Mãe - Importância Da Presença Da Mãe Na Criação Dos Filhos

Publicado em: 12/08/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 6,454 |

Vivemos hoje um paradoxo incrível nas relações familiares. As mulheres nunca foram tão livres para trabalhar, construir uma carreira e lutar por um “lugar ao sol” no mercado de trabalho. Mas, toda essa possibilidade de sucesso muitas vezes prejudica a mulher no que, muitas vezes, lhe é mais caro: ser mãe.

Mesmo as mães que optam por dedicar-se inteiramente as suas carreias em detrimento de um contato mais efetivo com seus filhos sentem, bem no fundo, que a sua ausência é um enorme dilema para ela e para a criança. As que trabalham em empregos mais modestos ainda sofrem com a dureza da dupla ou tripla jornada. Todo esse desgaste físico e emocional quase sempre faz com que sobre muito pouco tempo para um convívio mais íntimo e frequente com seus filhos.

No entanto, sabemos que a relação entre mães e filhos deve ser o mais íntima e contínua possível. A presença da mãe é de fundamental importância para que a criança se sinta segura e amparada durante a sua exploração do mundo em seus primeiros anos de vida. Ser mães, esposa , dona de casa e ainda ter que ajudar no sustento da casa ou ter uma carreira de sucesso, podem exigir demais de uma mãe e de seus filhos. É de fundamental importância que, mesmo diante da separação inevitável do dia a dia, do cansaço extremo e de todos os afazeres diários as mães encontrem uma forma de dedicarem-se o maior número de horas possíveis aos seus filhos.

Uma mãe “ausente” sabe que deve redobrar seus esforços quando tem uma oportunidade de estar com seu filho. Prestar atenção redobrada em tudo o que ele tem prazer de fazer, estar sempre atenta a como ele anda na escola e seu desempenho, informar-se a respeito de como foi seu dia na escola e em casa (ou na creche) e, sempre que possível dar asas ao mais importante: realizar atividades recreativas ao lado dele. Passeios, brincadeiras, jogos e tudo que possa transformar esses poucos momentos em que estão juntos em momentos de intensa alegria e divertimento.

A presença da mãe é responsável pela formação não só mental e psicológica como comportamental das crianças. É a presença da mãe que estimula a criança a interagir com outras pessoas e a se socializar. Uma família saudável e bem resolvida deve refletir a interação entre mães, pais e filhos. É deste envolvimento harmonioso que a criança obterá as suas primeiras noções de como é viver num grupo social.

mãe filho conversando

Um exemplo claro de como a figura materna é importante está até expresso em um velho ditado: “Mãe só tem uma”. Isso porque o convívio com a mãe é tão fundamental que transcende até mesmo a presença do pai. Sua presença simboliza a continuidade da proteção do útero e, segundo os especialistas, as crianças só se enxergam como indivíduos autônomos e totalmente “unos” por volta dos três anos. Até essa idade eles se vêem como meros prolongamentos das mães.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/lar-e-familia-artigos/mae-importancia-da-presenca-da-mae-na-criacao-dos-filhos-1121471.html

    Palavras-chave do artigo:

    mae

    ,

    mae filho

    ,

    maes filhos

    Comentar sobre o artigo

    Leticia Carrijo

    O dia das mãs esta ai, então vamos pensar nelas como nos filhos gostariamos de ser lembrados neste periodo

    Por: Leticia Carrijol Lar e Família> Mulherl 08/05/2010 lAcessos: 226

    Veja opções de presente para o dia das mães de acordo com diferentes estilos de mãe, como, por exemplo, mãe clássica, cool, trabalhadora ou moderna.

    Por: namoradeiral Beleza> Modal 10/05/2013 lAcessos: 73
    Alessandra Goos

    Esse trabalho tem por objetivo expor as consequências das formações dos vínculos afetivos para a vida de uma criança em desenvolvimento. Baseando-se em pesquisas bibliográficas, autores como Dolto, Dowlby, Campos e, principalmente, Winnicott foram explorados. Segundo Winnicott, os vínculos afetivos que são formados desde o nascimento do bebê são de extrema importância para o desenvolvimento emocional sadio de uma criança e, consequentemente, para que ela se torne um adulto completo e sem problem

    Por: Alessandra Goosl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 01/10/2011 lAcessos: 776

    O dever maternal é o de a mãe defender a sua cria. Nuança que acontece no mundo animal, como no mundo hominal. Mesmo com essas afirmações, ainda acontecem imprevistos condenáveis por leis humanas e divinas. O que nos eleva acima dos animais é o pensamento e quando sofremos é porque não o usamos corretamente. É difícil resistir e subsistir com pouco ou quase nada numa sociedade gananciosa, discriminatória, materialista e orgulhosa.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Lar e Família> Adolescentesl 17/06/2008 lAcessos: 300
    Paulo Antonio

    Esta pergunta é muito difícil de responder, pois não se podem incluir todas as personalidades e todas as dinâmicas entre mães e filhos em categorias pré-definidas. Existem no entanto algumas categorias padrão em torno da qual andam a maioria das mulheres. Cada tipo de mãe terá formas de lidar com os filhos diferentes, com consequências diferentes.

    Por: Paulo Antoniol Lar e Família> Mulherl 27/10/2011 lAcessos: 83
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Grande número de pessoas quando recorrem ao tratamento psicoterápico, fazem-no em busca da cura de seus filhos mentalmente enfermos. Como o organismo funciona como um todo; podemos dizer que eles estão psico e fisicamente enfermos.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 26/03/2011 lAcessos: 221

    A história do autismo começa no início do século XX com a psiquiatria. Até por volta da década de 70, o autismo era visto como uma doença psicológica. Contudo, com os avanços da tecnologia, provou-se que ela possuía aspectos genéticos e orgânicos. O autismo na visão da psicologia com ênfase na psicanálise traz a tona que segundo Winnicott o transtorno autista possui suas causas nas relações objetais na infância mal estabelecida entre mãe bebê.

    Por: Andressa Salesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 21/05/2014
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Artigo em que o autor descreve sobre as origens do Dia das Mães e lhe presta homenagem às Mães e às mulheres em geral.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/05/2013 lAcessos: 47

    MARIA A MAE DE JESUS , FOI ESCOLHIDA POR DEUS PARA UMA MISSAO EXCLUSIVA , ELA AGRADECEU A DEUS ADORANDO - O.

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 13/05/2012 lAcessos: 108

    Nossos Aplausos vai hoje para as redes de proteção, além de tomar o lugar das grades que modificavam a fachadas dos apartamentos, as redes de proteção garantem segurança e qualidade no quesito proteção de guarda corpos.

    Por: Fernando Navarrol Lar e Famílial 16/10/2014
    buffet villalegre

    Desde decoração, que é a parte mais delicada, até o tapete, caso for usar, desse modo ao contratar os serviço de buffet infantil o contratante está deixando a parte mais complicada da festa nas mãos de quem entende, ficando apenas com a melhor parte que é a diversão.

    Por: buffet villalegrel Lar e Famílial 23/09/2014

    O uso abusivo de drogas é uma questão que preocupa toda a sociedade a nível mundial pelo fato de ter apresentado um aumento significativo nas últimas décadas do século XX, O crescente aumento do uso de substâncias psicotrópicas demonstra claramente que os mecanismos usados no combate a esse fenômeno, não têm surtido os efeitos esperados.

    Por: Jania Gasques bordonil Lar e Famílial 07/09/2014 lAcessos: 17

    Cresceu, nos últimos anos, o número de brasileiros conscientes de uma expressão muito importante: planejamento familiar.

    Por: Julianal Lar e Famílial 30/08/2014 lAcessos: 18

    Não há dúvidas de que a presença do pai é muito importante no desenvolvimento do filho. No entanto, não existe uma fórmula capaz de definir como um pai precisa se comportar. O ideal é proporcionar ao filho a segurança de que ele sempre será protegido, tanto no lado emocional como financeiro, mas sem deixar esquecer que pai também é um ser humano e, como tal, está sujeito a erros e acertos.

    Por: Flávia Ghiurghil Lar e Famílial 03/08/2014 lAcessos: 11

    Aprender a ler não é uma tarefa simples, e consequentemente os pais devem fazer um esforço para conseguir fazer com que a criança tenha maior possibilidades de aprender ler.

    Por: anamarial Lar e Famílial 29/07/2014 lAcessos: 17

    O Parkinson é uma doença neurológica de progressão lenta, na qual sobretudo os movimentos são afetados. Para permitir aos doentes que continuem a viver na sua própria casa, muitas vezes são necessárias medidas de alteração.

    Por: tkencasal Lar e Famílial 25/07/2014 lAcessos: 12

    A artrite é uma doença reumática, na qual as articulações se encontram inflamadas. A consequência pode ser a deformação e até destruição das articulações.

    Por: tkencasal Lar e Famílial 25/07/2014

    Quer fazer uma receita de frango deliciosa? Conheça aqui as receitas de frango mais gostosas da culinária brasileira.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 22/02/2011 lAcessos: 659

    Sabia que a culinária japonesa não é só peixe cru? Conheça aqui os pratos da culinária japonesa e saiba porque a culinária oriental não é só peixe cru.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 13/06/2010 lAcessos: 538

    Sabia que o bolo é um dos pratos mais comuns no Brasil? Conheça aqui as receitas de bolo mais gostosas da culinária brasileira e experimente em sua casa!

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 13/06/2010 lAcessos: 1,257 lComentário: 2

    Culinária - Saiba mais sobre as Receitas de Bolo mais comuns na Culinária brasileira e como esse alimento é muito saboroso e nutritivo. Veja as Receitas de Bolo mais comuns.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 4,275

    Culinária - Você conhece a história da Culinária Brasileira? Saiba mais sobre sua história, suas influências e ainda dicas de como preparar deliciosas Receitas de pratos brasileiros.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 24/05/2010 lAcessos: 897

    Culinária Japonesa - Saiba mais sobre a Culinária Japonesa e suas peculiaridades. Qual a história envolvida em torno de seus pratos e veja quais alimentos são mais comuns nessa cultura.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 24/05/2010 lAcessos: 1,353

    Culinária - Como preparar Peixes? Veja algumas dicas de como preparar deliciosas Receitas de Peixes e os cuidados que se devem tomar na hora do preparo.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 1,860

    Culinária - Saiba mais sobre as Massas e os tipos mais comuns no nosso dia-a-dia. Veja como preparar Massas deliciosas com algumas Receitas rápidas de Massas.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 2,229

    Comments on this article

    0
    natalia milkewcz 28/04/2011
    Gostei muito serviu de exemplo para todas as mães
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast