Sobrenomes – A História Do Significado

Publicado em: 01/03/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 2,291 |

Ao passar do tempo, a sociedade se tornou mais sofisticada o que deu o surgimento dos sobrenomes. Tudo começou com um lei passada por Guilherme, o Conquistador (Inglaterra), quando este encomendou um livro chamado Domesday que foi o principal registro do seu reinado. Este primeiro senso requeriu que os nomes fossem acompanhados por sobrenomes. Todo o processo de ajuste (nome e sobrenome) começou a tomar força no século XII.

Evidentemente alguns sobrenomes, denominados patronímios, foram nomes originados dentro da própria familia , como, por exempo, Martins, Álvarez, Henrique e Rodriguez.

Outros sobrenome, chamados de toponímios, foram concebidos em função do lugar de origem ou a característica natural da localidade. Exemplos: Montes, Rios, Oliveira, Lagos, etc. Há também sobrenomes que fazem referências a cidades e países como Lincoln, Madrid, Berlin, etc. Estes últimos começaram a se tornar populares à medida em que as pessoas deixavam os campos para as áreas urbanas durante a Idade Média.

Sem dúvidas, umas das fontes mais interessantes de sobrenomes são as profissões. Nesta categoria estão nomes comuns como Ferreira, Carpinteiro (especialmente em países de língua inglesa onde o sobrenome "Carpenter" é muito comum), etc.

Ademais, há de se considerar o papel que os apelidos tiveram na formação de sobrenomes. Concretamente, nomes como Branco, Delgado e Bello poderiam ter um significado positivo tendo em vista que outros teríam um tom de sarcasmo ou serem totalmente pejorativos como Chaparro, Barriga, Malo, etc.

Por último, existe uma grande quantidade de sobrenomes ornamentais que foram concebidos já bem tarde, entre os séculos XVIII e XIX, quando a sociedade estava muito estruturada e ninguém podia se dar o luxo de não ter um sobrenome. Este sobrenomes se proliferaram e, principlamente em países germânicos entre o povo judeu onde as autoridades requeriam registros da população.  Exemplos, Klein (pequeno em alemão), Blum (flor em alemão), Schwartz (preto em alemão), etc.

Em seu sobrenome há dicas muito importantes – e fascinantes – sobre a história de sua familia.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/lar-e-familia-artigos/sobrenomes-a-historia-do-significado-1922800.html

    Palavras-chave do artigo:

    sobrenomes

    Comentar sobre o artigo

    José Ribeiro da Silva Júnior

    A segunda Diáspora Judaica, imposta pelos Romanos em 70 d.C., teve como principal consequência a dispersão do Povo Judeu pelo Ocidente. E neste dispersar, a Península Ibérica (Portugal e Espanha) foi uma das regiões mais povoadas pela população judaica. Tempos depois, com o processo de Inquisição promovido pela Igreja Católica, muitos destes Judeus tiveram que modificar (“aportuguesando” e “espanholando”) seus sobrenomes; a fim de escaparem da Fogueira da Inquisição.

    Por: José Ribeiro da Silva Júniorl Religião & Esoterismo> Religiãol 19/04/2009 lAcessos: 49,449 lComentário: 22
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Várias tribos saíram do norte da Europa. Povos germânicos. Isso a mais de mil anos atrás. Tribos sem nenhuma relação de parentesco. A procura de terras férteis na Europa tropical. Cada uma dessas tribos tinha seu dialeto próprio. Do mesmo modo seu sistema religioso. Fundamentado em mitos regionais.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 01/07/2012 lAcessos: 5,409

    São realizados, todos os anos, cerca de 400 mil casamentos civis na Alemanha. A cerimônia concebida perante o juiz de paz não se trata somente de uma demonstração pública do enlace matrimonial, é, antes de tudo, uma legalização da união conjugal.

    Por: B. Waldorfl Lar e Família> Casamentol 28/03/2011 lAcessos: 216
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Venho das Famílias. Vasconcelos, Machado, Batista, Bonito, Dias e Silva da Costa. Meu terceiro avô. Por parte do meu pai. Nicomedes Costa de Vasconcelos. Filho de Cristino Costa e Silva. Primo Machado de Vasconcelos. Casado com Belica Batista de Vasconcelos. Irmã do meu outro bisavô. Manoel Batista.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 12/12/2014 lAcessos: 12
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Com o bloqueio continental de Napoleão. A corte portuguesa transfere-se para o Brasil. Dom João VI mudou para cidade do Rio de Janeiro. Com quinze mil famílias da nobreza togada. Entre essas famílias, estavam os Vasconcelos.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 10/07/2012 lAcessos: 250
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Manoel Adriano de Vasconcelos, da cidade Itapagipe Minas Gerais teve vários filhos: Entre eles, Primo Machado de Vasconcelos, Lino Machado de Vasconcelos, Roberto Machado de Vasconcelos, Cristiano Machado de Vasconcelos, Floriana Machado de Vasconcelos, Emília Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata de Vasconcelos.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 04/01/2013 lAcessos: 85

    Todos temos interesse em descobrir mais sobre as nossas origens e a história de nossos antepassados. Felizmente, hoje com a Internet à nossa disposição, realizar pesquisas genealógicas não é mais tão difícil e laboroso.

    Por: Fernanda Cavalcantel Press Releasel 25/01/2010 lAcessos: 492

    Quais aspectos são analisados em um estudo Numerológico para verificar se devo ou não adotar o nome do parceiro(a), quando do casamento.

    Por: Lilian Bendilattil Religião & Esoterismo> Astrologial 24/10/2013 lAcessos: 35
    Telma Gomes Souza

    Não é surpresa quando um famoso resolve acrescentar mais uma letra ao seu nome, tirar um sobrenome ou até mesmo mudar de nome. As razões são as mais diversas, e vão desde a numerologia até motivos pessoais

    Por: Telma Gomes Souzal Notícias & Sociedadel 10/12/2012 lAcessos: 47

    O polietileno é tão utilizado na fabricação das telas de proteção, para se ter uma ideia, esse material é usado em cordas para a prática de rapel e nos para – quedas, cintos de segurança pela tamanha resistência.

    Por: Fernando Navarrol Lar e Famílial 03/11/2014 lAcessos: 16

    As telas de proteção servem para proteger, e também podem fornecer outros benefícios. Primeiramente, elas podem prevenir que pessoas, especialmente crianças e animais se machuquem ou morram ao cair de uma sacada ou janela.

    Por: Fernando Navarrol Lar e Famílial 31/10/2014 lAcessos: 18

    Muitas empresas têm surgido para oferecer instalações de redes e telas de proteção, mas cuidado é preciso ter experiência no ramo. Se você quer proteger seu ente querido de forma segura, o ideal é contratar uma empresa séria ou considerar algumas indicações.

    Por: Fernando Navarrol Lar e Famílial 27/10/2014 lAcessos: 12

    Utilização das Telas de proteção residencial é de extrema importância, porque além de suportar grande peso é a maneira mais eficiente de proteger a família e amigos.

    Por: Fernando Navarrol Lar e Famílial 17/10/2014

    Nossos Aplausos vai hoje para as redes de proteção, além de tomar o lugar das grades que modificavam a fachadas dos apartamentos, as redes de proteção garantem segurança e qualidade no quesito proteção de guarda corpos.

    Por: Fernando Navarrol Lar e Famílial 16/10/2014
    buffet villalegre

    Desde decoração, que é a parte mais delicada, até o tapete, caso for usar, desse modo ao contratar os serviço de buffet infantil o contratante está deixando a parte mais complicada da festa nas mãos de quem entende, ficando apenas com a melhor parte que é a diversão.

    Por: buffet villalegrel Lar e Famílial 23/09/2014 lAcessos: 11

    O uso abusivo de drogas é uma questão que preocupa toda a sociedade a nível mundial pelo fato de ter apresentado um aumento significativo nas últimas décadas do século XX, O crescente aumento do uso de substâncias psicotrópicas demonstra claramente que os mecanismos usados no combate a esse fenômeno, não têm surtido os efeitos esperados.

    Por: Jania Gasques bordonil Lar e Famílial 07/09/2014 lAcessos: 24

    Cresceu, nos últimos anos, o número de brasileiros conscientes de uma expressão muito importante: planejamento familiar.

    Por: Julianal Lar e Famílial 30/08/2014 lAcessos: 22

    A tradução, ou melhor, o trabalho de traduzir não é somente considerado um ofício. Há pessoas que creem que traduzir é verdadeiramente uma arte cuja matéria prima é a linguagem.

    Por: Fernanda Cavalcantel Educação> Línguasl 28/06/2010 lAcessos: 350

    A língua espanhola é uma das línguas mais faladas do mundo com mais de 400 milhões de falantes...

    Por: Fernanda Cavalcantel Educação> Línguasl 27/06/2010 lAcessos: 1,332

    Cada tradução traz em si a alma, o estilo e a personalidade do tradutor. Neste artigo leve, escrevo de forma breve sobre o trabalho de recriação envolvido em traduções.

    Por: Fernanda Cavalcantel Educação> Línguasl 01/06/2010 lAcessos: 614

    O proceso migratório é tão antigo quanto a humanida em si. Este processo até parece ser uma característica natural das pessoas que, ás vezes, por necessidade ou outra coisa, as pessoas sempre sempre à busca de um lugar melhor para viver.

    Por: Fernanda Cavalcantel Relacionamentosl 18/04/2010 lAcessos: 770 lComentário: 1

    Eu acredito que as palavras possuem uma força mágica, um poder especial de transformar momentos e vidas inteiras...

    Por: Fernanda Cavalcantel Educação> Línguasl 03/03/2010 lAcessos: 323

    Muitas pessoas, ao recriar o seu passado, começam a construir sua árvore genealógica que nada mais é que seguir as relações inter-independentes que existem em seu parentesco.

    Por: Fernanda Cavalcantel Notícias & Sociedadel 02/03/2010 lAcessos: 840

    Teoristas de conspiração aparte, a tecnologia de reconhecimento facial veio pra ficar... E nem todos os seus usos tem haver com segurança.

    Por: Fernanda Cavalcantel Tecnologia> Tecnologiasl 15/02/2010 lAcessos: 82

    Todos temos interesse em descobrir mais sobre as nossas origens e a história de nossos antepassados. Felizmente, hoje com a Internet à nossa disposição, realizar pesquisas genealógicas não é mais tão difícil e laboroso.

    Por: Fernanda Cavalcantel Press Releasel 25/01/2010 lAcessos: 492

    Comments on this article

    0
    Marieli 16/05/2011
    alguem sabe o significado do sobrenome Ferracine ? o porque de ter virado sobrenome ?
    0
    marielli fernanda ferracine 19/09/2010
    queria saber o significado do meu nome
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast