Como Limpar um Anel de Ouro

08/07/2010 • Por • 9,460 Acessos

Na busca do melhor jeito de manter aquela joia de família sempre brilhando, ou até mesmo só para ostentar um pouco mais o anel de casamento no dia do aniversário da data, tem gente que usa de tudo. Detergente de cozinha, produtos de limpeza pesada, álcool ou produtos limpadores de joias caríssimos. Há uns anos atrás ainda era comum ver uns vendedores de porta em porta mostrando a eficiência destes últimos, ou então naqueles tele comerciais que diziam ter a solução ideal para todos os problemas.

Nada podia estar mais distante da realidade. Segundo muito especialista em conservação de peças de uso diário ou constante, na maioria das vezes dá para fazer voltar o brilho reluzente do anel de ouro usando apenas água e sabão. Claro, nem tudo é tão simples assim, porque não é para jogar os anéis todos numa bacia e esfregar como as lavadeiras no riacho. É preciso limpar com alguma delicadeza para não fazer riscos. Quando terminar a limpeza, o melhor é enxugar a peça com um pano ou papel que não deixe pelos.

Outro método que pode resultar é uma solução caseira, uma mistura de uma parte de amônia com seis partes de água. As joias devem ficar submersas na solução por um período curtinho, mais ou menos um minuto. O polimento da peça, após a sua retirada da mistura, é da máxima importância. Dê preferência à camurça – não à toa, o material que forra as caixinhas onde os anéis são apresentados nas joalherias.

É bom lembrar que não há nada melhor do que a prevenção e que há alguns produtos que sujam mais que outros, como loção, pó, sabão de lavar roupa, alvejante, cloro. A oleosidade natural da pele também pode ajudar a tirar o brilho de uma peça de ouro. Também o atrito de uma joia com outras pode fazer com que ela precise ao menos de uma escovada com algo de pelos macios, para desembaciar, por exemplo, ou fazer reaparecer o brilho. O ideal é guardar o anel em caixas forradas.

 

Fonte: Como Limpar um Anel de Ouro