Família: um projeto de Deus

27/10/2010 • Por • 496 Acessos

Efésios 2.19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.

Estes dias estive pensando em como é difícil uma família estar separada, como é complicado que seus membros estejam distantes uns dos outros, é interessante que se estão distantes todos acabam por se sentirem incompletos. Mas, a percepção sobre esta distância é diferente de uns em relação aos outros. É diferente o que sentem os filhos, assim como a mãe, ou o pai de família.

Pode-se dizer que a mãe sente a falta de todos em relação ao cuidado. Suas preocupações, seus medos são mais fortes e ela teme pelos filhos, pelo esposo. São dúvidas que passam pela sua mente: Será que eles estão bem cuidados, será que tem com o que se cobrir no frio, será que estão comendo, como será que estão preparando a comida e por aí vai...

Os filhos geralmente tem a preocupação centrada em si mesmos, sentem muita saudade, sentem-se inseguros pela falta dos pais, sentem saudade dos outros irmãos.

Mas e o pai de família? Este tem alguns sentimentos bem interessantes, como provedor, sua preocupação é com o sustento, está faltando dinheiro para alguma coisa? Mas o ponto principal em relação ao sentimento do pai de família é que ele se percebe como o mais incompleto de todos, sendo ele o líder vê-se então triste com relação aos membros da família que estão dispersos, distantes, a sensação que se tem é como a do pastor que vê suas ovelhas espalhadas pelo terreno. Sua realização é quando estão todos juntos, em volta da mesa. Estarem todos juntos em volta da mesa então, é um símbolo que demonstra unidade, harmonia no lar, provisão, o pai de família sente orgulho por ver seus filhos ao redor da mesa, sua esposa, todos conversando e falando sobre o dia. Jesus demonstrou este sentimento quando olhou para Jerusalém:

MATEUS 23.37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

Eu me lembro que em minha casa esta cena era rara, mas quando isto acontecia me enchia de alegria, e eu pensava em meu coração: "Quando eu crescer eu quero me sentar com minha família em volta da mesa". Eu sempre admirei aquelas propagandas antigas de margarina (hoje elas estão raras assim como o hábito de sentar a mesa) onde no café da manhã estavam todos assentados à mesa comendo o pão, depois vinha um cachorro, o sol brilhava e depois vinha a música "All happy day, When Jesus washed...".

SALMO 128 1 BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.5 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.6 E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

Muitos podem dizer que aquela cena da propaganda é uma cena utópica, distante da realidade. Mas, quando conhecemos a Deus e sabemos da importância dos princípios da família, a instituição criada por Deus vemos a necessidade real de retomarmos a convicção de que é possível viver em harmonia como família e em santidade. A Palavra de Deus mostra a todo instante o desejo que pulsa no coração de Deus: nos restabelecer como família d'Ele:

"Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome," (Efésios 3 : 15)

Em vários momentos na Bíblia, Deus se revela como Pai de família:

LUCAS 13.25-29 25 Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, SENHOR, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois;26 Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.27 E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.29 E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.

Precisamos entender a necessidade de estar do lado de dentro da casa! Quando Jesus orientou os discípulos acerca da última ceia antes de sua crucificação, ele deu também algumas instruções reveladoras sobre como saber onde ele entraria para ceiar:

Lucas 22.8-13 8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos.9 E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?10 E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar.11 E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?12 Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei preparativos.13 E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a páscoa.

O pai de família é aquele que abre a porta e tem tudo preparado para a ceia do Senhor, a casa daquele homem foi um referencial de Deus! A vontade de Deus é que estejamos juntos, unidos com ele, a vontade de Deus sempre foi de restabelecer a comunhão com o homem. A família é na terra um símbolo, um sinal de Deus para a relação que ele quer estabelecer conosco na eternidade:

JOÃO 17 24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. 25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. 26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.

Deus quer que seja restabelecida a sua família como um marco neste tempo, Ele quer que sejamos sal, não podemos ceder às pressões do inimigo que quer anular este referencial de Deus na terra! A tua família é um projeto de Deus!