Mães E Filhos - Entenda A Relação Entre Mães E Filhos Nos Tempos Atuais

Publicado em: 12/08/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 6,497 |

Já se foi o tempo em que a relação entre mães e filhos era apenas determinada pela imposição de regras disciplinares, castigos e imposições de todo o tipo. Atualmente a relação entre mães e filhos é muito mais intensa e marcante do ponto de vista emocional e afetivo. A disciplina é passada como uma forma de orientação e não imposição bruta e regada a espancamentos. As mães, hoje, desempenham um importante papel de amigas e companheiras dos filhos. Isso é claro, quando as necessidades incessantes do trabalho e da vida profissional permitem.

As crianças de hoje dispõem de mais abertura e mais oportunidades para mostrarem o que pensam e o que esperam de suas mães e pais. Mesmo compreendendo a importância que essa abertura e essa liberdade possam ter; faz-se mister que as mães não confundam liberalização com desrespeito e permissão com permissividade. Antes de qualquer coisa, a relação entre pais e filhos deve ser a de educadores que impõem limites e educam suas crianças para um correto comportamento social. Permitir que seus filhos se imponham ou que desempenhem papéis dominantes nessa relação; fará deles adultos irascíveis e cheios de “não me toques”, o que muito provavelmente os tornará infelizes e frustrados.

Acima de tudo, as mães de hoje devem entender que a autoridade pertence unicamente a elas. Mesmo que as tarefas profissionais se interponham entre elas e a vida doméstica; é de fundamental importância que sejam elas a tomarem a frente (em conjunto com os maridos) da educação dos filhos. Assim, seu filho perceberá noções de hierarquia e de autoridade e saberá instintivamente, que seus desejos não poderão ser soberanos e um direito divino.

Outro aspecto importante da relação entre mães e filhos hoje é a constante estimulação da criança. É importante que a mães seja a fomentadora da descoberta da criança para suas potencialidades e para a sua capacidade de desenvolver habilidades e de ser um ser humano autônomo e independente. Claro que esse entendimento deve ser estimulado respeitando-se as limitações impostas pela idade física e pelo desenvolvimento mental de cada criança. Essa “autonomia vigiada” é que será a responsável pela formação de futuros adultos confiantes e capazes de fazer frente às exigências de uma sociedade que exige alto nível de competição e rendimento.

Mesmo dentro de uma relação de profunda amizade com os filhos, as mães devem impor limites sempre. O maior erro que se pode cometer é deixar suas crianças tomarem decisões baseadas numa pseudo confiança que apenas esconde o desinteresse ou o medo de “bater de frente” com os filhos geniosos. Ensine seu filho a negociar e o esclareça da necessidade da imposição de horários e demais limites. Mostre a ele a real necessidade e o objetivo pelos quais eles foram criados e impostos. Dê informação aos seus filhos. Não os impeça de exprimir sentimentos e não dê recompensas ou tente comprar favores deles. Trate-os com respeito e amor, mas não descuide da disciplina. Afinal de contas, quem ama protege e proteger é também disciplinar e mostrar os perigos que envolvem a violação de regras.

mãe e filho

A relação entre mães e filhos é, nos dias atuais, muito melhor e mais intensa do que no passado. As mães devem amar ser corromper o sentido de individualidade e sem provocar uma dependência anormal nas crianças. A relação entre mães e filhos deve ser sempre pautada pelo respeito e pelo amplo aprendizado e entrega total.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/lar-e-familia-artigos/maes-e-filhos-entenda-a-relacao-entre-maes-e-filhos-nos-tempos-atuais-1121434.html

    Palavras-chave do artigo:

    desenvolvimento infantil

    ,

    desenvolvimento crianca

    ,

    relacao mae filho

    Comentar sobre o artigo

    O brincar e o brinquedo sempre estiveram presentes no universo infantil, mas hoje com o surgimento das tecnologias, eles até se desvinculam de seu sentido real. Na Educação Infantil, o brincar é tido por leigos como apenas diversão, distração e que não é possível com ele que a criança aprenda e nem descubra valores e regras como a convivência em grupo ou até mesmo aprender a desenvolver situações que envolvam sentimentos e decisões.

    Por: Lúbia de Medeiros Maia Sousal Educação> Educação Infantill 11/12/2011 lAcessos: 1,603
    Jocsan Pires Silva

    Este artigo trata da importância das atividades lúdicas na recuperação de crianças hospitalizadas em um hospital público através da Brinquedoteca Hospitalar.

    Por: Jocsan Pires Silval Educação> Ensino Superiorl 12/01/2011 lAcessos: 2,941
    Vilma Viana de Lima.

    O presente trabalho tem a intenção de mostrar a relevância dos contos de fadas para o desenvolvimento infantil; não somente como contribuição para o aprendizado da leitura e escrita, e além do entretenimento e prazer para a criança, mas a sua importância para o desenvolvimento psíquico, contribuindo para a resolução de problemas internos, constituição da subjetividade e de uma personalidade sadia.

    Por: Vilma Viana de Lima.l Educação> Educação Infantill 16/10/2009 lAcessos: 4,835

    A pesquisa faz uma abordagem autobiográfica, aplicando a literatura infantil na sala de aula. Fundamenta-se em autores como Marisa Lajolo, Lígai Cadermatori e Regina Zilberman. O livro infantil na sala de aula proporciona à criança a educação, o desenvolvimento da imaginação, o incentivo á leitura de forma prazeirosa e a construção da sua identidade.

    Por: Geraldo Francisco dos Santosl Educação> Educação Infantill 22/04/2011 lAcessos: 9,884
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    O artigo analisa documentos que abordam o tema literatura infantil. Os autores consultados se complementam através de suas teorias sobre a visão da criança no mundo da literatura infantil com enfoque nos contos de fadas, foi realizada a análise de contos de fadas de escritores que retomam os contos "Os sapatos vermelhos" de Andersen e "Cinderela" dos escritores e irmãos Grimm. Desta maneira, pode-se afirmar que o mito, a fantasia, o inusitado fazem parte da formação da pessoa humana.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 26/05/2011 lAcessos: 5,302
    Ana Paula Alves dos |Santos

    A investigação na literatura existente sobre estimulação precoce, possibilitou constatar que, apesar do crescente número de estudos sobre o tema e a considerável oferta de serviços e programas de intervenção existentes, as iniciativas são isoladas e tem sido organizadas de maneiras diversas, havendo ainda a necessidade de uniformizar princípios que possam nortear as propostas.

    Por: Ana Paula Alves dos |Santosl Educação> Educação Infantill 21/11/2010 lAcessos: 999

    O objetivo deste estudo foi verificar como a mídia influencia o desenvolvimento moral da criança, quando da sua exposição nos meios de comunicação a partir de uma denúncia não verídica de violência sexual em uma escola infantil do município de Vila Velha, Espírito Santo. Trata de um estudo descritivo, desenvolvido na Unidade Municipal de Educação Infantil "José Silvério Machado", Jardim Marilândia, Vila Velha, ES. Participaram do estudo 10 professores.

    Por: ADRIANA CHAGAS MEIRELES ZURLOl Educaçãol 28/08/2014 lAcessos: 14

    Este artigo realiza uma reflexão sobre a literatura infantil, focando sua análise na questão da função da mesma. Faz um rápido levantamento diacrônico, após abordar o problema conceitual e conclui que a literatura infantil ideal tem como função específica ajudar no despertar crítico dos futuros leitores adultos. Convida você para uma viagem ao universo da literatura infanto-juvenil.

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 01/06/2012 lAcessos: 1,940

    A história do autismo começa no início do século XX com a psiquiatria. Até por volta da década de 70, o autismo era visto como uma doença psicológica. Contudo, com os avanços da tecnologia, provou-se que ela possuía aspectos genéticos e orgânicos. O autismo na visão da psicologia com ênfase na psicanálise traz a tona que segundo Winnicott o transtorno autista possui suas causas nas relações objetais na infância mal estabelecida entre mãe bebê.

    Por: Andressa Salesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 21/05/2014

    O uso abusivo de drogas é uma questão que preocupa toda a sociedade a nível mundial pelo fato de ter apresentado um aumento significativo nas últimas décadas do século XX, O crescente aumento do uso de substâncias psicotrópicas demonstra claramente que os mecanismos usados no combate a esse fenômeno, não têm surtido os efeitos esperados.

    Por: Jania Gasques bordonil Lar e Famílial 07/09/2014 lAcessos: 12

    Cresceu, nos últimos anos, o número de brasileiros conscientes de uma expressão muito importante: planejamento familiar.

    Por: Julianal Lar e Famílial 30/08/2014 lAcessos: 13

    Não há dúvidas de que a presença do pai é muito importante no desenvolvimento do filho. No entanto, não existe uma fórmula capaz de definir como um pai precisa se comportar. O ideal é proporcionar ao filho a segurança de que ele sempre será protegido, tanto no lado emocional como financeiro, mas sem deixar esquecer que pai também é um ser humano e, como tal, está sujeito a erros e acertos.

    Por: Flávia Ghiurghil Lar e Famílial 03/08/2014

    Aprender a ler não é uma tarefa simples, e consequentemente os pais devem fazer um esforço para conseguir fazer com que a criança tenha maior possibilidades de aprender ler.

    Por: anamarial Lar e Famílial 29/07/2014 lAcessos: 11

    O Parkinson é uma doença neurológica de progressão lenta, na qual sobretudo os movimentos são afetados. Para permitir aos doentes que continuem a viver na sua própria casa, muitas vezes são necessárias medidas de alteração.

    Por: tkencasal Lar e Famílial 25/07/2014

    A artrite é uma doença reumática, na qual as articulações se encontram inflamadas. A consequência pode ser a deformação e até destruição das articulações.

    Por: tkencasal Lar e Famílial 25/07/2014

    As causas para as quedas são múltiplas. Doenças e aspetos gerais de saúde podem desencadear as mesmas. Estre elas: perturbações circulatórias, artrose, defeitos visuais como as cataratas, pressão arterial baixa ou rápida queda da mesma, doenças do sistema nervoso, como Alzheimer, Parkinson, um acidente vascular cerebral ou epilepsia, problemas de equilíbrio, diminuição da audição, osteoporose e arritmias cardíacas.

    Por: tkencasal Lar e Famílial 25/07/2014
    Janaína Nogueira

    Guarulhos é a segunda maior cidade do Estado de São Paulo, perdendo apenas para a capital paulista. Uma economia que está crescendo cada vez mais. Seu mercado de comércios e empresas também está em constante expansão. Um dos segmentos que mais tem ganhado destaque na cidade é o de festas e eventos, o que trouxe um grande aumento no número de opções de Buffet em Guarulhos. Portanto, se você precisa realizar uma festa e está procurando um Buffet, a cidade pode oferecer exatamente o que precisa.

    Por: Janaína Nogueiral Lar e Famílial 23/07/2014

    Quer fazer uma receita de frango deliciosa? Conheça aqui as receitas de frango mais gostosas da culinária brasileira.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 22/02/2011 lAcessos: 656

    Sabia que a culinária japonesa não é só peixe cru? Conheça aqui os pratos da culinária japonesa e saiba porque a culinária oriental não é só peixe cru.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 13/06/2010 lAcessos: 534

    Sabia que o bolo é um dos pratos mais comuns no Brasil? Conheça aqui as receitas de bolo mais gostosas da culinária brasileira e experimente em sua casa!

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 13/06/2010 lAcessos: 1,252 lComentário: 2

    Culinária - Saiba mais sobre as Receitas de Bolo mais comuns na Culinária brasileira e como esse alimento é muito saboroso e nutritivo. Veja as Receitas de Bolo mais comuns.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 4,271

    Culinária - Você conhece a história da Culinária Brasileira? Saiba mais sobre sua história, suas influências e ainda dicas de como preparar deliciosas Receitas de pratos brasileiros.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 24/05/2010 lAcessos: 884

    Culinária Japonesa - Saiba mais sobre a Culinária Japonesa e suas peculiaridades. Qual a história envolvida em torno de seus pratos e veja quais alimentos são mais comuns nessa cultura.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 24/05/2010 lAcessos: 1,342

    Culinária - Como preparar Peixes? Veja algumas dicas de como preparar deliciosas Receitas de Peixes e os cuidados que se devem tomar na hora do preparo.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 1,855

    Culinária - Saiba mais sobre as Massas e os tipos mais comuns no nosso dia-a-dia. Veja como preparar Massas deliciosas com algumas Receitas rápidas de Massas.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 2,223
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast