantos remédios, descobertas científicas importantes, conceitos de engenharia e obras de arte; surgiram quando seus inventores e criadores estavam relaxados ou preocupados com coisas completamente diferentes do resultado final obtido?

Certamente você conhece centenas de coisas assim. De obras de arte famosas até remédios contra doenças terríveis; muita coisa de qualidade e de grande sucesso comercial que experimentamos hoje são frutos do mais simples e puro acaso.

E, com as Tartarugas Ninja, foi exatamente assim:

Criadas nos anos de 1980 (1984 - precisamente), as Tartarugas Ninja e seus amigos ganharam vida nas mãos de Kevin Eastman e Peter Laird. O mais interessante nessa história é que o seu surgimento foi meramente ocasional. Ao participarem de uma reunião criativa, Eastman desenhou uma tartaruga portando “nunchakus”. Laird gostou tanto da ideia que incentivou Eastman a dar andamento na coisa. Ele pegou uma restituição de imposto de renda e criou uma revista em quadrinhos para os personagens, criando a empresa Mirage Comics. Assim, nossos amigos combatentes do crime e de toda a maldade; Leonardo, Michelangelo, Raphael e Donatello, auxiliados pelo Mestre Splinter e pela bela April O’Neil começaram suas aventuras tendo, como ponto de partida, a cidade de Nova York. Na metrópole que nunca dorme, nossos heróis viviam nos esgotos e subiam à superfície disfarçados para comer pizzas e combater o mal.

O sucesso estrondoso veio logo que as tartarugas ganharam as telas de televisão com um desenho animado em 1987. Já nos anos de 1996 ganhou os cinemas com atores humanos caracterizados. Foram feitos quatro filmes e o sucesso estendeu-se ao mundo dos jogos eletrônicos.

Os vídeo games foram produzidos pela Konami nas décadas de 1980 e 1990, tendo o desenho de 1987 como base. O console contemplado era o NES (1989) e era também lançada uma versão para arcade (fliperama). Essa versão também foi lançada depois para o mesmo NES. Seguiram-se ainda os jogos Teenage Mutant Ninja Turtles 3: The Manhattan Project (NES); o arcade Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (1987) – que depois foi lançado para Super NES e Sega Mega Drive sob o título Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist.


Em 1996 era lançado o Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters que tinha como base o sucesso Street Fighter, depois disso, a Konami comprou os direitos para produzir mais um desenho e lançou mais jogos da série, porém, estes não alcançaram o mesmo sucesso. Só mais tarde, em 2006, outra empresa se interessaria pelas jovens tartarugas combatentes e compraria os direitos para mais um novo filme e um novo jogo: A Ubisoft. Os títulos estão disponíveis para PC, Wii, Play Station 2 e 3, Xbox 360 e GameCube. E hoje, com a difusão da internet, os avanços quanto a velocidade de transmissão de dados, e o grande interesse por jogos online, já existem versões de jogos das Tartarugas Ninjas online.

Uma ideia aparentemente despretensiosa e inocente acabou sendo responsável pela geração de um império econômico e por centenas de empregos. Isso é claro, sem falarmos dos milhões de fãs ao redor do mundo e que já somam a segunda geração de adoradores dessas simpáticas, engraçadas e comilonas tartarugas.

Perfil do Autor

Felipe Ferreira