Mães E Filhos - Entenda A Relação Entre Mães E Filhos Nos Tempos Atuais

Publicado em: 12/08/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 6,475 |

Já se foi o tempo em que a relação entre mães e filhos era apenas determinada pela imposição de regras disciplinares, castigos e imposições de todo o tipo. Atualmente a relação entre mães e filhos é muito mais intensa e marcante do ponto de vista emocional e afetivo. A disciplina é passada como uma forma de orientação e não imposição bruta e regada a espancamentos. As mães, hoje, desempenham um importante papel de amigas e companheiras dos filhos. Isso é claro, quando as necessidades incessantes do trabalho e da vida profissional permitem.

As crianças de hoje dispõem de mais abertura e mais oportunidades para mostrarem o que pensam e o que esperam de suas mães e pais. Mesmo compreendendo a importância que essa abertura e essa liberdade possam ter; faz-se mister que as mães não confundam liberalização com desrespeito e permissão com permissividade. Antes de qualquer coisa, a relação entre pais e filhos deve ser a de educadores que impõem limites e educam suas crianças para um correto comportamento social. Permitir que seus filhos se imponham ou que desempenhem papéis dominantes nessa relação; fará deles adultos irascíveis e cheios de “não me toques”, o que muito provavelmente os tornará infelizes e frustrados.

Acima de tudo, as mães de hoje devem entender que a autoridade pertence unicamente a elas. Mesmo que as tarefas profissionais se interponham entre elas e a vida doméstica; é de fundamental importância que sejam elas a tomarem a frente (em conjunto com os maridos) da educação dos filhos. Assim, seu filho perceberá noções de hierarquia e de autoridade e saberá instintivamente, que seus desejos não poderão ser soberanos e um direito divino.

Outro aspecto importante da relação entre mães e filhos hoje é a constante estimulação da criança. É importante que a mães seja a fomentadora da descoberta da criança para suas potencialidades e para a sua capacidade de desenvolver habilidades e de ser um ser humano autônomo e independente. Claro que esse entendimento deve ser estimulado respeitando-se as limitações impostas pela idade física e pelo desenvolvimento mental de cada criança. Essa “autonomia vigiada” é que será a responsável pela formação de futuros adultos confiantes e capazes de fazer frente às exigências de uma sociedade que exige alto nível de competição e rendimento.

Mesmo dentro de uma relação de profunda amizade com os filhos, as mães devem impor limites sempre. O maior erro que se pode cometer é deixar suas crianças tomarem decisões baseadas numa pseudo confiança que apenas esconde o desinteresse ou o medo de “bater de frente” com os filhos geniosos. Ensine seu filho a negociar e o esclareça da necessidade da imposição de horários e demais limites. Mostre a ele a real necessidade e o objetivo pelos quais eles foram criados e impostos. Dê informação aos seus filhos. Não os impeça de exprimir sentimentos e não dê recompensas ou tente comprar favores deles. Trate-os com respeito e amor, mas não descuide da disciplina. Afinal de contas, quem ama protege e proteger é também disciplinar e mostrar os perigos que envolvem a violação de regras.

mãe e filho

A relação entre mães e filhos é, nos dias atuais, muito melhor e mais intensa do que no passado. As mães devem amar ser corromper o sentido de individualidade e sem provocar uma dependência anormal nas crianças. A relação entre mães e filhos deve ser sempre pautada pelo respeito e pelo amplo aprendizado e entrega total.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/lar-e-familia-artigos/maes-e-filhos-entenda-a-relacao-entre-maes-e-filhos-nos-tempos-atuais-1121434.html

    Palavras-chave do artigo:

    desenvolvimento infantil

    ,

    desenvolvimento crianca

    ,

    relacao mae filho

    Comentar sobre o artigo

    O brincar e o brinquedo sempre estiveram presentes no universo infantil, mas hoje com o surgimento das tecnologias, eles até se desvinculam de seu sentido real. Na Educação Infantil, o brincar é tido por leigos como apenas diversão, distração e que não é possível com ele que a criança aprenda e nem descubra valores e regras como a convivência em grupo ou até mesmo aprender a desenvolver situações que envolvam sentimentos e decisões.

    Por: Lúbia de Medeiros Maia Sousal Educação> Educação Infantill 11/12/2011 lAcessos: 1,468
    Jocsan Pires Silva

    Este artigo trata da importância das atividades lúdicas na recuperação de crianças hospitalizadas em um hospital público através da Brinquedoteca Hospitalar.

    Por: Jocsan Pires Silval Educação> Ensino Superiorl 12/01/2011 lAcessos: 2,928
    Vilma Viana de Lima.

    O presente trabalho tem a intenção de mostrar a relevância dos contos de fadas para o desenvolvimento infantil; não somente como contribuição para o aprendizado da leitura e escrita, e além do entretenimento e prazer para a criança, mas a sua importância para o desenvolvimento psíquico, contribuindo para a resolução de problemas internos, constituição da subjetividade e de uma personalidade sadia.

    Por: Vilma Viana de Lima.l Educação> Educação Infantill 16/10/2009 lAcessos: 4,799

    A pesquisa faz uma abordagem autobiográfica, aplicando a literatura infantil na sala de aula. Fundamenta-se em autores como Marisa Lajolo, Lígai Cadermatori e Regina Zilberman. O livro infantil na sala de aula proporciona à criança a educação, o desenvolvimento da imaginação, o incentivo á leitura de forma prazeirosa e a construção da sua identidade.

    Por: Geraldo Francisco dos Santosl Educação> Educação Infantill 22/04/2011 lAcessos: 9,277
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    O artigo analisa documentos que abordam o tema literatura infantil. Os autores consultados se complementam através de suas teorias sobre a visão da criança no mundo da literatura infantil com enfoque nos contos de fadas, foi realizada a análise de contos de fadas de escritores que retomam os contos "Os sapatos vermelhos" de Andersen e "Cinderela" dos escritores e irmãos Grimm. Desta maneira, pode-se afirmar que o mito, a fantasia, o inusitado fazem parte da formação da pessoa humana.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 26/05/2011 lAcessos: 5,108
    Ana Paula Alves dos |Santos

    A investigação na literatura existente sobre estimulação precoce, possibilitou constatar que, apesar do crescente número de estudos sobre o tema e a considerável oferta de serviços e programas de intervenção existentes, as iniciativas são isoladas e tem sido organizadas de maneiras diversas, havendo ainda a necessidade de uniformizar princípios que possam nortear as propostas.

    Por: Ana Paula Alves dos |Santosl Educação> Educação Infantill 21/11/2010 lAcessos: 992

    Este artigo realiza uma reflexão sobre a literatura infantil, focando sua análise na questão da função da mesma. Faz um rápido levantamento diacrônico, após abordar o problema conceitual e conclui que a literatura infantil ideal tem como função específica ajudar no despertar crítico dos futuros leitores adultos. Convida você para uma viagem ao universo da literatura infanto-juvenil.

    Por: Darci Martinsl Educação> Educação Infantill 01/06/2012 lAcessos: 1,823

    A história do autismo começa no início do século XX com a psiquiatria. Até por volta da década de 70, o autismo era visto como uma doença psicológica. Contudo, com os avanços da tecnologia, provou-se que ela possuía aspectos genéticos e orgânicos. O autismo na visão da psicologia com ênfase na psicanálise traz a tona que segundo Winnicott o transtorno autista possui suas causas nas relações objetais na infância mal estabelecida entre mãe bebê.

    Por: Andressa Salesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 21/05/2014
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO O artigo discorre sobre a psicomotricidade, sua evolução e importância para o desenvolvimento educacional focando sua contribuição de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, facilitando a orientação espacial. O desenvolvimento infantil justifica que ao longo do desenvolvimento, o indivíduo sofre mudanças que não são apenas quantitativas, mas principalmente qualitativas. O desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento afetivo social.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 07/07/2011 lAcessos: 4,915

    O Parkinson é uma doença neurológica de progressão lenta, na qual sobretudo os movimentos são afetados. Para permitir aos doentes que continuem a viver na sua própria casa, muitas vezes são necessárias medidas de alteração.

    Por: tkencasal Lar e Famílial 25/07/2014

    A artrite é uma doença reumática, na qual as articulações se encontram inflamadas. A consequência pode ser a deformação e até destruição das articulações.

    Por: tkencasal Lar e Famílial 25/07/2014
    Janaína Nogueira

    Guarulhos é a segunda maior cidade do Estado de São Paulo, perdendo apenas para a capital paulista. Uma economia que está crescendo cada vez mais. Seu mercado de comércios e empresas também está em constante expansão. Um dos segmentos que mais tem ganhado destaque na cidade é o de festas e eventos, o que trouxe um grande aumento no número de opções de Buffet em Guarulhos. Portanto, se você precisa realizar uma festa e está procurando um Buffet, a cidade pode oferecer exatamente o que precisa.

    Por: Janaína Nogueiral Lar e Famílial 23/07/2014

    Hoje as dicas que traremos para vocês tratam de um tema bastante pessoal e que muitas vezes as pessoas evitam falar sobre. Porém, a não solução desse problema pode implicar em algo crônico que podem trazer problemas pessoais que nem sempre estarão ligados diretamente ao calçado

    Por: Bruno Souzal Lar e Famílial 27/06/2014

    Entenda a diferença entre calçado ortopédico, anatômico e fisiológico. E saiba como escolher diante da fase de desenvolvimento da criança. Calçado ortopédico: necessário em casos de deficiências ou deformidades no pé. Calçado anatômico: sola plana que permite estabilidade. Calçado fisiológico: sola com elevação abaixo do pé, que estimula a musculatura da perna.

    Por: Pepi Likal Lar e Famílial 16/05/2014
    mensagemecia

    São Paulo é um local maravilhoso, uma cidade de pessoas que estão sempre apressadas, costuma-se dizer que São Paulo é uma cidade que nunca dorme. Existem locais maravilhosos, baladas, sua gastronomia é uma das melhores, bares históricos e grande polo cultural.

    Por: mensagemecial Lar e Famílial 24/03/2014
    Nelson Alves

    Encontrei a mulher dos meus sonhos, na hora certa, posso dizer com todas as letras que é um casamento que deu certo, e a cada dia o casamento fica melhor, porque quanto mais tempo você convive com uma pessoa, você conhece melhor.

    Por: Nelson Alvesl Lar e Famílial 22/03/2014 lAcessos: 11
    Adão Martins

    Natal , uma reflexão sobre o que realmente essa data representa e como as pessoas podem mudar com a conversão .

    Por: Adão Martinsl Lar e Famílial 09/03/2014 lAcessos: 22

    Quer fazer uma receita de frango deliciosa? Conheça aqui as receitas de frango mais gostosas da culinária brasileira.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 22/02/2011 lAcessos: 648

    Sabia que a culinária japonesa não é só peixe cru? Conheça aqui os pratos da culinária japonesa e saiba porque a culinária oriental não é só peixe cru.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 13/06/2010 lAcessos: 521

    Sabia que o bolo é um dos pratos mais comuns no Brasil? Conheça aqui as receitas de bolo mais gostosas da culinária brasileira e experimente em sua casa!

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 13/06/2010 lAcessos: 1,246 lComentário: 2

    Culinária - Saiba mais sobre as Receitas de Bolo mais comuns na Culinária brasileira e como esse alimento é muito saboroso e nutritivo. Veja as Receitas de Bolo mais comuns.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 4,265

    Culinária - Você conhece a história da Culinária Brasileira? Saiba mais sobre sua história, suas influências e ainda dicas de como preparar deliciosas Receitas de pratos brasileiros.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 24/05/2010 lAcessos: 868

    Culinária Japonesa - Saiba mais sobre a Culinária Japonesa e suas peculiaridades. Qual a história envolvida em torno de seus pratos e veja quais alimentos são mais comuns nessa cultura.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 24/05/2010 lAcessos: 1,321

    Culinária - Como preparar Peixes? Veja algumas dicas de como preparar deliciosas Receitas de Peixes e os cuidados que se devem tomar na hora do preparo.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 1,838

    Culinária - Saiba mais sobre as Massas e os tipos mais comuns no nosso dia-a-dia. Veja como preparar Massas deliciosas com algumas Receitas rápidas de Massas.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 2,216
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast