Vale Trasnporte E Vale Alimentacao A Empresa Que Fornece Alimentacao Tem Beneficios

Publicado em: 10/12/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 7,812 |

Saiba como funciona o pagamento do vale-refeição

www.mesasderefeitorio.ind.br

Diferentemente do que ocorre com o vale-transporte, a concessão do benefício do vale-refeição ou do vale-alimentação não é uma obrigação legal do empregador, a menos que o benefício esteja previsto no contrato de trabalho ou na convenção coletiva.

Diferentemente do que ocorre com o vale transporte a concessão do benefício do vale-refeição ou do vale-alimentação não é uma obrigação legal do empregador, a menos que o benefício esteja previsto no contrato de trabalho ou na convenção coletiva.   No entanto, uma vez concedido pelo empregador e quando não descontada nenhuma porcentagem do trabalhador, o benefício passa a ter natureza salarial, sendo incorporado ao salário para todos os efeitos legais, ou seja, refletindo no pagamento das obrigações tributárias (INSS, FGTS etc) e das verbas trabalhistas.   Isso porque, segundo o Artigo 458 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), "além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado".   Além disso, o mesmo artigo da CLT determina que a o benefício de alimentação fornecido pelo empregador não pode exceder a 20% (vinte por cento) do salário-contratual.   Quando o vale-alimentação ou vale-refeição não é fornecido gratuitamente pelo empregador, isto é, quando o empregador desconta alguma porcentagem do salário do trabalhador, o benefício é considerado como parcela de natureza indenizatória, e não salarial, não podendo, assim, ser incorporado ao salário.   Vale lembrar que a lei não estipula um valor mínimo de desconto do salário do trabalhador, apenas um valor máximo (teto), que não pode ultrapassar os 20% do salário. Por isso, mesmo quando o desconto é "simbólico", o benefício deixa de ser incorporado ao salário do trabalhador para efeitos legais.   Refeição ou alimentação? Outro aspecto importante para o entendimento do benefício é a diferença entre vale-refeição e vale-alimentação. O vale-refeição, seja ele fornecido tíquete ou por meio de cartão magnético, é aquele utilizado para o pagamento de refeições na rede conveniada da prestadora de serviços, ou seja, restaurantes, lanchonetes, padarias e similares.   Já o vale-alimentação é aceito apenas para a compra de gêneros alimentícios em redes como supermercados e mercearias, não sendo aceito em restaurantes e similares. Algumas empresas oferecem a opção para o trabalhador da modalidade a qual melhor lhe convier.   Vale dizer também que, no caso de a concessão do benefício de alimentação estar prevista em contrato de trabalho ou em acordo coletivo, o empregador pode fornecer um valor superior ao estipulado nestes documentos, mas nunca, em hipótese nenhuma, um valor inferior, estando neste caso sujeito a multas e sanções.

ICENTIVO AO VALE REFEIÇÃO OU REFEIÇÃO EM REFEITORIO DA EMPRESA

O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT, foi instituído pela , de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº5, de 14 de janeiro de 1991, que dão prioridade aos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até cinco salários mínimos mensais.

Este Programa, estruturado na parceria entre Governo, empresa e trabalhador, tem como unidade gestora a Secretaria de Inspeção do Trabalho / Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.

5. Incentivo Fiscal

As empresas que custearem a alimentação para seus empregados poderão usufruir benefício fiscal na área do Imposto de Renda.

As pessoas jurídicas poderão deduzir do Imposto de Renda devido com base no lucro real Lei nº99532/97,art.10) valor equivalente à aplicação da alíquota cabível do imposto sobre a soma das despesas de custeio comprovadamente realizadas, no período- base, em programas de alimentação do trabalhador, previamente aprovados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Como prévia aprovação pelo Ministério do Trabalho e Emprego entende-se a apresentação de documento hábil definido pelos Ministérios da Fazenda, do Trabalho e Emprego e da Saúde.

Referida dedução não poderá, contudo, exceder, em cada período- base, a 4% (quatro por cento) do imposto devido, em cada exercício, podendo o eventual excesso ser transferido para a dedução nos 2 (dois) anos- calendário subsequentes.

Desde 1998 o incentivo fiscal relativo ao Vale-Transporte deixou de existir, tendo em vista revogação expressa do seu fundamento legal -

Todavia, para se beneficiarem desse incentivo, as empresas devem observar certos requisitos na elaboração desses programas.

6. Requisitos na Elaboração do Programa

Os programas devem conferir prioridade ao atendimento dos trabalhadores de baixa renda (que percebam até 5 salários mínimos) e limitar-se aos contratados pela pessoa jurídica beneficiária. A inclusão de trabalhadores de renda mais elevada far-se-á desde que já garantido o atendimento da totalidade dos empregados com renda mensal até 5 (cinco) salários mínimos. Devem propiciar ainda condições de avaliação do teor nutritivo da alimentação.

As refeições principais (almoço, jantar e ceia) devem ter no mínimo 1400 calorias, admitindo-se uma redução para 1200 calorias no caso de atividade leve, ou acréscimo para 1600 calorias, no caso de atividade intensa mediante justificativa técnica.

As refeições menores (desjejum e merenda), devem ter no mínimo, 300 calorias.

O percentual protéico-calórico (NdpCal) em todas as refeições deve ser de no mínimo seis por cento.

7. Participação do Trabalhador

Para que a pessoa jurídica se beneficie do incentivo, a participação do trabalhador nos custos de refeição deverá ser diminuída do custo direto da refeição.

O   Decreto nº5, determina expressamente que "a participação do trabalhador fica limitada a 20% (vinte por cento) do custo direto da refeição".

8. Modalidades de Serviços

As pessoas jurídicas beneficiárias podem manter serviço próprio de refeições ou distribuir alimentos, ou ainda, se assim preferirem, firmar convênio com entidades fornecedoras de alimentação coletiva, sociedades civis, sociedades comerciais e sociedades cooperativas para desenvolver ações conjuntas, visando à execução dos programas de alimentação.

As pessoas jurídicas beneficiadas serão responsáveis por quaisquer irregularidades resultantes dos programas de alimentação executados.

Existem várias entidades especializadas e credenciadas no fornecimento de refeições, atualmente é comum a celebração de convênio com elas, e com preferência pelo sistema de "vale-refeição".

Se a própria pessoa jurídica beneficiária preparar e fornecer as refeições, deverá manter serviço de alimentação especialmente montado para esse fim. Neste caso, admite-se que sejam incluídas, na base de cálculo para o incentivo, as despesas que vierem a constituir o custo direto e exclusivo do serviço de alimentação como matéria-prima, mão-de-obra, encargos decorrentes de salários, asseio e gastos de energia diretamente relacionados com o preparo e a distribuição das refeições, diminuída a participação dos trabalhadores nos custos.

www.refeitorios.com.br

8.1 Resumo das Modalidades de Serviços

A empresa poderá optar pelas seguintes modalidades de serviços:

a)Autogestão (serviço próprio):

A empresa beneficiária assume toda a responsabilidade pela elaboração das refeições, desde a contratação de pessoal até a distribuição aos usuários.

b) Terceirização (serviços de terceiros):

O fornecimento das refeições é formalizado por intermédio de contrato firmado entre a empresa beneficiária e as concessionárias.

Quando a empresa beneficiária optar por utilizar serviço de terceiros, deverá certificar-se de que os mesmos sejam registrados no Programa de Alimentação do Trabalhador.

Esta modalidade dispõe das seguintes opções:

- Refeição transportada:

A refeição é preparada em cozinha industrial e transportada até o local de trabalho;

- Administração de cozinha e refeitório:

A empresa beneficiária contrata os serviços de uma terceira, que utiliza as instalações da primeira para o preparo e distribuição das refeições;

-Refeiçãoconvênio:

Os empregados da empresa beneficiária fazem suas refeições em restaurantes conveniados com empresas operadoras de vales, tíquetes, cupons, cheques, etc;

- Alimentação convênio:

A empresa beneficiária fornece senhas, tíquetes, etc, para aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais;

- Cesta de alimentos:

A empresa beneficiária fornece os alimentos em embalagens especiais, garantindo ao trabalhador ao menos uma refeição diária.

9. PAT - Natureza Salarial

Nos programas previamente aprovados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a parcela paga in natura pela empresa não tem natureza salarial, não se incorpora à remuneração para quaisquer efeitos, não constitui base de incidência de contribuição Previdenciária ou do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, nem se configura como rendimento tributável do trabalhador. Observe-se que nos programas elaborados em desacordo com a legislação, o fornecimento de alimentação incidirá para todos os efeitos legais.

Fonte:http://dimovesc-moveis-para-escritorio.blogspot.com/2010/04/dicas-vale-refeicao-voce-sabe-como.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/lar-e-familia-artigos/vale-trasnporte-e-vale-alimentacao-a-empresa-que-fornece-alimentacao-tem-beneficios-1564146.html

    Palavras-chave do artigo:

    vale trasnporte e vale alimentacao a empresa que fornece alimentacao tem beneficios

    Comentar sobre o artigo

    buffet villalegre

    Desde decoração, que é a parte mais delicada, até o tapete, caso for usar, desse modo ao contratar os serviço de buffet infantil o contratante está deixando a parte mais complicada da festa nas mãos de quem entende, ficando apenas com a melhor parte que é a diversão.

    Por: buffet villalegrel Lar e Famílial 23/09/2014

    O uso abusivo de drogas é uma questão que preocupa toda a sociedade a nível mundial pelo fato de ter apresentado um aumento significativo nas últimas décadas do século XX, O crescente aumento do uso de substâncias psicotrópicas demonstra claramente que os mecanismos usados no combate a esse fenômeno, não têm surtido os efeitos esperados.

    Por: Jania Gasques bordonil Lar e Famílial 07/09/2014 lAcessos: 17

    Cresceu, nos últimos anos, o número de brasileiros conscientes de uma expressão muito importante: planejamento familiar.

    Por: Julianal Lar e Famílial 30/08/2014 lAcessos: 16

    Não há dúvidas de que a presença do pai é muito importante no desenvolvimento do filho. No entanto, não existe uma fórmula capaz de definir como um pai precisa se comportar. O ideal é proporcionar ao filho a segurança de que ele sempre será protegido, tanto no lado emocional como financeiro, mas sem deixar esquecer que pai também é um ser humano e, como tal, está sujeito a erros e acertos.

    Por: Flávia Ghiurghil Lar e Famílial 03/08/2014 lAcessos: 11

    Aprender a ler não é uma tarefa simples, e consequentemente os pais devem fazer um esforço para conseguir fazer com que a criança tenha maior possibilidades de aprender ler.

    Por: anamarial Lar e Famílial 29/07/2014 lAcessos: 16

    O Parkinson é uma doença neurológica de progressão lenta, na qual sobretudo os movimentos são afetados. Para permitir aos doentes que continuem a viver na sua própria casa, muitas vezes são necessárias medidas de alteração.

    Por: tkencasal Lar e Famílial 25/07/2014 lAcessos: 12

    A artrite é uma doença reumática, na qual as articulações se encontram inflamadas. A consequência pode ser a deformação e até destruição das articulações.

    Por: tkencasal Lar e Famílial 25/07/2014

    As causas para as quedas são múltiplas. Doenças e aspetos gerais de saúde podem desencadear as mesmas. Estre elas: perturbações circulatórias, artrose, defeitos visuais como as cataratas, pressão arterial baixa ou rápida queda da mesma, doenças do sistema nervoso, como Alzheimer, Parkinson, um acidente vascular cerebral ou epilepsia, problemas de equilíbrio, diminuição da audição, osteoporose e arritmias cardíacas.

    Por: tkencasal Lar e Famílial 25/07/2014

    Por intermédio de microfranquias também é possível fazer parte de redes de cuidadores, de assistência técnica para computador e de reforço escolar Tornar-se empreendedor faz parte dos planos até de quem não tem muito para gastar. Para estes, as pequenas e microfranquias - que vêm se popularizando nos últimos anos - são uma opção de baixo investimento com boas chances de retorno. As possibilidades nesse campo preveem desembolso de até R$ 50 mil. De serviços de jardinagens a conserto de computado

    Por: wolney corretor de imoveisl Negócios> Pequenas Empresasl 16/10/2011 lAcessos: 210

    Quais são os times do Campeonato Brasileiro 2011? Vamos começar pelo final do ano passado, fim de campeonato, e 4 foram fazer uma visitinha à série B do campeonato Brasileiro, são eles Vitória, Guarani, Goiás e Prudente, e em seus lugares entraram Coritiba, Figueirense, Bahia e América – MG. Quem escapou do rebaixamento e permanece na série A em 2011 são Avaí e Atlético – GO. Na zona de "conforto" estão Flamengo, Atlético – PR, Atlético – MG,Ceará, Vasco, Palmeiras, São Paulo, Santos, Internacio

    Por: wolney corretor de imoveisl Esporte> Futeboll 06/06/2011 lAcessos: 1,452

    Sabe aquela cadeira giratória para seu computador que você montou? Pois então, já parou pra pensar se você conseguiria quanta coisa você naõ coseguiria montar sem a ajuda de uma manual. A não ser que você trabalhe com esse tipo de montagem, provavelmente você viu no manual um verdadeiro aliado. E por isso devemos sempre guardá-lo, pois nunca se sabe quando precisaremos desmontar e montar novamente, seja para uma mudança ou simplesmente numa limpeza e manutenção. Por mais que você pense que se

    Por: wolney corretor de imoveisl Casa & Jardim> Móveisl 01/06/2011 lAcessos: 4,064

    www.imoveisterrafirme.com.br Usar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para dar entrada na compra de um imóvel é prática comum no mercado nacional. Poucos sabem, no entanto, que também é possível utilizar esses recursos para quitar prestações do financiamento imobiliário, pagar parcelas em atraso e até para liquidar totalmente a dívida. Segundo especialistas, todas as alternativas são interessantes, mas é preciso analisar cada situação individualmente antes de optar por al

    Por: wolney corretor de imoveisl Notícias & Sociedade> Cotidianol 09/11/2010 lAcessos: 4,713

    Em audiência pública realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) dia 26 de Outubro, em São Paulo, representantes da autarquia e da indústria de móveis debateram melhorias na produção de mesas e cadeiras ergonômicas para alunos e professores da rede pública de ensino. Entre as mudanças propostas, destacam-se a eliminação de vãos nos assentos e novas medidas para o encosto das cadeiras. Também foram sugeridos a troca do sistema de fixação do tampo das mesas, que passará a s

    Por: wolney corretor de imoveisl Notícias & Sociedade> Polítical 04/11/2010 lAcessos: 697

    O BNDES financia Cadeira de Escritorio:Cadeira presidente , cadeira diretor,cadeira secretaria,cadeira giratoria,universitaria, cadeira ergonomica,cadeira ,banqueta,sofá,poltrona,longarina,auditorio. Moveis para Escritorio : Armario de Escritorio, mesa Escritorio , Mesa reunião , mesa computador, mesa micro , mesa pc , moveis planejados , Balcão . Moveis de aço : Estante de aço , armario aço, Estante aço , arquivo , mapoteca , caixa , Armario az. Moveis escolares : Carteira Escolar, cedeira

    Por: wolney corretor de imoveisl Casa & Jardim> Móveisl 19/09/2010 lAcessos: 510

    Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se. www.imoveisterrafirme.com.br

    Por: wolney corretor de imoveisl Esporte> Lutasl 30/07/2010 lAcessos: 358 lComentário: 1

    O que é e como se paga o ITBI ? (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) O ITBI é um imposto de competência municipal, ou seja comente o Município tem competência para instituí-lo. Isso decorre do artigo 156,II da Constituição Federal e é devido pelo contribuinte gerado toda a vez que se há compra e venda de imóvel. Assim, que deve ser recolhido segundo normas da prefeitura local no momento da compra e venda do imovel. Consulte a prefeitura local para informações pormenorizadas relativa ao

    Por: wolney corretor de imoveisl Negócios> Negócio de Casal 29/07/2010 lAcessos: 5,893

    Comments on this article

    13
    vanessa fonseca 11/11/2010
    trabalho em loja de shopping (6hs por dia,aos sabados 8hs e de15 em 15 dias aos domingos 6hs),gostaria de saber se tenho direito ao vale-alimentação,na loja trabalham 5 funcionarios, aguardo contato.
    9
    fernanda 07/10/2010
    A empresa é obriga a pagar o beneficio do vale refeição / alimentação para os funcionários? acima de quantos funcionários é obrigado a pagar?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast